O Ebit é um dos indicadores mais usados para avaliar o potencial lucrativo de um negócio. Com ele, é possível ter uma ideia de quanto uma empresa pode render sem levar em consideração fatores que não dependem de sua operação e gestão financeira, e por isso é um índice muito versátil. 

O Ebit, inclusive, pode ajudar investidores da Bolsa de Valores a tomarem uma decisão referente a alguma aquisição e também gestores a fazerem a análise interna de um negócio.

Se você gerencia um negócio de qualquer porte, é importante entender o que é o Ebit, no que ele se diferencia de outros indicadores, para que ele serve e como ele é calculado. Neste artigo, vamos dar todas essas respostas e mostrar que, embora pareça complicado, o conceito do Ebit é bem simples.

Siga a leitura e entenda!

O que é o Ebit de uma empresa?

Ebit é a sigla de “Earnings Before Interest and Taxes”, que significa Lucro Antes de Juros e Impostos em português.  Por isso, há quem chame o Ebit de Lajir, embora seja bem mais comum vermos a sigla em inglês.

Este indicador aponta os ganhos de uma empresa sem considerar despesas com impostos e ganhos com juros, o que o torna um índice altamente confiável para medir a qualidade e o volume do lucro operacional do negócio.

Isso faz com que muitos investidores procurem saber sobre este índice, pois ele ajuda a medir a saúde financeira de uma empresa, desconsiderando variáveis que não interessam na análise.

Muitas empresas de grande porte podem não apresentar um lucro líquido muito alto, já que gastam mais com itens como maquinário e folhas salariais, além de maiores obrigações fiscais. Isso pode mascarar o alto poder operacional da companhia, e por isso existem indicadores como o Ebit.

Mas, se esses conceitos ainda parecem complicados, continue lendo para entender no que esse indicador se diferencia de outras definições.

Qual a diferença entre Ebit e lucro líquido?

Lucro líquido significa o valor que uma empresa ganhou já considerando os descontos com impostos e outros gastos relacionados à cadeia de produção. Ou seja, ele mostra a rentabilidade da empresa.

Já o Ebit é um dado mais específico: ele também indica o lucro, porém antes de considerar descontos com impostos e juros – isso porque sua finalidade não é mostrar o quanto uma empresa lucra, mas quanto ela pode lucrar conforme sua capacidade.

Qual a diferença entre Ebit e Ebitda?

O Ebitda é um indicador semelhante ao Ebit, mas acrescenta dois fatores que não são levados em conta no cálculo. A sigla significa “Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization” – em português, quer dizer Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

Ou seja, além dos demais fatores que o Ebit também desconsidera, o Ebitda acrescenta mais dois:

  • Depreciação: redução do valor de imóveis, equipamentos e outros itens
  • Amortização: redução do valor com bens intangíveis, como softwares, marcas e patentes.

Por isso, serve para mostrar de forma mais isolada o desempenho operacional de uma empresa. Porém, isso não significa que um indicador seja melhor ou pior que o outro, mas apenas que ele é usado para finalidades diferentes.

Então siga lendo e entenda em quais situações o Ebit pode ser usado.

Para que serve o Ebit?

O Ebit serve para apontar o potencial de lucro de uma empresa – ou seja, limita-se à geração de receita. Como o indicador não considera impostos, o regime fiscal da empresa não faz diferença nesta análise.

O Ebit mostra o potencial lucrativo da empresa somente com sua atividade-fim, e por isso é bastante usado por investidores que planejam comprar ações de uma empresa na bolsa de valores.

Porém, o indicador também pode ajudar empresas em sua otimização interna. Com ele, a gestão pode identificar os setores ou ramificações mais lucrativos ou bem estruturados, os que precisam de mais atenção. Além disso, a comparação com períodos anteriores ajuda a mensurar a evolução da organização conforme suas operações.

O Ebit ainda pode ajudar a comparar uma empresa que atua no Brasil com negócios estrangeiros, já que as particularidades tributárias e referentes às taxas de juros não estão no cálculo.

Como calcular o Ebit da empresa?

O cálculo do Ebit é feito a partir desta fórmula:

  • Ebit = Lucro Líquido + Juros + Tributos sobre os lucros.

É um cálculo simples, desde que você tenha à mão todos os dados necessários.

Essa soma é feita porque esses dois gastos já foram descontados do lucro líquido da empresa, portanto as adições zeram esses dois fatores. E, para saber o Ebitda, basta somar também o impacto da depreciação e da amortização.

Quando se trata de uma empresa de capital aberto, todos esses dados ficam disponíveis no Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), um documento que é publicado trimestralmente por toda sociedade anônima. Por isso, ainda que a empresa não divulgue o Ebit, o próprio investidor faz o cálculo.

Como saber se o Ebit é bom?

Para saber se o Ebit é bom, é preciso comparar o indicador com outra variável, a depender de como o índice será usado. Um investidor que planeja adquirir ações de uma empresa pode comparar seu Ebit com o de outros negócios, inclusive de outros segmentos – desde que tenham características semelhantes.

Outro uso comum no mercado financeiro é a comparação com outros indicadores.

Veja alguns exemplos:

  • P/Ebit: divisão do valor de mercado pelo Ebit, usado por investidores para avaliar eventual investimento em determinada empresa
  • EV/Ebit: divisão do valor total de uma organização no mercado de ações pelo 
  • Margem Ebit: divisão do Ebit pela receita líquida multiplicada por 100, para mostrar a eficiência operacional.

Já o gestor de uma companhia pode comparar o Ebit de diferentes setores, atividades ou empresas de um mesmo conglomerado. 

Além disso, a comparação com o mesmo período do ano anterior pode dar uma ideia da expansão do negócio. Neste caso, porém, é preciso levar em conta fatores externos, como momento do mercado, perfil dos consumidores e concorrência.

Neste artigo, procuramos explicar de forma simplificada o que é o Ebit, como ele é calculado e sua importância, tanto na gestão quanto no investimento.

Se você quiser saber mais sobre esses assuntos, faça o download gratuito do nosso e-book sobre métricas para gerenciamento de um negócio!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies