Vender pelas redes sociais como Instagram, Facebook e Whatsapp é fundamental para toda e qualquer empresa que quer se destacar no mercado.
Além disso, é nas redes sociais que os potenciais clientes do seu negócio estão, onde não existem fronteiras que limitem o acesso aos seus produtos e serviços.
Dessa forma, neste post falaremos sobre as dicas mais valiosas para você que deseja descobrir uma forma eficaz de como vender no Instagram!
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1. Tenha um perfil comercial para vender no Instagram
Um perfil pessoal parece bom para quem só utiliza o Instagram para entretenimento, mas para quem quer vender online, a conta comercial é fundamental.
Da mesma forma, só um perfil comercial oferece a possibilidade de impulsionamento de publicações, métricas, dados dos seguidores, estatísticas, interações e links nos stories.
Por isso, você precisa de um perfil comercial agora! Você pode criar uma conta nova, ou, se quiser aproveitar os seguidores já existentes, é possível apenas trocar o perfil pessoal para comercial nas configurações do aplicativo. Lembrando que, esse perfil comercial é 100% gratuito!
2. Crie uma biografia incrível
Ter uma biografia direta e que explique seu posicionamento no mercado também é muito importante para quem quer vender no Instagram.
Por outro lado, não usar esse recurso ou colocar informações pessoais pode tirar potenciais clientes. E, nós sabemos muito bem que a concorrência nas redes sociais é muito forte, não é mesmo?
Por isso, invista um tempo para criar, em até 150 caracteres, uma biografia de arrasar! E, lembre-se de que o nome da sua empresa, diferenciais no seu segmento e o site da loja (se tiver) são imprescindíveis.
3. Publique com frequência
Não adianta nada ter um perfil comercial e uma biografia incrível se você não publicar frequentemente no Instagram. O conteúdo é fundamental para que os algoritmos da rede social continuem dando visibilidade para sua conta.
Por isso, planejamento é essencial para quem quer vender no Instagram. Pense com antecedência quais conteúdos são relevantes para seu público-alvo e se prepare para publicar, no mínimo, 4 vezes na semana.
Além disso, mesmo que o foco esteja nas vendas, seus clientes precisam ver valor na sua marca.
Por exemplo, se você vende hambúrgueres, pode mostrar como eles são feitos no seu restaurante, quais acompanhamentos combinam com cada opção do cardápio. Até ensinar outras receitas rápidas pode fazer parte da sua programação. Deixe a criatividade fluir!
4. Mostre seu produto com fotos de qualidade
Fotos são o carro-chefe do Instagram. Diferente do Facebook e do WhatsApp, onde os textos têm mais visibilidade e ranqueamento, no Instagram o foco são as fotos.
Dessa forma, fotos com resolução ruim da câmera, mal iluminadas e mal posicionadas tendem a passar despercebidas na linha do tempo.
Portanto, foque no seu produto e em aplicativos de edição, como VSCO, Lightroom CC e Tezza, que melhorem ao máximo a qualidade das suas publicações. Esses aplicativos estão disponíveis tanto para IOS quanto para Android, basta procurar na sua loja de aplicativos no celular. Ah, e vale à pena investir em fotos profissionais também, ok?
5. Chame atenção para as promoções dentro das fotos
Colocar legendas impactantes nas fotos é necessário para que seu negócio esteja bem ranqueado, mas é importante destacarmos, mais uma vez, que o foco do Instagram está nas fotos.
Por isso, sempre que fizer uma promoção ou quiser anunciar um desconto imperdível, coloque essa informação dentro das fotos e nas legendas.
Dessa forma, você garante que todos verão a oferta, já que só a legenda pode passar despercebida para quem não tem o costume de ler na rede social.
6. Use feed para aquisição e stories para retenção
Um erro grave que muitas marcas cometem é anunciar os produtos no feed, nos stories, no IGTV e usar todos os recursos do Instagram somente para vender.
Além disso, já comentamos aqui que um conteúdo relevante pode fazer muita diferença para quem quer gerar valor nessa rede social.
Dessa forma, é fundamental que você conheça as melhores formas de usar os recursos oferecidos. Publicações no feed têm como objetivo conquistar novos clientes, e os stories servem principalmente para manter o relacionamento com quem já consome seus produtos.
Portanto, aproveite os stories para fazer enquetes, lançar perguntas, responder dúvidas, e conversar com seus seguidores. Você também pode pensar em publicações sobre o dia a dia da sua empresa com conteúdos mais leves e rotineiros.
7. Impulsione publicações relevantes para vender no Instagram
Sabe aquela foto na sua linha do tempo que teve mais likes que o normal, ou aquela promoção que você preparou para seus seguidores? Ou, até mesmo um sorteio incrível que você quer a participação de várias pessoas?
Sim, essas publicações podem – e devem – ser impulsionadas com o Instagram Ads! Com essa funcionalidade, você basicamente paga para ser mais visto e anunciar, como se fosse uma publicidade mesmo.
Entretanto, é importante destacar que você precisa vincular sua página no Instagram ao Facebook para anunciar e impulsionar uma publicação. Não existe outro jeito de fazer o pagamento, já que as duas redes sociais são da mesma empresa.
8. Use hashtags que façam sentido para o seu negócio
As hashtags são como palavras-chave das publicações que você fez na sua conta. Além disso, elas são importantes tanto para o feed quanto para os stories!
Por isso, use essas tags ao longo e no final de cada texto, sempre tomando o cuidado para escolher palavras que façam sentido com o conteúdo publicado.
Dessa forma, toda vez que alguém clicar na hashtag #hamburguervegano, por exemplo, ela verá a foto da opção oferecida pelo seu restaurante. E, inclusive naquela lupa que fica entre a casinha e o sinal de + do aplicativo.
9. Aposte em conteúdos audiovisuais para vender no Instagram
Os vídeos são uma tendência sem volta para quem quer ter representatividade nas redes sociais. E, o Instagram sabe muito bem disso! Foi assim que o IGTV começou a ser desenvolvido, e está, aos poucos, caindo na graça dos seguidores.
Dessa forma, invista em produzir vídeos curtos, de 15 segundos, para os stories; até 60 segundos para o feed e até 60 minutos para o IGTV. É fundamental que eles sejam gravados na vertical para stories e IGTV e em formato quadrado para o feed.
Além disso, alguns aplicativos simples de edição podem ajudar muito na finalização dos seus vídeos, como o Splice. Ele e outros aplicativos também podem ser encontrados facilmente na loja de aplicativos do seu celular e possuem versões gratuitas.
Ah, e você também pode fazer lives para vender no Instagram, chamar convidados à distância e criar pequenos programas para o seu conteúdo. Geralmente, essas lives ficam salvas no seu perfil por 24h, para que os seguidores assistam mais tarde.
10. Compartilhe depoimentos de clientes satisfeitos
Os depoimentos são a maior prova social de satisfação dos seus clientes. Portanto, tirar um print daquele comentário dizendo: “Esse hambúrguer vegano é o melhor!” e publicar nos stories e no feed valida muito o trabalho que sua empresa vem desempenhando.
Além disso, alguns clientes preferem mandar mensagens diretas, aquelas que só aparecem para você, elogiando seus produtos e serviços. Você pode publicar elas também, mas é fundamental que peça autorização para quem enviou, ok?
11. Não deixe seu público sem resposta
Deixar de responder comentários, mensagens diretas e menções ao seu perfil é uma das piores coisas que você pode fazer quando está tentando vender no Instagram. Os clientes necessitam que as marcas sejam cada vez mais humanizadas e reais.
Por isso, tire dúvidas, responda o mais rápido que puder e, se possível, invista em uma pessoa que fique responsável pelas redes sociais. O social media é uma peça fundamental para quem quer vender no Instagram.
12. Faça parceria com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais são uma grande vitrine para seus produtos e serviços. E, você pode trabalhar com eles de várias formas.
Por exemplo, você pode enviar um hambúrguer do seu restaurante na hora do jantar, como um “recebido do dia” e aguardar o agradecimento do influenciador. Ou ainda propor uma parceria, onde ele testará seu produto e depois dirá aos seguidores se gostou ou não.
Nós sabemos que, muitas vezes, os valores dos influenciadores são muito altos para falar de uma marca, e os que têm muitos seguidores não são tão acessíveis.
Portanto, a dica é investir essa parceria com influenciadores que estão se disponibilizando para divulgar marcas no meio da crise que estamos passando ou conversar com micro e nano influenciadores.
Eles têm menos seguidores, mas possuem um maior poder de influência dos seus seguidores, já que estão conversando com eles ativamente e são mais acessíveis que os grandes.
13. Use o link de pagamento para vender no Instagram
Na hora de vender no Instagram, o grande desafio é o de finalizar uma venda por lá mesmo. Isso porque o hiperlink só funciona na biografia da sua conta, deixando de ser clicável quando é colocado nos comentários, mensagens diretas e legendas.
Por isso, é fundamental que você use um link de pagamento que seja facilmente copiado para o browser do seu cliente e clicável na biografia. Essa ferramenta pode te ajudar muito a vender no Instagram, já que você não precisa redirecionar seu cliente para um site ou página.
O link de pagamento é como uma maquininha, só que digital. E, quando usado para vender no Instagram, Facebook ou qualquer outra rede social, você aumenta consideravelmente suas chances de conversão!
Aqui na Vindi, nós temos a plataforma de gestão de pagamentos mais segura e completa do mercado, e fomos os pioneiros no lançamento do link de pagamento no Brasil. Dessa forma, se você quer começar a vender no Instagram, nós podemos te ajudar a vender com sustentabilidade e escalabilidade.
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