O faturamento é um dos principais indicadores para a gestão de uma empresa.

Além de ajudar na gestão financeira do negócio, esse importante dado é o que define o regime de tributação.

O conceito parece simples, mas na realidade entender bem como se apura o quanto seu negócio faturou envolve vários aspectos.

E quando a empresa não consegue calcular o faturamento, sua saúde financeira corre sérios riscos.

Já uma empresa bem organizada pode se valer dessa informação para evitar riscos e traçar o caminho para o seu crescimento.

Se você quiser saber tudo sobre faturamento, leia este artigo até o final para entender bem o conceito, conhecer os tipos e aprender a fazer o cálculo.

Temos 7 dicas valiosas para fazer sua empresa faturar cada vez mais.

O que é faturamento de uma empresa?

O faturamento é a previsão do valor total arrecadado por uma empresa com a venda de produtos ou serviços em determinado período.

O faturamento é a previsão do valor total arrecadado por uma empresa com a venda de produtos ou serviços em determinado período.

Esse cálculo não leva em consideração os gastos envolvidos na operação.

Portanto, podemos resumir nesta fórmula:

  • Faturamento bruto = quantidade de produtos x preço da venda.

Para facilitar o entendimento, vamos dar um exemplo bem simples: um ambulante vende sorvetes a R$10.

Se ele vendeu 500 sorvetes em um mês, o faturamento é a multiplicação de 500 por 10, ou seja, R$5 mil.

Como esse exemplo é bem simples, o valor que obtemos é referente ao faturamento bruto.

Ainda neste texto, vamos explicar os diferentes tipos.

Neste momento, o mais importante é observar que o cálculo não leva em conta custos com a produção ou compra do sorvete já pronto e nem das despesas com a operação.

Portanto, é um indicativo do quanto a empresa está arrecadando com sua atividade comercial.

Qual a diferença entre receita, faturamento e lucro?

O faturamento é um dado importante para a administração de uma empresa, mas não pode ser confundido com a receita ou o lucro.

Veja a diferença entre esses três indicadores:

  • Faturamento: como vimos acima, é o valor arrecadado pela empresa com suas vendas no período
  • Receita: também diz respeito ao valor ganho com as vendas, mas apenas o que já entrou no caixa. Portanto, se uma venda é feita a prazo, o total das parcelas entra no faturamento, mas a receita só inclui o valor já transferido
  • Lucro: é o valor que sobra depois da subtração de todos os custos e despesas envolvidos na atividade.

Para que serve o faturamento?

O faturamento serve para apontar o desempenho das vendas e das estratégias de precificação da empresa, além de ser usado também como base para cálculo tributário.

Por meio da análise do indicador, o gestor pode tomar decisões relacionadas às estratégias de venda.

Um aumento indica uma boa recepção dos consumidores às soluções oferecidas.

Já a redução pode servir como um sinal de alerta para que se busque melhorias na solução oferecida, preços mais competitivos ou novas iniciativas para captação de clientes.

Além disso, o faturamento determina o regime tributário da empresa se enquadrar, conforme as regras previstas na legislação.

Quando uma empresa cresce, este é o indicador que aponta a necessidade de migrar para outro regime.

Além disso, se houver necessidade de empréstimo ou financiamento, é preciso informar o faturamento para convencer a instituição financeira ou outros investidores.

Tipos de faturamento

O faturamento tem basicamente dois tipos: bruto e líquido, embora exista também a classificação pelo período de abrangência.

Entenda melhor na sequência.

Faturamento bruto

O exemplo que demos no começo deste artigo foi de um faturamento bruto, pois levou em consideração apenas a multiplicação do preço pela quantidade de vendas.

Portanto, é a conta mais simples.

Faturamento líquido

O faturamento líquido é o valor que sobra quando se retira do faturamento bruto os valores referentes aos impostos e deduções de vendas.

Portanto, podemos dizer que:

  • Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – deduções de vendas.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é calcular o faturamento bruto.

Os impostos geralmente são calculados por meio da aplicação do percentual das alíquotas sobre os valores.

Para o microempreendedor individual (MEI), o cálculo fica mais fácil, pois a cada mês é pago R$ 1 de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para venda de produtos ou R$ 5 de ISS (Impostos sobre Serviços) para prestação de serviços, além dos R$ 66 de INSS (5% do salário mínimo em 2023).

Já as deduções de vendas são referentes a descontos promocionais e reembolsos referentes à devolução de mercadorias.

Faturamento por período

Como mencionamos no início deste tópico, tanto o faturamento bruto quanto o líquido também podem ser classificados conforme o período ao qual se refere.

Nesta lógica, os principais tipos são:

  • Mensal: é a apuração do primeiro ao último dia de cada mês
  • Trimestral: leva em conta três meses, servindo como base para o cálculo de tributos como o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ)
  • Anual: é o somatório do ano todo, para avaliar a evolução da empresa em longo prazo e definir seu regime de tributação.

Como calcular o faturamento da empresa?

Calcular o faturamento é uma tarefa básica para qualquer atividade, e quanto mais o negócio cresce e se expande, mais complexa ela fica.

O primeiro passo para calcular o faturamento é realizar um controle de todas as vendas, incluindo o preço.

Essa é uma tarefa básica para qualquer atividade, e quanto mais o negócio cresce e se expande, mais complexa ela fica.

É importante destacar que o controle inclui todos os valores das vendas, mesmo quando o cliente escolheu pagar a prazo.

Por isso, mesmo que determinado valor ainda não esteja no caixa, ele já é parte do faturamento.

Somente assim, é possível chegar ao faturamento bruto e líquido, seguindo os passos que vamos apresentar.

Calcule o faturamento bruto

Essa é a parte mais fácil, pois basta multiplicar o número de vendas pelo preço de cada produto.

Se você não tiver um sistema automatizado para fazer esse controle, faça um cálculo para cada item, multiplicando o número de vendas pelo preço.

Assim, você terá o faturamento bruto de cada produto, e a soma de todos eles resulta no faturamento bruto total da empresa.

Controle as deduções

Seu controle de vendas precisa incluir também as deduções de vendas.

Por isso, todos os reembolsos e valores referentes a descontos oferecidos precisam ser registrados.

Por exemplo: se você vendeu um item de R$ 100 com 5% de desconto, é preciso considerar os R$ 5 como uma dedução de vendas.

Da mesma forma, se um item foi devolvido ou a venda foi anulada, inclua a devolução do valor como dedução.

Todas essas deduções precisam ser somadas, porque depois elas serão subtraídas do faturamento bruto.

Calcule os impostos

Para calcular o valor a ser abatido em impostos, geralmente é necessário multiplicar a alíquota pelo faturamento bruto.

É claro que se um negócio vende produtos com tributações diferentes, é preciso fazer essa conta de forma separada para cada item.

Para explicar melhor, vamos voltar ao exemplo do sorvete, lembrando que ao final de 2023 a alíquota de PIS e Cofins sobre este item era de 9,25%.

Se o faturamento com a venda de sorvetes em determinado mês foi de R$ 10 mil, para deduzir o valor pago em impostos, é preciso multiplicar 10.000 por 9,25% (ou seja, por 0,0925).

Logo, neste exemplo, vimos que foram recolhidos R$ 925 em PIS e Cofins.

Mas como já explicamos, se você for MEI, em vez de fazer essa conta, considere a tributação de R$ 1 para produtos ou de R$ 5 para serviços a cada mês e os R$ 66 de INSS.

Aplique a fórmula do faturamento líquido

Seguindo os passos anteriores, você já tem:

  • O faturamento bruto
  • A soma das deduções de vendas
  • O valor tributado sobre o faturamento bruto.

Portanto, o último passo é aplicar a fórmula do faturamento líquido: faturamento bruto – soma das deduções – valor tributado.

Qual é o limite de faturamento de uma empresa?

De um modo geral, não há limites de faturamento para uma empresa, desde que ela esteja enquadrada no regime tributário correto.

Afinal, é o faturamento anual que determina por qual regime tributário a empresa deve optar.

Para o enquadramento no Simples Nacional, regime que facilita o recolhimento de impostos para microempresas e empresas de pequeno porte, a Lei Complementar 123/2006 determina os seguintes tetos de faturamento:

  • MEI: faturamento anual até R$ 81 mil
  • Microempresa: faturamento anual até R$ 360 mil
  • Empresa de Pequeno Porte: faturamento anual de R$ 360 mil a R$ 4,8 milhões
  • Pequeno Produtor Rural: faturamento anual de até R$ 4,8 milhões ou propriedades com até quatro módulos fiscais.

Uma empresa com faturamento superior a R$ 4,8 milhões pode optar pelo Lucro Presumido, que tem um teto de R$ 78 milhões por ano.

Se o teto for superado, a alternativa é o Lucro Real, que não tem teto.

O faturamento também determina se a empresa pode obter a linha de crédito oferecida pelo BNDES a pequenas empresas.

Nesse caso, o teto para obter o crédito é de R$ 90 milhões anuais.

Como declarar o faturamento da empresa?

O procedimento para declarar o faturamento depende do regime tributário da empresa.

Para quem é MEI, o procedimento é bem simples: preencher a Declaração Anual de Faturamento (DASN).

Basta acessar o formulário no site do governo federal, informar o CNPJ e inserir os valores do faturamento bruto, até o dia 31 de maio do ano seguinte.

Para os demais regimes, é aconselhável contar com o apoio de um contador.

Microempresas e empresas de pequeno porte devem gerar a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis), até 31 de março do ano seguinte.

Para isso, a empresa já deve ter um certificado digital com código de acesso ou uma procuração eletrônica.

A declaração é feita por meio de um aplicativo chamado Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS), que é disponibilizado pela Receita Federal a cada ano.

Por fim, empresas enquadradas no Lucro Real ou no Lucro Presumido precisam preencher o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), que também é disponibilizado anualmente pela Receita Federal.

Como fazer projeção de faturamento?

Projeção de faturamento é uma ferramenta de gestão realizada para estimar as operações financeiras de uma empresa.

Projeção de faturamento é uma ferramenta de gestão realizada para estimar as operações financeiras de uma empresa.

O objetivo é dar maior segurança financeira ao negócio, evitando riscos às operações por falta de verba e identificando oportunidades de investimento para crescimento.

Para realizar a projeção financeira, é preciso seguir as seguintes etapas:

1. Definição do período

Embora costume ser feita antes do fim de um ano para projetar o próximo, a projeção de faturamento pode ser realizada em intervalos e períodos diferentes.

Para definir, leve em consideração as características da atividade da empresa.

2. Apuração de dados

A análise da empresa passa pela coleta de dados como:

Considere também outras métricas que sejam relevantes para o seu negócio.

3. Estabelecimento de objetivos

Procure estipular uma meta de faturamento que seja ousada, porém alcançável.

Para isso, tenha em mente o histórico dos anos anteriores e considere a capacidade de captar clientes e suprir as demandas.

Lembre-se também de considerar fatores sazonais e relacionados à realidade política e econômica locais.

4. Projeção do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um indicador muito importante, pois mede a liquidez da empresa.

Por isso, é preciso primeiro projetar todas as entradas e saídas para depois prever o faturamento.

Leve em conta todos os custos e despesas, sejam eles fixos ou variáveis.

5. Elaboração de cenários

As chances de acertar são bem maiores se você construir projeções diferentes.

Por isso, procure criar uma projeção neutra e outras duas, uma para um cenário otimista e outra para um cenário pessimista.

6. Monitoramento de resultados

Como a projeção de faturamento leva em consideração um período extenso, é importante ir acompanhando os resultados e fazer ajustes caso seja necessário.

Como aumentar o faturamento da empresa?

Agora que você já entendeu o que é faturamento e como ele é importante para sua empresa, temos também dicas para melhorar esse indicador.

1. Observe o mercado

Para poder fazer seu negócio crescer e aumentar as vendas, é preciso observar o que acontece ao seu redor.

Monitore seus concorrentes constantemente para analisar seus movimentos e perceber seus erros e acertos.

Fique de olho no seu público-alvo e procure aproveitar bem os feedbacks que seu negócio recebe, sejam elogios ou críticas.

2. Use ferramentas de gestão

Existem várias ferramentas de gestão que podem ajudar a identificar pontos a melhorar no seu negócio.

Algumas das principais são:

  • Análise SWOT/FOFA: identifica as Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats)
  • Análise PESTEL: avalia fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ambientais e Legais
  • Matriz de Priorização: classifica as tarefas entre importantes e urgentes, importantes mas não urgentes, urgentes mas não importantes, não importantes nem urgentes
  • Matriz BCG: classifica produtos ou setores conforme a participação e a taxa de crescimento no mercado.

3. Invista em inovação

Seja qual for o segmento de uma empresa, é importante buscar sempre melhorar suas soluções e, melhor ainda, criar novos produtos ou serviços.

Além de ajudar com isso, o investimento em inovação também garante que a qualidade esteja sempre alta.

4. Acerte na precificação

Uma boa estratégia de precificação é essencial para manter seu faturamento cada vez mais alto.

Afinal, seus preços devem ser competitivos o suficiente para se destacar da concorrência, mas mantendo uma boa margem de lucro.

5. Aumente seu ticket médio

Uma boa prática para faturar mais é investir em ações para aumentar o ticket médio, incentivando seus clientes a gastarem mais.

Alguns exemplos são:

  • Cross Selling: a oferta de um item complementar ao que o cliente está comprando ou planejando adquirir
  • Upsell: a oferta de um artigo com qualidade superior
  • Desconto progressivo: o aumento do percentual de desconto conforme a quantidade de itens comprados.

6. Fidelize seus clientes

Fidelizar clientes é uma etapa essencial para melhorar as vendas e o faturamento.

Algumas estratégias eficientes para isso são:

  • Criação de programas de pontuação
  • Envio de ofertas exclusivas e personalizadas com base no histórico do cliente
  • Adoção do modelo da recorrência.

7. Melhore seus processos de cobrança

Uma empresa que planeja crescer e elevar o faturamento precisa investir na melhoria dos seus sistemas de cobrança para poder atender a uma demanda maior.

Desta forma, é possível oferecer uma experiência de pagamento fluida e tranquila para um alto número de consumidores, sem fricções e com segurança em um momento que já é bastante sensível.

O uso de uma plataforma de pagamentos também pode ajudar na diversificação das formas de cobrança, proporcionando ao cliente a escolha de como quer pagar.

É importante destacar ainda que um sistema robusto como a Vindi oferece todas essas vantagens com a segurança garantida pelo certificado PCI Compliance.

Além disso, com nosso sistema, é possível emitir relatórios com métricas importantes para sua empresa em tempo real a partir de um painel de indicadores de fácil utilização.

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