Se antes apenas celebridades tinham o poder de influenciar consumidores, na era digital e, principalmente com as redes sociais, qualquer pessoa pode criar conteúdo de qualidade e se tornar um especialista em seu mercado, é o chamado influenciadores digitais.  

Para as empresas, esse cenário representa mais uma oportunidade de atingir potenciais consumidores, aumentar o engajamento desse público com sua marca e atingir os objetivos de uma ação de marketing.

Mas, será que esse investimento vale mesmo a pena? É sobre isso que vamos falar nesse texto. Já que o sucesso pode depender da forma que uma ação foi planejada, sua execução e métricas utilizadas. 

Influenciadores digitais: o que são e por que investir?

Nos últimos anos, os hábitos de consumo das pessoas mudaram. Grande parte do motivo para essa transformação foram as redes sociais e a tecnologia. Sendo que a principal geração impactada por esses aspectos é a Y.

Um estudo divulgado pela emarketer mostrou, por exemplo, que a geração Y passa mais tempo em séries na Netflix ou vídeos no Youtube do que assistindo televisão, um dos principais meios de propaganda no passado.

A expectativa é que até 2020 cerca de 66.8 milhões de millennials vão consumir, pelo menos uma vez ao mês, vídeos digitais. Esse número demonstra a importância de investir em influenciadores digitais caso você queira atingir, principalmente, essa geração.

Podemos definir Influenciadores digitais como pessoas que construíram uma relação de confiança com seus seguidores nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook ou mesmo Youtube. Esse relacionamento, normalmente, é fruto da criação de conteúdo exclusivo sobre um determinado assunto.

Já o marketing de influência acontece quando uma empresa decide fechar uma colaboração com um influenciador digital no intuito de tornar sua marca conhecida, divulgar uma campanha ou produto para um público-alvo específico. 

Nesse cenário, a colaboração costuma acontecer por meio de um patrocínio, seja por meio do envio de produtos para testes, um valor por postagem ou qualquer outra maneira acordada por ambas as partes.

Com um mundo cada vez mais conectado nas redes sociais, investir em influenciadores digitais é uma ótima estratégia de conseguir se comunicar com o seu público e alcançar os resultados esperados. 

Porém, muitas empresas têm encontrado dificuldades em atingir suas metas não porque esse canal não vale a pena. Mas, sim porque a colaboração é mal planejada, executada ou mal alinhada com o influenciador. 

Fatores que afetam o marketing de influência

Alguns pontos importantes podem impactar negativamente os resultados de uma colaboração com influenciadores digitais, entre eles estão:

  • Seleção de perfis que não estão alinhados com os valores de sua marca e não usariam, normalmente, seu produto;
  • Fechar uma colaboração sem antes entender quem são os seguidores do influencer;
  • Analisar métricas de mídias tradicionais, ignorando as particularidades desse segmento;
  • Não ser flexível com o script que deve ser utilizado pelo influenciador digital, usando uma linguagem direta de vendas;
  • Alinhamento e termos de colaboração não claros. 

Dicas para o sucesso com influenciadores digitais

Provavelmente ao ler esse texto até aqui você já percebeu que investir em influenciadores digitais pode ser uma ótima oportunidade de marketing. 

Esse é um mercado que deve se desenvolver ainda mais nos próximos anos. Em 2018, apenas 39% dos gestores de marketing pretendiam aumentar seu investimento nessa estratégia. Já em 2019, esse número deve fechar em 65%.

Abaixo separamos algumas dicas para você aproveitar ao máximo suas colaborações.

1 – Seja flexível

Para construir sua base de seguidores, os influenciadores digitais acabam desenvolvendo sua própria marca pessoal e seu jeito de se comunicar. Eles possuem seu próprio estilo.

Por isso, evite impor scripts prontos ou limitar a criatividade. Isso provavelmente vai impactar negativamente o engajamento com os seguidores e gerar resultados abaixo do esperado. O ideal é definir parâmetros, porém deixá-los confortáveis para criar um conteúdo único. 

2 – Escolha os influenciadores digitais certos

Se um dos fatores que afetam negativamente uma campanha com influenciadores é escolher perfis que não se enquadram em seus valores, como citamos acima. Então, um dos segredos para o sucesso é escolher influencers que possuem grande afinidade com sua marca.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração são:

  • Vocês possuem uma comunicação similar;
  • Compartilham de um público-alvo parecido;
  • A comunicação visual se conversa.

Além disso, você pode analisar o perfil, seu engajamento e veracidade por meio de ferramentas, uma gratuita é a Socialblade

3 – Defina seu objetivo

Para alcançar bons resultados, você precisa de um bom planejamento. É importante definir metas claras e, também, saber qual audiência você quer atingir. 

Por meio de uma campanha com influenciadores digitais, você pode aumentar o conhecimento de sua marca, gerar mais vendas, crescer sua base de seguidores entre outros objetivos. Por isso é importante saber claramente qual é a sua meta para cada campanha.

Além disso, definir o público-alvo vai permitir que você encontre os melhores influenciadores e ainda atrai os consumidores certos.

4 –  Acompanhe as métricas certas

Para saber se a sua estratégia de marketing de influência tem atingido os resultados esperados, você deve olhar para métricas específicas. Sendo que elas podem variar de acordo com o objetivo da sua campanha. 

Para saber se a sua campanha foi bem visualizada, por exemplo, você pode acompanhar o número de pessoas alcançadas, a quantidade de impressões, número de novos visitantes.

Já para identificar se os usuários estão dispostos a comprar seu produto você pode considerar o aumento de seguidores, a quantidade de cliques para o seu site ou landing page.

Por último, algumas métricas de conversão também são importante, entre elas estão o número de novos leads e a quantidade de cupons utilizados nas compras.

Apostar em influenciadores digitais pode ser uma ótima forma de atingir seus objetivos em marketing. Mas, para isso, como vimos nesse texto é preciso fazer um bom planejamento, buscar os perfis certos e acompanhar métricas relevantes.  Boas colaborações!

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