O Dia dos Pais em 2023 será no dia 13 de agosto – o segundo domingo do mês, como ocorre tradicionalmente. Mas, para quem trabalha no comércio, as semanas que antecedem a data comemorativa são decisivas: afinal, este é o período em que os consumidores estão pesquisando para decidir o que vão comprar e o seu negócio precisa estar pronto para atender a toda essa demanda – principalmente se você trabalha com e-commerce, um meio concorrido e cheio de informações e promoções para os clientes.

Por isso, vamos mostrar aqui dicas valiosas para que você tenha uma estratégia eficaz de vendas. Mas antes, vamos ver o quanto essa data pode ser lucrativa e os itens que podem fazer sucesso no seu negócio.

Siga a leitura e tenha sucesso nas vendas!

Dia dos Pais: uma data de oportunidades

O Dia dos Pais costuma ser uma data que leva milhões de brasileiros às compras.

Uma pesquisa realizada pela plataforma Gente, do grupo Globo, revelou que o Dia dos Pais é considerado uma ocasião importante para a família por 80% dos consumidores. Além disso, 55% dos entrevistados têm a intenção de celebrar o Dia dos Pais em 2023.

Os resultados do levantamento também revelaram que metade dos consumidores planeja adquirir presentes para o Dia dos Pais de 2023, sendo que muitos deles pretendem presentear mais de uma pessoa.

Isso inclui aqueles que têm tanto o pai quanto uma figura paterna, como um padrasto, ou até mesmo mulheres que comprarão presentes para os pais e para o pai de seus filhos.

Pesquisa Gente - Dia dos Pais: intenção de presentear mais de uma pessoa

Outra pesquisa de intenção, desta vez da Wake, em parceria com a Opinion Box, encontrou números próximos: 64% dos consumidores pretendem comprar na data. Além disso, 42% das pessoas preferem procurar por ofertas nos aplicativos das lojas e 66% apontam bons preços e promoções como fator essencial para comprar.

Então, o que vender para aproveitar esse embalo em 2023? É o que vamos mostrar agora.

O que mais vende no Dia dos Pais

Para mostrar o que mais vende no Dia dos Pais, vamos  olhar para os resultados da pesquisa da Wake.

Segundo o estudo, a categoria de moda e acessórios desponta como a preferida na intenção de presentear, superando as demais. Os pais que apreciam eletrônicos podem ficar tranquilos, pois 26% das pessoas têm a intenção de escolher um presente dessa categoria, ultrapassando até mesmo os itens relacionados a esportes.

Pesquisa Wake - categorias por intenção de compra

Agora que você sabe quais categorias prometem sucesso, conheça as melhores estratégias para vender mais.

Como vender mais no Dia dos Pais

Para ter sucesso no Dia dos Pais é preciso oferecer vantagens aos consumidores e proporcionar a eles a melhor experiência possível. Caprichando na sua estratégia, você pode até fidelizar clientes, aproveitando a data para garantir mais vendas no futuro.

Por isso, vamos dar agora algumas dicas que podem ajudar.

Crie promoções diárias

Surpreenda os consumidores com promoções surpresa que mudam a cada dia. Assim, você pode escolher itens que estão encalhados no seu estoque ou selecionar produtos que podem render um bom ticket médio.

Anuncie essas promoções em pop-ups no seu site ou por mensagens para seus clientes, no caso de marketplacesDeixe claro que a promoção só vale para aquele dia, acionando o gatilho mental da escassez.

Ofereça descontos progressivos

Uma boa prática para aumentar o seu ticket médio é aumentar o desconto a cada item compradoPor exemplo: o consumidor ganha 5% na compra da segunda unidade, 10% na terceira, e por aí vai.

Faça upsell e cross-sell

Essas também são ótimas maneiras de aumentar o seu ticket médio.

Upsell consiste em oferecer um plano ou produto melhor e mais completo por uma quantia a mais. Já o cross-sell significa oferecer um item adicional relacionado ao que você vendeu.

Um bom argumento para isso é estimular o consumidor a comprar algo para si mesmo, além de presentear o pai.

Para deixarmos a diferença entre os dois, imagine que você comprou um hambúrguer em uma lanchonete: Se o atendente oferece um sanduíche maior e mais caro, ele fez upsell. Já um pacote de batatas fritas por um valor adicional seria cross-sell.

Se você quiser investir em inteligência artificial, uma boa aplicação dessa tecnologia é a criação de algoritmos para adotar essas duas técnicas automaticamente.

Distribua brindes

Brindes como canetas, blocos de anotações e pen-drives podem ser bem baratos, principalmente comprando em grandes lotesPortanto, a simpatia que eles geram no público pode fazer valer esse investimento.

Ao distribuir um mimo útil, você faz sua marca ser lembrada em vários momentos da vida dos consumidores.

Venda vale-presentes

É bem comum nos depararmos com aquele cliente indeciso. Antes que ele procure algo em outra loja, uma alternativa para acabar com essa indecisão é oferecer um vale-presente.

O ideal é contar com vale-presentes com preços variados, para atender a vários públicos.

Monte kits de produtos

Outra alternativa para atender a consumidores indecisos é a montagem de kits de produtos que se complementam

Cada nicho pode ter uma boa combinação. Lojas de perfumarias podem oferecer kits com lâmina, creme e loção para barbear. Já comércios de produtos eletrônicos podem criar conjuntos com mouse, teclado e headset com microfone para o pai conversar online com os filhos. Basta usar criatividade e você pode criar muitos novos itens com os produtos que você tem.

Para proporcionar uma boa experiência de compra, ofereça esses kits bem embalados em uma caixinha temática, nos moldes dos clubes de assinatura.

Ofereça vantagens nas entregas

Em um meio concorrido como o varejo digital, vantagens como frete grátis ou entregas rápidas podem ser um grande diferencial entre você e seus concorrentes.

Por isso, entre em contato com seus transportadores para garantir que você vai conseguir reduzir o frete e reduzir os prazos de entrega.

Use estratégias de recompra

Oferecer vantagens exclusivas para antigos clientes é uma boa maneira de melhorar suas vendas. Você pode usar o e-mail para enviar um cupom de desconto para um consumidor que já comprou em sua loja.

Outra alternativa é o cashback, ou seja, o retorno de parte do valor de uma compra em forma de desconto na próxima aquisição.

Nesses casos, você pode usar o cashback futuro: ou seja, oferecer a um consumidor antigo uma oferta de cashback com um prazo limite de poucos dias para aproveitar a vantagem.

Como se preparar para o Dia dos Pais

Para que você possa oferecer todas essas vantagens, é preciso estar bem preparadoPor isso, a partir de agora você vai conferir dicas que podem ser implementadas desde já.

Assim, você vai deixar seu negócio pronto para alcançar os melhores resultados possíveis nesta data.

Faça um levantamento

Relembre os dados que você possui do último Dia dos Pais e faça uma análise dos itens mais vendidos durante o período. Depois, pesquise as tendências e prepare seu estoque.

Se esse é o seu primeiro ano trabalhando na data comemorativa, você pode contar com a ajuda do GooglePara isso, utilize o Google Trends, uma ferramenta que mostra temas populares. Além de saber durante qual período as pessoas mais buscam por “presentes para o Dia dos Pais”, você também vai encontrar assuntos relacionados.

Essas informações podem ajudar a criar estratégias de público-alvo e ter bons insights.

Prepare a logística

Se você espera ter boas vendas pelo Dia dos Pais, esteja preparado.

Abasteça seu estoque com produtos que você espera que vão vender na data. Mantenha todas as informações de controle do estoque atualizadas para evitar algum ruído na comunicação pelo caminho.

Além disso, faça uma previsão da sua demanda de transportes e mantenha contato com sua transportadora para garantir a viabilidade das operações.

Prepare o seu site

Capriche no visual do seu site para deixar bem claro que você está oferecendo promoções pela data. Além de banners e pop-ups, você também pode – e deve – criar uma nova categoria “Dia dos Pais”. Lá, inclua todos os itens masculinos que podem ser comprados como presentes para os papais.

Esse passo é importante para oferecer uma melhor experiência do cliente. Afinal, fica muito mais fácil encontrar os produtos quando eles estão bem sinalizados e agrupados.

Aproveite também para destacar em seu site os diferenciais da sua loja virtual. Por exemplo: frete gratuito, pagamento parcelado sem taxa, política de troca flexível, entre outras possibilidades.

Amplie seu público-alvo

Datas comemorativas são sempre usadas como um pretexto para agradar quem amamos. Por isso, você pode buscar um público mais amplo, além dos filhos e esposas que normalmente compram os presentes para os pais.

Embora esses perfis sejam os principais da data, experimente olhar para quem também quer fazer um agrado aos avós, por exemplo.

Elabore um guia de presentes

Escolher o melhor presente é sempre complicado, então você pode ajudar seus clientes criando um guia

Coloque os itens mais desejados, separe por categoria e ofereça opções de diferentes valores. Assim, você pode considerar também incluir uma lista dos “melhores presentes até R$ 200”.

Crie conteúdo relevante

Outro passo importante para aumentar as vendas no Dia dos Pais é criar conteúdo relevante, que informe os consumidores. Envie e-mails segmentados, incluindo ideias de presentes e promoções na própria mensagem.

Também ofereça o download gratuito do guia que sugerimos no tópico anterior. Além disso, não se esqueça de segmentar sua comunicação para que ela tenha melhores resultados.

É sempre recomendado criar diferentes mensagens para as mulheres e para os homens.

Busque engajamento

Criar concursos culturais nas redes sociais é uma ótima forma de engajar seus consumidores e atrair novos. A escolha do tema pode ter como base os valores da sua marca.

Por exemplo, se você prefere a linha do humor, pode pedir que as pessoas contem a história mais engraçada que tiveram com seus pais. Mas não se esqueça que, conforme a legislação, o concurso cultural não pode:

  • Envolver sorteio
  • Ter propaganda incluída
  • Exigir alguma compra para participar.

Na hora de definir o caminho a seguir, procure ter um objetivo claro dos resultados que você deseja atingir e não se esqueça das métricas quando o período terminar.

Assim, no próximo ano, você já saberá se vale a pena seguir pelo mesmo caminho.

Invista na segurança

Investir na segurança do seu e-commerce é essencial. Conte com uma ferramenta antifraude ou, então, um intermediador de pagamentos que tenha a garantia de chargebacks – assim, você se preocupa com o que mais importa para o seu negócio, que é vender.

Diversifique as formas de pagamento

Quantas formas de pagamento sua loja oferece? Essa é uma questão crucial, pois é comum perder clientes devido às suas preferências na hora de pagar.

Há quem não abra mão da conveniência do cartão de crédito, que possibilita o pagamento parcelado, enquanto outros optam pela modernidade do Pix e dos links de pagamento. Mas não se esqueça também dos mais de 34 milhões de “desbancarizados”, pessoas que não têm conta bancária. Para eles, compras em e-commerce só são possíveis com boleto.

Mas, para oferecer todas essas modalidades – e muito mais –, você vai precisar de uma boa plataforma de pagamentosAssim, você pode até garantir outras vantagens, como gerenciar dados dos clientes e automatizar pagamentos e cobranças.

Por isso, conheça a Vindi, o mais completo ecossistema de pagamentos digitais e presenciais do mercado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies