Um shopping virtual. Essa é a melhor definição para descrever o que é marketplace. Ele funciona como um portal de vendas online colaborativo. Em resumo, é isto o que significa marketplace. Ou seja, diferente de um clube de assinatura ou e-commerce tradicional, esse modelo reúne diversos lojistas em um único espaço.

Para os lojistas, a vantagem é que ele será visto por mais gente e aumenta as chances de atingir o público-alvo. Já para o consumidor, a ideia é oferecer a mesma experiência de compra de um shopping (que reúne uma grande diversificação de lojas), só que online.

Saiba o que é marketplace, como funciona esse modelo de venda e acompanhe alguns cases. Confira o conteúdo até o fim!

O que é marketplace?

O marketplace surgiu, no Brasil, em 2012, conhecido como um shopping virtual. Pois, nele, é possível encontrar produtos de diferentes marcas. Isso, facilita a busca dos compradores que conseguem encontrar, em um só lugar, muitas variedades.

Americanas, Mercado Livre, OLX e Walmart são exemplos de marcas que atuam com marketplace

Como funciona o marketplace?

Agora, entenda como funciona o marketplace. O marketplace é dividido em dois níveis de acesso: um para o lojista e um para o cliente. Dessa forma, o lojista tem a oportunidade de customizar o seu mix de produtos ofertados e lidar com a organização do marketplace

Enquanto isso, para o cliente, é como acessar uma loja virtual comum, com a diferença de que existem várias opções de lojas.

Ou seja, isso quer dizer que, na hora de fechar uma compra, o procedimento adotado é como em qualquer outro comércio virtual. Então, não é necessário redirecionar o consumidor para o site de cada loja ou fazer cobranças separadas.

O marketplace pode ser desenvolvido para um determinado segmento específico ou então trabalhar com todas as lojas interessadas, agrupando-as em segmentos, como em uma loja de departamentos.

Em alguns casos, a visibilidade dos lojistas aumenta porque os marketplaces são sites conhecidos e comumente acessados pelos consumidores. 

Quais são as vantagens do marketplace?

Agora que você já compreendeu o que é marketplace e como funciona, separamos algumas vantagens sobre este modelo de venda. Confira: 

Visibilidade

É mais fácil atrair o público para um website que conta com diversas marcas e produtos do que para um e-commerce de apenas uma loja. Portanto, ganha-se visibilidade através da divulgação feita por todo o marketplace.

Baixo investimento e alto retorno

Exige-se um baixo investimento para começar as vendas através de um marketplace e o retorno obtido pode ser alto de acordo com o sucesso das vendas.

Diversificação de público

O público que acessa o marketplace é muito variado. Ou seja, muitos deles nunca procurariam pela sua loja. Mas, ao ver os produtos todos em um mesmo lugar, podem acabar se interessando.

Quais as desvantagens do marketplace?

Embora o marketplace seja um ótimo modelo de vendas, há também algumas desvantagens para os lojistas. Por isso, fique atento também em relação às dificuldades. Veja só:

Depender do marketplace

Um grande perigo é ficar dependente do marketplace e não conseguir vender por conta própria. Então, isso pode ser um grande problema em casos de imprevistos em relação ao marketplace.

Pouca importância para a sua marca

Por estar exposto com várias outras marcas, a importância e o reconhecimento que você recebe por não ser tão bom quanto nas vendas pelo seu próprio site.

Competição pelo preço

Em marketplaces com muitas lojas de um mesmo segmento pode acontecer de ter tantas opções diferentes que o preço se torna um fator diferencial. Pois, a competição pelo preço nem sempre é vantajosa.

Quais são os maiores marketplaces do Brasil?

Conheça os maiores marketplaces do Brasil e saiba um pouco mais sobre cada um logo abaixo. 

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é um site conhecido por muitos brasileiros. Mas, também, ele é o maior site de vendas da América Latina. Possui mais de 10 milhões de vendedores, de diversos nichos e produtos.

Em sua plataforma, os lojistas podem receber através de diversos meios de pagamento, bandeiras e bancos. Além disso, é possível até mesmo fazer recarga de celular e realizar pagamentos de contas com QR Code. 

2. Amazon

Sendo um dos sites mais tradicionais do mercado de varejo, a Amazon possui um marketplace gigante! Seu grande diferencial está em seus prazos de entrega. Pois, são um dos mais competitivos do mercado. 

A Amazon é a escolha de muitos lojistas devido ao seu nome e aquilo que ela significa para o mercado, o que traz segurança e conforto para disponibilizar seus produtos. 

3. B2W Marketplace

A B2W Marketplace é ideal para os lojistas que têm pressa para aumentar as vendas. Para divulgar produtos no site, não é preciso ter um investimento inicial. Porém, a marca atua com modelo de comissões. 

O grupo é responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime.

4. Magazine Luiza

A Magazine Luiza começou pequena, com uma loja física. Porém, com o decorrer dos anos, tornou-se uma das mais maiores lojas de eletrodomésticos e eletrônicos do Brasil.

A marca está muito presente nas redes sociais e possui uma persona muito famosa, que é a Lu do Magalu. 

5. Netshoes

Para apaixonados por esportes, a Netshoes é o maior e-commerce de produtos esportivos de toda a América Latina.

A marca faz operações no Brasil e na Argentina. 

Facebook Marketplace: o que é?

Você, muito provavelmente, já deve ter feito alguma compra em um marketplace. Mas, além desses sites, é possível vender e comprar nas redes sociais. Um grande exemplo disso é o Facebook Marketplace

Ele tem a função de comprar e vender produtos, novos e até mesmo usados, para os usuários da rede social. 

Para vender os produtos, é preciso fazer o login (e-mail e senha) no Facebook e clicar em “marketplace”. Para quem acessa no desktop, vá até o menu esquerdo. Já no celular, é um ícone no centro na parte superior da tela. 

Vá em “vender um item” e coloque todas as informações necessárias, como imagens, local de venda, categoria etc. 

Como vender no marketplace?

Para começar suas operações em um marketplace, primeiro, você precisa fazer um cadastro. A maioria dos grandes marketplaces possui uma ficha de cadastro no próprio site da empresa. Você entra e faz o cadastro como um fornecedor.

Ao fazer o cadastro, a empresa pede informações como: CNPJ da empresa, segmento dos produtos que a empresa vai comercializar, contatos comerciais e endereço do site.

Além da documentação, você deverá enviar uma série de documentos importantes para aprovação. Pois, essa documentação varia de acordo com o marketplace, alguns dos documentos que geralmente são solicitados:

  • Inscrição Estadual e situação cadastral da empresa na Receita Federal (comprovantes);
  • Certidão Negativa de débitos tributários e de débitos previdenciários;
  • Consulta pública ao Cadastro do Estado;
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;
  • Declaração do regime de tributação.

Porém, isso pode variar de acordo com o espaço de vendas.

Após o envio da documentação, vem a aprovação. Às vezes, ela é automática, outras o processo é mais burocrático. Mas, depois do envio dos documentos solicitados pelo marketplace, eles entram em contato para continuar o processo.

Se aprovado, o próximo passo é enviar os dados dos produtos que serão vendidos no marketplace e começar as operações de venda. Em seguida, o processo de vendas acontece da seguinte forma:

  • O marketplace divulga seus produtos;
  • O cliente faz a compra via o site do marketplace;
  • Você recebe os dados dos pedidos aprovados;
  • O marketplace faz o repasse das transações de venda do mês, descontando o percentual dele (que geralmente é negociado no momento da aprovação).

Para fazer o repasse das vendas para cada “parceiro”, o marketplace usa o split de pagamento. Ou seja, isso serve para oferecer maior comodidade para o cliente que quiser comprar produtos de diferentes lojas dentro do marketplace e facilitar os pagamentos para os fornecedores desses produtos. 

O que é split de pagamento?

O Split de pagamento é uma funcionalidade que permite realizar a divisão dos valores da compra no marketplace de uma forma customizada, no ato da autorização do pagamento, entre as partes envolvidas na transação. Tudo é feito por meio de um facilitador de pagamentos, como o Aceita Fácil.

Isso quer dizer que, se um cliente faz uma compra com produtos de duas ou mais lojas diferentes, o pagamento será único: para o marketplace. Ou seja, a parte de cada “fornecedor/loja” do respectivos produtos pelo cliente será feita via split de pagamento.

Uma parte será destinada ao marketplace (que é o percentual negociado antes do início das operações) e cada loja receberá o valor referente aos seus produtos. Muito prático, não é? Facilita a vida de todos os envolvidos: cliente, lojas e marketplace.

Além disso, o Split de Pagamento oferece algumas vantagens para o lojista:

  • Aumento da taxa de conversão;
  • Transparência;
  • Lançamentos automáticos;
  • Controle de pedidos.

E, é por isso que o split de pagamento é o processo mais indicado para ser usado nos marketplaces ou negócios de vendas compartilhadas. 

Agora que você já sabe todo o conceito sobre o que é um marketplace, você pode verificar se este modelo de venda é interessante para o seu negócio. 

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento, leia também como vender em um marketplace e lucrar mais, clicando aqui.Imagem com a mensagem "você precisa de uma solução de pagamentos para a sua empresa?". Ao clicar, você será direcionado para uma página de cadastro. Ao preencher os dados, em breve, a equipe comercial da Vindi entrará em contato.

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