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Mais pessoas estão aderindo aos espaços compartilhados para trabalhar. Com isso, a demanda de trabalho para o financeiro do seu coworking também cresce. Se você quer receber com facilidade e economizar tempo, a recorrência é a melhor opção.

Vale dizer que não foi só o número de clientes que aumentou nos últimos, mas, também, a concorrência. Um estudo chamado Censo Coworking Brasil descobriu que em 2018 o país já contava com cerca de 1.194 espaços compartilhados. Sendo que esse número demonstra um crescimento de 48% em relação a 2017.

Com mais opções de escolhas, você precisa oferecer diferenciais que vão fazer o cliente querer fechar com você. Sendo que uma delas pode ser a facilidade de adesão pelo pagamento recorrente.

Vamos explicar mais ao longo desse texto. Continue lendo!

Por que a recorrência é diferencial?

A economia da recorrência (subscription model em inglês) ganhou força nos últimos anos. Principalmente por empresas de peso como Netflix e Spotify, além do “boom” dos clubes de assinatura.

O modelo se tornou eficiente por diversos motivos. Mas, sem dúvidas, a falta de burocracia para fechar um plano é um deles. No modelo da recorrência online, o cliente só precisa preencher a página de checkout e já pode usar os serviços.

Ele não precisa esperar o estabelecimento receber o pagamento por boleto bancário ou ter que se deslocar até o local. Resumindo: a recorrência aumenta a adesão.

Como funciona a recorrência

Se você se atentar aos negócios recorrentes vai perceber que todos eles têm algo em comum: a prestação de um serviço contínuo.

Ou seja, a empresa precisa cobrar o mesmo cliente todo mês, em troca de seus serviços. Além disso, a maioria deles funcionam por assinaturas, planos ou mensalidades.

Se a cobrança é repetitiva e você já tem os dados do cliente, fazê-la manualmente é perder tempo e gastar recursos que poderiam ser investidos em marketing, atendimento ou tecnologia.

Então, o melhor é automatizar as cobranças por meio do pagamento recorrente.

Como funciona o pagamento recorrente?

O termo pagamento recorrente se refere exatamente a automatização das cobranças. Além disso, um dos seus grandes diferenciais é que ele permite o pagamento por meio de cartão de crédito.

Porém, além do cartão de crédito, pelo pagamento recorrente também é possível receber por meio de cartão de débito ou boleto digital.

E ampliar as opções de pagamento garante mais adesão a seus planos.

Cartão de crédito na recorrência

Ele se tornou um dos principais meios de pagamento. E não é difícil entender o motivo, já que o cartão traz agilidade e segurança para as compras. Tanto para o cliente como para seu coworking.

Mas, além da facilidade, com o pagamento recorrente seu cliente não tem o limite total bloqueado. O funcionamento é diferente do parcelamento.

Nesse modelo, o cliente precisa ter o valor total da compra disponível no seu cartão. Depois, a quantia é dividida em parcelas e o limite do seu cartão só é liberado a medida que o pagamento é feito.

Já com o pagamento recorrente, o cliente só precisa ter disponível em seu limite o valor de cada mensalidade. Pois o débito automático acontece todo mês, sem o bloqueio do limite.

Principais vantagens da recorrência  

Como você percebeu nesse texto, a recorrência e o pagamento recorrente são diferenciais para quem quer atrair mais clientes. Abaixo, vamos citar mais algumas vantagens do modelo.

Cobrança automática

A tecnologia permite que você automatize suas cobranças pelo pagamento recorrente. E se a sua estratégia é crescer, isso se torna vital. Pois cobrar manualmente toma tempo, além de estar suscetível a erros humanos.      

Ao automatizar, o cliente passa a receber sua fatura por e-mail, sem precisar tomar nenhuma ação. Para você, fica mais fácil investir seu tempo em atrair mais clientes e fidelizar os atuais.

Melhor gestão financeira

Por meio da automatização, você passa a ter acesso a dados importantes em tempo real. Por exemplo, é possível saber quantos clientes estão inadimplentes, qual o número da sua base entre outros.

Com essas informações em mãos, é mais fácil tomar ações assertivas e no tempo certo. Além disso, diversos relatórios estão a um clique e podem ser baixados.

Outro ponto positivo da recorrência é que sua receita se torna mais previsível. Pois você sabe exatamente quantos clientes têm e qual a data de pagamento.

Redução de custos  

Você deve saber que emitir boletos bancários demanda tempo e dinheiro. É preciso gastar com papel, impressão, além do envio pelos correios. E nem sempre o consumidor recebe o documento antes do vencimento.

Com a cobrança automática, esses problemas são eliminados. Mesmo quando você utiliza o boleto digital, pois ele é enviado por e-mail, sendo ainda possível saber quem visualizou a mensagem.

Menos inadimplência

A inadimplência é um problema para qualquer negócio. Mas, a boa notícia é que por meio da recorrência e do pagamento recorrente é possível reduzir as taxas de inadimplentes.

Todo mundo reclama da falta de tempo. E não é difícil que, em meio a correria, alguém acabe esquecendo de pagar um boleto bancário impresso. Ou mesmo os correios podem não entregar o documento na data certa.

Nem toda inadimplência é “má fé” do cliente. Por isso, a automatização elimina os principais problemas. Nenhuma ação é precisa por parte do cliente.

Além disso, quando um cliente deixa de pagar sua fatura de cartão de crédito, ele passa a ter uma pendência com a administradora e não com você. O seu recebimento fica garantido.

Se você quer entender melhor como a recorrência pode ajudar seu coworking, entre em contato com a Vindi. Somos uma das principais plataformas de pagamento do mercado e podemos ajudá-lo nessa tarefa!

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Especialista em Marketing de Conteúdo, escreve há mais de seis anos sobre e-commerce, meios de pagamento, tecnologia e viagens.