Se você está buscando como aumentar a receita de uma empresa, provavelmente é dono de negócio ou lida com a gestão financeira em uma organização – e este post é para você!

Vamos ver 10 dicas focadas em ações práticas que levam ao aumento de receita e não envolvem grandes mudanças no seu negócio.

As dicas vão além de vender mais e atrair novos clientes. Sim, essa é uma ótima maneira de aumentar a receita, mas não é a única.

Há uma série de ações que otimizam processos tradicionais de gestão, marketing e finanças e fazem a empresa faturar mais. 

Siga a leitura e confira!

Como aumentar a receita da empresa?

Existem diversas ações e processos de gestão que podem favorecer o aumento de receita nas empresas.

A receita de uma empresa depende de dois fatores: custos (e despesas) do negócio versus faturamento.

O crescimento não sustentável foca somente em cortar custos, por exemplo, redução de funcionários e de ações de marketing. 

Já o crescimento sustentável é direcionado a esforços para aumentar as vendas e a produtividade dos recursos que a empresa possui.

Confira agora dicas ligadas ao aumento de receita obtido por ações que geram mais vendas e soluções que garantem uma melhor gestão de recursos!

1. Atraia mais clientes online

Hoje, os canais digitais são importantes meios de aquisição de clientes. 

O consumidor moderno utiliza ferramentas de busca e redes sociais para encontrar os melhores produtos e serviços.

Por isso, invista no marketing digital para atrair seu público em potencial – e o melhor é que dá para começar de forma orgânica, ou seja, sem gastar muito dinheiro nessa forma de marketing.

O que é?

Atração de clientes novos por meio de canais digitais — o que pode servir tanto para sites e lojas virtuais quanto para estabelecimentos físicos.

Como fazer?

Com técnicas como search engine optimization (SEO), anúncios e publicações em redes sociais.

Qual o impacto para o negócio?

Apresentando os produtos e serviços ao público-alvo na internet, a empresa amplia a sua base de clientes e passa a faturar mais.

> Entenda aqui as melhores estratégias de marketing para captar clientes pela internet!

2. Reveja a precificação dos seus produtos ou serviços

Saber precificar o que você vende é a chave para aumentar a receita da sua empresa de forma alinhada ao mercado. 

O problema de não precificar corretamente é que seu preço pode estar muito abaixo ou muito acima da média do mercado.

Na primeira situação, você perde dinheiro mesmo com um alto volume de vendas. 

Na segunda, você pode estar sofrendo de falta de clientes por cobrar caro demais.

Porém, se for regular os preços, use como base dados de mercado, fazendo uma pesquisa da concorrência e do mercado.

Considere também a margem de lucro ideal para seu negócio atingir o breakeven point, ou seja, equilibrar lucros e despesas.

O que é?

Ajustar o preço dos produtos e serviços, para não cobrar nem muito pouco e nem um preço alto demais.

Como fazer?

Há uma série de técnicas e métodos para chegar ao preço ideal de seus produtos.

Leia o post Estratégias de precificação: como acertar na cobrança do cliente para saber mais.

Qual o impacto para o negócio?

A empresa deixa de perder vendas por cobrar muito acima do mercado, ou então aumenta a receita (sem precisar aumentar as vendas) ajustando o preço para cima.

3. Adote a Recorrência

Complementando o tópico anterior, além de rever o valor que você cobra pelos seus produtos ou serviços, é importante conhecer outros modelos de cobrança.

O que eu quero dizer com isso? Existe um modelo mais atrativo do que a precificação avulsa.

É a chamada recorrência, na qual o cliente realiza uma assinatura ou paga uma mensalidade para receber ou usar um produto/serviço periodicamente.

O modelo é utilizado, por exemplo, pela Netflix: filmes e séries por assinatura.

Mas não só: hoje existem assinaturas de diversos tipos de produtos e serviços: alimentos, roupas, cosméticos, itens para pets, bijouterias, softwares, games, vinhos, e muitas outras categorias.

A grande vantagem é que a empresa recebe todo mês dos clientes, conseguindo uma receita recorrente garantida. Inclusive, essa vantagem torna os negócios recorrentes mais resistentes à crise econômica.

Se o seu negócio possui um produto ou serviço que pode ser oferecido com frequência para seu público, conheça mais sobre o modelo de cobrança recorrente por assinaturas e veja os lucros da sua empresa aumentarem!

O que é?

O modelo de negócio recorrente trabalha com a fidelização de clientes, que pagam uma assinatura (geralmente mensal) para ter acesso regular a determinados produtos e serviços.

Como fazer?

Explore as oportunidades de recorrência no segmento em que você atua, prestando um serviço com regularidade ou enviando uma seleção de produtos mensalmente aos assinantes.

Qual o impacto para o negócio?

A recorrência garante um fluxo de caixa mais previsível, uma dependência menor da atração de novos clientes e menor impacto da sazonalidade nas receitas.

4. Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma ferramenta que ajuda o empreendedor em tempos difíceis e aumenta a receita, fornecendo liquidez imediata.

A antecipação de recebíveis é uma ferramenta que ajuda o empreendedor em tempos difíceis a aumentar sua receita imediata.

Ela funciona fazendo com que o dinheiro das vendas feitas por cartão seja antecipado pelo comerciante antes do prazo dado pelas adquirentes para o recebimento (cerca de 30 dias).

A vantagem é antecipar um recurso que já seria do empreendedor no futuro. 

A desvantagem é que existem taxas para que esse valor seja antecipado — é uma espécie de crédito.

Porém, essa estratégia de antecipação é mais recomendada do que os empréstimos, e pode ajudar num aumento de receita momentâneo da empresa para emergências.

O que é?

A opção de receber em um prazo mais curto o dinheiro adquirido com as vendas por cartão de crédito.

Como fazer?

Basta fazer a opção de antecipar a receita junto à adquirente. Recentemente, foram estabelecidas novas regras, que dão mais liberdade aos varejistas para encerrar a opção de antecipar os recebíveis.

Qual o impacto para o negócio?

A antecipação de recebíveis traz um impacto no curto prazo, ajudando quem precisa de capital de giro no momento e os custos financeiros acabam sendo menores do que contratar um empréstimo convencional.

5. Tenha uma boa gestão de fornecedores

A boa gestão dos fornecedores do seu negócio aumenta seu poder de negociação com eles.

Isso gera melhores preços para a mercadoria, e por consequência, menos custos e mais vendas.

Para ter uma rede de fornecedores parceiros e aprender a trabalhar esse relacionamento, separamos aqui algumas dicas que podem ajudar.

O que é?

Negociar com os fornecedores contratos melhores, para reduzir os custos dos produtos que serão revendidos aos clientes.

Como fazer?

Com pesquisa de fornecedores, análise de oportunidades para ampliar ou alterar contratos e boas habilidades de negociação.

Qual o impacto para o negócio?

Com custos menores, a empresa poderá reduzir o preço de venda de seus produtos, o que tem o potencial de atrair mais clientes e aumentar as vendas.

6. Controle seu estoque

O estoque é outro ponto de atenção, pois precisa ser bem administrado para não gerar prejuízos para o negócio.

O controle de estoque eficiente garante que nenhum produto seja extraviado ou que haja reposições incorretas. 

Saber o momento de repor um produto e a quantidade correta faz com que a empresa não invista às cegas em itens de baixo giro. 

Por isso, monitore o seu estoque. Se você não tem um software de estoque virtual que faça essa gestão, permitindo o registro de produtos, e as respectivas entradas e saídas de estoque, pode ser a hora de implantar esse recurso.

O que é?

Otimização do estoque, para não gerar custos adicionais de gestão e armazenamento ou desperdício de recursos e mercadorias.

Como fazer?

Com um software de estoque virtual e boas práticas de gestão de estoque, implementando processos eficientes para reduzir o desperdício.

Qual o impacto para o negócio?

A otimização do estoque reduz custos e diminui as chances de falta de abastecimento de um produto importante para as vendas.

7. Aumente o ticket médio dos seus clientes

Trabalhar a sua base atual de clientes e aumentar quanto eles gastam no seu negócio a cada compra é uma ótima estratégia de aumento de receita.

Sabemos que atrair novos clientes é mais trabalhoso que manter os que você já tem.

Assim, trabalhar a sua base atual de clientes e aumentar quanto eles gastam no seu negócio a cada compra é uma ótima estratégia.

Essa ação se chama aumento de ticket médio.

Para promover esse aumento, é preciso levar vantagens ao cliente para que ele compre mais produtos, como:

  • Preço de um combo deve compensar mais que o de um único produto (adicionar descontos a partir do segundo produto), o que estimula o cliente a levar mais produtos
  • Frete grátis para compras acima de um determinado valor, incentivando que o cliente atinja esse valor ao comprar
  • Tornar a assinatura de produtos mais vantajosa que a compra avulsa para o cliente (não necessariamente mais barato, porém, com uma vantagem, como um brinde no primeiro mês), promovendo a fidelização do cliente.

Defina a estratégia que mais se encaixa no seu negócio!

O que é?

Aumentar o ticket médio, isto é, a receita total dividida pelo número de transações em determinado período, expressando o gasto médio que o cliente tem em cada compra.

Como fazer?

Fazendo promoções e descontos especiais, como combos e isenção de frete, estimulando os clientes a gastarem mais a cada compra.

Qual o impacto para o negócio?

Com um ticket médio maior, a empresa passa a ter uma receita mais alta sem precisar ampliar a base de clientes ou o número de vendas.

8. Amplie seus canais de vendas

As lojas e serviços adaptados à nova realidade do consumidor estão se tornando omnichannel.

Esse termo quer dizer que os negócios disponibilizam ao cliente diversos canais para conhecer a marca, fazer a compra e retirar o produto.

A estratégia abrange canais online (como site, e-commerce e redes sociais) e canais offline (pontos de venda físicos).

Para ser omnichannel, esses canais não devem existir de forma individual, mas sim integrados uns aos outros.

Assim, os clientes que transitam entre os canais têm uma experiência única. 

A vantagem é que, ao oferecer essa praticidade ao consumidor, as chances são de vender mais.

Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que os clientes omnichannel gastaram cerca de 10% a mais na loja, em média, quando comparados aos que usaram apenas um canal, e ainda voltaram a comprar com o estabelecimento mais vezes.

O que é?

Adoção de um modelo omnichannel, isto é, utilização de diversos canais de venda (ponto físico, loja virtual e WhatsApp, por exemplo).

Como fazer?

Ampliando as possibilidades dos clientes que querem contratar um serviço ou comprar um produto.

Se você só tem uma loja física, por exemplo, pode passar a vender pelo WhatsApp ou Instagram e mandar entregar na casa do cliente.

Qual o impacto para o negócio?

Com mais canais de venda, é possível que novos clientes sejam impactados e que as vendas aumentem.

9. Recupere a inadimplência

Quando falamos sobre como aumentar a receita de uma empresa, a inadimplência é um ponto delicado para muitos negócios.

Isso porque a cobrança aos clientes inadimplentes pode gerar inúmeras dores de cabeça. Mas não dá para evitá-la, já que a recuperação da inadimplência é importante para deixar a receita em dia.

Mas não se preocupe, existem diversos meios e técnicas para realizar essa cobrança de forma quase “indolor” para a empresa e para o cliente. Ensinamos isso nestes dois posts:

Além disso, você pode implantar uma ferramenta que automatize essas cobranças por e-mail ou mensagem de texto.

É o caso da plataforma da Vindi que, além de operar meios de pagamento para sua empresa (boletos, cartões e recorrência), disponibiliza a chamada régua de cobrança.

Esse recurso consiste em automatizar mensagens customizadas, na periodicidade desejada, para lembrar o cliente do pagamento (seja com a fatura vencida ou antes do vencimento).

O que é?

Recuperação da inadimplência são práticas que evitam que os clientes fiquem devendo e retomam o dinheiro que está pendente.

Como fazer?

Com práticas eficazes de cobrança e uma plataforma como a Vindi, que possui ferramentas de recuperação de inadimplência.

Qual o impacto para o negócio?

A empresa deixa de perder receita para a inadimplência e, no caso dos negócios recorrentes, reduz o churn (cancelamento da assinatura).

10. Diversificação dos meios de pagamento

Por fim, sabemos que os meios de pagamento oferecidos por um estabelecimento têm um impacto significativo na decisão de compra dos clientes.

Se ele não puder parcelar ou escolher entre pagar com cartão ou boleto, dificilmente vai concluir a compra.

Por isso, ofereça essa flexibilidade de recebimento para suas vendas, por meio de uma plataforma que reúne todas as soluções de pagamento, com segurança e praticidade para o seu negócio.

O que é?

Oferecer mais opções de pagamento para o cliente que deseja fechar negócio.

Como fazer?

A melhor maneira de diversificar as opções para os clientes é com um sistema completo de pagamentos, como a Vindi.

Qual o impacto para o negócio?

A empresa deixa de perder vendas por não contemplar o meio de pagamento preferido de determinados clientes.

Como gerenciar o crescimento da receita?

Além de implementar as dicas acima, é importante preparar a empresa para o crescimento da receita.

É para isso que serve o modelo de gestão Revenue Growth Management (RGM), ou Gestão do Crescimento da Receita.

O RGM envolve uma abordagem focada em maximizar a receita e o lucro, utilizando análise de dados, precificação estratégica, promoções e descontos inteligentes, gestão de portfólio eficaz e um profundo entendimento das necessidades do cliente.

Comece coletando e analisando dados detalhados sobre o desempenho financeiro, tendências de mercado e comportamento do cliente.

A partir disso, estabeleça estratégias de precificação que considerem a elasticidade da demanda e a concorrência.

Use promoções e descontos de forma estratégica para impulsionar a receita, sem prejudicar os lucros.

Por fim, avalie regularmente seu portfólio de produtos ou serviços, eliminando itens de baixo desempenho e promovendo produtos com alto potencial.

Aumento de receita sem crescimento de vendas é possível?

Não é preciso necessariamente vender mais para melhorar o faturamento da empresa, existem outras estratégias que podem favorecer esse processo.

Como você pode notar na lista de 10 dicas para aumentar a receita, não é preciso vender mais para melhorar o faturamento da empresa.

Assim, mesmo empresas que têm uma barreira de crescimento no mercado podem ter uma receita maior.

É o caso de alguém que atende a um público muito específico ou muito local, que esbarra em limitações demográficas, por exemplo.

Ou de uma empresa que enfrenta concorrentes muito maiores e difíceis de bater, o que restringe sua capacidade de aumentar a participação no mercado.

Nesses casos, explorar o modelo de recorrência e automatizar o processo de cobrança são algumas das medidas que podem ajudar a fazer as receitas subirem, mesmo com a dificuldade de conquistar novos clientes.

Como preparar a empresa para o crescimento de receita?

E se tudo der certo e a receita da empresa crescer? É preciso se preparar para que esse crescimento seja duradouro e não uma onda passageira.

Veja nossas dicas:

a) Processos

Preparar uma empresa para o crescimento de receita envolve a revisão e otimização de processos internos.

Comece por mapear os processos, identificando gargalos e ineficiências.

Em seguida, reestruture-os para torná-los mais eficazes e alinhados com os objetivos de crescimento. 

Automatize tarefas onde for possível para economizar tempo e recursos. 

Certifique-se de que os processos de vendas, marketing, atendimento ao cliente e produção estejam alinhados e otimizados.

A agilidade é fundamental para se adaptar às mudanças nas demandas do mercado, portanto, crie processos flexíveis que possam ser ajustados conforme necessário.

b) Equipe

Uma equipe talentosa e motivada é essencial para o crescimento da receita.

Avalie as competências existentes e identifique lacunas de habilidades que podem ser preenchidas com contratações ou treinamento.

Promova uma cultura de colaboração e inovação, incentivando a equipe a contribuir com ideias para impulsionar o crescimento.

Forneça treinamento contínuo para desenvolver habilidades de vendas, marketing e atendimento ao cliente.

Estabeleça metas claras e recompensas para manter a equipe motivada e alinhada com os objetivos de crescimento.

c) Metas e métricas

Definir metas claras e mensuráveis é fundamental para direcionar o crescimento da receita.

Estabeleça metas de curto e longo prazo que sejam desafiadoras, mas alcançáveis.

Identifique métricas-chave, como taxa de conversão, churn rate, customer lifetime value (CLV) e custo de aquisição de clientes (CAC), para acompanhar o progresso.

Utilize ferramentas de análise de dados para monitorar continuamente o desempenho em relação às metas e ajuste as estratégias conforme necessário.

Com metas e métricas bem definidas, você pode tomar decisões informadas e orientadas para o crescimento.

d) Ferramentas

O uso adequado de ferramentas é essencial para preparar uma empresa para o crescimento da receita.

Avalie as tecnologias disponíveis para apoiar as operações, como sistemas de gestão de relacionamento com o cliente (CRM), softwares de automação de marketing, plataformas de análise de dados e ferramentas de gestão de projetos.

Dois recursos muito importantes, que já mencionamos antes, são:

  • Sistema completo de pagamentos, que amplia as opções de meios de pagamento para os clientes
  • Plataforma de automação de cobranças, o que torna o processo mais rápido e eficiente.

A Vindi tem as duas coisas! É a ferramenta perfeita para apoiar o crescimento da sua receita.

Quer saber mais? Fale com nossos consultores e descubra como aumentar a receita de sua empresa com a Vindi!

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