Você sabe como registrar uma marca e entende por que esse processo é essencial para começar um negócio?

Com esse registro, você protege a identidade da sua empresa e garante que nenhum concorrente possa usar seu nome indevidamente. 

Além disso, obtém os direitos necessários para explorar a marca comercialmente e conta com toda a segurança para construir uma imagem forte no mercado.

Quer entender como funciona o registro de marca e quanto custa o processo?

É só seguir a leitura e anotar nosso passo a passo.

Tem como registrar uma marca grátis?

O INPI é responsável por efetivar os registros de marca no Brasil e o responsável pela formalização de todo o processo.

Não, não é possível registrar uma marca grátis, pois são necessários diversos processos para garantir sua propriedade e obter proteção jurídica.

Toda empresa que deseja proteger sua marca deve solicitar o registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para garantir que ninguém utilize indevidamente seu nome ou logotipo. 

Este procedimento resguarda a marca em todo o território nacional, com opção de registro para mais 137 países, graças ao acordo entre o INPI e a Convenção da União de Paris (CUP), de 1883.

Obviamente o processo tem seus custos, que ainda são muito pequenos perto da importância do registro para a empresa.

Afinal, sua marca é um patrimônio valioso para o seu negócio e garantir que só você possa usá-la no mercado é um investimento importante para manter a vantagem competitiva. 

Vale ressaltar que o registro da marca no INPI tem validade de 10 anos e somente depois deste período precisa ser renovado. 

A importância do registro de marca

Registrar uma marca não é mera questão de formalização, mas um passo essencial para proteger a identidade da sua empresa.

Isso porque a marca funciona como um elo entre a empresa e o cliente, garantindo que qualquer pessoa reconheça seu negócio imediatamente ao avistar o nome e logotipo. 

Não à toa, as marcas são consideradas patrimônios inestimáveis, que podem alcançar um valor de mercado surpreendente.

Para você ter uma ideia, a marca mais valiosa do mundo atualmente é a Apple, avaliada em 516 bilhões de dólares, segundo o relatório da Brand Finance, de 2023. 

Em segundo lugar vem a Microsoft, avaliada em 340 bilhões de dólares e, em terceiro, o Google, com valor de 333 bilhões de dólares.

Essas empresas atingem tais valores bilionários porque são reconhecidas em qualquer lugar do mundo e possuem valores muito claros associados às suas marcas. 

Mas, independentemente do porte da sua empresa, você precisa proteger sua marca para garantir que a concorrência não possa usar sua identidade.

Veja algumas vantagens de obter o registro:

  • Garante uso exclusivo da marca em território nacional e opção de extensão para mais 137 países;
  • Impede que concorrentes usem sua marca indevidamente;
  • Permite que você explore os direitos da marca com ações, como licenciamento de produtos e cobrança de royalties;
  • Permite que a marca seja vendida;
  • Possibilita o uso da marca em qualquer material e canal de divulgação sem riscos; 
  • Dá direito à notificação e processo judicial em caso de uso sem autorização.

O que é preciso para registrar uma marca?

Para registrar uma marca, basta ter um nome comercial definido para a sua empresa e um logotipo para representar o negócio.

O INPI reconhece como marcas: palavras, frases, símbolos e desenhos, ou uma combinação destes elementos que identifique sua empresa ou produto/serviço.

Em relação à documentação, é preciso apresentar um documento constitutivo da empresa (contrato social, ato institucional ou certificado do MEI, por exemplo) e, opcionalmente, o logotipo criado. 

Além disso, durante o processo de registro, o titular também deve gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento das taxas do INPI. 

Como fazer para registrar uma marca

Todo o processo de registro de marca pode ser feito online através do site do INPI, que oferece um processo bem intuitivo de registro.

O processo para registrar uma marca pode ser feito 100% online pelo site do INPI.

Confira o passo a passo. 

1. Faça a busca prévia de marca

Antes de registrar uma marca, é importante fazer uma pesquisa no banco de dados do INPI para verificar se o nome já está em uso.

Para isso, basta acessar o sistema de busca do site e escolher a opção “Marca”, que permite procurar pelo nome exato ou aproximado e incluir a classificação.

Na lista, você vai encontrar marcas com diversos status, mas só valem os processos marcados como “Registro de marca em vigor” (os extintos, arquivados e outros status podem ser desconsiderados).

2. Cadastre-se no INPI

Se a marca estiver disponível, o próximo passo é se cadastrar no INPI para fazer o pedido de registro.

Você pode fazer o cadastro como pessoa física ou jurídica diretamente neste link.

3. Leia o Manual de Marcas

O INPI disponibiliza um Manual de Marcas completo com todas as informações e tipos de marcas para realizar o pedido de registro.

Por exemplo, existem marcas de produtos e serviços, coletivas e de certificação.

Além disso, a marca pode ser apresentada de forma nominativa (texto), figurativa (imagem), mista (combinação de texto e imagem) e tridimensional (forma plástica). 

4. Pague a GRU

Antes de entrar com o pedido de registro de marca, você deve gerar a GRU no site e efetuar o pagamento da taxa correspondente ao tipo de empresa.

Para isso, basta acessar o sistema de emissão de GRU

Para saber os valores para cada situação, consulte a Tabela de Retribuições dos Serviços Prestados pelo INPI

5. Dê entrada no pedido

O próximo passo é usar o número da GRU paga para acessar o sistema e-Marcas, lá você deve preencher o formulário para dar entrada ao pedido de registro.

Neste formulário, você terá que informar dados básicos, como nome e tipo de marca, além de anexar documentos solicitados e a imagem do logotipo. 

Depois de aceitar as declarações, é só enviar o pedido final e anotar o protocolo para acompanhamento.

6. Acompanhe o pedido

Para acompanhar seu pedido de registro de marca, você deverá consultar a Revista de Propriedade Industrial (RPI), publicada semanalmente pelo INPI. 

Também é possível fazer a consulta pelo histórico do processo no sistema de busca de marcas (o mesmo que você usou na pesquisa prévia).

7. Pague a taxa de concessão ou apresente recurso

Se o pedido para registrar a marca for deferido, você só precisa pagar a taxa de concessão do registro para finalizar o processo e garantir o direito da sua marca por 10 anos.

Agora, se for indeferido, você terá que entrar com recurso, formulado conforme as alegações do INPI.

Qual é o custo para registrar uma marca?

O custo para registrar uma marca depende do tipo de empresa e processo solicitado.

As pessoas físicas, microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais, por exemplo, têm desconto de até 60% nas taxas do INPI.

De acordo com a tabela publicada pelo instituto, estes são os principais valores praticados:

  • Pedido de registro com especificação pré-aprovada: R$142,00 para empresas que possuem desconto e R$355,00 para as demais;
  • Pedido de registro de livre preenchimento: R$166,00 para empresas que possuem desconto e R$415,00 para as demais;
  • Oposição: R$142,00 para empresas que possuem desconto e R$355,00 para as demais;
  • Concessão da vigência do registro: R$298,00 para empresas que possuem desconto e R$745,00 para as demais.

Então, se você for registrar a marca de uma microempresa com especificação na lista do INPI, por exemplo, pagará R$142,00 pelo pedido mais R$298,00 pela concessão, totalizando R$440,00 pelos 10 anos de vigência do registro. 

Se você contratar um profissional para auxiliar no processo de registro, terá que contabilizar também seus honorários. 

Como registrar uma marca e patente?

O registro de patente é um pouco diferente do registro de marca e deve ser feito através de um processo próprio também dentro do site do INPI.

Marca e patente são dois conceitos diferentes, que exigem processos distintos de registro no INPI.

Enquanto o registro de marca protege a identidade da empresa, a patente serve para garantir a propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade

O INPI considera as invenções, quaisquer atividades inventivas, novidades e aplicações industriais; e os modelos são objetos de uso prático e industrial. 

Então, se você criou uma nova tecnologia ou desenvolveu um produto inovador, a patente garantirá que ninguém possa copiar a invenção e que só você pode lucrar com ela por determinado período.

A diferença é que o processo é mais demorado do que o registro de marca e exige um relatório descritivo com todas as especificações técnicas do invento.

Além do registro de marca: o que mais você precisa?

Registrar uma marca é apenas um dos processos para abrir um negócio, mas empreender vai muito além da burocracia.

Afinal, de nada adianta ter uma marca memorável e protegida juridicamente se você não oferecer soluções de qualidade, não tiver um bom planejamento financeiro e não focar no público-alvo certo.

Se você pretende entrar no mercado da recorrência, por exemplo, vai precisar de uma plataforma de pagamentos robusta, como a Vindi, que oferece todas as funcionalidades para automatizar sua cobrança recorrente.

Nosso sistema traz recursos de gestão de assinaturas, recuperação de inadimplência e controle financeiro, além de possuir um gateway de pagamento com API amigável.

Bônus: Como registrar o domínio da sua marca na internet

Domínio é como chamamos o endereço online atribuído à sua empresa (www.nomedasuamarca.com.br). Assim, para garantir o uso do nome da sua marca na internet, é preciso realizar um registro de domínio. Ou seja, pagar pelo registro e uso do endereço virtual.

Para fazer esse registro, você precisa primeiro procurar por domínios disponíveis, e depois fazer o pedido de registro. Quanto à disponibilidade, vale lembrar que existem diversas extensões (.net, .com, .jus, etc.), além do código do país, que podem diferenciar um registro do outro.

Portanto, após fazer o seu registro, você pode utilizá-lo na internet, criando um site ou um e-mail profissional para sua empresa, e garantindo uma presença digital completa para o seu negócio.

Se você chegou até aqui, deve estar pronto para registrar sua marca. 

Então, aproveite e conheça melhor as facilidades da Vindi para começar seu negócio do jeito certo.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies