O Carnaval está chegando e muita gente espera ansiosamente essa data (me incluo nesse grupo!), seja pela folia ou pelo feriadão prolongado para descansar. Cada um aproveita do jeito que gosta, com respeito e essa é a graça do carnaval! Mas, para quem pensa em negócios a todo momento, é bom tirar um tempinho e tornar esse período rentável. E, até mesmo no período do Carnaval, a recorrência é uma grande aliada para alavancar vendas.

O melhor de tudo é que esse modelo de negócio pode iniciar no carnaval, mas tornar também, uma grande oportunidade para o restante do ano. Então, fique atento às oportunidades. 

Primeiro, vou explicar o que é recorrência, para depois apresentar algumas marcas que usam da recorrência e, com certeza, vão arrasar mais ainda neste feriadão. Aí, quem sabe, eu planto a sementinha da recorrência para que você possa aplicar no seu modelo de negócio. Vem comigo!

O enredo deste ano é: a recorrência não tira folga nem no Carnaval

A recorrência é um modelo de negócio para produtos e serviços que são consumidos de forma contínua. É a venda por planos, assinaturas ou mensalidades. Com isso, é possível cobrar mês a mês ou conforme o uso pontual, porém algo pensado para serviços ou produtos consumidos de forma frequente. 

A sua empresa/negócio escolhe uma data de pagamento, e o mesmo é feito de modo automático através do cartão de crédito. Assim, facilita a vida dos clientes, que pagam, e das empresas que recebem. 

Quer ver alguns exemplos de empresas que usam da recorrência?

Nesse período de Carnaval, grandes empresas podem alavancar as vendas com o modelo de negócio de recorrência. Elencamos algumas grandes e conhecidas marcas para você entender melhor. 

Uber

A Uber revolucionou o modo como nos deslocamos. De um jeito rápido e barato, a gente coloca o endereço de onde estamos e descemos na porta do nosso destino desejado. E, a gente paga pontualmente conforme o uso. Isso é recorrência, pois é um serviço que usamos com continuidade, uns mais, outros menos, mas há uma periodicidade. 

E, para o Carnaval, a frase “se beber, não dirija” precisa tomar mais destaque ainda! É nisso, que o pagamento recorrente também vai sambar muito neste feriado com os transportes privados urbanos. Além de muito mais segurança para os foliões, é um serviço que vai lucrar muito neste período. Quem usa, sabe a facilidade que é, pois vale muito a pena! Este é um grande exemplo de recorrência que vai muito além do Carnaval e é usado o ano todo. 

Glambox

Glitter, glitter e glitter! Para quem gosta dessa época do ano, investir em brilho, fantasia e maquiagem é o que há. A criatividade rola solta! Esta é uma ótima oportunidade para negócios do ramo de cosméticos alavancarem suas vendas. Um grande exemplo é a GlamBox, um clube de assinatura de beleza brasileira. A cada mês, clientes recebem uma caixinha cheia de cosméticos conforme o gosto individual e perfil (os produtos são sempre surpresa, mas a marca sabe certinho como agradar, é muito zelo pelo consumidor!). 

No Carnaval, por exemplo, receber cosméticos coloridos para combinar com o feriadão é uma maravilha, né? Este é um modelo de negócio, que além de bombar no feriadão, é de interesse de muitos durante o restante do ano. 

A recorrência é a melhor amiga de um Clube de Assinatura, pois paga-se mensalmente pelos produtos, os quais o cliente recebe em casa, com todo conforto. Jeito simples e fácil para quem é apaixonado por cosméticos e quer experimentar diferentes marcas. 

Clube de cerveja 

Cervejinha com Carnaval é tudo de bom! Mas, com moderação, né amigos? Sendo mania nacional, a cerveja é desejada todos os dias do ano. Por isso, o Clube WBeer, pensou especialmente nos amantes da cevada. O Clube WBeer é um clube de assinaturas de cervejas especiais, aquelas que dificilmente são encontradas nos mercados convencionais. O cliente paga um valor mensalmente, devido a recorrência, e recebe cervejas acompanhadas por um revista do ramo e por uma bolacha (aquelas para deixar embaixo do copo, sabe?) colecionável.

Nunca vai faltar cerveja para degustar e bons momentos com os amigos com este clube de assinatura. Essa paixão vai muito além do Carnaval, não é não?

Spotify

Para ouvir as marchinhas antigas de Carnaval, axé anos 90, funk e muitos outros ritmos, poder montar a sua própria playlist é demais, né? Se tem algo que a gente coloca no último volume no Carnaval, mas não deixa de consumir no restante do ano, é a música. O Spotify também usa da recorrência para suas cobranças. É simples, fácil e não falta música para você e seus amigos no feriadão (e também no ano todo). 

Netflix 

Tem exemplo de recorrência para os caseiros também! Para quem vai aproveitar o feriadão descansando, a Netflix é uma ótima programação. Com um catálogo de inúmeros filmes, documentários e séries, a Netflix é um grande exemplo de empresa que trabalha com a recorrência e é um sucesso em qualquer época do ano. Tem conteúdo para todos os estilos e gostos e não vai decepcionar quem escolher tela e pipoca!

Se você quer saber se o seu negócio pode usar do modelo de recorrência, fique ligado no nosso conteúdo completo aqui no blog. banner newsletter blog