A recorrência está mudando nossa forma de comprar, vender e repensar o modelo de negócio das empresas pelo mundo inteiro.

Neste post, explicaremos o que é recorrência e falaremos sobre como grandes, médios e pequenos negócios estão sendo transformados por esse modelo de pagamento e como sua empresa pode se beneficiar dele.

O que é recorrência?

A recorrência é o modelo de negócios e de pagamento onde o cliente paga por um período contínuo de tempo, e de forma automática, para ter acesso a um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, podemos caracterizar que toda compra feita com frequência é uma compra recorrente.

Além disso, se você acha que não usa a recorrência no seu dia a dia, basta pensar um pouco nos seus gastos de débito em conta e na sua fatura de cartão de crédito.

Você assina algum streaming de vídeo, como a Netflix? E algum streaming de música, como o Spotify? Seu celular é pós-pago e a conta é debitada automaticamente todos os meses? E sua conta de luz, seu IPTU e a conta de água?

Dessa forma, com esses exemplos fica claro que a recorrência já está na nossa vida, inclusive, em detalhes que fazem muita diferença na rotina e que facilitam muito nossos dias. E as vantagens dela podem ser usadas na sua empresa também!

Por isso, todo pagamento automático e regular de um plano, mensalidade ou assinatura faz parte da Economia da Recorrência.

Quais negócios podem ser beneficiados pela recorrência?

Basicamente, toda e qualquer empresa que venda um produto ou serviço com frequência pode – e deve – ser recorrente. Não apenas pela natureza do negócio, mas pelas vantagens a longo prazo que a recorrência oferece.

Provavelmente, você já viu em algum filme ou série (ou escutou de algum parente que viveu naquela época) sobre o caminhão do leite, que entregava de porta em porta. Ou, do jornaleiro que passava nas casas deixando o jornal todos os dias.

A recorrência existe há muito tempo. E, apesar de não vermos mais jornaleiros entregando jornais em casa, nós assinamos grandes portais para nos mantermos bem informados. E continuamos indo à padaria com frequência para comprar nosso sagrado pão e leite.

Da mesma forma, a recorrência também é muito utilizada por empresas SaaS (software como serviço), mas podemos incluir outros negócios nessa lista.

Aqui na Vindi, nós já vimos muitas empresas recorrentes nascerem e crescerem. Em diferentes segmentos, atendemos academias, seguradoras, clube de assinaturas de ovo, de lâminas de barbear, de produtos de beleza e de tudo o que você puder imaginar.

Enquanto isso, gigantes tradicionais do mercado também veem, na recorrência, uma oportunidade de continuarem crescendo com sustentabilidade e escalabilidade.

Quais são os principais cases do mercado?

Um exemplo disso é a Adobe, que sempre foi conhecida por vender seus CD’s com softwares e suas caixinhas com seus programas dentro.

Hoje, a empresa – que já era recorrente na entrega do serviço – se reinventou e vende assinaturas de todo o seu pacote para quem quiser adquirir. Sem complicações, sem letras pequenas, com renovação automática e planos acessíveis.

Outro exemplo disso é a Globo, a maior emissora de televisão aberta no país. Com o GloboPlay, braço de inovação criado para materializar uma entrega que já era recorrente, a Globo entrou no mundo do streaming e já tem sua fatia no mercado. Afinal de contas, tem coisa mais recorrente do que uma novela?

A Fender também ilustra bastante esse cenário, desde que abriu assinaturas para quem quer aprender a tocar guitarra. Com cursos online de ótima qualidade, a empresa que só vendia guitarras se reinventou. Já a Gibson, sua principal concorrente, não seguiu o mesmo caminho e encerrou suas atividades.

Portanto, se você ainda estava se perguntando se sua empresa pode ou não se beneficiar pela recorrência, aqui vai a resposta: SIM!

Quais as maiores vantagens da recorrência para a minha empresa?

A recorrência é o modelo de pagamentos que mais pode entregar escalabilidade e crescimento sustentável para o seu negócio.

Por isso, vamos destacar as 10 maiores vantagens que ilustram melhor o assunto deste post:

1. Automação de pagamentos

A automação do processo de pagamentos e de cobrança é muito importante para reduzir erros manuais que são comuns para muitas empresas.

Com uma plataforma de gerenciamento de pagamentos é possível fazer a total gestão das suas cobranças, de forma automática. E o melhor, administrar suas cobranças recorrentes de forma ainda mais fácil. Assim, sua equipe financeira terá mais liberdade para manter o foco no que é prioridade.

Dessa forma, é possível agilizar muito a rotina dos negócios, além de facilitar a experiência do cliente.Faça uma demonstração da plataforma da Vindi

2. Segurança nas transações

Se o gerenciamento de pagamentos é feito automaticamente por uma plataforma que cuida deste processo, você tem menos erros, certo?

E se você tem menos erros nas cobranças, tem mais segurança tanto para a sua empresa, quanto para o seu cliente. Além disso, um processo manual não tem a segurança PCI Compliance, por exemplo.

Portanto, a recorrência é o modelo de pagamento e de negócio mais seguro quando o assunto é saúde financeira, já que te dá a possibilidade de ter recursos de antifraude, personalização de checkout de pagamento e remodelagem para checkout transparente e dados criptografados nas transações.

3. Cobranças automáticas

Toda empresa sofre com clientes inadimplentes, que deixam de pagar carnês, boletos e faturas, não é mesmo? Seja por esquecimento ou má fé, em todos os segmentos, vemos empreendedores relatando esse desafio. Mas, sabia que isso é menos comum com os negócios recorrentes?

Isso porque, com a recorrência, as cobranças são feitas automaticamente e renovadas periodicamente, até que o cliente decida cancelar sua assinatura, plano ou mensalidade. Para isso, temos um grande aliado da recorrência: o cartão de crédito!

Cobrando de forma recorrente pelo cartão de crédito, você não utiliza o limite total do cartão do seu cliente, já que recorrência é diferente de parcelamento.

No primeiro caso, é necessário apenas que seu cliente tenha o valor da mensalidade no limite. Já no segundo, o limite total da venda é retirado do cartão do seu cliente e volta aos poucos, conforme o pagamento das faturas.

Por exemplo: se você vende um plano de academia que custa R$ 70,00 por mês e tem validade de 12 meses, seu cliente só precisa ter R$ 70,00 por mês de limite. Com uma venda de plano parcelada, ele precisaria de R$ 840,00 disponível logo na primeira mensalidade.

Portanto, a recorrência é uma excelente relação custo-benefício para seu cliente, além de continuar garantindo o seu faturamento mensal. É no processo inverso ao parcelamento que uma empresa recorrente ganha a fidelização de um cliente!

4. Facilidade de mensuração

Ao usar uma plataforma de gerenciamento de pagamentos como a da Vindi, é possível extrair relatórios completos da saúde financeira da empresa.

Além disso, você tem visibilidade dos clientes que entram e cancelam, quanto tempo ficam, quais são as métricas de controle de MRR (Receita Mensal Recorrente) e ARR (Receita Anual Recorrente), por exemplo.

Com esses dados, fica muito mais fácil mensurar onde estão gastos que podem ser cortados e investimentos que podem ser feitos.

5. Previsibilidade de receita

Basicamente, a recorrência é o modelo que mais dá uma previsão ao empreendedor de quanto ele receberá nos próximos meses.

Dependendo da quantidade de planos que você oferecer, é possível saber até quanto será o faturamento anual da sua empresa, com dados muito mais reais do que em empresas que utilizam outras formas tradicionais de cobrança.

Por exemplo, se você vende seu plano anual de academia com 10% de desconto e tem muitas aquisições, é possível calcular quanto receberá pelos próximos 12 meses desses clientes que estão entrando.

Portanto, seu maior desafio é o de garantir que ele tenha uma experiência encantadora e continue renovando todos os anos com o seu negócio.

6. Redução de inadimplência

Junto com os clientes que deixam de pagar as contas, que compartilhamos na terceira dica, vem a inadimplência. E, cobrar clientes inadimplentes manualmente é uma situação bem desconfortável para ambas as partes.

Mas, assim como a recorrência tem como vantagem o pagamento automático, ela também possibilita a cobrança automática, por meio de uma plataforma que consiga garantir essa operação com segurança.

Além disso, aqui na Vindi, nós investimos em funcionalidades que reduzem significativamente as taxas de inadimplência.

A Retentativa Simples, por exemplo, tenta até novas 5 cobranças automáticas se a transação foi rejeitada da primeira vez. E, se o seu cliente trocou de cartão recentemente e esqueceu de trocar os dados, o Renova Vindi consegue puxar essas informações automaticamente, em contato com o banco.

Da mesma forma, se nenhuma dessas opções funcionar, o link com fatura em aberto vai automaticamente para o e-mail cadastrado e por SMS, sem que você precise ligar ou enviar uma carta, nos moldes tradicionais.

7. Maior controle de estoque

Se você vende produtos, sejam eles perecíveis ou não, é fundamental que tenha controle de estoque para minimizar gastos necessários.

E, essa é outra vantagem da recorrência, já que você tem previsibilidade de quantos desses produtos serão despachados mensalmente, de acordo com a entrada das assinaturas.

Dessa forma, você sabe quando comprar mais, entende quais são os produtos campeões de vendas e consegue pensar em promoções para os que estão “empacados” durante algum tempo.

8. Possibilidade de inovação

Tanto os negócios físicos quanto os virtuais têm possibilidade de inovar com a ajuda da recorrência e de acordo com o seu segmento.

Ainda mais hoje, muitas empresas estão se reinventando e remodelando o próprio modelo de negócio para vender online. Essa é uma oportunidade única para que um empreendedor avalie se o produto ou serviço oferecido pode ser recorrente.

Portanto, sabendo quanto você ganhará pelos próximos meses, cobrando automaticamente, controlando seu estoque e otimizando sua equipe, fica mais fácil pensar no seu público-alvo e em como se destacar no meio da concorrência.

9. Aumento do valor agregado do produto

A recorrência também possibilita que você pense em promoções, upgrades gratuitos, programas de recompensas e outras vantagens para reter e fidelizar seus clientes.

Dessa forma, esses são alguns exemplos que podem aumentar o valor agregado do produto ou serviço vendido.

10. Crescimento sustentável

Com todas essas vantagens, certamente a que mais completa a lista da recorrência é a do crescimento sustentável. Todo empreendedor quer que seu negócio cresça, tenha lucro todos os meses, gere empregos e faça a diferença no mundo, não é mesmo?

Se hoje você tem 100 clientes e, no mês seguinte, consegue mais 20, passa a ter 120 clientes. Isso é o oposto do que acontece com as vendas pontuais, por exemplo, onde um cliente faz uma compra avulsa e você fica torcendo para que ele volte.

Portanto, se você quer que seu negócio se transforme em uma empresa recorrente, nós podemos te ajudar com a plataforma mais completa e robusta do Brasil. Nossa solução é o que está fazendo a diferença para mais de 6.000 negócios, e o próximo pode ser o seu!

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