Transformação Digital: Por que todo negócio precisa dela?

Transformação Digital é um método que utiliza diversos recursos tecnológicos para otimizar os resultados do seu negócio, independente do setor de atividade, visando aumento de alcance e desempenho da sua marca. Sendo assim, trata-se da reestruturação dos processos de gestão, que considera mecanismos inovadores como principais fatores para novos modelos de atuação.

Tecnologias em cloud, mídias sociais, mobilidade, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial) possuem como foco a melhoria da experiência do cliente. Ou seja, são ferramentas voltadas para o consumidor final, a fim de fornecer soluções ágeis e intuitivas.

A partir daí surgiu a ideia de Transformação Digital. Sendo um método para unificar medidas inovadoras, eficaz e funcional tanto para empresas, quanto clientes.

[bctt tweet=”A Transformação digital ajuda você a melhorar e experiência do cliente com a sua marca.” username=”vindibr”]

A importância da Transformação Digital

Melhorar a experiência de interação e compra do seu cliente com o seu produto/serviço deve ser foco principal de sua empresa (uma vez que vivemos na era do cliente). Para isso, é preciso conhecer todas as tecnologias disponíveis no mercado. Como, por exemplo, armazenamento em cloud, mídias sociais, mobilidade, IoT e IA.

Esses recursos fornecem suporte necessário para a Transformação Digital. Sendo que ela afetará diretamente três pilares do seu negócio:

1 – Experiência do Cliente

Otimizar a experiência do cliente é o ponto chave da Transformação Digital. Graças às novas tecnologias é possível:

  • Conhecer seu cliente em profundidade e, assim, obter benefícios como promover de forma assertiva sua marca em diferentes mídias digitais;
  • Alavancar vendas com auxílio de novas tecnologias para gerar maior produtividade e aumentar a satisfação do cliente;
  • Melhoria nos processos de atendimento utilizando estratégias multicanais que permitem ao consumidor escolher onde e como deseja ser atendido.

2 – Processos

Com a Transformação Digital, sua empresa também poderá ter melhorias nas áreas operacionais, como:

  • Automação, para que você e seus colaboradores foquem seus esforços em soluções estratégicas para o crescimento do seu negócio (como a digitalização de processos de recursos humanos, de pesquisa e desenvolvimento ou administrativos — como emissão de boletos e notas fiscais);
  • Colaboradores mais qualificados, seja em modelos como home office ou em espaços de coworking. Pois, o uso de tecnologias que permitem esse tipo de colaboração gera maior economia de recursos de escritório e maior produtividade;
  • Mais insights sobre produtos, clientes e regiões (baseados em dados concretos e não somente hipóteses) que permitem uma tomada de decisão mais segura e assertiva. Além de melhorar processos de criação de estratégias.

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3 – Novos Modelos de Negócios

Transformar modelos de negócios é uma tarefa complexa. Além de redefinir as funções de cada área, com base em novas tecnologias, é preciso estudar como essas alterações irão interagir entre si. Assim, procurar por novos modelos de negócios com auxílio da Transformação Digital requer:

  • Negócios digitais que busquem formas de melhorar sua atividade tradicional com apoio digital (programas de fidelidade, estratégias de desconto, etc.);
  • Desenvolvimento de dispositivos digitais que complementem produtos tradicionais (como equipamentos esportivos que possuem algum aplicativo para avaliação de desempenho);
  • Globalização digital, que permite às empresas obter parcerias globais, enquanto permanecem relevantes e ativas em suas respectivas regiões.

A importância de automatizar processos

Automatizar processos internos (como cobranças, emissão de notas fiscais) permite que você realize tarefas manuais de forma rápida e assertiva (com redução do índice de erro humano).

Além de reduzir custos e otimizar processos, você terá benefícios como: redução de erros humanos; projeção de lucros mais clara; maior controle financeiro e sobre gastos; economia e otimização do seu tempo e de seus colaboradores; melhoria da experiência do cliente e aumento de sua satisfação com seu produto/serviço e maior controle na gestão das áreas da sua empresa.

E aí, sua empresa já está preparada para dar o próximo passo em direção a Transformação Digital?

cta tomorrow

Sobre o autor

Redação Vindi
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