Você sabe como organizar e fazer o planejamento financeiro para o seu negócio? Essencial em qualquer empresa, é por meio dele que você cria estratégias para manter tudo nos eixos quando falamos de recursos financeiros.

No entanto, mesmo para empreendedores mais experientes, esse planejamento pode ser um desafio. Isto é, manter uma empresa exige muitos cuidados. Ter um site, contratar um email comercial, fazer toda organização dos serviços ou da venda de produtos.

Mas para te ajudar a entender melhor como fazer isso, separamos algumas dicas de planejamento financeiro. Continue a leitura e saiba mais!

O que é planejamento financeiro para o seu negócio?

O que esse tipo de plano estabelece e de que forma ele ajuda uma empresa?

Em resumo, o planejamento financeiro é uma ferramenta cujo objetivo é definir diretrizes e delimitar metas financeiras para uma organização.

Na prática, é um documento que mostra onde e de que forma a empresa deve ir, quais ações adotar e o que mudar. Assim, o planejamento é responsável por trazer projeções e dados financeiros, o que afeta a estratégia dos demais setores da empresa.

E qual a importância do planejamento financeiro?

Como já indicamos, esse tipo de plano move diretamente todas as áreas da empresa. Além disso, esse é um recurso que permite também uma avaliação aprofundada da organização, além de seus objetivos.

Dessa maneira, o empreendedor consegue saber o quão próximo está de suas metas e o que ainda falta para atingi-las. Em questões pontuais ou urgentes, é isso que garante uma tomada de decisões eficiente.

7 Dicas de planejamento financeiro para o seu negócio

Agora que você já sabe o que é planejamento financeiro para o seu negócio, o próximo passo é saber como colocá-lo em prática. Em primeiro lugar, é essencial que você alinhe todos os setores para iniciar sua estruturação financeira.

No entanto, existem outros fatores importantes a se considerar. E para te ajudar, separamos a seguir 7 dicas de planejamento financeiro para o seu negócio. Confira quais são!

Saiba qual a situação do seu negócio

A primeira etapa de um bom planejamento financeiro para o seu negócio é iniciar a estruturação, como já indicamos acima. Mas para isso, é essencial saber qual a situação da sua empresa.

Avaliar e delimitar condições, carteira de clientes, tempo de mercado e aspectos positivos e negativos é fundamental aqui.

Da mesma forma, é importante analisar também os produtos ou serviços que a sua empresa oferece, bem como a comunicação com os clientes. Tudo isso dará a você um maior aprofundamento na hora de criar um bom plano financeiro, auxiliando ainda na tomada de decisões.

Avalie cada possibilidade

Em seguida, após analisar a situação na qual sua empresa está, outra fase importante do planejamento financeiro para o seu negócio é a avaliação de possibilidades.

Apesar de o mercado ser volátil e, por vezes, imprevisível, é fundamental projetar todos os cenários possíveis. Por meio de dados da sua empresa, analise situações reais e tenha base para tomada de decisões.

Assim, busque levantar despesas fixas e variáveis, observar a estrutura de gastos e metas financeiras. Outra dica importante é sempre projetar ciclos operacionais em todos os setores da organização.

Metas e objetivos para os próximos passos

Após essas projeções, para um bom planejamento financeiro para o seu negócio, passe para definição de metas e objetivos. Todo planejamento deve abranger também os próximos passos.

Tenha em mente o que pensou para o futuro da empresa e, com base nisso, crie metas financeiras.

A implementação de um controle financeiro, com base nos seus objetivos, é indispensável. Dessa forma, delimite objetivos de curto, médio e longo prazo.

Como empreendedor, tenha em mente o que precisa ser feito e atingindo a cada vez. Crie uma rotina com tarefas como fluxo de caixa, pagamento e negociação de contas e verificação de recebimentos. Na prática, quanto maior for seu controle sobre as finanças, melhor será o planejamento financeiro.

Tenha uma estratégia

Com metas e objetivos criados, o próximo passo do planejamento financeiro para o seu negócio é ter uma estratégia. Em resumo, a estratégia é o que mostrará para gestão financeira da empresa o melhor caminho a se seguir.

Por meio dela, o empreendedor pode delimitar o campo operacional, além de estabelecer as etapas de execução do planejamento. Contudo, é importante que isso seja feito com todos os setores.

O alinhamento tanto do planejamento financeiro quanto das estratégias é essencial para atingir os resultados esperados.

Avalie planejamento e resultados

E por falar em resultados, é bem importante avaliar e reavaliar o planejamento e o que se obteve por meio dele. Nem sempre um planejamento financeiro trará os resultados esperados.

E para isso, é fundamental analisar as ações adotadas, bem como o que não foi alcançado. Aliás, para essa avaliação, é importante que todos os setores e seus membros participem.

Dessa maneira, a avaliação pode ser feita com um aprofundamento maior, com mais campo para proposta de melhorias. Para isso, estabeleça prazos para as avaliações do planejamento e dos resultados.

Um dos caminhos para acompanhar os resultados é utilizar uma Planilha DRE. Saiba mais como funciona no vídeo abaixo:

Mude o que for preciso

Mas essa avaliação não deve vir sozinha. Caso encontre pontos de melhoria, não tenha medo de mudar. Crie um plano de ação e ajuste a rota o quanto antes. 

Como já destacamos antes, o mercado tende a ser volátil, o que exige uma adaptação constante. Após encontrar o que deve ser mudado, analise sua estratégia e aplique as mudanças necessárias.

Concorrência e referências

Por fim, outra dica de planejamento financeiro para o seu negócio é ter referências. Veja o que sua concorrência faz, avalie forças e fraquezas use isso para o seu planejamento.

Referências do mercado, que atuem no mesmo segmento que o seu, também podem ser avaliadas. Faça um benchmarking completo e explore todas as opções que seus concorrentes, diretos e indiretos, oferecem em termos de planejamento financeiro. 

Planejamento financeiro e credibilidade nos seus emails

Agora que você sabe tudo sobre planejamento financeiro, é importante também investir na credibilidade da sua marca. Para isso, é fundamental ter um email com o nome de sua empresa.

Entenda como a KingHost é capaz de gerar mais valor à marca da sua empresa

Para outros conteúdos como este, continue no Blog da KingHost.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies