Todos nós estamos sujeitos a crises financeiras e tempos incertos. E, junto com isso, vem tão famosa inadimplência. Mas, você já se perguntou o que é inadimplência em sua essência e como ela pode afetar o seu negócio?

Neste artigo, você verá qual a definição de inadimplência, por que você deve se preocupar com ela e o melhor: como evitar clientes inadimplentes!

Boa leitura!

O que é inadimplência?

Basicamente, a inadimplência é a incapacidade de quitar uma dívida na praça, independente se você é pessoa física ou jurídica.

Aliás, atualmente a inadimplência está batendo recordes no Brasil. Segundo dados da Serasa Experian, o número de brasileiros endividados chegou a 63,8 milhões em Janeiro de 2020, totalizando um aumento de 2,6% em comparação a 2019. 

Além disso, o volume de pessoas com contas em atraso representa 40,8% da população adulta do país. Quando olhamos para dezembro de 2019, a variação foi de 0,8%.

Dessa forma, podemos concluir que a inadimplência é o descumprimento legal e financeiro, já acordado previamente, entre duas partes. 

Agora, vamos entender por que a sua empresa precisa se preocupar com ela?

Por que se preocupar com a inadimplência?

Em primeiro lugar, a inadimplência ataca diretamente o seu fluxo de caixa, fazendo com que você não receba o dinheiro que estava esperando. Portanto, se esse for um problema recorrente, quem pode acabar inadimplente é você.

Além disso, a inadimplência dos seus clientes também pode afetar outras áreas estratégicas da sua empresa, fazendo com que você deixe de investir em pontos cruciais para o negócio.

No entanto, existem estratégias que podem te ajudar a evitar esse desconforto. Se você já entendeu o que é inadimplência, vamos analisar como é possível fugir dela!

Como evitar clientes inadimplentes?

Em primeiro lugar, é importante destacarmos que a inadimplência nunca deve ser uma surpresa para um empreendedor. 

Se você, todos os meses, conta com um valor entrando no seu caixa, precisa saber com antecedência se alguma coisa não vai funcionar.

Da mesma forma, um cliente não fica sabendo no dia do vencimento da fatura que não conseguirá pagar. Por isso, a primeira dica é construir uma régua de cobrança eficiente!

Construa uma régua de cobrança eficiente

Uma régua de cobrança é um conjunto de estratégias de comunicação, que começam bem antes do seu cliente ficar inadimplente.

Dessa forma, é fundamental que você pense em enviar alertas por SMS ou e-mail, dizendo que o dia do pagamento está chegando. Além disso, você também já pode enviar o boleto neste e-mail, se essa for a forma de pagamento escolhida.

No entanto, deixar esse processo todo manualmente pode te fazer perder muito tempo, incluindo os encargos da sua equipe financeira. Nós falaremos mais sobre isso na última dica, então continue lendo!

Ofereça descontos para pagamento antecipado

Assim como os programas de recompensa, que estimulam a fidelização, também podem ser oferecidos descontos para pagamentos antes da data acordada com o cliente.

Vamos supor que você tenha um pagamento programado para o dia 10 com ele. Lá pelo dia 3, você enviará um e-mail com um boleto em anexo, dizendo que se ele pagar até o dia 5, ele terá 10% de desconto.

As chances de inadimplência serão reduzidas! Mas, é importante que você analise seus indicadores e suas margens antes de ofertar um desconto que pode mais te prejudicar do que ajudar.

Mostre o valor da sua solução

Um cliente satisfeito e que sabe o quanto a sua empresa está ajudando a resolver os problemas que ele tinha dificilmente ficará inadimplente.

Por isso, construa conteúdos de valor, materiais ricos e que mostrem a ele que ele não pode deixar de utilizar seu produto ou serviço.

A ideia é realmente transformar seu cliente em um fã da sua marca. Isso fará com que ele deixe de pagar outras coisas, mas nunca deixe o seu serviço para depois.

Invista em relacionamento com o cliente

Poucas coisas têm o poder de reduzir efetivamente a inadimplência quanto um bom relacionamento com o cliente

Se você conhece as dores dele, os cenários em que ele atua e possíveis crises que ele pode passar, saberá com antecedência quais as chances de ter um cliente inadimplente.

No nosso podcast Dentro do Ringue, nós temos um episódio sobre o assunto, e você ouvir agora clicando no banner abaixo:

Automatize o seu processo de cobrança

Todo o seu processo de cobrança, incluindo a régua e os disparos aos clientes, precisa de automação.

Além disso, quando você deixa que um especialista cuide desse processo pra você, os erros e falhas na cobrança dão lugar a valores recuperados e muita tranquilidade.

Com a plataforma da Vindi, você pode criar réguas de cobrança personalizadas e automatizar todo o processo. Você também pode enviar links de pagamento, cobrar por e-mail e por SMS com conforto e segurança.

Sua equipe ganhará tempo, você ganhará o retorno financeiro que espera e garantirá o seu faturamento todos os meses!

Aqui na Vindi, nós já recuperamos mais de R$ 54 milhões em inadimplência através das nossas funcionalidades e ferramentas.

E você, está esperando o que para parar de se preocupar com isso e começar a usar a nossa solução para alavancar o crescimento do seu negócio?

Portanto, se você gostou deste artigo sobre o que é inadimplência e quer falar com um dos nossos especialistas, clique no banner abaixo e conheça mais sobre a Vindi!