Os negócios digitais abrangem algumas das marcas mais famosas do mercado atual, graças à inovação que a internet traz para a economia.

São lojas virtuais, marketplaces, portais de conteúdo, plataformas de streaming, clubes de assinatura, entre outras empresas que funcionam exclusivamente online. 

Então, se você pretende empreender, conhecer esse mercado é essencial para aproveitar grandes oportunidades.

Confira neste texto quais são os principais negócios digitais e como criar um do zero para navegar nessa tendência lucrativa.

Negócios digitais são altamente lucrativos e transformam a economia online. Se você pretende empreender, entender esse mercado é essencial para aproveitar essas grandes oportunidades.

O que são negócios digitais?

Negócios digitais são empresas que operam exclusivamente pela internet

Dessa forma, todo o processo comercial e produtivo é realizado online, a partir da tecnologia e da conectividade.

Ao contrário das empresas tradicionais, que atuam com pontos de venda físicos, os negócios digitais vendem produtos e serviços somente pela internet. 

Alguns exemplos de organizações desse tipo são e-commerces, marketplaces, empresas de software, agências digitais e clubes de assinatura.

Na era da transformação digital, os negócios online têm maior potencial para a inovação e vêm revolucionando os hábitos de consumo. 

Por isso, eles têm grande relevância no cenário econômico atual e devem ditar as tendências para o futuro.

Quais os principais tipos de negócios digitais?

O mercado de negócios digitais é amplo e abrange diversos tipos de empresas

Confira alguns dos principais.

E-commerce

O e-commerce é uma loja virtual, ou seja, um ponto de venda online que comercializa produtos e serviços pela internet. 

Existem lojas online B2C, B2B, C2C, entre outros modelos de negócio.

No total, o Brasil já tem quase 2 milhões de e-commerces ativos, de acordo com o levantamento Perfil do E-Commerce Brasileiro, da BigDataCorp.

Marketplace

O marketplace é um shopping online onde diversos lojistas vendem produtos e serviços. 

Entre os maiores do mercado, estão Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magazine Luiza.

No caso, os vendedores pagam uma comissão e utilizam toda a estrutura da plataforma

Dessa maneira, empreendedores digitais conseguem alcançar mais clientes com uma solução B2B.

SaaS (Software as a Service)

O SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço) é um negócio digital que oferece um software em nuvem, acessível via assinatura e sem necessidade de instalação local. 

Nesse modelo de negócio, a empresa se responsabiliza pelo desenvolvimento, manutenção e atualização do software.

Por isso, as soluções SaaS são altamente populares entre empresas. 

Alguns exemplos são plataformas de gestão, softwares CRM, ferramentas de automação de marketing e plataformas de cobrança.

Na mesma categoria, existem ainda os modelos de negócio IaaS (Infrastructure as a Service, ou Infraestrutura como Serviço) e PaaS (Platform as a Service, ou plataforma como serviço). 

A diferença é que a IaaS oferece somente a infraestrutura em nuvem, enquanto a PaaS oferece a estrutura para desenvolvimento da solução — ou seja, somente o SaaS oferece a solução pronta.

Fintechs

As fintechs são startups que utilizam a tecnologia para oferecer soluções financeiras inovadoras. 

Elas operam no modelo SaaS e já somam mais de 1.600 empresas só no Brasil, segundo um levantamento da Distrito. 

Há diversos segmentos dentro do mercado de fintechs, como soluções de pagamento, cobrança, crédito, consórcios, gestão financeira, etc.

Dropshipping

O dropshipping é um modelo logístico de venda sem estoque, muito utilizado no e-commerce. 

Nesse tipo de negócio digital, o fornecedor se encarrega de todo o processo logístico, incluindo armazenamento, separação e envio de pedidos.

Dessa forma, o lojista dropshipper se responsabiliza pelas vendas, pelo marketing e pelo atendimento ao cliente, repassando os pedidos ao fornecedor. 

É possível fazer dropshipping em parceria com fornecedores nacionais ou internacionais.

Clube de assinatura

Os clubes de assinatura são negócios digitais que vendem produtos e serviços de forma recorrente para assinantes. 

Geralmente, é feita uma curadoria e o cliente recebe produtos (ou kits deles) selecionados em casa, todo mês.

No Brasil, temos clubes de assinatura de livros, vinhos, cervejas, cosméticos, lingeries, produtos para pets, serviços de barbearia, etc. 

Praticamente qualquer produto ou serviço de consumo recorrente no mercado pode dar origem a um negócio digital desse tipo.

Plataforma de streaming

A plataforma de streaming se consolidou como um dos negócios digitais mais populares do mercado. 

Nesses sites, o usuário paga uma assinatura para ter acesso a uma ampla biblioteca de conteúdo disponibilizado online.

É o caso de gigantes do streaming audiovisual, como Netflix, Spotify, HBO Max, Amazon Prime, Globoplay e Disney+.

Infoprodutos

Infoprodutos são produtos e serviços 100% digitais

Os principais exemplos são cursos online, e-books, webinars, podcasts, planilhas e aplicativos.

O mercado de infoprodutos cresce cada vez mais no Brasil, uma vez que são itens de baixo custo para produção e bom potencial de lucratividade. 

Agências e consultorias

Por fim, também existem diversas agências e consultorias que prestam serviços B2B exclusivamente online. 

É o caso de agências de marketing digital e consultorias de gestão, por exemplo.

Quais as vantagens de ter um negócio digital?

Sim, é vantajoso ter um negócio digital. 

O ambiente online está em constante expansão e oferece diversas oportunidades para empreendedores. 

Com as ferramentas adequadas e uma estratégia bem planejada, é possível alcançar um público amplo e diversificado. 

Confira os principais benefícios desse modelo de negócio:

Alcance sem fronteiras

Um dos grandes diferenciais dos negócios digitais é a possibilidade de alcançar clientes em todo o mundo, sem as fronteiras habituais das empresas físicas. 

Por isso, o público-alvo das empresas online costuma ser mais amplo, trazendo mais oportunidades.

Disponibilidade 24/7

Enquanto uma loja física funciona em horário comercial, o negócio digital está sempre disponível, 24 horas por dia e 7 dias por semana. 

Mesmo que não haja pessoas disponíveis para atender clientes, é possível automatizar o atendimento e a experiência do cliente.

Escalabilidade

Negócios digitais são muito mais escaláveis, ou seja, é possível expandi-los mantendo uma base de custos operacionais estável. 

Com isso, essas empresas se transformam em cases de crescimento exponencial.

Menor custo

Sem dúvidas, ter um negócio digital é uma oportunidade de reduzir custos no empreendedorismo. 

Em geral, essas empresas têm menos despesas operacionais, pois dispensam o aluguel de grandes estruturas e imóveis, além dos custos com estoque físico, manutenção e instalações.

Flexibilidade

Outra vantagem do negócio digital é que a internet proporciona mais flexibilidade para que a empresa se adapte a diferentes cenários

Com modelos de receita baseados em tecnologia, fica mais fácil ajustar a trajetória da empresa sempre que necessário e de acordo com os desafios do mercado. 

Possibilidade de automação

No ambiente digital, as possibilidades de automação são infinitas, agilizando todos os processos da empresa. 

Dessa forma, empresários digitais não perdem tempo com tarefas repetitivas ou de baixa complexidade, podendo focar totalmente na parte estratégica da gestão. 

Gestão data-driven

Há ainda a vantagem de fazer uma gestão data-driven, isto é, orientada por dados

Com todos os processos baseados em tecnologia, a empresa pode utilizar as técnicas mais avançadas de análise de dados e fazer do Big Data um grande diferencial competitivo. 

Desvantagens dos negócios digitais

Talvez a principal desvantagem dos negócios digitais seja a alta competitividade, uma vez que a ausência de fronteiras também aumenta a concorrência entre empresas. 

Com uma régua de inovação alta, as organizações têm que investir continuamente para manter seu posicionamento e seus diferenciais competitivos.

Além disso, há uma grande complexidade logística, principalmente para negócios com alto volume de pedidos e fretes. 

E-commerces e marketplaces, por exemplo, utilizam estruturas robustas com múltiplos centros de distribuição para garantir entregas rápidas e eficientes aos consumidores.

7 exemplos de negócios digitais de sucesso

Inspirar-se em exemplos de negócios digitais de sucesso permite aprender com estratégias eficazes, evitar erros comuns e acelerar o crescimento. 

Esses casos fornecem insights sobre inovação, adaptação ao mercado e melhores práticas, ajudando empreendedores a tomar decisões informadas e aumentar as chances de êxito no competitivo ambiente digital.

Confira nossa lista com alguns negócios digitais bem-sucedidos que são referências nesse mercado:

  • Petlove: e-commerce de produtos para pets com venda avulsa e recorrente
  • Qive (ex-Arquivei): SaaS de automação de gestão contábil e fiscal
  • Leiturinha: clube de assinatura de livros infantis
  • Sami: plano de saúde acessíveis para MEIs e PJ
  • PaGol: clube de milhas da Gol
  • RD Station: SaaS de automação de marketing e CRM online para empresas
  • BTG Pactual: corretora de valores e plataforma de investimentos
  • Exame: portal de conteúdo online.

Como abrir um negócio digital do zero? passo a passo

Com dedicação e criatividade, qualquer pessoa pode transformar uma ideia em uma empresa online

O ambiente digital oferece inúmeras oportunidades e recursos acessíveis para iniciar um empreendimento. 

Se está pensando em abrir um negócio digital do zero, acompanhe nosso passo a passo e tire seus planos do papel:

1. Escolha um segmento

Sua jornada de empreendedorismo digital começa com a escolha de um segmento com o qual tenha familiaridade. 

Como vimos, existem muitos tipos de negócios digitais, desde infoprodutos até grandes marketplaces e clubes de assinatura.

Além disso, eles estão em todos os nichos: alimentação, moda, finanças, eletrônicos, serviços profissionais, pet, games, conteúdo audiovisual, educação, etc.

Então, procure um nicho de mercado que combine com seus conhecimentos, estude a demanda e veja qual modelo de negócio tem maior potencial. 

2. Defina seu público-alvo

Todo negócio digital precisa de um público-alvo definido e um perfil de cliente ideal

Por isso, para abrir sua empresa, faça uma pesquisa ampla, identifique seus clientes em potencial e conheça a fundo seus hábitos, dores e necessidades.

Afinal, um gestor de marketing que contrata uma ferramenta de automação online é muito diferente de um assinante de clube de vinhos. 

3. Crie uma marca e uma identidade visual

Para ter sucesso na internet, você precisa de uma marca forte, uma identidade visual marcante e layouts atrativos. 

Por isso, invista na criação de um bom logotipo e escolha um nome que seja fácil de memorizar e tenha relação com o seu segmento.

Lembre-se também de adaptar a paleta de cores à essência da sua marca.

4. Registre o domínio

Com a empresa batizada, é hora de registrar seu domínio. 

Pesquise a disponibilidade no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e reserve o endereço da sua empresa, que será essencial para construir seu negócio digital.

5. Planeje suas operações

O próximo passo é definir como a empresa vai funcionar e quais serão os recursos necessários. 

Para isso, elabore um plano de negócio com os seguintes pontos:

  • Modelo de receita, ou seja, como sua empresa vai gerar lucro (assinaturas, venda avulsa, dropshipping, etc.)
  • Estrutura de custos com todas as despesas necessárias, como compra de estoque inicial, desenvolvimento de site, assinatura de plataforma, hospedagem, contratação de funcionários, etc.
  • Operação logística, no caso de empresas que entregam produtos
  • Definição do processo comercial da empresa.

6. Prepare sua estrutura

Dependendo do modelo de negócio digital que você escolher, será preciso providenciar a estrutura tecnológica para seu funcionamento. 

Por exemplo, para abrir uma loja virtual é preciso escolher uma plataforma de e-commerce, enquanto um site de conteúdo requer o desenvolvimento e hospedagem de um site.

7. Invista em marketing digital

Com toda a estrutura do seu negócio pronta, é só fazer um lançamento memorável e colocar seu site no ar

Mas, para que suas soluções cheguem até seus clientes, será necessário investir em marketing digital para atrair tráfego.

Veja algumas estratégias comuns:

  • Otimizar seu site para SEO (Search Engine Optimization) para conseguir um bom posicionamento orgânico nos buscadores
  • Criar conteúdo relevante e patrocinar publicações em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn e TikTok
  • Investir em mídia paga online, utilizando plataformas como Google Ads e Meta Ads para fazer campanhas
  • Fechar parcerias com influenciadores digitais que impactam seu público-alvo
  • Utilizar o inbound marketing para atrair leads qualificados e criar um fluxo de nutrição até a venda. 

Erros comuns para evitar ao lançar um negócio digital

Erros comuns podem comprometer o sucesso inicial de um negócio digital ao afetar áreas essenciais como planejamento, execução e posicionamento no mercado. 

Isso pode resultar em desperdício de recursos, tempo e oportunidades, além de prejudicar a reputação da empresa junto a clientes e investidores. 

Consequentemente, o empreendimento enfrenta dificuldades para se estabelecer, crescer e competir efetivamente no ambiente digital.

Não quer cair em ciladas? Veja os erros que você precisa evitar ao lançar seu negócio digital:

  • Não conhecer seu público-alvo e lançar soluções que não atendem às suas necessidades
  • Deixar de investir em ferramentas de gestão e automação
  • Não fazer uma pesquisa de mercado aprofundada para entender seus concorrentes e construir um diferencial competitivo
  • Lançar um MVP (Produto Mínimo Viável) com funcionalidades em excesso
  • Negligenciar a segurança digital e a proteção de dados pessoais nas suas operações
  • Reservar uma verba muito baixa para ações de marketing digital com mídia paga.

Qual a importância dos meios de pagamento em negócios digitais?

Os meios de pagamento estão entre os fatores decisivos para o sucesso dos negócios digitais.

Isso porque, para competir no mercado atual, você precisa:

Para atender a essas demandas, existem soluções como a Vindi, uma plataforma de pagamentos completa para descomplicar sua cobrança de ponta a ponta.

Com a Vindi, você pode cobrar vendas avulsas ou na recorrência, utilizando os meios de pagamento mais populares: boleto bancário, Pix, cartão de crédito e débito, bolepix e link de pagamento.

Além disso, conta com um sistema eficaz para gestão de assinaturas, recuperação de inadimplência e automatização da sua régua de cobrança.

Entendeu o que são negócios digitais, como funcionam e como abrir o seu? 

Aproveite e contrate a melhor solução de pagamentos recorrentes do mercado.

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