Você já ouviu falar de recorrência em barbearias? Talvez você nunca tenha prestado atenção, mas um salão já é um negócio recorrente na prática – afinal, a necessidade de cuidar da aparência é constante, e os clientes sempre voltam.

Mas você já pensou em criar alguns truques (ou hacks) que podem ajudar a melhorar seus resultados, aumentar a frequência dos clientes e, claro, faturar mais?

Neste artigo, vamos fazer barba, cabelo e bigode para mostrar como esse modelo pode ajudar a garantir que eles vão voltar para a sua barbearia, e não para a concorrência.

Primeiro, vamos explicar o conceito da economia de recorrência e como ele se aplica a barbearias. Depois, você vai descobrir como funciona o pagamento nos negócios desse tipo e suas vantagens. E, ao final, explicamos que esse modelo é uma tendência e apontamos os primeiros passos para aplicar na sua empresa.

Acompanhe !

O que é a recorrência em barbearias?

A recorrência em barbearias é a oferta de planos, ou pacotes, para corte de cabelo, barba e outros serviços. O pagamento é periódico, geralmente a cada mês.

Este formato ajuda você a fidelizar o cliente, oferecendo a ele vantagens para continuar frequentando o seu estabelecimentoPor isso, vem sendo aplicado por empresas do mundo todo, em diferentes nichos.

Por exemplo, você assina algum serviço de streaming como a Netflix? Então fica fácil entender a recorrência: você paga um valor por mês para ver quantos filmes e séries quiser.

Mas não precisa ser uma gigante do mercado para aplicar a recorrência em barbearias. O tweet viralizado acima mostra como é possível implementar este modelo de negócios de maneira simples e criativa. E isso pode trazer muitas vantagens tanto para os clientes quanto para você.

Mas, antes, vamos ver em detalhes o funcionamento desse modelo de negócio.

Como funciona o pagamento na recorrência

O pagamento na recorrência é automatizado e pode ser feito de várias formas, do tradicional boleto aos modernos links de pagamento

A diferença é que o cliente não paga por um único corte de cabelo (ou outro serviço que você ofereça): ele paga pelo direito a cortar o cabelo quando quiser, e os preços podem variar conforme o perfil do frequentador.

Afinal, os mais vaidosos vão à barbearia toda semana. Outros, uma vez por mês (ou mais). Alguns apenas cortam o cabelo. Outros fazem também a barba, e por aí vai. Há quem mude a cor ou precise fazer retoques… Enfim, você deve saber melhor do que nós. Por isso, é importante oferecer vários planos.

Vamos analisar o exemplo de um famoso case de barbearias, da rede Keep It Cut, dos Estados Unidos. Eles oferecem quatro planos de assinaturaCada um tem preço, de US$ 35 a US$ 57 por mês, e todos oferecem visitas ilimitadas aos espaços.

O que muda são as ofertas:

  • Apenas o corte de cabelo
  • Corte e lavagem de cabelo
  • Corte de cabelo e grooming (cuidados estéticos)
  • Todos os serviços.

Vale destacar que este é apenas um entre vários modelos, não há uma fórmula de sucesso na recorrência. O seu negócio precisa saber oferecer os melhores planos possíveis para seus clientes.

mulher corta cabelo em salão de barbearia
Serviços de recorrência em barbearia não precisam focar apenas no corte de cabelo (Foto: Unsplash)

Como a recorrência ajuda a sua barbearia

O modelo de recorrência pode ser útil de várias maneiras para aumentar a sua receitaVeja como:

Fidelização de clientes

Toda barbearia tem seus clientes fiéis, não é mesmo? Outros aparecem frequentemente, mas às vezes visitam os concorrentes também. E barbeiro bom sabe quando não foi ele quem fez o último corte, não é mesmo? 

Mas em vez de apelar para o dramalhão com o cliente, você pode fazer melhor: que tal fidelizá-lo para valer, oferecendo um plano que pareça mais vantajoso do que simplesmente cortar em outro lugar? 

No exemplo acima, mostramos um salão que oferece serviços de forma ilimitada. Pensando em clientes ocasionais, você pode oferecer um plano mais barato com uma quantidade pré-definida de serviços, entre corte de cabelo e barba.

Retornos mais frequentes

Esses planos também podem levar até o seu salão um cliente que não costuma frequentar tanto, como aquele corta o cabelo apenas uma vez por mês ou a cada 6 ou 8 semanas.

Você, que trabalha nesse ramo, sabe que geralmente o cabelo fica na régua por duas semanas, não mais do que isso. Depois, dia após dia, vai-se perdendo o corte até chegarmos ao look totalmente desleixado/preguiçoso/briguei com o barbeiro. Que tal, então, explicar isso e oferecer um plano de assinatura vantajoso para garantir um cabelo sempre bem alinhado?

É claro que essa é apenas uma ideia: há vários perfis que podem ser explorados para aumentar os retornos – e o lucro, é claro.

Maior cross-sell

Você pratica cross-selling na sua barbearia? Talvez sim, mas sem saber.

Cross-selling significa venda cruzada, em português. No marketing, estamos falando de oferecer, no momento da venda, um produto extra associado ao item comprado.

Se a sua barbearia vende produtos como cremes para barba e cabelo, é uma ótima oportunidade. Junto com o pacote de serviços, você pode oferecer os itens indicados pelo seu time de profissionais para manter o estilo.

Se o seu salão tiver bar e mesas de jogos, sua assinatura pode incluir vouchers para bebidas e fichas para jogar. O limite é a sua criatividade.

Previsibilidade de receitas

Além de fidelizar o público e melhorar as vendas, a recorrência garante também a previsibilidade de receitas

Cobrando um valor fixo, é possível saber o quanto de receitas você terá garantido a cada mês – ou pelo menos ter uma ideia, já que você não deixaria de oferecer serviços isolados. Essa noção já é suficiente para que você organize melhor o seu fluxo de caixa.

Recorrência e assinatura são tendências em barbearias

Como você viu acima, barbearias rendem ótimas oportunidades para aplicar o conceito de recorrência. Podem, inclusive, ajudar a otimizar o fluxo de clientes.

Pense nos dias e horários de pico, como sextas-feiras, finais de semana ou as semanas que antecedem grandes feriados, como fim de ano e Carnaval. São bons para os negócios, chega até a ter fila! Mas e aquele cliente que não quis esperar para ser atendido e foi embora?

Oferecer um desconto para que ele retorne outro dia é uma boa ideia.

barbeiro atende cliente em salão
Recorrência em barbearia permite oferecer planosq ue vão além do corte mensal de cabelo (Foto: Pexels)

Com a recorrência, você pode se antecipar a esse problema oferecendo um plano para atendimento entre segundas e quartas-feiras, que costumam ter menos movimento. E você não corre risco de perder esse cliente – sem contar que tem tudo a ver com a tendência do ressurgimento das barbearias dentro da proposta de gerar uma experiência agradável para o consumidor

Até porque o público masculino tende a consumir mais produtos e serviços recorrentes. A Pesquisa Vindi sobre o Mercado de Assinaturas mostra que a média dos homens que gastam mais de R$ 300 em assinaturas, planos e mensalidades é 30% maior que a das mulheres.

Um dos maiores clubes de assinatura do mundo é desse nicho: o Dollar Shave ClubFundada em 2011, a empresa especializada em produtos para barba foi adquirida por R$ 1 bilhão pela Unilever. Percebeu como recorrência e barbearia têm tudo a ver?

Então, confira os primeiros passos para adotar esse sistema.

Como levar a recorrência à sua barbearia?

Para implementar a economia de recorrência no seu negócio, antes de mais nada é preciso conhecer bem o seu público. Com qual frequência os clientes aparecem no seu salão? Quais são seus interesses? Com dados como esses, você pode começar a planejar seus pacotes.

Além disso, é preciso mudar a forma como você percebe sua geração de receita. Mais do que a conversão dos clientes e o lucro gerado a cada visita, o seu foco precisa ser a retenção desse cliente e o rendimento ao longo do tempo em que ele é assinante. Mas, para isso, conhecer algumas métricas é importante.

E também há um detalhe essencial: um negócio recorrente precisa de uma plataforma de pagamentos que possibilite uma cobrança eficienteAssim, você não se preocupa em cobrar mensalidades atrasadas ou sofrer com a inadimplência: tem alguém fazendo isso por você.

A Vindi é referência nacional em recorrência e pode fornecer as ferramentas necessárias para que seu negócio entre nessa onda.

Quer saber mais?

Confira nosso guia completo sobre pagamento recorrente.

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