Nem precisamos falar que a melhor API de pagamento recorrente do Brasil é a da Vindi, certo? Mas o que uma API focada em assinaturas deve oferecer para os clientes em termos de funcionalidades e segurança? Vamos mostrar em alguns tópicos o porque a integração com nossa API de pagamento recorrente é um dos grandes diferenciais para quem está criando um negócio de assinaturas.

Api de Pagamento Recorrente

Quem tem um clube de assinaturas, uma escola ou um negócio que possui uma cobrança mensal recorrente, sabe bem que fazer cobranças recorrentes de forma manual é uma loucura quando o negócio começa a escalar. Usar um sistema automatizado de cobrança é um grande diferencial. E ter esse sistema integrado ao seu site, sistema de gestão e CRM via API de pagamento, faz da sua ferramenta algo extremamente eficaz, uma verdadeira bazuca, para vender com êxito e facilidade.

Para viabilizar o uso desse tipo de aplicação, a Vindi usou como base para construir uma API de assinaturas os mais diversos modelos de negócios que se enquadram na economia da recorrência. Seja para um clube de assinatura, saas, cursos online, editoras e até academias, nossa API suporta os mais diversos métodos, formas de cobrança e períodos. Vamos aos exemplos práticos.

Principais agentes de uma aplicação recorrente

Nossos agentes: Cliente, Plano, Produto, Assinatura, Período e Fatura (cobrança), permitem que empresas integrem de forma transparente e com flexibilidade para qualquer tipo de cobrança mensal. Detalhando um pouco mais, a API permite que a forma de cobrança seja sugerida pelo próprio cliente. É possível cobrar até por hora, se for preciso.

pagamento recorrente

Planos

Comuns nos segmentos de saúde, seguradoras e nas academias, os planos mensais possuem como característica, o valor único emitido mês a mês. Os planos mensais costumam ter sua concentração no método de boleto, porém já temos iniciativas crescentes para o uso do cartão de crédito. Caso prático de inovação no uso do plano mensal são as academias, que ao invés de parcelar (e tomar o limite dos alunos), agora estão criando planos recorrentes mensais para otimizar a venda do serviço. Em sua maioria, os planos possuem períodos determinados, ou seja, com duração definida. Item básico de qualquer sistema de pagamento, e item obrigatório numa API de pagamento recorrente, os planos mensais são simples de configurar.

Mensalidades

As mensalidades são bem exemplificadas no ramo da educação. Também possuem a característica de períodos determinados em sua forma de cobrança. Seja um e-Learning ou uma escola fundamental, as mensalidades escolares são um grande desafio para os gestores do ponto de vista de conciliação, controle de inadimplência e também gestão do próprio faturamento. A maioria das escolas (95% delas) ainda sofre com a emissão manual de mensalidades, o que impacta em tempo e dinheiro. É bem comum os departamentos financeiros terem pessoas dedicadas exclusivamente para fazerem emissão de boletos, conciliação e envio de nota fiscal. A Vindi através da API, permite os três processos citados (emissão, nota fiscal e conciliação) numa integração única e automatizada. E ainda permite que matrículas possam ser inseridas numa mesma fatura da mensalidade.

Assinaturas

Para atender o modelo de assinaturas (subscriptions) nossa maior preocupação foi de ter a API mais flexível do mercado. A prova é que cobrar por consumo, itens, hora, crédito, megabyte ou qualquer outra unidade não seja desafiador do ponto de vista técnico. Basta usar nossas funcionalidades e métodos. Isso faz com que empresas saas ou serviços de assinaturas consigam cobrar de forma independente, respeitando a característica individual do próprio modelo. Cobranças com preços variáveis, assinaturas com desconto, faixas ou simplesmente com preços fixos, podem ser facilmente integrados a quaisquer sistemas, seja um site ou um ERP. Essa flexibilidade permite que períodos, preços e métodos de pagamento sejam definidos do lado do cliente. Todos os exemplos podem ser ilustrados tanto em assinatura de produtos quanto serviços.

Qual o melhor tipo de integração de uma API recorrente?

Temos três níveis de integração:

  • Integração via assinaturas
  • Integração via faturas avulsas
  • Integração via transações (modo gateway)

Se o negócio é recorrente, a melhor opção é a Integração via assinaturas (subscriptions). Nesse caso, o chamado “motor de recorrência” fica a cargo da Vindi, bastando a integração e a configuração, informarem os parâmetros de cobrança.

api-recorrente

As outras integrações (Faturas avulsas e Transações) devem ser seguidas se a empresa precisa ter maior controle das cobranças, dos disparos de retentativas e dos métodos de pagamentos escolhidos. Para isso, a Vindi garante de ponta a ponta o processo de PCI DSS. Um bom exemplo desse tipo de integração é o segmento de telefonia, que além do plano mensal abre para os clientes a possibilidade de contratar diversos produtos agregados a um cadastro.

Campos personalizados e metadados

A plataforma permite o recebimento de metadados através de parâmetros específicos na criação ou atualização da API, os metadados são extremamente úteis para incluir informações específicas do negócios de cada empresa. Algumas informações como relatórios, cálculos e qualquer tipo de código pertinente ao seu negócio, podem ser incluídos através da nossa API.

Assim como campos personalizados, que permitem que empresas possam incluir campos extras nas páginas de pagamentos da Vindi.

Webhooks

“Durante a implementação da API poderão existir momentos em que você precisará aguardar alguma ação do cliente antes de prosseguir com seu processo. Suponha que você necessite confirmar o pagamento de uma fatura antes de enviar uma encomenda. Uma prática desaconselhável seria, por exemplo, agendar uma consulta diária ao webservice de faturas da Vindi para verificar o status de pagamento de todas as suas faturas pendentes”. Wagner Narde – CTO

webhooks

Para resolver problemas de processamento e economia de recursos, criamos o sistema de webhooks para encurtar o tempo entre o momento do pagamento e a consulta de webservices. Na prática, os webhooks da Vindi permitem a inversão da responsabilidade de notificação. Nossa API vai te avisar quando alguma ação ocorrer. Esse aviso é realizado através de um HTTP POST que fazemos para uma URL definida e configurada na nossa plataforma. Esses avisos são chamados de “webhooks”.

Não importa se você vende produto ou serviço recorrente, nossa API de pagamento é o caminho certo para a maior automação do faturamento da sua empresa.

melhor api de pagamento

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies