A automatização, sobretudo, de pagamentos é uma tecnologia que vem sendo cada vez mais adotada por empresas.

Isso acontece porque a evolução tecnológica que tivemos nos últimos anos facilita muito a vida das empresas e também dos consumidores. Por outro lado, essas facilidades fazem com que o fluxo de informações corra muito mais rápido… e, assim, a tecnologia acaba se tornando uma necessidade para conseguirmos nos adaptar a esse ritmo.

Um dos campos que mais têm evoluído nos últimos anos é o dos meios de pagamento. Por isso, é importante que sua empresa tenha como oferecer vários métodos de cobrança com agilidade, segurança e da maneira como o cliente gosta.

Para conseguir tudo isso, continue lendo este artigo. Nele, vamos explicar o que é automação de pagamento, suas vantagens e como usar essa ferramenta para combater a inadimplência e oferecer as mais modernas opções de pagamento ao público.

Então boa leitura!

O que é automação de pagamentos?

Automação de pagamentos é a adoção de uma ferramenta tecnológica para centralizar todos os processos de cobrança e pagamento por produtos ou serviços. Esta solução está muito ligada a produtos ou serviços recorrentes, ou seja, que são fornecidos e pagos de tempos em tempos – geralmente a cada mês. 

Isso porque uma boa ferramenta de automação não se limita a efetuar os pagamentos: ela também pode executar várias tarefas que exigiriam a mobilização de equipes inteiras se fossem realizadas manualmente. 

Assim, é possível cadastrar cada cliente e programar a data de cobrança e o meio escolhido para pagar. E, se o pagamento não for feito por algum motivo, o próprio sistema esgota uma série de possibilidades para resolver o caso antes que seja necessária a intervenção de um ser humano.

Além disso, toda a atividade de uma plataforma de cobranças gera dados, e a partir deles, o sistema pode emitir relatórios que ajudam no gerenciamento da empresa e na relação com os clientes. Em outras palavras, podemos afirmar que a automação de processos é um meio de terceirizar os serviços relacionados à cobrança para uma plataforma especializada. E, bem gerenciadas, essas ferramentas servem como grandes aliadas ao seu negócio.

No próximo tópico, vamos mostrar que o uso desse tipo de sistema é vantajoso não só para você, mas também para seus clientes.

Vantagens da automação de pagamentos

O uso da automação de pagamento é cada vez mais popular nas empresas, principalmente as que trabalham com recorrência. Afinal, este é um recurso que pode beneficiar tanto o negócio quanto seus consumidores, como vamos mostrar abaixo.

Para a empresa

Algumas das vantagens que a automação pode proporcionar para empresas são:

  • Otimização de processos: a automação de pagamentos pode ajudar em tarefas como cobrança de inadimplentes e até análises de resultados, evitando que seus colaboradores gastem energia em atividades manuais trabalhosas
  • Melhor atendimento: com o aumento da produtividade graças ao sistema de automação, os funcionários podem dar mais atenção para o atendimento ao cliente, que por consequência tem uma melhora na qualidade
  • Menor inadimplência: com a automação, você pode pré-definir ações capazes de resolverem boa parte dos casos de falta de pagamento sem necessidade de intervenção humana
  • Gestão financeira: a realização de processos automáticos torna mais fácil o gerenciamento do fluxo de caixa da sua empresa, pois os sistemas de cobrança recorrentes aumentam a previsibilidade das suas receitas
  • Acompanhamento de dados: um sistema de automação de cobranças também é capaz de emitir a qualquer momento relatórios com diversas métricas que podem embasar a tomada de decisões.

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Para o cliente

O cliente também sai ganhando quando a empresa adota um sistema de automação de pagamento. Confira algumas das vantagens:

  • Praticidade: a cada mês, todo cliente tem muitas contas para pagar, e o esquecimento de uma delas pode render bastante dor de cabeça. A automação pode garantir o pagamento sem nenhuma ação ou, se o cliente não preferir pagar automaticamente, ele pode ser lembrado por uma mensagem automática
  • Melhor experiência do cliente: uma plataforma de automação torna o processo de cobrança e pagamento mais fluido e com menos fricções, dentro do conceito de pagamentos invisíveis, ou seja, quando o ato do pagamento não é percebido pelo consumidor
  • Segurança: dependendo do produto comprado ou serviço contratado, é comum precisar informar dados sensíveis, como endereço, telefone, CPF e número do cartão de crédito. Por isso, quem consumir de uma empresa que adote a automação do pagamento pode contar com uma proteção maior a essas informações
  • Variação nas formas de pagamento: cada cliente tem suas preferências, e há muitos métodos de pagamento que podem ser escolhidos atualmente. Portanto, é importante contar com uma ferramenta que permita aceitar as principais modalidades possíveis.

Lembre-se que a escolha de uma boa plataforma é importante para que você possa aproveitar todas as vantagens.

Como a automação de pagamentos reduz a inadimplência

Há várias possíveis causas para a inadimplência, e uma boa parte delas pode ser solucionada com um sistema de automação. Em muitos casos, o motivo da falta de pagamento é o esquecimento do cliente.

Em uma empresa que não tem automação de cobrança, é preciso telefonar para cada cliente inadimplente para lembrá-lo de fazer o pagamento. Mas, se você conta com uma plataforma de pagamentos, pode configurar o sistema para enviar mensagens automáticas que lembrem o cliente de pagar suas contas.

Outra possível razão é a troca do cartão de crédito, seja sua remissão (quando a validade expira e é preciso trocar) ou até a mudança da bandeira por desejo do cliente. Nesses casos, é comum que os clientes se esqueçam que aquele cartão estava cadastrado em alguma cobrança recorrente, o que provoca um erro na tentativa de pagamento.

Esse é um motivo clássico de inadimplência, que pode ser resolvido com um sistema de retentativas de cobrança que faça parte de uma ferramenta avançada. E há vários tipos de retentativas.

Uma delas é a simples repetição da tentativa, que pode resolver casos de atraso no pagamento da fatura. Mas há outras alternativas, como a cobrança por outro cartão inicialmente cadastrado ou até um sistema inteligente que realiza uma análise de dados para identificar o melhor tipo de cobrança.

Em qualquer negócio que adote a ideia da economia da recorrência, a inadimplência é uma das principais ameaças. E a automação de pagamento ajuda a reduzir consideravelmente essa ameaça, excluindo todos os casos que ilustramos acima sem que seja necessário mobilizar equipes.

Como fazer a automação de pagamentos?

Para realizar a automação de pagamentos, é preciso contratar uma plataforma de cobranças com soluções para recorrência. Se o seu negócio precisa fazer cobranças periódicas e lidar com clientes inadimplentes, esta ferramenta pode melhorar bastante os seus resultados.

Algumas boas práticas podem ajudar a garantir que o sistema funcione com eficiência. Portanto, siga essas dicas:

  • Integre: uma plataforma eficiente pode ser integrada aos seus sistemas via API, melhorando ainda mais a otimização dos seus processos
  • Treine: apresente a plataforma aos seus colaboradores e invista no treinamento das equipes para seu melhor uso, demonstrando que ela não é uma ameaça aos seus empregos, mas um meio de obter mais produtividade e cometer menos erros
  • Personalize: os meios de cobrança e as formas de notificação variam muito de acordo com o cliente, portanto use os dados que você têm à disposição para definir as melhores formas de notificar e cobrar de acordo com o seu Perfil de Cliente Ideal
  • Gere relatórios: essas plataformas costumam disponibilizar uma série de relatórios com dados relacionados às suas operações, que podem dar boas ideias ou ajudar a identificar problemas.

Quais os benefícios de terceirizar a cobrança recorrente?

Agora que você sabe o que é automação de pagamento, deve estar se perguntando se vale a pena investir verba da empresa para contratar uma plataforma de cobrança recorrente.

Se você ainda tiver dúvidas, dê uma olhada nos benefícios abaixo:

  • Customização: as ferramentas permitem que você realize várias configurações de de acordo com as estratégias do seu negócio, escolhendo canais de comunicação adequados e acompanhando as métricas que mais fazem sentido
  • Agilidade: a automatização permite que as tarefas sejam implementadas com muito mais velocidade, aumentando a produtividade da sua equipe
  • Melhores condições de trabalho: hoje em dia, o fluxo de informações é bem mais alto, e ferramentas que substituem tarefas manuais deixam de ser luxo para se tornarem uma necessidade, evitando que seus colaboradores sofram com estresse e esgotamento
  • Menos erros humanos: ao delegar tarefas como contagem e cálculos para um software, evitamos aqueles erros por distração que sempre podem acontecer
  • Análise de dados: além de executarem as atividades relacionadas à cobrança da sua empresa, plataformas geram dados que podem fornecer bons insights dos seus produtos ou serviços
  • Menos chargeback: uma plataforma com certificado de segurança avançado pode ajudar a barrar fraudes e evitar transtornos como chargeback (devolução do pagamento realizado em caso de fraudes). Muitas plataformas oferecem garantia contra esse problema
  • Suporte: as melhores alternativas de plataformas de cobrança contam com suporte para atender você e solucionar suas dúvidas, além de tutoriais em texto e vídeo para que você explore ao máximo o potencial do sistema
  • Diversificação: um software de cobranças recorrentes pode ajudar a oferecer mais formas de pagamento, como vamos explicar no próximo tópico.

Por que diversificar os meios de pagamento com uma plataforma de cobrança?

Já passou o tempo em que tínhamos que escolher entre pagar em dinheiro ou cheque; os meios de pagamento evoluíram bastante desde então. O débito em conta corrente e o cartão de crédito já fazem parte da realidade do consumidor brasileiro há décadas e são muito eficientes na recorrência, já que o pagamento é feito sem que o consumidor precise realizar nenhuma ação. 

Porém, a evolução da tecnologia a partir da internet resultou na geração de uma série de novas formas de transferir dinheiro. O principal exemplo disso foi o surgimento do Pix, que logo já caiu nas graças da população.

Poucos sabem que a grande novidade dos meios de pagamento pode ser uma grande aliada também na cobrança recorrente, apesar de ser uma transferência instantânea. Mas, se você não tiver uma plataforma para automatizar as cobranças, o Pix vai acabar dando uma dor de cabeça bem grande para você e seu time de funcionários – e o mesmo vale para outros sistemas tecnológicos, como links de pagamento e carteiras digitais.

Em resumo: com uma plataforma de cobranças, além de poder oferecer as principais formas de pagamento que existem na atualidade, seu negócio estará preparado para as tendências.

Conheça um ecossistema completo de pagamentos

É importante ressaltar que muitas vantagens da automação de pagamento que mencionamos neste artigo podem não estar disponíveis em todas as ferramentas. Por isso, é importante que você pesquise bem sobre as plataformas de pagamentos disponíveis no mercado e garanta que terá à sua disposição todas as vantagens que necessita.

A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos recorrentes, além de oferecer soluções para e-commerce e negócios físicos. Com o nosso sistema, você pode criar novos produtos e definir uma precificação para cada um deles com facilidade e gerenciar o cadastro dos seus clientes, com o método de pagamento definido por eles.

Contamos ainda com o recurso da régua de cobranças para que você não precise se preocupar com uma boa parte dos casos de inadimplência, além das retentativas de cobrança por cartão que mencionamos há pouco. 

Conheça a Vindi, um ecossistema completo de pagamentos digitais e presenciais!

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