Entenda como o preço do frete é calculado, quais estratégias de frete podem ser usadas para atrair clientes e como é possível oferecer opções mais baratas de envio e aumentar as vendas. 

De acordo com a Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou alta de 57,4% no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esse dado se torna ainda mais expressivo quando analisamos que os três primeiros meses de 2020 já tinham sido de faturamento recorde.

Ainda segundo o levantamento, foram realizadas 78,5 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021, resultando em um faturamento de R$ 35,2 bilhões! 

Os dados acima ajudam a entender como vender pela internet vem se tornando uma alternativa lucrativa para milhares de lojistas. Mesmo após a pandemia, a tendência é que o comércio eletrônico continue crescendo e o número de brasileiros comprando até mesmo itens básicos online atinja novos patamares.

Diante disso, surgem novos desafios para a logística brasileira, especialmente no que diz respeito ao atendimento de pequenos e médios comerciantes – parcela significativa dos negócios em atividade.

O consumidor que compra online quer receber o seu produto rápido e pagar pouco por isso, criando ainda mais obstáculos que os comerciantes precisam vencer para crescer e prosperar nesse mercado. 

Como os lojistas podem oferecer vantagens no preço do frete para os clientes, conquistar mercado e se destacar nesse sentido? Quais outros cuidados logísticos podem ser tomados para que sua loja virtual gere uma boa percepção no público e faça com que as pessoas queiram voltar a comprar? Trataremos desses tópicos a seguir!

Como o preço do frete é calculado?

O preço do frete é calculado levando em consideração diversos fatores, desde informações sobre endereço de entrega até as dimensões do pacote. De modo geral, os tópicos que entram no cálculo do frete para e-commerce são:

👉 Endereço de origem

👉 Endereço de destino

👉 Peso do pacote

👉 Dimensões da embalagem (altura, largura e comprimento)

👉 Modalidade de entrega (econômica, expressa, etc)

👉 Tipo de postagem (no balcão ou coleta)

👉Cubagem

 

📌 Cubagem é um cálculo feito por todas as transportadoras para descobrir o peso cúbico do pacote, ou seja, quanto espaço ele vai ocupar no bagageiro do meio de transporte. A cubagem pode encarecer o preço do frete em caso de embalagens muito grandes ou pesadas, pois nessas situações algumas transportadoras cobram pelo peso mais elevado, seja ele o cubado ou o real. Portanto, usar embalagens para e-commerce que sejam do tamanho ideal para o objeto enviado pode ajudar a economizar no valor do frete.

Outra dica é sempre dar preferência para embalagens para e-commerce convencionais, pois os pacotes que não têm formato quadrado ou retangular podem gerar recusa das transportadoras ou taxa extra pelo envio.

Entrega econômica ou expressa?

Outro fator que impacta no preço do frete é a modalidade de entrega: econômica ou expressa. Uma entrega econômica é aquela que vai custar mais barato, porém pode demorar um pouco mais para o pedido chegar. Já a entrega expressa é a que prioriza a entrega no menor tempo possível, mas tem custo de envio mais elevado.

Embora o preço do frete seja um grande motivador para o abandono de carrinho (falaremos mais sobre isso a seguir), há uma parcela considerável de consumidores que querem receber suas encomendas o quanto antes. Foi o que mostrou a pesquisa Global Consumer Insights, divulgada pela consultoria americana PwC. De acordo com o levantamento, 40% dos consumidores entrevistados estão dispostos a pagar um pouco mais para receber suas encomendas no menor tempo possível.

Portanto, oferecer essas duas opções de entrega aos consumidores e deixar que eles escolham a que melhor atenda suas necessidades vai aumentar as chances de vender pela internet. 

Mas, o que mais o lojista pode fazer para otimizar sua logística para e-commerce e oferecer vantagens ao cliente no que diz respeito à entrega? Descubra!

Logística para e-commerce: como o preço do frete interfere nas vendas?

Quando um empreendedor decide começar um negócio online, ele provavelmente não imagina o quanto o preço do frete impactará seu negócio. De acordo com o Moosend, o valor da entrega é o principal fator que leva ao abandono de carrinho, sendo responsável por 60% das desistências.

Essa informação nos ajuda a entender porque o Brasil apresenta uma das mais elevadas taxas de abandono de compras online do mundo. De acordo com o E-Commerce Radar, cerca de 82% dos pedidos online iniciados são abandonados antes da conclusão da compra!

Mas se tais dados trazem preocupação, eles também podem ser usados para identificar oportunidades: como diminuir essa taxa de abandono de carrinhos sabendo que boa parte das desistências são motivadas pelo preço do frete? Criar estratégias de frete é um bom começo!

📌Frete promocional chama a atenção

Essa estratégia de frete é focada em oferecer descontos no valor da entrega. O próprio lojista vai precisar absorver esses custos, por isso é importante fazer as contas para saber se aplicar uma estratégia de frete promocional é viável. 

Uma maneira de usar com inteligência o frete promocional é oferecendo desconto no valor do envio apenas para determinados produtos que são interessantes para a empresa, seja porque eles têm um valor mais elevado e aumentarão o ticket médio, seja porque faz parte dos planos do negócio se destacar no mercado vendendo determinada mercadoria.

📌 Frete Grátis pode ser uma estratégia de marketing

O termo frete grátis imediatamente chama a atenção dos consumidores. Oferecer gratuidade no valor da entrega é uma estratégia que costuma atrair muitos consumidores, aumentando as vendas e o tráfego na sua loja virtual. Mas seu negócio tem caixa para bancar essa estratégia?

Antes de oferecer gratuidade no preço do frete, descubra o ticket médio do seu negócio. Você vai perceber que esta ação só é viável para compras cujo valor seja maior do que o ticket médio da loja.

Outra questão muito importante é não banalizar essa estratégia. Frete grátis é uma poderosa ação de marketing! Portanto, ofereça essa cortesia em datas comemorativas, lançamentos, compras de valores mais elevados ou outra ocasião que faça sentido para o seu negócio. Em todo caso, é importante que a gratuidade no preço do frete seja encarada como um diferencial, não como algo rotineiro.

A menos que o negócio seja grande e contabilize um elevado volume de vendas e um ticket médio alto, é muito improvável que o lojista consiga sustentar a gratuidade na entrega por longos períodos. Um lojista é, antes de mais nada, um administrador. Fique de olho nas contas e na saúde financeira do seu negócio!

📌 Frete fixo: valor fechado para o preço de frete

Uma terceira estratégia de frete bastante usada para atrair clientes é a do frete fixo, ou seja, estipular um valor fechado para as entregas. Essa ação é mais comum em escala regional, pois é mais fácil para o lojista calcular um valor médio do frete para a região ou o estado onde a base da loja está localizada.

É difícil oferecer frete fixo para todo o Brasil, especialmente porque nosso país tem dimensões continentais. Por outro lado, o preço do frete costuma variar menos para entregas dentro do mesmo estado, o que facilita a vida do empreendedor na hora de pesquisar e calcular um valor médio que seja atraente para o cliente e que, ao mesmo tempo, não traga prejuízos para o negócio.

Mesmo que o lojista coloque em prática estratégias de frete ao longo do ano, ele ainda precisará ficar atento ao valor do envio. Afinal de contas, esse será o custo praticado na maior parte do tempo. Como oferecer vantagens para o cliente o ano inteiro? Um grande aliado nesse aspecto é o Melhor Envio.

Ajudando o cliente a economizar no preço do frete 

Existem diversas transportadoras para e-commerce atuando no Brasil. Cada uma com suas regras e seu preço de frete, que pode ser mais ou menos vantajoso dependendo de diversos fatores.

Para o lojista que trabalha no e-commerce, otimizar o tempo é fundamental. Por isso, muitas vezes ele nem pesquisa os valores de frete em diferentes empresas, apenas escolhe uma transportadora e repassa ao consumidor os preços praticados. 

Em outros casos, o empreendedor firma um contrato com a empresa de transporte, que estipula uma série de exigências para isso, mas que nem sempre são fáceis de cumprir.

Imagine se houvesse uma plataforma que centralizasse o cálculo do fretes em diversas transportadoras no mesmo lugar e oferecesse ao lojista a opção de pagar valores mais baratos sem precisar firmar um contrato com nenhuma empresa de transporte? Essa plataforma existe, é gratuita e se chama Melhor Envio!

O que é o Melhor Envio?

Melhor Envio é uma plataforma de cotação e contratação de fretes para e-commerce. Mais de 100.000 lojistas brasileiros usam a solução, o que permite que a empresa negocie fretes em grandes quantidades com condições vantajosas, repassando essa economia aos usuários da plataforma!

Ao fazer a cotação usando a calculadora de fretes do Melhor Envio, o lojista recebe diversas opções de frete com diferentes transportadoras que atuam no trecho pesquisado. Então, ele pode optar por fretes mais baratos ou fretes mais rápidos, dependendo das necessidades de seu cliente.

Além disso, a plataforma possui integração com dezenas de e-commerces, marketplaces, Hubs e ERPs, permitindo que o próprio cliente realize o cálculo do frete no ato da compra e constate que o custo de envio está realmente mais barato.

A importância do rastreio de encomendas

Outro serviço gratuito do Melhor Envio é o Melhor Rastreio, plataforma de rastreio de encomendas que permite que o lojista acompanhe o andamento de pedidos em um painel centralizador. Além de ter esse controle, o empreendedor ainda consegue configurar alertas de e-mail para os clientes, para que eles sejam informados sobre cada atualização no andamento da entrega de seu pacote.

📍 Prestar atenção ao rastreio de encomendas é um cuidado muito importante que os lojistas devem ter, especialmente se o negócio é novo e precisa construir credibilidade. Ao manter o cliente informado sobre o andamento de seu pedido, o lojista transmite segurança, confiança e ajuda a acalmar a ansiedade do cliente

O rastreio de encomendas também é útil para antecipar possíveis atrasos na entrega e prestar todo o suporte necessário ao cliente para que ele não saia dessa experiência com uma impressão negativa da sua loja virtual.

Ao se cadastrar gratuitamente no Melhor Envio, o lojista pode usar a mesma conta para acessar o Melhor Rastreio e aproveitar todas as vantagens de ambas as plataformas!

Mais dicas para cativar o cliente na entrega do produto

Traçar estratégias de frete para conquistar clientes é uma maneira inteligente de crescer no mercado. Usar plataformas como o Melhor Envio e o Melhor Rastreio para oferecer fretes mais baratos o ano inteiro e fazer o rastreio de encomendas também são maneiras de fazer a gestão logística da loja virtual de um jeito simples e eficiente. Mas o lojista sempre pode ir além do preço do frete e conquistar o cliente também de outras maneiras!

Para isso, capriche no momento de embalar o produto! Pense na experiência do cliente ao abrir o pacote (unboxing experience) e faça pequenos gestos que o deixarão feliz, como escrever um bilhete de agradecimento à mão e oferecer brindes como adesivos ou cupons de desconto para estimular uma segunda compra.

Também é válido estimular o cliente a compartilhar sua experiência de compra nas redes sociais e repostar esse conteúdo. Tal gesto serve tanto para fazer com que o cliente se sinta acolhido quanto para promover sua marca e transmitir confiança a outros usuários que podem estar com receio de realizar uma compra na sua loja virtual.

Por fim, mantenha contato com o cliente no pós-venda e incentive-o a deixar uma avaliação do produto na sua loja virtual, bem como comentário sobre a experiência de compra. Muitos lojistas não sabem, mas as avaliações dos clientes são fortes validadores para que outros consumidores decidam comprar.

Oferecendo opções de frete, criando estratégias focadas no preço do frete, mantendo o cliente informado sobre o rastreio de encomendas e caprichando no unboxing experience e no pós-venda, sua loja virtual tem tudo para crescer, conquistar clientes fiéis e se tornar um sucesso!

[avg] ([per]) [total] vote[s]