O estacionamento mensal tem sido uma alternativa cada vez mais necessária para quem precisa se locomover em grandes centros urbanos.

Ao firmar um contrato desse tipo com um estacionamento, o cliente consegue controlar melhor seus gastos e evita a dor de cabeça de não ter onde deixar o carro.

Por sua vez, a empresa fideliza o cliente, garantindo assim uma renda mensal.

Essas facilidades aumentam ainda mais se o estacionamento adotar o pagamento recorrente, uma modalidade que simplifica o processo de cobrança de mensalidades e evita a inadimplência.

Por isso, vamos mostrar neste artigo as vantagens de atrair mensalistas e como a recorrência pode ajudar.

Leia até o final!

Estacionamento mensal: o que é e como funciona?

Estacionamento mensal é um modelo de negócios em que o cliente paga um valor fixo por mês para deixar seu carro em um espaço todos os dias.

Estacionamento mensal é um modelo de negócios em que o cliente paga um valor fixo por mês para deixar seu carro em um espaço todos os dias.

Dependendo do plano, pode haver uma limitação nos horários em que a pessoa pode estacionar.

Por exemplo, alguns planos podem cobrir apenas o estacionamento durante a noite, a um preço mais baixo.

Os estacionamentos mensais costumam se localizar em áreas de bastante movimento, sejam comerciais ou residenciais.

Ou seja, locais com alta demanda.

Por isso, o cliente topa pagar pela utilização permanente de uma vaga.

Em geral, o valor sai mais baixo do que vários pagamentos avulsos ao longo do mês.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa apontou que os gastos com estacionamento nos principais bairros de São Paulo podem chegar a:

  • R$ 10 por hora
  • R$ 246 por mês
  • Mais de R$ 2 mil por ano.

Por isso, muitos condutores têm se tornado mensalistas de estacionamentos.

Afinal, por um valor fixo no mês, eles têm uma vaga garantida.

Esse modelo de negócio pode ser adotado por empresas de diversos portes.

Enquanto pequenos estacionamentos lucram com pessoas que vivem e trabalham em suas proximidades, grandes redes aproveitam para oferecer planos para o cliente deixar seu automóvel em qualquer uma de suas filiais.

Quais os benefícios de ser mensalista em um estacionamento?

O estacionamento mensal pode significar uma série de vantagens aos motoristas, principalmente em centros urbanos movimentados.

Conheça agora os principais benefícios para quem decide se tornar um mensalista.

Conforto e segurança

A cada saída, o cliente de um estacionamento mensal terá o conforto de saber que tem onde deixar seu carro.

Além disso, contar com um espaço pago é muito mais seguro do que estacionar na rua, principalmente se o estabelecimento fica próximo à residência ou ao local de trabalho.

Esses locais são vigiados e contam com câmeras e outros recursos para garantir a segurança dos veículos.

Economia de tempo e dinheiro

Em áreas movimentadas, os motoristas que não têm um lugar fixo para deixar o seu carro costumam demorar bastante tempo para estacionar.

E como a rotina de quem mora nessas regiões costuma ser bastante movimentada, nem todo mundo tem tempo sobrando.

Por isso, se tornar mensalista é a melhor maneira de evitar esse transtorno.

Além disso, o valor pago por mês costuma representar uma boa economia em casos em que a pessoa use estacionamentos com frequência.

Flexibilidade

Os estacionamentos mensais costumam dar a seus clientes algumas opções de planos.

Por exemplo, uma pessoa pode precisar de um local perto de onde mora somente para deixar o carro à noite.

Nesse caso, pode optar por um plano noturno.

Em outros casos, o cliente procura um estacionamento perto de seu endereço profissional para deixar o carro somente no horário em que está trabalhando.

Além disso, existem também redes de estacionamentos onde é possível deixar o carro em vários locais diferentes.

Facilidade e clareza no pagamento

Um bom estacionamento mensal conta com ferramentas de cobrança que permitem o pagamento das mensalidades de diversas formas.

Assim, o cliente pode escolher seu método favorito e pagar de uma maneira simples e com segurança.

E como só é preciso pagar um valor fixo por mês, o controle do valor gasto com estacionamento fica mais fácil.

Vagas reservadas/prioridade

Ao se tornar cliente de um estacionamento mensal, o motorista não precisa se preocupar em procurar um local que tenha uma vaga livre.

Afinal, ele já tem sua vaga reservada e já sabe onde ela fica.

Portanto o que seria uma grande mão de obra se torna bem mais simples.

Vale a pena investir no mercado de estacionamentos no Brasil?

Investir no mercado de estacionamentos é uma opção interessante.

Afinal, o número de carros rodando no país não para de crescer.

De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito, o Brasil tinha 61.803.369 automóveis licenciados em dezembro de 2023 – número que cresce ano após ano.

No mesmo mês do ano anterior, eram 60.459.290.

Já em dezembro de 2013, o total era de 45.444.387.

Portanto, o número de carros em circulação no país aumentou cerca de 36% em 10 anos.

Com esse grande volume de veículos, ter onde guardar é uma necessidade cada vez maior.

Segundo reportagem do Valor Econômico, somente na capital paulista havia cerca de 5,4 mil estacionamentos, totalizando 500 mil vagas em maio de 2024.

Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, no início da década, havia cerca de 6 milhões de automóveis circulando pela cidade.

Cruzando esses dois dados, temos uma média de 12 carros para cada vaga no maior município do país.

Ou seja, o mercado ainda não é completamente atendido e há potencial para novos negócios ou para a expansão da rede de estacionamentos atual.

São números que mostram que, independentemente de fatores externos, estacionamentos tendem a ser lucrativos em áreas movimentadas.

Por falar em carros, conheça a tendência dos carros por assinatura no podcast Dentro do Ringue:

Fidelização de clientes: como encantar até na hora da cobrança

Quais os benefícios de oferecer planos mensais no seu estacionamento?

Fidelização de clientes e previsibilidade financeira são algumas das vantagens de investir em um estacionamento mensal como modelo de negócio.

Você já tem uma boa noção de como o estacionamento mensal pode ser vantajoso para a clientela.

Mas e para os empreendedores, será que vale a pena apostar nesse ramo?

Confira a partir de agora uma lista de razões para isso.

Fidelização de clientes

O faturamento com estacionamentos é imprevisível, pois nem sempre haverá um movimento suficiente para render bons resultados.

Por isso, a fidelização é essencial, e o estacionamento mensal é um grande aliado para isso.

Afinal, com este modelo você garante que o motorista vai usar o seu estabelecimento mesmo em ocasiões em que poderia estacionar na rua ou em um concorrente.

Desta forma, além de estabelecer uma relação de confiança com os usuários, a empresa depende menos de iniciativas de marketing para captar novos clientes.

Previsibilidade financeira

Ao cobrar um valor fixo mensal de cada cliente, você terá uma noção mais exata de quanto deverá entrar no caixa do seu negócio a cada mês.

Essa previsibilidade de receitas ajuda no acompanhamento do fluxo de caixa.

Além de facilitar os registros contábeis, esse modelo aumenta a capacidade da empresa de avaliar eventuais ações de crescimento – como ampliar o espaço ou abrir uma filial, por exemplo.

Otimização de espaço

O controle do número de mensalistas ajuda o gestor a ter uma noção exata de quantas vagas estão ocupadas e quantas estão disponíveis.

A empresa ganha eficiência, pois pode organizar o espaço com mais facilidade para receber novos clientes, sabendo quais vagas já são reservadas aos mensalistas.

Já os clientes chegam ao espaço sabendo onde vão deixar o carro, portanto não precisam ficar rodando pelo estacionamento atrás de uma vaga.

Assim, o espaço é melhor aproveitado, evitando congestionamentos e até eventuais acidentes.

Redução de custos administrativos

A rotatividade dos clientes é mais baixa em um estacionamento mensal, pois todos são recorrentes.

Assim, não é preciso fazer cadastros para cobrar cada pessoa que chega para estacionar, pois todos eles pagam apenas uma vez por mês.

Além disso, as tecnologias de automatização de cobranças recorrentes reduzem ainda mais esses custos.

Tarefas como o controle de entrada e saída de automóveis, emissão de bilhetes e análise de vagas disponíveis também são simplificadas quando os clientes são mensalistas.

Diferencial competitivo

Já vimos neste artigo diversas vantagens que o estacionamento mensal proporciona aos seus clientes.

Com esse modelo, a empresa fornece segurança e conforto para o cliente, que já sabe onde vai deixar o seu carro.

Isso é um grande diferencial competitivo em relação a outras opções.

Outro ponto importante é a economia em relação ao pagamento de estacionamento de forma avulsa, que poderia representar um gasto maior.

Portanto, não faltam motivos para convencer os motoristas de um grande centro urbano a se tornarem mensalistas do seu estacionamento.

Satisfação do cliente

O trânsito por si só já é altamente estressante, especialmente em cidades grandes.

Por isso, um motorista cansado após dirigir em vias movimentadas vai querer estacionar seu carro com tranquilidade.

Ao pensar no trabalho que teria para procurar uma vaga e no quanto gastaria ao pagar pelo estacionamento de forma avulsa, o cliente valoriza a experiência proporcionada pelo seu negócio.

Satisfeitos, eles tendem a renovar o contrato e recomendar seu estabelecimento para conhecidos.

10 dicas para atrair mensalistas para o seu estacionamento!

Sem dúvidas, o estacionamento mensal é uma iniciativa promissora para aumentar o movimento e melhorar os resultados desse tipo de negócio.

Ainda assim, é preciso investir em um bom serviço para atrair bastante mensalistas.

Por isso, veja agora algumas iniciativas que podem ajudar a fazer seu negócio prosperar.

1. Invista em automação

Existem vários sistemas de automação capazes de modernizar o atendimento e o controle de veículos em um estacionamento.

Entre os equipamentos mais comuns estão as máquinas expedidoras de bilhetes, que são acionadas sempre que o motorista se aproxima e retira o seu comprovante.

Também é importante investir em uma cancela eletrônica, para que não seja necessário liberar manualmente a entrada dos motoristas.

Existem dispositivos ainda mais modernos, como a tag de pedágio, que libera automaticamente o acesso de mensalistas por tecnologia de identificação por radiofrequência.

Ainda que tenham um custo alto, esses equipamentos podem dar um bom retorno, melhorando os processos e reduzindo custos no estabelecimento.

2. Ofereça benefícios exclusivos para mensalistas

Um estacionamento pode oferecer a seus mensalistas alguns benefícios exclusivos, além do direito a manter o carro na vaga quando quiser – ou nos horários previstos em contrato.

Um deles é o serviço de valet parking, ou seja, um manobrista para estacionar o carro e depois devolver ao usuário.

Dependendo da estrutura, é possível realizar serviços como manutenção preventiva, troca de óleo e até pequenos reparos.

Além disso, as melhores vagas, com cobertura ou mais próximas à entrada e saída, podem ser reservadas aos mensalistas.

Com benefícios como esses, qualquer usuário que deixar seu carro no estacionamento perceberá como é vantajoso se tornar cliente fixo.

3. Faça parcerias com negócios locais

Outro fator importante para beneficiar os mensalistas é fechar parcerias com empresas nas proximidades, como lojas, lanchonetes e restaurantes.

Esses estabelecimentos poderão dar descontos em seus preços para quem for mensalista do estacionamento.

Em contrapartida, você também pode oferecer condições especiais para quem consumir em um desses locais.

Desta forma, tanto o estacionamento quanto os negócios parceiros terão um aumento na clientela, graças à divulgação desses descontos.

De quebra, você tem uma vantagem a mais para atrair novos mensalistas.

4. Tenha uma boa equipe e um bom atendimento

Contar com uma equipe qualificada de profissionais que garanta um bom atendimento é um diferencial importante para qualquer estabelecimento.

Esse fator é decisivo para um estacionamento, pois muitas pessoas podem ficar receosas de deixarem seus automóveis em um local desconhecido.

Portanto, a cordialidade e o profissionalismo são o primeiro passo para que o cliente passe a confiar no estabelecimento, a ponto de deixar seus preciosos bens sob os cuidados da empresa.

Automação, uma boa equipe e outras dicas para investir em um bom serviço e atrair bastante mensalistas.

5. Invista em medidas de segurança

A segurança é um dos fatores mais importantes para quem cuida de um estacionamento.

Para garantir a proteção dos carros, o controle de entrada e saída da sede precisa ser constante.

Algumas ações que podem ajudar são a instalação de câmeras de monitoramento e sensores de iluminação, além de convênios com empresas de vigilância.

Além disso, é preciso investir também na prevenção de acidentes dentro do espaço.

O local por onde andam os veículos precisa ser bem sinalizado, com placas e cones para delimitar a passagem e áreas seguras para a passagem de pedestres.

6. Ofereça períodos de testes

Para atrair motoristas, você pode oferecer um período para testar o estabelecimento sem custos.

Essa medida é válida principalmente no início das operações, ou quando é preciso captar mais clientes.

O ideal é oferecer um espaço de tempo limitado, de uma ou duas semanas, com um preço promocional para o primeiro mês para incentivar o cliente a se tornar mensalista.

Assim, são boas as chances de que os motoristas decidam seguir usando o seu espaço.

7. Ofereça planos personalizados e flexíveis

Muitos clientes têm necessidades específicas em relação a estacionamentos.

Alguns podem precisar da vaga apenas durante o horário comercial, enquanto outros preferem ter um lugar para deixar o automóvel somente à noite.

Além disso, outros podem precisar de um espaço para deixar seu carro somente durante os finais de semana.

Por isso, não deixe de oferecer a vaga 24/7, em que o mensalista pode estacionar sempre que quiser.

Acrescente também outras opções para que as pessoas tenham liberdade para escolher planos mais em conta.

8. Invista em marketing digital

A internet é uma ferramenta poderosa para divulgar qualquer tipo de negócio, até mesmo aqueles com sede local como o seu estacionamento mensal.

O primeiro passo para explorar esse potencial é construir um site otimizado com técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca em português).

Essas técnicas fazem com que sua página apareça nas pesquisas no Google relacionadas ao seu negócio – como uma busca por um estacionamento em sua região.

Crie também um perfil da empresa no Google, pois é uma iniciativa gratuita que vai fazer com que sua empresa apareça nos mapas do Google Maps.

Você também pode investir em ferramentas de publicidade paga, como Google Ads e Facebook Ads.

Com elas, você pode segmentar seus anúncios por local, para que eles apareçam para quem esteja em sua região.

9. Facilite o processo de pagamento

Com uma boa plataforma de pagamentos, você pode cobrar os seus clientes de uma maneira tranquila e fluida.

Um dos métodos mais práticos é o uso do cartão de crédito na recorrência.

Basta preencher um único cadastro para que o pagamento aconteça sem que o cliente precise fazer nada, o que ajuda a evitar a inadimplência por esquecimento.

Além disso, cada tarifa é lançada como uma transação única, sem ocupar o limite do cartão.

E mesmo se o cliente preferir pagar por Pix ou boleto, existem recursos que podem evitar atrasos na cobrança.

O sistema da Vindi é muito importante para ajudar na gestão de assinaturas dos mensalistas.

10. Considere ter um programa de indicação

Um bom programa de indicação pode aumentar o número de mensalistas do seu estacionamento.

Ofereça vantagens como descontos de 10% na mensalidade por cada novo cliente que ele indicar.

Mas não deixe de estipular um limite, como um desconto máximo de 30% por três indicações no mês, para não comprometer seus ganhos barateando demais o valor.

Você também pode oferecer uma vantagem a quem foi indicado, para aumentar as chances de conversão por meio do programa.

Além dos descontos, você pode oferecer também serviços extra, como manobrista, lavagem ou vagas especiais, como vimos.

Conclusão

Neste artigo, mostramos que o estacionamento mensal é um modelo de negócios mais vantajoso em relação às cobranças avulsas.

Antes de mais nada, é muito mais prático e barato administrar um negócio em que cada cliente já tem sua vaga reservada.

O formato também é benéfico para os consumidores, que contam com o conforto de ter uma vaga para deixar seu automóvel sempre que quiserem.

Além disso, o valor pago é bem mais em conta do que estacionar de forma avulsa várias vezes ao mês.

Ou seja, a grande vantagem está na recorrência.

As cobranças em mensalidades são muito mais fáceis.

Afinal, não é preciso cobrar cada pessoa que deixa seu carro no espaço, contar dinheiro em espécie para dar troco ou esperar o cliente abrir seu app bancário para fazer um Pix.

Esta também é uma forma de melhorar a experiência do cliente, que pode escolher sua forma de pagamento favorita.

Para isso, é preciso contar com um sistema avançado como o da Vindi.

Somos um ecossistema completo de pagamentos e temos bastante experiência com o modelo recorrente.

Garantimos os métodos de cobrança mais eficientes e avançados recursos contra a inadimplência, alguns deles exclusivos.

Além disso, nosso sistema permite o gerenciamento dos mensalistas e a emissão de relatórios com dados que ajudam a acompanhar o desempenho do negócio.

Conheça todas as vantagens fazendo um teste gratuito na nossa plataforma!

Aprenda a Vender na Recorrência

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies