A cobrança recorrente no cartão de crédito é uma alternativa prática para receber pelas vendas, facilitando a vida tanto das empresas quanto dos consumidores. Diferentes perfis de negócios podem fazer uso da modalidade, e com vantagens que incluem a preferência do público por essa forma de pagamento.

O cartão de crédito, sozinho, movimentou R$ 2,1 trilhões em 2022 segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Então, está mais do que evidente que quem tem uma empresa não pode abrir mão dessa forma de recebimento. Vale, inclusive, para negócios recorrentes.

Neste conteúdo, você vai conferir como o método de pagamento pode ser combinado com a modalidade de recorrência para possibilitar que seus clientes tenham uma boa experiência com sua empresa.

Continue lendo e saiba tudo sobre a cobrança recorrente no cartão de crédito.

O que é cobrança recorrente no cartão de crédito?

Cobrança recorrente no cartão de crédito é uma modalidade utilizada para o recebimento de valores da venda de planos de produtos ou serviços, realizada de forma mensal na maioria das vezes. Nesses casos, uma cobrança é executada diretamente no cartão de crédito do cliente, e o valor é incluído em cada fatura de forma isolada.

Para isso, basta que o consumidor faça um cadastro consentindo com os termos e condições da compra. Depois da inscrição, o pagamento é realizado de forma automática todos os meses, seja durante o tempo de contrato ou até que o cliente decida cancelar – dependendo dos termos da venda.

Qual a diferença entre parcelamento e cobrança recorrente no cartão de crédito?

A principal diferença da cobrança recorrente no cartão de crédito em relação ao simples parcelamento é que não há um valor total a ser fatiado, já que o usuário paga por mensalidades. Por isso, cada mensalidade é lançada na fatura do titular do cartão como uma única transação.

Além disso, esse pagamento é contínuo e não tem um número limite de prestações. Porém, dependendo dos termos do contrato com o assinante, pode ser necessária a renovação do vínculo depois de determinado período.

Além disso, quando falamos de parcelamento, a venda costuma resultar em taxas de juros mais altas.

Quais as vantagens da cobrança recorrente no cartão de crédito?

O uso do cartão de crédito para cobranças mensais ajudou a popularizar os negócios recorrentes por causa de sua facilidade.

Veja abaixo alguns dos benefícios dessa modalidade para empresas:

  • Menor inadimplência: com a cobrança automatizada sem depender de uma ação do consumidor, não há risco de inadimplência por esquecimento
  • Controle financeiro: o modelo torna a gestão financeira mais fácil ao garantir a previsibilidade das receitas, e o cartão de crédito é um grande aliado nisso por causa da facilidade para evitar a falta de pagamento
  • Eficiência na operação: o uso da tecnologia de cobrança recorrente no cartão de crédito torna desnecessárias tarefas manuais de controle de pagamentos e até o contato com clientes inadimplentes
  • Fidelização: diante do conforto de ter seu pagamento feito automaticamente, o cliente tende a manter sua relação com a empresa em vez de procurar concorrentes.

E não é só a empresa que tem a ganhar.

Confira agora alguns dos benefícios da cobrança recorrente para os consumidores:

  • Limite livre: como cada pagamento de mensalidade é lançado como uma transação única, o valor que o cliente gasta a cada mês não compromete o limite da fatura do cartão – como ocorre em uma compra parcelada, em que a transação é lançada no valor total a ser dividido
  • Praticidade: o uso do cartão para recorrência se encaixa no conceito de pagamentos invisíveis, que não exigem uma ação do consumidor todo mês, contribuindo para uma experiência do cliente agradável
  • Mais segurança: a automatização das cobranças é realizada a partir de um sistema seguro e à prova de fraudes – o que torna importante escolher uma boa plataforma.

Como fazer cobrança recorrente no cartão de crédito?

Para realizar a cobrança recorrente no cartão de crédito, é preciso contar com uma plataforma de pagamentos com recursos para recorrência. Assim, o cliente realiza um cadastro para poder contar com seus produtos ou serviços e os dados ficam salvos nesse sistema.

Durante a inscrição, o comprador que escolher essa modalidade deve informar o número de seu cartão e o código de segurança. Depois que ele ler o contrato de compra (se desejar) e confirmar a transação, o sistema passa a realizar a cobrança diretamente no cartão e incluir o valor da mensalidade na fatura. A cada mês, apenas o valor mensal é subtraído do limite do cartão.

No contrato de compra, é preciso especificar todas as condições da transação. Um dos pontos mais importantes é explicar se há um prazo para renovação do vínculo ou se a cobrança será contínua até que o cliente decida cancelar o serviço.

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Benefícios de ter uma plataforma de cobrança recorrente

Já vimos que a cobrança recorrente é vantajosa para empresas e consumidores. Agora, vamos esclarecer por que fazer isso a partir de uma plataforma agrega ainda mais vantagens.

Acompanhe!

Diversificação dos meios de pagamento

É claro que a cobrança recorrente no cartão de crédito é uma ideia inovadora e eficiente, mas essa não é a única forma de cobrança. Há diversas outras formas de recebimento para os negócios, e muitos clientes podem preferir ter maior controle sobre seus pagamentos.

Uma possibilidade nesses casos é o uso do Pix na recorrência, com a automatização do envio do QR Code para o pagamento. O próprio boleto bancário é um meio que pode ser usado com mais facilidade se você contar com uma plataforma que realize a emissão e o envio do PDF – assim, o cliente pode pagar pelo celular em poucos passos.

Régua de cobranças

Uma das principais iniciativas de combate à inadimplência, a régua de cobrança consiste em uma série de procedimentos programados para casos de falta de pagamento. E, com uma boa plataforma, é possível automatizar esses processos.

Veja alguns exemplos de ações de uma régua de cobrança:

  • Envio de um lembrete via SMS ou outro canal da preferência do cliente em casos de falta de pagamento
  • Novos envios caso o pagamento ainda não tenha sido feito em 5, 10 ou 15 dias úteis
  • Notificação em tempo real se o pagamento no cartão de crédito for reprovado.

Retentativas de cobrança

As retentativas são uma forma de reduzir a inadimplência em pagamentos de cartão de crédito de forma automática. Assim, boa parte dos atrasos em pagamentos devido a alguma falha no cartão podem ser resolvidos sem que você precise fazer nada.

Há três tipos de retentativas:

  • Retentativa simples: em caso de pagamento reprovado, a cobrança é repetida um período depois. O ideal é programar a retentativa para três dias após a reprovação, para dar tempo de o cliente regularizar a situação caso tenha atrasado sua fatura
  • Retentativa com troca de adquirente: repete a cobrança usando outro sistema para conectar o cliente, a empresa e o banco
  • Retentativa inteligente: se o atraso ocorreu por falta de saldo, o sistema usa análise de dados para identificar a melhor maneira possível para repetir a cobrança.

A Vindi conta com todos esses recursos e vários outros em um sistema completo para receber pagamentos online e presenciais.

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O que é cobrança recorrente no cartão de crédito?

A cobrança recorrente no cartão de crédito é uma modalidade de cobrança mensal em que cada pagamento é feito de forma automática e incluído na fatura. É um método adequado para empresas que recebem por mensalidades. O consumidor faz um cadastro informando seus dados e o número do cartão e autoriza a cobrança após conferir o contrato com os termos do negócio. Então, cada cobrança é lançada de forma isolada.

Qual a diferença entre cobrança recorrente e parcelamento?

Em compras parceladas, existe um valor total, que é dividido entre as parcelas e subtraído do limite do titular do cartão. Já na cobrança recorrente no cartão, não existe esse montante total. Portanto, cada mensalidade é uma transação isolada. Assim, apenas o valor pago naquele mês ocupa o limite do cartão. Além disso, compras parceladas costumam ter taxas de juros superiores e não são tão eficientes para fidelizar os clientes.

Como implementar cobrança recorrente no cartão de crédito?

Para adotar a cobrança recorrente no cartão de crédito, é preciso contratar uma plataforma de pagamentos com funcionalidades de recorrência. Além disso, é preciso elaborar um contrato para o cliente ler antes de confirmar a compra. Assim, os dados do consumidor passam a ser automaticamente utilizados nas cobranças. Dependendo dos termos do negócio, o pagamento pode ocorrer durante um determinado período ou de forma indefinida até o cancelamento do serviço.

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