O parcelamento inteligente é uma maneira de facilitar a venda a prazo no cartão de crédito.
Essa ferramenta está presente nos melhores sistemas de cobrança e permite que uma pessoa pague um valor mais alto que o próprio limite de sua fatura.
Assim, é possível aumentar as vendas, já que muitas pessoas deixam de fazer alguma compra por falta de limite disponível, ainda que pudessem pagar as parcelas.
Neste artigo, vamos explicar como funciona o parcelamento inteligente e mostrar como você pode usar a seu favor com um sistema de cobranças, como a Vindi.
Leia até o final para conferir também uma dica valiosa para a gestão do seu negócio.
O que é parcelamento inteligente?
Parcelamento inteligente é uma modalidade de cobrança parcelada no cartão de crédito em que o valor total da compra não ocupa o limite do titular.
Em vez disso, a cada pagamento, apenas o valor daquela parcela é subtraído do limite do mês.
Isso acontece porque cada pagamento é lançado como uma transação única.
É como se o valor da venda feita no crédito se dividisse em várias operações distintas – cada uma representando uma parte do preço total.
Portanto, o consumidor não precisa ter um limite alto o suficiente para abranger o valor total da venda.
Continue lendo para entender melhor esse mecanismo.
Como funciona o parcelamento inteligente?
No parcelamento inteligente, o valor da compra é automaticamente dividido em várias transações independentes, que representam todas as parcelas da venda.
Quando chega a primeira fatura após a compra, aparece apenas o valor de uma das parcelas, e não o total.
Portanto, é diferente de uma compra convencional no cartão de crédito, em que aparece o valor total da compra ao lado de dois números: o total de parcelas e quantas já foram pagas.
Essa tecnologia existe graças às plataformas de pagamentos modernas, capazes de lançar as cobranças de forma independente.
Exemplo de parcelamento inteligente
Para que o funcionamento do parcelamento inteligente fique mais claro, vamos dar um exemplo concreto.
Imagine que você quer comprar um curso online que custa R$ 1,5 mil.
Porém, o limite do seu cartão é de apenas R$ 1 mil, o que impede que seja feita uma compra parcelada no formato convencional.
Pelo parcelamento inteligente, a venda é possível.
Depois que você comprou o curso, o valor foi dividido em 10 parcelas de R$ 150.
Portanto, quando chega a fatura do cartão no mês seguinte à compra, o valor que aparece é:
- CURSO ONLINE: R$ 150.
Ou seja, apenas os R$ 150 que você precisou pagar naquele mês foram subtraídos do limite.
Quando chegar a segunda fatura depois da compra, aparece novamente o valor de R$ 150.
Esta transação isolada vai se repetir nos oito meses restantes, até que o valor total seja quitado.
Quais as vantagens do parcelamento inteligente?
A principal vantagem do parcelamento inteligente para o cliente é o aumento do poder de compra.
Afinal, com essa ferramenta, o limite do cartão do cliente não precisa mais ser maior do que o preço do produto oferecido.
Basta observarmos no exemplo que demos no tópico anterior: uma compra típica por cartão de crédito não seria possível, pois o curso custava R$ 1,5 mil, enquanto seu limite do cartão de crédito era de R$ 1 mil.
Portanto, o parcelamento inteligente viabilizou a compra.
A empresa também ganha com isso, pois o número de consumidores aptos a comprarem suas soluções aumenta, o que reflete em uma maior conversão.
Outra vantagem para o cliente é escapar dos altos juros cobrados sobre compras no cartão, que costumam aumentar de acordo com o número de parcelas.
Como comprar com parcelamento inteligente?
A forma de comprar usando o parcelamento inteligente depende da plataforma usada na venda.
Em geral, marketplaces de vendas de produtos digitais já oferecem essa alternativa para empreendedores que fazem seus anúncios.
Basta que o produtor do conteúdo à venda acione a funcionalidade para que, no momento da compra, o consumidor possa selecionar essa opção.
A Vindi também conta com a função de parcelamento inteligente para qualquer tipo de venda avulsa, a partir da funcionalidade da recorrência.
Continue lendo para entender como esse processo é feito.
Como oferecer parcelamento inteligente aos clientes?
Para oferecer o parcelamento inteligente, é preciso usar uma plataforma de pagamentos com a função de realizar cobranças isoladas no cartão de crédito.
Por meio desse sistema, os empreendedores que vendem seus produtos podem configurar para que a opção apareça para quem for comprar.
O intermediador da Vindi permite a venda de qualquer tipo de produto por parcelamento inteligente a partir do recurso da recorrência.
O empreendedor só precisa ativar a funcionalidade da venda recorrente informar em quantas vezes a compra poderá ser dividida e o valor das parcelas em cada cenário.
Assim, o cliente que chegar à tela de checkout pode escolher essa forma de pagamento e comprar normalmente sem comprometer seu limite.
É preciso destacar que venda recorrente e parcelada não são a mesma coisa, embora o sistema que viabiliza os dois formatos funcione da mesma maneira.
Ainda vamos explicar essa diferença, mas primeiro, conheça uma nova forma de parcelar suas vendas.
Pix parcelado: alternativa ao parcelamento no cartão
O Pix parcelado é uma alternativa para que clientes que não têm cartão de crédito possam comprar a prazo.
O Banco Central ainda trabalha em um formato oficial para que esse parcelamento possa ser realizado dentro da infraestrutura do Pix.
Porém, já existem soluções privadas que podem dividir o valor da compra pelo método instantâneo, fornecendo uma alternativa a mais para vender parcelado.
Uma das formas do Pix parcelado funciona como um empréstimo pessoal, com a data de vencimento definida pelo cliente e cobrança de juros.
Outro formato é a oferta de compras parceladas sem juros, mas com o pagamento de uma multa em caso de atraso.
No entanto, nessa segunda opção, a compra precisa ser feita em uma empresa parceira da fintech que realiza a operação.
Qual é a diferença entre parcelamento e recorrência?
A venda recorrente é aquela feita no formato de assinatura, em que a pessoa paga um valor periódico em troca da prestação de um serviço.
Portanto, a grande diferença entre esses dois modelos é que o parcelamento tem um fim e a recorrência é contínua.
Quando o cliente termina de pagar a última parcela de uma compra, o valor é quitado e ele não precisa pagar mais nada.
Já na recorrência, o serviço segue sendo prestado enquanto o usuário continuar pagando por sua assinatura.
Por esse modelo, a empresa pode oferecer a entrega periódica de um pacote de produtos, como fazem os clubes de assinatura, o acesso a uma ferramenta online no modelo SaaS (Software as a Service) ou mesmo serviços básicos como barbearia e estacionamento.
Instituições de ensino também adotam esse modelo em suas cobranças.
Geralmente esse valor é mensal, mas o formato pode variar conforme as características do que é oferecido.
Continue lendo para entender por que vale a pena apostar nessa ideia.
Quais as vantagens da recorrência?
A recorrência facilita o acompanhamento do fluxo de caixa, pois aumenta a previsibilidade de receitas do negócio.
Em outras palavras, fica mais fácil saber o valor que entra todo mês a partir da previsão dos pagamentos das assinaturas.
Outra vantagem importante é a fidelização dos clientes, que vão continuar consumindo os produtos ou serviços da empresa de forma indeterminada.
Além disso, a tecnologia de cobranças disponível hoje em dia permite automatizar todo o processo, facilitando ainda mais a gestão financeira.
Com o uso do cartão de crédito na recorrência, o cliente só precisa cadastrar seus dados de cobrança em um processo simples para que o pagamento seja feito automaticamente a cada mês – ou na periodicidade que você escolher.
E assim como no parcelamento inteligente, a cobrança não ocupa grande parte do limite do titular.
Também é possível automatizar a cobrança por outros métodos, a partir da configuração de ações como o envio do boleto ou do QR Code do Pix.
A Vindi é um ecossistema completo de cobranças com foco em recorrência e conta com todos os recursos que explicamos até aqui.
Com nosso sistema, seu negócio conta com recursos de combate à inadimplência como as retentativas de cobrança no cartão e a régua de cobrança inteligente.