Se você acompanha nosso blog, já percebeu que gostamos muito de falar sobre métricas. Pois, sabemos que é um assunto importante para o crescimento saudável das empresas. Hoje, trazemos um pouco mais sobre a métrica do Burn Rate.

O que é Burn Rate?

Em resumo, é o valor investido por uma empresa para pagar a operação. E, com essa métrica, é possível gerenciar o caixa antes do próximo investimento e estimar o tempo de caixa até o próximo aporte.

Muito utilizada por startups, o burn rate ajuda a medir o tempo para atingir o break-even ou tornar a empresa rentável.

É basicamente, quanto dinheiro está indo embora. Se não for acompanhada da forma correta, pode levar empresas a falência.

Por que é uma métrica importante?

O burn rate é uma das primeiras coisas que um investidor olha ao analisar empresas. Pois, revela como o fluxo de caixa é controlado, como o dinheiro é aplicado e gerenciado. E, se há necessidade de financiamento entre os aportes.

E, sabemos que startups possuem caixa negativo, pois querem acelerar o processo de crescimento do produto, é importante que essa métrica seja acompanhada de forma minuciosa.

Vale lembrar que o valor do burn rate também é variável mês a mês. Já que uma empresa pode contar com despesas inesperadas, aumento de receita e outros fatores que interferem diretamente no fluxo de caixa.

O empreendedor que acompanha esse número de forma recorrente, consegue ter em mente de forma clara quanto tempo possui para conseguir um novo investimento. Consegue se programar para ir atrás dos fundos, quando iniciar as conversas e tudo mais.

Como calcular

O cálculo é bem básico. Basta subtrair o balanço financeiro do final do ano do balanço financeiro do começo do ano.

Burn Rate = balanço financeiro do começo do ano – balanço financeiro do final do ano

Ao fazer o calculo, você terá mais clareza sobre como investir o dinheiro do seu negócio da melhor forma.

Agora que você já sabe o que é burn rate, é hora de fazer os cálculos e ver como anda a saúde financeira da sua empresa.

Nós da Vindi podemos te ajudar na automatização das cobranças e gerenciamento dos recebíveis. Te dando mais tempo para se preocupar com outras coisas do seu negócio.

Fale agora com um de nossos especialistas e veja nossas condições para você.

banner para contato comercial na Vindi