Na gestão financeira, entender o que é Difal pode ser desafiador, mas é uma etapa crucial para qualquer negócio que faça transações com consumidores ou fornecedores de estados diferentesPor isso, se você possui um e-commerce, não deixe de ler este artigo: afinal, foi justamente a explosão das lojas online que motivou a criação desse mecanismo.

Como o ICMS tem alíquotas diferentes conforme o estado, essas diferenças acabavam causando um desequilíbrio nas arrecadações dos estados, que foi resolvido pelo Difal.

Neste texto, explicamos o que é o Difal, por que ele foi criado e em quais operações ele deve ser recolhido. Você vai entender se precisa ou não fazer o recolhimento e como essa história foi parar na Justiça e, por fim, mostramos como calcular e pagar essa diferença.

Então, siga conosco para saber tudo o que precisa sobre o Difal (ou navegue em tópicos, se preferir!

O que é Difal?

O Difal é um cálculo feito em cima do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em transações interestaduais, para equilibrar a arrecadação entre diferentes estados.

A sigla significa Diferencial de Alíquota do ICMS. Ou seja, não se trata de um novo imposto, mas sim da diferença entre a alíquota interestadual da alíquota interna do ICMS.

Para que serve o Difal

O Difal serve para evitar um desequilíbrio na arrecadação de ICMS no comércio de produtos e serviços entre estados diferentes. Mas, para entender melhor essa finalidade, é preciso conhecer as mudanças do regulamento a partir de 2015.

Inicialmente, o Difal incidia apenas em operações interestaduais em que o consumidor final também pagava ICMS. Com o aumento nas vendas online, o ICMS arrecadado com cada transação ficava no estado sede do e-commerce (e, geralmente, era São Paulo ou Rio de Janeiro). 

Para equilibrar as arrecadações entre os estados, entraram em vigor o Convênio ICMS 93/2015 e a Emenda Constitucional 87/2015. E, a partir dessas mudanças, o Difal passou a incidir também nas vendas para quem não contribui com o ICMS.

Além disso, depois de uma alteração gradual das porcentagens que durou até 2019, o ICMS sobre essas transações passou a ser recolhido no estado de origem da venda.

Se isso parece complicado, continue lendo e descubra como o Difal funciona para o seu negócio.

Como funciona o Difal na prática

Como o Difal é calculado sobre o valor do ICMS, é preciso saber como chegar a esse valor para entender seu funcionamento.

Cada estado tem a sua alíquota, e o cálculo é feito a partir de fatores como o regime de tributação e o produto ou serviço comercializado.

Empresas que contribuem com o ICMS e são optantes do regime Simples Nacional podem se enquadrar em uma dessas classificações:

  • Anexo 1: válido para atividades comerciais, ou seja, vendas em geral
  • Anexo 2: voltado a atividades do setor industrial.

Para os demais negócios, o percentual a ser recolhido é indicado pela tabela do ICMS.

O que mostramos acima é como chegar à alíquota interna.

O Difal é a diferença entre esse percentual e a alíquota interestadual, que pode ser de:

  • 7% (para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, além do Espírito Santo)
  • 12% (para as regiões Sul e Sudeste brasileiras, exceto o ES).

Quais operações sujeitas ao ICMS têm Difal

O ICMS incide sobre praticamente tudo que é comercializado, salvo algumas exceções. Então, para que você entenda melhor em quais operações o Difal deve ser recolhido, vamos dar alguns exemplos.

Para começar: imagine um e-commerce localizado no Rio de JaneiroA partir dele, vamos criar um cenário para cada tipo de operação.

  • Venda a um não contribuinte: um consumidor que está no Ceará comprou um produto do nosso e-commerce imaginário. Como se trata de uma pessoa física, esse comprador não contribui com o ICMS. Por isso, é a empresa que precisa pagar o Difal
  • Compra de outro contribuinte: chegou a hora de abastecer o estoque, e a loja virtual comprou produtos de um fornecedor sediado em Goiânia. Como as duas empresas pagam ICMS, é o fornecedor que arca com o Difal 
  • Venda a outro contribuinte: ao contrário do exemplo anterior, o e-commerce faz uma venda a outra empresa, de Rondônia. Os dois negócios estão sujeitos ao ICMS, então cabe ao e-commerce do Rio a responsabilidade de recolher o Difal.

Quem paga o Difal?

Basicamente, a empresa que faz transações interestaduais precisa pagar o Difal, só que há algumas particularidades.

Lembre-se dos exemplos acima: quando o comprador não paga ICMS, a empresa que faz a venda deve recolher o Difal no momento da emissão da nota fiscal.

Esse é o cenário mais comumMas, se a transação é feita entre dois contribuintes, é o contrário: o Difal deve ser recolhido pelo comprador.

Além disso, as empresas que optaram pelo regime Simples Nacional se tornaram isentas do pagamento do Difal devido a uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mas não se esqueça: em uma transação entre dois contribuintes do ICMS, quem recolhe é o comprador. Por isso, mesmo que a empresa optante do Simples Nacional não precise recolher o ICMS ao vender para pessoas físicas, ela acaba pagando ao comprar do fornecedor.

E-commerce paga Difal?

Bom, se formos levar em consideração tudo que vimos até aqui, o e-commerce precisa pagar o Difal considerando os detalhes acimaMas, na verdade, não é tão simples. Há uma interpretação de que, mesmo com as mudanças em 2015, o recolhimento do Difal só será obrigatório em 2023.

Empresas entraram na Justiça para não pagar esse diferencial, alegando que ainda não havia uma lei para regulamentar a cobrança. Por isso, foi aprovada em 2021 a Lei Complementar 190, com toda a regulamentação que explicamos. A norma passaria a vigorar 90 dias após sua publicação, ou seja, em abril de 2022.

Só isso já levou a várias ações judiciais contestando a cobrança do Difal antes desse período. Mas, como a lei foi sancionada pelo presidente da República apenas em janeiro de 2022, há outras ações afirmando que ela só poderá valer em 2023 – ano seguinte ao da sanção.

Porém é preciso ressaltar que, até que esses imbróglios sejam resolvidos, o e-commerce precisa pagar essa diferença, sim.

O valor pode ser ressarcido se a Justiça mandar, mas isso já é outra história.

Então vamos mostrar agora como fazer o cálculo.

Como calcular o Difal

Para chegarmos ao Difal a ser recolhido sobre cada operação, é preciso saber qual base de cálculo será usada. 

Existem duas alternativas:

  • Base única (por fora), a forma mais simples  
  • Base dupla (por dentro), mais complexa, usada para calcular operações em que o destinatário também é contribuinte do ICMS nos seguintes estados: BA, MG, MS, PA, PI, PR, RS, SC, TO, SE, AL, GO, PE e PB.

Mas os cinco últimos adotam o cálculo com variações. Portanto, se seu negócio está em um deles, consulte o Regulamento do ICMS (RICMS).

Vamos detalhar agora cada etapa do cálculo.

Base única

Para saber quanto pagar pela base única, basta aplicar essa fórmula:

  • Difal = Operação x (Alíquota interna – Alíquota interestadual).

Em resumo, os componentes são:

  • Difal: o valor a ser pago por cada operação, objetivo do cálculo
  • Operação: soma do valor do seu produto, frete e despesas acessórias
  • Alíquota interna: alíquota do ICMS em vigor no estado onde seu negócio opera
  • Alíquota interestadual: pode ser 7% ou 12%, como explicamos anteriormente.

Base dupla

Já na base dupla, o cálculo é feito em várias etapasPor isso, considere os quatro componentes acima e mais um quinto:

  • ICMS interestadual: é o ICMS recolhido pelo remetente da mercadoria. O valor costuma aparecer na nota fiscal, mas pode ser obtido multiplicando a Operação pela Alíquota interestadual.

Assim, o cálculo começa com essa fórmula:

  • Base 1 = Operação – Valor do ICMS estadual recolhido pelo remetente.

O passo seguinte é o cálculo da base usada para definir o ICMS interno. Aqui, vamos chamá-la de Base 2.

  • Base 2 = Base 1 / (1 – Alíquota interna)

Na sequência, calculamos o ICMS interno:

  • ICMS Interno = Base 2 x Alíquota interna.

Por fim, chegou a hora de calcularmos a diferença de alíquota:

  • Difal = ICMS Interno – ICMS Interestadual.

Fundo de Combate à Pobreza

Para simplificar a explicação acima, não levamos em consideração nas fórmulas o Fundo de Combate à Pobreza, que é obtido por meio de um acréscimo de 2% a 4% no ICMS sobre alguns produtos.

Como diz o nome, a verba é destinada para ações beneficentes e varia conforme o estado, então confirma a situação da sua região.

E agora que você sabe quanto pagar, só falta entender como pagar.

Continue conosco e descubra!

Como pagar o Difal

Quando você emitir a nota fiscal eletrônica, vai perceber que não há um campo para informar o valor do Difal. Por isso, o valor de cada item já deve incluir a diferença de alíquota.

Para pagar o Difal, é preciso usar a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE), acessível no site do seu governo estadual.

Se a sua empresa tiver um alto volume de transações estaduais, basta emitir uma guia a cada mês. Mas, se for possível, a emissão deve ser feita a cada nota fiscal. Nesses casos, o pagamento deve ser feito antes do envio e é recomendável anexar uma cópia ao Danfe.

A declaração do Difal ao Fisco deve ser feita mensalmente pelo Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).

Como você viu, o Difal é complicado e requer bastante atenção ao fazer os cálculos. Mas é uma dor “inerente” a quem quer se dar bem na próspera onda do e-commerce no Brasil. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies