Facilitar o meio de pagamento recorrente é a melhor maneira de atrair mais alunos para sua escola, além de ajudar a reduzir a inadimplência. Usando a tecnologia a seu favor, é possível tornar o pagamento automático, também conhecido como débito recorrente. Com isso, você evita esquecimentos e atrasos.

Qualquer gestor de escola sabe o impacto que mensalidades não pagas pode causar na qualidade dos serviços. Por isso, é preciso criar estratégias para combater o problema. Muito mais diante dos números alarmantes, já que em 2018, o número de inadimplentes chegou a 61,8% no Brasil.

A seguir, entenda como funciona o débito recorrente para escolas e suas principais vantagens.

Por que é preciso inovar

No setor da educação, o boleto bancário ainda continua uma das principais formas de pagamento (quando não a única) oferecida aos alunos.

O problema é que para emitir tantos boletos manualmente se gasta mais tempo e dinheiro. Pois, os funcionários precisam se atentar ao processo burocrático. Além disso, a emissão do documento demanda gastos com tinta, impressora e ainda taxas de envio por correio.

E não termina aí. Mesmo depois desse trabalho, muitos alunos acabam esquecendo ou deixando de pagar o boleto antes do vencimento. Então, é gerado mais trabalho, agora para a equipe de cobrança.

Com a tecnologia mais acessível, é possível simplificar e muito esse processo adotando, por exemplo, o débito recorrente.

Como funciona o débito recorrente para escolas

Se você precisa receber a mensalidade do aluno todo mês, ela se caracteriza como uma cobrança recorrente. Pois, você já sabe o valor que deve ser cobrado e tem um dia do mês acordado para o pagamento.

Com essas informações, você pode automatizar o processo de cobrança. Além de ampliar as opções de pagamento com o débito recorrente.

Existem duas maneiras, vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

Débito recorrente por cartão de crédito

O cartão de crédito tem ampla aceitação pelos usuários na hora de pagar uma conta. Pois ele é prático e seguro.

Para escolas, o débito recorrente por meio de cartão de crédito funciona da seguinte forma:

Você cadastra seus alunos em uma plataforma de pagamento, informando o nome, os dados do cartão, o valor da mensalidade e qual período deve ser feita a cobrança. Depois disso, todo mês, será feito o débito recorrente no cartão do responsável.

O pagamento recorrente por cartão de crédito ainda tem outra vantagem: o limite do cliente não fica comprometido.

Ou seja, se o valor da mensalidade é de R$ 150, esse será o único desconto no cartão. Não é necessário reter todo o valor do curso, como acontece no parcelamento.

Já escrevemos um artigo explicando o pagamento recorrente e as principais diferenças entre ele e parcelamento, não deixe de ler.

Diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento

Débito recorrente em conta  

Outra maneira de automatizar o recebimento de mensalidades é pelo débito recorrente em conta. Essa é uma boa opção para alunos que não trabalham com cartão de crédito.

O procedimento é feito da mesma maneira que o cartão de crédito. Sendo que você cadastra as informações da pessoa numa plataforma de pagamento e consegue configurar qual o valor e a data que deve acontecer a cobrança.

4 benefícios do débito recorrente para escolas

1 – Atrai e fideliza

Atualmente, as pessoas buscam praticidade. Então, quando você oferece a elas mais opções de pagamento, elas enxergam na sua instituição um diferencial. Pois, eles não precisarão mais se preocupar com a data de vencimento de boletos.

2 – Mais controle

Não só os alunos ganham com o débito recorrente. Você também passa a ter mais controle sobre os pagamentos. Pois, por meio de uma ferramenta é possível gerar relatórios com facilidade e saber quantas pessoas estão inadimplentes em um único lugar, com rapidez e sem erros.

3 – Menos inadimplentes

Ao utilizar o débito recorrente para escolas, você consegue reduzir o número de mensalidades não pagas. Um dos motivos nós já citamos no texto; que é o combate ao esquecimento.

Mas além dele, quando você aceita cartão de crédito, se a pessoa deixar de pagar, a dívida será de responsabilidade da operadora do cartão e não sua. Com isso, o recebimento fica garantido.

4 – Menos gastos

Aceitar o débito recorrente ajuda a reduzir os gastos. Por dois motivos principais: você não precisa desembolsar pela impressão de boletos bancários ou envios por correio.

E também tem menos despesas com a contratação de pessoas para fazer a cobrança ou, ainda, com custos de uma empresa terceirizada de cobrança.

Como implementar o débito recorrente em sua escola

Você percebeu que o débito recorrente traz diversos benefícios para as instituições de ensino. Mas agora vem a pergunta “como eu faço para implementá-lo?”.

O procedimento é simples, você precisará contar com uma empresa especializada em cobrança recorrente. Na hora da escolha, o melhor é optar por parceiros que tenham uma plataforma de pagamento completa e fácil de usar.

Além disso, o melhor é que ela tenha também um gateway de pagamento robusto. Que seja integrado com diversas bandeiras de cartão e cobre taxas interessantes por transação.

Inovar nos meios de pagamento é preciso para qualquer escola que queira atrair mais alunos, além de reduzir os custos operacionais. A Vindi tem uma das melhores soluções de débito recorrente do mercado e pode ajudar você nesse processo. Entre em contato com a gente!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies