As promoções online têm o poder de disparar as vendas no e-commerce e fazer sua loja virtual bombar.

Afinal, quem não gosta de um frete grátis, um cupom de desconto ou um brinde especial na hora de comprar pela internet?

Mas, para ter sucesso com essas estratégias, você precisa escolher bem os produtos ou serviços que terão seus preços reduzidos e se planejar com antecedência. 

Vamos ajudar com ideias para promoções online e dicas para aplicá-las do jeito certo no seu negócio a partir dos seguintes tópicos:

Por que criar promoções online na sua loja virtual?

Lançar promoções online é sempre uma ótima ideia para aquecer as vendas e alavancar seu e-commerce.

Mas primeiro precisamos entender exatamente o que é uma promoção.

O termo vem do latim promotĭo e significa a ação de promover ou elevar algo

No contexto do marketing, a promoção é um tipo de campanha que tem como objetivo aumentar as vendas ou dar visibilidade a um determinado produto ou serviço.

É importante também não confundir promoções com descontos ou ofertas.

Uma redução de preço pode e deve fazer parte da estratégia, mas a promoção em si é algo mais amplo, com cara de ação publicitária mesmo. 

Além disso, as promoções online se caracterizam pelo tempo limitado, e muitas vezes estão relacionadas a uma data comemorativa, evento ou época do ano. 

E, como sabemos, todo brasileiro adora uma promoção. 

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) publicada no Poder 360 mostra que 7 em cada 10 consumidores esperam por promoções para comprar produtos de maior valor como eletrodomésticos, móveis, celulares, eletrônicos e automóveis.

Outra pesquisa da Opinion Box revela que 96% dos consumidores valorizam as promoções, enquanto 52% enxergam marcas que fazem promoções como parceiras em momentos de crise.

No e-commerce, você pode usar estratégias promocionais para atrair e fidelizar clientes, liquidar o estoque de um produto, lançar um novo produto/serviço ou simplesmente alavancar suas vendas ou assinaturas.

Logo, não faltam motivos para usar esse recurso na sua loja online, mas é importante saber como e quando fazer isso.

Quando fazer promoção online?

Não faltam oportunidades para fazer promoções online ao longo do ano no e-commerce.

Como o “timing” é importantíssimo nesse tipo de ação, o ideal é ter um calendário planejado com todas as ações que você pretende colocar em prática anualmente.

Estas são algumas ocasiões que pedem uma promoção:

  • Datas comemorativas em geral como Dia das Mães, Dia dos Pais, Páscoa, Natal e Ano Novo, Dia dos Namorados e Dia das Crianças 
  • Datas comemorativas específicas do negócio, dependendo do nicho de mercado (ex: Dia do médico, Dia mundial do rock, Dia do orgulho LGBT, etc.)
  • Datas comerciais como Black Friday, Cyber Monday e Dia do Consumidor
  • Aniversário da empresa 
  • Períodos específicos do ano como carnaval, férias escolares e pós-réveillon
  • Início das estações do ano
  • Aniversário da primeira compra do cliente ou do seu nascimento
  • Eventos esportivos como campeonatos de futebol e Olimpíadas
  • Tendências em geral que geram buzz na internet.

De modo geral, você pode aproveitar qualquer onda na internet para fazer uma
boa promoção online e impulsionar suas vendas.

Além disso, a ideia da ação promocional pode surgir de uma necessidade da empresa, como por exemplo:

  • Lançamento de um novo produto/serviço
  • Necessidade de aumentar o giro de algum produto/serviço com as vendas em baixa
  • Liquidação de estoque parado
  • Necessidade de alcançar mais pessoas e aumentar a base de clientes
  • Necessidade de aumentar a visibilidade e reconhecimento de marca.

O importante é planejar bem para não ter prejuízo e criar as ofertas certas para seus objetivos de vendas.

10 tipos de promoções imbatíveis para seu e-commerce

Agora que você sabe o momento certo de fazer uma promoção online, só falta ter ideias para aplicar no seu e-commerce.

Confira algumas e inspire-se.

1. Promoção temática em data comemorativa

As promoções online em datas comemorativas são clássicos das lojas virtuais.

E não à toa: o e-commerce fatura cerca de R$ 6,4 bilhões somente com o Dia das Mães, por exemplo (E-commerce Brasil), e alcança um faturamento de mais de R$ 4 bilhões com a Black Friday (Canal Tech). 

Então, vale a pena criar sua promoção nas datas mais importantes para o seu negócio, dependendo do que você vende.

Por exemplo, se você vende cosméticos, o Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia Internacional da Mulher são datas estratégicas.

Já quem vende produtos infantis fatura mais no Dia das Crianças e no Natal. 

Vale oferecer um brinde temático, dar descontos em produtos específicos ou criar um concurso premiando a resposta mais criativa nas redes sociais — o importante é não deixar a data passar em branco.

2. Cupom de desconto na primeira compra

O cupom de desconto é o queridinho dos e-consumidores e não pode faltar nas suas promoções online. 

Inclusive, existem vários sites especializados em reunir esses cupons para os internautas sedentos por descontos.

O clássico é o cupom de desconto na primeira compra, mas você também pode oferecer cupons progressivos em um programa de fidelidade, cupons relâmpago em um fim de semana especial e cupons em anúncios específicos direcionados para um público-alvo de grande interesse da empresa.

Uma tática muito usada é a distribuição de cupons por influenciadores digitais que têm seu público-alvo como audiência nas redes sociais.

3. Brinde condicionado à compra

Outra estratégia promocional que funciona nas lojas online é oferecer um brinde por tempo limitado aos clientes que comprarem a partir de um determinado valor.

Por exemplo, se você tem uma loja de camisetas e acessórios, pode oferecer uma ecobag temática ou um par de meias especiais para quem fechar compras acima de um valor que você vai definir. 

Nesse caso, a promoção pode ter um prazo específico ou ser válida enquanto durarem os estoques do brinde.

4. Concurso cultural

O concurso cultural é uma das formas de promoção mais engajantes do universo online.

Dependendo do seu negócio, você pode convidar os clientes a responderem uma pergunta de forma criativa ou a fazerem algo específico para a promoção, como tirar uma foto fazendo algo, gravar um vídeo dizendo algo, etc.

O prêmio pode ser um pacote de produtos da sua loja, uma assinatura com mensalidade grátis por um ano ou mesmo um brinde especial.

A vantagem é que esse tipo de promoção se espalha rapidamente pelas redes sociais e gera um marketing espontâneo excelente para a empresa.

5. Sorteio de prêmios

O sorteio de prêmios é outro clássico das promoções que pode ser aplicado às lojas online.

No entanto, ele é menos comum porque dá mais trabalho e exige a solicitação de autorização específica no Sistema de Controle de Promoção Comercial (SCPC). 

Na dúvida, consulte seu contador ou departamento jurídico para saber como fazer esse tipo de promoção dentro da lei. 

6. Promoção beneficente

A promoção beneficente é aquela que usa uma causa social e o apoio a uma instituição para promover sua loja online.

Você pode, por exemplo, doar um percentual do lucro a uma instituição toda vez que alguém comprar determinado produto.

Dessa forma, as pessoas se sentem motivadas a comprar seus produtos para apoiar uma causa, e você ainda constrói uma imagem altamente positiva no mercado. 

7. Promoção indique um amigo

A promoção “indique um amigo” funciona muito bem para negócios recorrentes

No e-commerce, você pode oferecer um desconto na assinatura para quem indicar um amigo (e também para o indicado), por exemplo.

Outra possibilidade é dar cupons de desconto em troca das indicações. 

8. Descontos progressivos

O desconto progressivo é aquele que aumenta conforme o cliente compra mais produtos no seu e-commerce.

Por exemplo, para dois produtos o desconto é de 5%, para três, 10%, e para quatro, 15%.

Na loja online, fica fácil incentivar o cliente a aproveitar a oportunidade conforme ele coloca os produtos no carrinho.

9. Combo de produtos

O combo de produtos é outro tipo de promoção que faz muito sucesso nas lojas online.

É o famoso “pague 2, leve 3” só até amanhã, que gera uma sensação de urgência nos compradores.

10. Promoção de frete grátis

Sabemos que o frete é uma questão complicada para o e-commerce, pois muitos consumidores desistem da compra por causa dele.

Por isso, a promoção de frete grátis é campeã absoluta na internet, e essa deve ser uma das suas principais estratégias.

Mas todo cuidado é pouco para não acabar saindo no prejuízo.

Como oferecer descontos nas promoções sem sair no prejuízo

Algumas lojas online praticamente emendam uma promoção na outra, mas estão sempre mudando os produtos e fazendo cálculos para não perder dinheiro. 

O segredo está na escolha dos produtos/serviços que terão algum desconto e na forma como você planeja a promoção.

Por exemplo, você pode dar um desconto maior em um produto que vende mais e já tem uma margem de lucro garantida, e aplicar um desconto menor naquele produto que sai menos.

Além disso, é importante fazer uma projeção do quanto você espera faturar com a promoção e calcular se o desconto vai valer a pena.

Em alguns casos, pode valer a pena ter uma margem de lucro menor no início para lucrar mais após a promoção, como nos lançamentos de novos produtos.

Confira também algumas estratégias de precificação para se planejar melhor.

Como a escolha do meio de pagamento ajuda a vender mais

Além de fazer boas promoções online, você também precisa garantir meios de pagamento convenientes e seguros para os seus clientes.

Com a plataforma de pagamentos da Vindi, você recebe por meio de boletos, cartões de débito e crédito, transferências, links de pagamento e qualquer método que preferir.

Além disso, conta com um sistema completo para gestão de assinaturas, controle financeiro e combate à inadimplência, com a garantia de segurança PCI Compliance.

Assim, seus clientes têm toda a praticidade para comprar no seu e-commerce e você fica 100% no controle dos pagamentos digitais.

Gostou das dicas para fazer promoções online e vender mais no seu e-commerce?

Então, aproveite e faça seu cadastro na Vindi para otimizar seus pagamentos e receber sempre em dia.

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