A planilha de pagamentos costuma ser a primeira ferramenta de gestão financeira usada nas empresas, mas está longe de ser a melhor solução.

Quando você está começando um negócio, parece muito prático simplesmente criar um documento no Excel e registrar as contas a receber mês a mês.

Mas, com o tempo, esse método vai consumindo cada vez mais tempo e você começa a perder o controle dos recebíveis, principalmente nos negócios recorrentes. 

Para não correr o risco de aumentar a inadimplência e sair no prejuízo, você precisa ir além da planilha de pagamentos.

Vamos explicar por que nos próximos tópicos e mostrar como a tecnologia pode ajudar nessa tarefa.

Siga a leitura e otimize seu controle de recebimentos.

Controle de pagamento de clientes: por que fazer?

A planilha de pagamentos é um clássico da gestão financeira em qualquer empresa, pois é preciso controlar de perto as entradas do caixa. 

Ela é especialmente útil nos chamados negócios recorrentes, que trabalham com o modelo de assinatura, planos e mensalidades.

Nesse tipo de negócio, o gestor precisa ficar atento para controlar quais clientes já pagaram, quais ainda estão com a fatura em aberto e quais estão inadimplentes, por exemplo.

Isso porque, como se trata de um negócio com receita recorrente, todo o planejamento financeiro da empresa se baseia naquele valor que entra mensalmente. 

Então, se alguns deixam de pagar, esse dinheiro faz falta no caixa e pode comprometer a capacidade da empresa de honrar seus compromissos – e até de manter seu funcionamento, dependendo do grau de inadimplência.

Por isso é fundamental ter um bom controle de pagamento de clientes e um processo de cobrança muito bem organizado.

Assim, você consegue receber em dia, além de reduzir a inadimplência e de gerenciar corretamente seu fluxo de caixa

Esse fluxo é basicamente o conjunto de entradas (receitas) e saídas (despesas) do caixa, que deve estar sempre em equilíbrio para uma boa saúde financeira da sua empresa. 

O que fazer para controlar seus recebíveis

Chamamos de recebíveis todo o dinheiro devido à empresa, principalmente os pagamentos dos clientes.

Veja como controlar suas contas a receber com eficiência:

Controle seus meios de pagamento

Para começar, você precisa controlar a forma de recebimento de cada meio de pagamento oferecido no seu negócio.

Isso porque existem diferentes prazos e condições, dependendo do meio escolhido pelo cliente.

Por exemplo, se o meio utilizado foi boleto bancário, o dinheiro fica disponível na conta da empresa em até três dias úteis (prazo de compensação bancária). 

No débito automático em conta corrente ou no cartão, a empresa pode ter o dinheiro imediatamente, assim como nas transferências por Pix. 

Já o pagamento da compra no cartão de crédito à vista leva cerca de 30 dias para ser repassado à empresa, enquanto uma compra à prazo pode demorar até 90 dias.

Logo, essas diferentes condições devem ser levadas em conta na hora de controlar os pagamentos dos clientes e gerenciar as finanças da sua empresa.

Quanto maior a diversidade dos meios de pagamento, mais complexa se torna a gestão dos recebimentos.

Faça a gestão de contas a receber

Fazer a gestão de contas a receber significa acompanhar todos os pagamentos realizados, pendentes e em aberto, além de controlar juros, descontos e negociações.

É uma parte essencial da gestão financeira e precisa ser feita com muita atenção, pois qualquer erro significa prejuízo para o negócio.

Basicamente, você precisa:

  • Saber qual a data de pagamento de cada cliente (vencimento do boleto ou data do débito automático)
  • Saber qual o valor que deve ser pago por cada cliente, incluindo descontos concedidos, juros, multas, etc.
  • Controlar quais clientes pagaram, quais estão com a fatura em aberto e quais estão com pagamento em atraso (inadimplentes)
  • Acompanhar o fluxo de pagamentos da empresa, avaliando a regularidade, índice de inadimplência e clientes que pagam em dia
  • Programar ações de cobrança.

No final de cada mês, você precisa saber qual foi a receita da empresa para comparar com os custos e chegar ao resultado financeiro. 

Integre o financeiro à gestão de assinaturas

Seu financeiro precisa estar sempre conectado à gestão de assinaturas, de preferência por meio de um sistema que integre as duas áreas.

Dessa forma, toda vez que um novo cliente fecha contrato, seus pagamentos já começam a ser contabilizados.

Essa conexão também é importante para alterar as contas a receber conforme assinaturas são canceladas, renovadas, modificadas ou reajustadas, por exemplo. 

Tenha um planilha de pagamento mensal

Para os negócios iniciantes, a planilha de pagamento mensal é um recurso importante para não perder o controle das contas a receber.

O documento deve conter o cadastro de cada cliente, tipo de plano ou assinatura, data de vencimento, valor e registro dos pagamentos efetuados e pendentes, além de informações como descontos e juros.

Também é possível usar fórmulas para automatizar as operações básicas com os valores, facilitando a gestão no dia a dia.

Faça a conciliação bancária

A conciliação bancária é a conferência dos registros de pagamentos com as transações do extrato bancário da empresa.

Obviamente, os valores precisam bater 100%, e qualquer incoerência deve ser averiguada imediatamente.

Em vários sistemas de gestão, essa conciliação é feita automaticamente para poupar tempo e esforço da equipe.

Faça a gestão de cobrança

A cobrança é outra parte essencial na hora de fazer o controle de recebimentos, pois permite que se pense em meios de recuperar valores pendentes e de reduzir a inadimplência.

Para negócios recorrentes, é indicado ter uma régua de cobrança própria, que nada mais é do que uma sequência de lembretes, ações e notificações para cobrar clientes de forma padronizada em todas as etapas de pagamento.

Assim, você pode programar o envio de um aviso de vencimento, depois um alerta de fatura em aberto, e mais tarde notificações de pagamento em atraso, intensificando a cobrança conforme a dívida se estende.

Muitos sistemas fazem isso automaticamente, aliviando uma das tarefas mais complicadas da gestão de pagamentos dentro de uma empresa.

Cuide da gestão do fluxo de caixa

Acompanhar o fluxo de caixa do seu negócio também é essencial para garantir um bom desempenho financeiro.

Ao avaliar as entradas e saídas, você saberá se as receitas superaram as despesas e se o resultado está sendo positivo para a empresa.

Além disso, conseguirá conciliar os prazos de contas a receber e contas a pagar, garantindo que a empresa honre seus compromissos.

Quanto mais organizado estiver o plano de contas, menor será o risco de ter que aumentar seu capital de giro ou mesmo ter que recorrer ao crédito para cobrir “rombos” no seu caixa.

Por que a planilha de pagamentos não é a solução ideal?

A planilha de pagamentos pode ser útil em negócios que estão começando, mas se torna inviável com o passar do tempo e com o esperado crescimento da empresa.

Em empresas com entradas e saídas recorrentes, fica muito difícil controlar o pagamento de cada cliente e preencher os valores manualmente, principalmente quando há variações mês a mês.

Na hora de gerenciar a cobrança recorrente, você terá que repetir informações todo mês no documento, além de lidar com variáveis como descontos, estornos, cancelamentos, upgrades e downgrades de planos, entre outras.

Evidentemente, não é nada prático usar um documento como esse na rotina corrida do negócio.

Outro problema é que as planilhas são muito suscetíveis a erros, e qualquer digitação equivocada pode gerar um grande prejuízo financeiro para a empresa ou uma situação desconfortável para o cliente.

Além disso, softwares de planilhas são vulneráveis a fraudes, vazamentos de dados e ciberataques, e ainda dificultam o trabalho colaborativo dentro da empresa. 

Não raro, os empresários perdem dados valiosos e confidenciais do negócio por erros no compartilhamento de planilhas. 

Sem falar na usabilidade, que não é nada prática para o dia a dia de uma empresa. 

Automatize a cobrança e dê adeus à planilha do Excel

A melhor alternativa à velha planilha de pagamentos feita no Excel é a adoção de um sistema billing próprio.

Com uma plataforma inteligente, como a da Vindi, você consegue automatizar todo o processo de cobrança recorrente, além de manter o controle sobre cada pagamento de forma simples, rápida e prática.

Basta cadastrar um cliente e seu contrato para gerenciar a assinatura online, acompanhar a cobrança, verificar pagamentos pendentes e já realizados, fazer estornos quando necessário e muito mais.

E claro: com a facilidade de enviar notificações e lembretes automáticos para os clientes, de forma totalmente personalizada. 

No mesmo sistema, você pode emitir boletos bancários e vender por qualquer bandeira e adquirente, usar recursos de recuperação de inadimplência e controlar suas contas a receber.

E você ainda conta com integrações com sistemas de emissão de nota fiscal, mecanismos antifraudes e plataformas de e-commerce.

Entendeu por que a planilha de pagamentos ficou para trás com a tecnologia atual?

Se você quer melhorar seu processo de cobrança e gestão, comece fazendo um diagnóstico financeiro gratuito do seu negócio.

Diagnóstico Financeiro: analise o desempenho do seu negócio e aumente a eficiência da sua equipe. [Botão Começar Agora]

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies