É cada vez mais comum – e necessário – que as empresas tomem decisões baseadas em dados. Pois esse procedimento permite mais assertividade e, também, menor risco de investir em algo que não vai trazer o lucro esperado. Essa prática ganhou o nome de cultura Data Driven.

Porém, só a coleta de dados não basta para garantir o sucesso. É preciso investir na análise dessas informações com inteligência; entender o problema e, unindo a isso o conhecimento de mercado, criar estratégias para seguir no melhor caminho.

Além disso, é importante depois da coleta de dados criar metas e métricas. Assim, você consegue acompanhar os ganhos e a performance desde que as decisões passaram a ser baseadas em dados.

Para ter maior controle sobre as métricas de venda, por exemplo, o melhor é contar com plataformas que forneçam relatórios precisos sobre cada venda realizada, clientes inadimplentes e outros pontos.

Comece 2021 com a ferramenta certa para suas cobranças. Conte com a Vindi!

banner campanha Start 2021 Vindi

Ao longo desse texto, você vai entender o que é o conceito cultura Data Driven e ver dicas de como implementá-la em sua empresa. Confira!

O que é uma empresa data-driven?

Empresa data-drive é aquela que coloca os dados no centro de tudo que faz. Com isso, seu planejamento e também suas decisões são sempre tomadas de acordo com as informações coletadas. 

Esses dados podem ser colhidos de diferentes fontes, sendo de clientes ou mesmo de potenciais compradores. E a análise dessas informações podem ter a intenção, por exemplo, de:

  • gerar mais vendas;
  • aumentar o engajamento em redes sociais;
  • aumentar as conversões por meio de anúncios;
  • entre outros.

Opinião vs. dados: como não confundir

Ainda é comum encontrar empresas que têm suas decisões tomadas de acordo com a opinião ou “instinto” de quem faz parte da diretoria e gestão.

Porém, quando se fala em criar uma cultura Data Driven esse cenário não deve mais acontecer. É importante pensar que em uma companhia que utiliza os dados no centro de tudo não acha e depois busca dados para apoiar suas decisões. 

Na verdade, é com base nas informações coletadas que se entende um cenário, um problema e, então, a decisão é tomada. 

Uma cultura Data Driven ajuda a:

  • Entender melhor um problema;
  • Resolver impasses com mais rapidez;
  • Analisar dados para encontrar soluções;
  • Conhecer mais profundamente seu negócio e clientes. 

Exemplos de uso da cultura Data Driven 

Grandes empresas do cenário atual utilizam a cultura Data Driven para decidir qual produto lançar e até mesmo qual roteiro trará mais sucesso. Alguns exemplos são a Netflix e, também, a Amazon. 

Em um vídeo divulgado no canal TED, Sebastian Wernicke, estatístico e cientista-chefe de dados da One Logic comparou a análise de dados aplicada pelas duas empresas para a criação de novas séries. 

Segundo ele, depois de distribuir oito diferentes pilotos de uma série, a Amazon coletou milhões de dados dos consumidores. E fez a análise de quando os espectadores pressionavam o play, em que parte eles faziam uma pausa, qual cena assistiam novamente e mesmo qual ignoravam. 

Ao final da análise, a empresa decidiu criar a série chamada Alpha House, uma trama sobre quatro senadores americanos.       

Já a Netflix, preferiu, ao invés de analisar novos dados, olhar para aqueles que ela já tinha. Assim, a empresa prestou atenção no histórico de visualizações dos usuários e nas classificações.

Com essas informações em mãos, ela criou diferentes tipos de perfil de espectadores e agregou a esses dados um conhecimento de mercado. 

O resultado foi a criação de uma série baseada em um único congressista americano, a House of Cards. Além disso, a escolha do ator e do diretor também levaram em consideração a análise de dados.   

Segundo Wernicke, o grande diferencial entre as duas empresas não foi a coleta de dados, mas sim como eles foram analisados para chegar em uma decisão. 

Como aplicar na minha empresa

1 – Mentalidade

Uma das maiores dificuldades que você pode encontrar ao tentar aplicar a cultura Data Driven em sua empresa é a resistência dos colaboradores.

É importante ter paciência e insistir para que eles percebam como os dados podem ajudá-los a obter mais sucesso em suas áreas. Comece pelos gestores e pense em maneiras de, aos poucos, incluir os dados no dia-a-dia.

2 – Automação 

Usar ferramentas de automação é importante ao implementar a cultura Data Driven. Pois elas permitem facilmente a coleta de dados. Depois, fica mais fácil organizar as informações para uma análise.

A automação pode ser útil não apenas em softwares de vendas. Ela pode acontecer, por exemplo, na área de pagamentos. Assim, você consegue saber qual o meio de pagamento preferido dos seus consumidores, quais bandeiras de cartão eles mais utilizam, qual dia costumam quitar uma cobrança entre outros. 

3 – Treinamento

Para que seus colaboradores sejam capazes de praticar a cultura Data Driven é preciso investir em treinamento. Assim, eles saberão como analisar dados e separar os mais importantes.

Para aplicar o novo modelo, você não precisa demitir todo time e contratar apenas pessoas que já são expert no assunto. Afinal, lembre-se que os talentos que estão com você já conhecem seu mercado, outra valiosa habilidade.

4 – Compartilhamento

Os dados que você tem acesso podem ser valiosos para melhorar as atividades dos seus colaboradores. Então, se quer criar uma cultura Data Driven, comece a deixá-los acessíveis para todos.

É, claro, que você deve ser preocupar com a segurança e restringir as informações mais sensíveis. Basta fazer um bom filtro e democratizar os dados que forem possíveis.

Nesse texto, compartilhamos o que é cultura Data Driven, sua importância no cenário atual e como torná-la parte da sua empresa.

Por último, vale lembrar que a coleta de dados sempre deve seguir as leis de privacidade, como a LGPD no Brasil e a GPDR da Europa.  Fique de olho nisso e passe a tomar decisões mais assertivas baseadas em dados!  

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies