Mais de 200 MIL PESSOAS sabem como vender mais e sempre.

Deixe seu e-mail e receba conteúdos exclusivos você também.

Cortar gastos e reduzir a inadimplência são dois benefícios que a economia da recorrência oferece a qualquer negócio, inclusive às funerárias.

O pagamento recorrente facilita o recebimento pelos planos funerários, compra de jazigos ou taxa de manutenção.

Esse modelo de cobrança é cada vez mais popular entre empresas que atuam tanto no mundo físico como também online. Pois, ele permite pagamento no cartão de crédito sem tomar o limite do cliente.

O que é e como funciona a recorrência para funerárias?

Você já deve ter percebido que boa parte dos serviços que consumimos no dia a dia aderiram ao modelo da recorrência. Por exemplo, é possível pagar uma mensalidade para receber cápsulas de café em casa, ouvir música digital, ver filmes e séries entre outros.

A recorrência pode ser usada em qualquer segmento. Sendo que a sua principal característica é a prestação de serviços contínuos. Ou seja, é o modelo de assinaturas, planos ou mensalidades.

Para funerárias, aderir à recorrência de pagamentos é uma forma de oferecer mais opções ao cliente. Aumentando, assim, o número de interessados em fechar com você e não com outras empresas do ramo.

O pagamento recorrente funciona da seguinte forma: os dados do cliente são coletados uma única vez. Em contrato é acordado a data de cobrança preferida pelo consumidor e, depois disso, o débito em seu cartão acontece de forma automática.

Nesse modelo, você pode oferecer planos e mensalidades que serão pagos todo mês, a cada semestre, anual, etc.

Formas de pagamento

O cartão de crédito passou a ser uma das formas de pagamento preferida das pessoas. Pois ele é prático para fazer pagamentos, além de ser uma opção segura.

No modelo da recorrência, é possível oferecer diversas formas de pagamento ao cliente. Sendo uma delas o cartão de crédito.

Porém, no pagamento recorrente, o limite total do cartão não é comprometido. Sendo essa uma das grandes vantagens para o cliente.

É diferente do parcelamento, em que a quantia total de uma compra é dividida em várias vezes. Já na recorrência, o cliente precisa ter disponível em seu limite apenas o preço de uma mensalidade.

Além do cartão de crédito, também é possível cobrar clientes na recorrência pelo cartão de débito e ainda boleto bancário digital.

Fim do boleto bancário sem registro

A decisão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) de acabar com a opção de boleto bancário sem registro afetou diretamente as funerárias. Já que esse sempre foi um dos principais meios de cobrança utilizado pelo setor.

O fim do boleto sem registro exige que qualquer documento seja emitido com os principais dados do cliente. Mas, esse não é o único problema. Já que a principal preocupação das funerárias é que nesse modelo as tarifas cobradas por bancos para emissão de boletos é maior.

Com isso, ou se é preciso diminuir o lucro ou repassar o valor ao cliente. Podendo gerar insatisfação e até quebra de contrato em planos funerários.

Aderir à recorrência e ao modelo de pagamento recorrente é uma das melhores maneiras de ampliar as opções oferecidas ao cliente. Além de economizar recursos. Pois mesmo trabalhando com a recorrência por boleto digital é possível reduzir custos com impressão e envio do documento pelos correios.

Vantagens da recorrência para funerárias

Redução da inadimplência  

Você enfrenta alto índice de inadimplência nos pagamentos dos planos funerários e jazigos? Então, o pagamento recorrente pode ser um grande aliado para reduzir esses números.

O motivo é que a cobrança feita automaticamente elimina o risco do cliente esquecer de fazer o pagamento. Além disso, se o consumidor deixar de pagar sua fatura de cartão de crédito, ele passa a dever para a administradora do seu cartão e não a você.

Com isso, o recebimento pelos seus serviços fica garantido.

Automação de processos

A cobrança manual toma tempo e está sujeita a erros humanos. Agora, quando você passa a usar uma plataforma especializada em recorrência, seus processos são mais assertivos.

Por exemplo, é possível emitir uma nota fiscal em segundos, além de automatizar comunicações com seus clientes por e-mail ou mensagem.

Melhor controle financeiro

Com a recorrência, você sabe exatamente quantos clientes possui e em qual data vai acontecer o pagamento. Além disso, é possível visualizar facilmente o número de inadimplentes e tomar uma ação imediata.

Essa clareza melhora o seu controle financeiro e permite uma projeção de lucros mais assertiva. Assim, você pode escolher como prefere aplicar seu dinheiro.

Economia de tempo

Fazer cobrança não é uma tarefa fácil. Mas, quando o processo é automatizado você economiza seu tempo e de seus funcionários. Com isso, é possível focar em outras atividades essenciais para seu negócio, como a atração de novos contratos.

Como aderir à recorrência?  

Para implementar o pagamento recorrente em sua funerária, a melhor forma é contar com uma plataforma de pagamentos especializada em recorrência.

Prefira empresas que tenham a flexibilidade de aceitar diversas formas de pagamento e integração com o maior número de bandeiras de cartão. Isso vai potencializar seus lucros.

Mas, além disso, é importante ter um parceiro preocupado com a segurança dos dados de sua empresa e também de seus clientes. Outro ponto a se observar é as taxas cobradas por cada transação, já que elas vão afetar diretamente seu ganho final.

A Vindi é uma das principais soluções de recorrência do mercado. Entre em contato com a gente agora e passe a usar o pagamento recorrente em sua funerária.Fale com um especialista Vindi

Você vai gostar também

Como a greve dos Correios afeta as empresas brasil... Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentec), foi marcada uma assembleia para definir a pa...
Seu negócio está pronto para o modelo de assinatur... Foi com essa pergunta que o Paulo Silveira, da Caelum, abriu a palestra sobre Métricas SaaS no último VtexDay. “Todos querem ser a Netflix hoje em dia...
Vendas por assinatura: Mercado Livre anuncia progr... A economia da recorrência continua se solidificando por aqui. Uma das últimas novidades relacionadas ao tema foi anunciada no dia 21 de fevereiro. Mom...
Uma empresa pode cobrar taxas de emissão de boleto... Sabe aqueles gastos extras originados pela geração de boletos físicos? De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, eles não podem ser repassados a...
Author

Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.