Criar um site de vendas é uma iniciativa promissora para quem pretende ganhar dinheiro com o comércio.
Afinal, de forma geral, as pessoas adoram uma compra pela internet, tanto que esse mercado tem movimentado somas cada vez maiores nos últimos anos.
Em 2023, o varejo online faturou R$ 185,7 bilhões.
O número representa um aumento em torno de 10% na comparação com o ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Apesar do potencial de lucro, o setor também é bastante concorrido e, por isso, a empresa que conta com um bom site já larga em vantagem em relação aos competidores.
Para ajudar você nesse planejamento, preparamos um conteúdo completo para mostrar passo a passo como criar um site de vendas que destaque o seu negócio em relação à concorrência.
Por que criar um site de vendas?
Criar um site de vendas é uma maneira de transmitir credibilidade para seus consumidores, demonstrando que sua empresa é bem estruturada e atua de uma maneira profissional.
Assim, a confiança do público tende a aumentar, o que reflete em mais vendas.
Embora envolva menos custos e menos trabalho, a venda por WhatsApp ou pelas redes sociais pode não ser suficiente para passar a mesma sensação.
Nesses casos, os consumidores podem ter algum receio de comprar diretamente com o vendedor, a menos que tenham sido indicados.
Além disso, contar com um site bem estruturado da forma como vamos explicar também ajuda a automatizar processos como o registro das vendas e, principalmente, as cobranças.
Tipos de sites de vendas
Todos nós conhecemos o site de vendas clássico, nos quais o cliente escolhe os produtos e depois faz o pagamento.
Mas existem vários tipos, como vamos mostrar agora:
- Marketplace: é uma espécie de “shopping center virtual”, em que os empreendedores anunciam seus produtos em grandes sites, como Shopee e Mercado Livre, que ficam com um percentual do lucro
- E-commerce: modelo mais comum, em que o cliente escolhe seus produtos a partir de um catálogo, coloca no carrinho de compras e vai para o checkout, a tela de confirmação do pagamento
- Site institucional: muito usado por prestadores de serviço, conta apenas com uma descrição das soluções à venda e dados para que o consumidor faça contato diretamente com o profissional
- Landing page: página única que promove um produto ou serviço, programada para ser acessada a partir de uma iniciativa de marketing, como um anúncio pago ou um e-mail
- Link de pagamento: página personalizada usada em uma cobrança específica, com os dados do cliente
- Página de pagamento: página programada para ser um checkout isolado, em que qualquer pessoa pode pagar pela compra de um determinado produto ou serviço.
Como criar um site de vendas: passo a passo
Criar um site de vendas envolve vários processos, desde o planejamento do negócio até a publicação e a manutenção da página.
Veja agora os nove passos necessários para vender pela internet.
1. Escolher os produtos
O primeiro passo para começar a vender pela internet é a escolha do que será vendido.
É preciso tomar essa decisão com bastante cuidado, pois cada produto pode explorar determinado nicho do mercado — ou seja, uma segmentação relacionada a necessidades e desejos específicos.
Por exemplo, uma loja pode vender apenas acessórios para um console de videogame ou comida para pessoas com alguma restrição alimentar.
Alguns nichos podem ter vendas altas, mas têm alta concorrência e, por isso, atrair consumidores pode ser bem desafiador.
Por outro lado, outros nichos podem não ter um volume tão grande de vendas, mas a aposta pode valer a pena se houver uma lacuna no mercado.
Por isso, pense nas necessidades do seu público ao fazer sua escolha.
2. Definir o formato
Depois de escolher o que vender, é preciso pensar em como essa venda vai acontecer.
Você pode adotar o modelo clássico, criando um estoque próprio, ou apostar no dropshipping, em que os produtos são enviados diretamente do atacado para o endereço dos clientes.
O planejamento para as vendas pode variar de acordo com a alternativa que você escolher.
Se você tiver seu estoque próprio, será necessário ter um espaço para armazenar os seus produtos e um método de organização para garantir a logística.
Já no dropshipping, é preciso integrar a loja virtual ao sistema do fornecedor.
3. Elaborar um orçamento
As próximas etapas serão mais práticas e envolvem os investimentos que você vai fazer em seu negócio.
Por isso, antes de mais nada é preciso definir o orçamento, ou seja, o valor que você vai precisar gastar para cada etapa do negócio.
Leve em consideração despesas como:
- Contratação de uma plataforma de e-commerce
- Domínio e hospedagem
- Custo dos produtos para revenda
- Gastos com marketing
- Impostos
- Serviços de contabilidade.
4. Registrar o domínio do site
O domínio é o endereço de um site de vendas na internet, aquele que os clientes digitam na barra de navegação para entrar na página, e que geralmente começa com “www”.
É importante escolher um domínio simples e fácil de lembrar, que remeta ao nome de sua empresa, o produto vendido ou o público atendido.
Várias empresas são especializadas em fornecer domínios, sendo que a RegistroBR é uma das mais importantes por ser responsável por todos os endereços que terminam com “.br”.
Alguns serviços de hospedagem de sites já fazem esse registro na criação da página.
5. Criar uma identidade visual
Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos usados para apresentar sua marca para o público.
O aspecto mais importante é o logotipo, que é a representação gráfica da marca.
Muitas pessoas confundem essas duas definições, mas a identidade visual inclui vários outros elementos, como:
- Paleta de cores: o conjunto de cores relacionadas à marca
- Tipografia: as fontes usadas nos textos
- Layout: a maneira como as informações serão dispostas na página
- Tom de voz: a forma como as informações são comunicadas, podendo ser informal ou descontraída conforme as características do público.
6. Desenvolver o site
A partir da identidade visual escolhida, você já pode começar a trabalhar no desenvolvimento do seu site.
É importante planejar uma navegação simples e fluída, para facilitar ao máximo a experiência do usuário.
Faça testes para repetir os passos para que o cliente selecione seus produtos e coloque no carrinho.
Inclua as informações para contato e, se quiser, faça uma área “Sobre”, contando a história da sua empresa.
Durante esse desenvolvimento, é preciso garantir otimização levando em conta dois fatores:
- SEO: a sigla em inglês que significa “otimização para mecanismos de busca”, sendo um conjunto de técnicas que ajudam o site a ser encontrado em pesquisas no Google e outros buscadores
- Responsividade: boa parte dos consumidores acessa sites de vendas pelo celular, portanto, é preciso se certificar de que a página ficará bem configurada em um todos os tamanhos de tela.
7. Anunciar os produtos
Com o site pronto, chegou o momento de criar os anúncios dos produtos.
Antes de mais nada, capriche no título, deixando ele bem claro e incluindo as informações mais importantes conforme o tipo de item vendido.
Por exemplo, se vender uma peça de roupa, inclua o tipo de tecido, a cor e a marca e outra característica marcante, como uma estampa ou o tamanho das mangas.
Para itens eletrônicos, inclua dados como marca e modelo, além de aspectos como cores e voltagem.
Na descrição, insira o máximo possível de informações, como benefícios e especificações técnicas.
Capriche bem nas fotos e inclua também vídeos para apresentar bem o item oferecido
8. Criar campanhas de marketing
Com o site pronto e publicado e seus produtos anunciados, é preciso começar a divulgar o negócio.
Uma maneira eficiente de se fazer isso é com ferramentas de publicidade paga, como Google Ads e Facebook Ads.
Essas plataformas permitem a segmentação dos anúncios por público-alvo, que ajuda a direcionar a publicidade a quem tem mais chances de comprar.
A produção de conteúdo em redes sociais pode ajudar o alcance orgânico, ou seja, sem impulsionamento financeiro.
A partir do momento em que você tiver seus primeiros consumidores, peça consentimento para poder enviar e-mail e mensagens no WhatsApp para enviar promoções e outros materiais publicitários.
A partir daí, você pode começar a fidelizar seus clientes.
9. Integrar um sistema de cobranças
Para poder vender seus produtos, é preciso usar uma plataforma de pagamentos como a Vindi, que garanta a segurança dos dados financeiros dos seus clientes.
Um bom sistema pode ser integrado diretamente no seu e-commerce em um checkout transparente, para que o cliente não precise ser direcionado para outra página antes de fazer o pagamento.
Para ajudar você a criar um site de vendas na prática, vamos mostrar no próximo tópico como escolher a melhor plataforma para isso.
6 dicas para escolher a melhor plataforma para criar seu site de vendas
A escolha da plataforma é um ponto-chave para criar um site de vendas. Por isso, deve ser feita com cuidado.
Pense antes de mais nada em suas necessidades e nos resultados que você espera atingir.
Confira agora seis dicas para escolher o melhor sistema para o seu negócio.
- Conte com recursos de gerenciamento: para traçar as melhores estratégias, é importante acompanhar o desempenho de suas vendas. Usando plataformas como a Tray, é possível visualizar relatórios com dados do negócio e fazer sua gestão de vendas.
- Pense em escalar o negócio: ao escolher sua plataforma, tenha em mente que seu negócio poderá crescer e atender a demandas maiores, por isso escolha um sistema que ofereça recursos para escalar. Novamente, a Tray serve como exemplo.
- Procure um sistema que integre vendas: para aumentar as chances de vendas, você pode anunciar os mesmos produtos em diferentes sites. Usando um sistema como a Bagy, é possível vender automaticamente em marketplaces como Amazon, Shopee e Shein.
- Conte com suporte e mentorias: algumas plataformas, como a Bagy, colocam seus especialistas à disposição para auxiliar os empreendedores na configuração de suas lojas virtuais.
- Busque uma solução omnichannel: se o seu negócio tiver médio ou grande porte, pode ser uma boa alternativa integrar diferentes canais de venda com uma plataforma completa como a Wake, um ecossistema que atua ao longo de toda a jornada do cliente.
- Use uma solução completa: o ideal é que, com apenas uma plataforma, você consiga receber pedidos, gerir o estoque e integrar formas de pagamento, entre outras ações. A Wake conta com todas essas possibilidades.
Quais são os erros comuns ao criar um site de vendas e como evitá-los?
Vários pontos de atenção precisam ser levados em consideração na hora de criar um site de vendas.
Confira alguns erros comuns e por que eles devem ser evitados:
- Deixar a segurança de lado: uma empresa que não usa com plataformas com certificado de segurança, sistemas antifraude, firewall e antivírus coloca os dados de seus clientes em risco
- Oferecer um atendimento burocrático: mesmo vendendo pela internet, a forma de lidar com o cliente conta muitos pontos para sua fidelização. Por isso, sempre capriche no atendimento
- Deixar de organizar o estoque: é importante usar técnicas de gerenciamento para manter seus itens armazenados, evitando problemas graves, como envios de produtos errados
- Não ter domínio próprio: alguns empreendedores apostam em domínios genéricos e subdomínios de outras plataformas, deixando de transmitir uma ideia de profissionalismo a seus clientes
- Escolher a hospedagem só pelo preço: muitos planos de hospedagem podem parecer atrativos por serem baratos, mas oferecem recursos limitados, baixa velocidade, falhas de segurança e um suporte ineficiente.
Tem como criar um site de vendas grátis?
Embora seja possível anunciar produtos em um site gratuito, não é possível criar um site de vendas grátis.
Afinal, o e-commerce precisa ter um meio de cobranças para que as vendas possam ser feitas por meios como boleto bancário ou cartão de crédito.
Mesmo para vender por Pix, o ideal é contar com um sistema que gere um QR Code dinâmico, que inclua o valor e outros detalhes.
Sem uma boa plataforma de pagamentos, fica impossível fazer cobranças com segurança e praticidade.
Além disso, há várias outras despesas para quem quer ter um site de vendas profissional.
Por exemplo, é preciso hospedar a página em um servidor e contratar um domínio.
O desenvolvimento do site pode ser feito de forma gratuita, seja por alguém com conhecimento em programação ou qualquer pessoa usando uma plataforma como o WooCommerce.
Ainda assim, o ideal é contar com ferramentas de apoio que muitas vezes são pagas para poder ter um bom desempenho.
Veja na sequência qual é o investimento necessário para investir nesse ramo.
Quanto custa criar um site de vendas?
O investimento para se criar um site de vendas pode variar bastante dependendo do estilo e do quanto você espera se diferenciar de seus concorrentes.
Bancar o desenvolvimento de um site sob medida pode custar entre R$ 1,5 mil e R$ 10 mil.
Porém, esse valor cai bastante quando você usa uma plataforma de e-commerce como Tray, Wake ou Bagy.
Embora o WooCommerce permita criar um site de vendas sem custos, o procedimento é bem mais complicado e, por isso, exige bastante tempo para o aprendizado.
E com uma plataforma, em vez de gastar um alto valor inicial, você tem apenas despesas recorrentes, como:
- Custo da plataforma: R$ 20 a 2,5 mil por mês, conforme os recursos e o porte da empresa atendida
- Hospedagem: R$ 10 a R$ 80 por mês
- Domínio: em torno de R$ 40 por ano.
Essas despesas são bastante aproximadas, portanto, pesquise bem para encontrar a melhor alternativa de acordo com as suas necessidades.
Leve em consideração também outros gastos previstos na sua atividade, como o pagamento de impostos e a compra de itens para revenda ou matéria-prima e insumos para produção.
Formas de pagamento para o site de vendas
Um dos principais diferenciais das vendas pela internet é a facilidade para pagar pelas compras de várias maneiras diferentes, sendo que as principais são cartão de crédito, boleto e Pix.
Por isso, sua loja precisa dar ao cliente essa liberdade de pagar como quiser.
De acordo com o estudo Global Payments Report 2024, o cartão de crédito é a forma de pagamento mais usada no Brasil, sendo utilizada por 40% dos consumidores.
Já o Pix aparece logo atrás, com 30%, seguido pelas carteiras digitais, com 16%.
Embora tenha sido usado em apenas 3% das compras, o boleto bancário é importante por ser a alternativa para quem não tem conta bancária.
Portanto, é importante que o site de vendas ofereça possibilidades de pagamento por todas essas maneiras, em um checkout fluído.
E para variar as formas de pagamento, é preciso ter um sistema seguro, como vamos abordar no tópico final deste artigo.
Como garantir a segurança do site de vendas?
A segurança é um ponto essencial na hora de criar um site de vendas, pois é preciso lidar com informações sensíveis dos consumidores.
Para isso, a principal medida necessária é a obtenção do certificado SSL (Secure Sockets Layer).
Essa tecnologia estabelece uma conexão por criptografia entre o navegador e o servidor, substituindo as informações sensíveis por sequências aleatórias de caracteres.
Assim, mesmo se houver algum vazamento, os dados não podem ser acessados pelos invasores.
Embora o certificado seja importante, também é preciso proteger o site com softwares antivírus e firewalls para evitar ataques e infecções por malwares.
E para receber pagamentos, o ideal é contar com uma plataforma que tenha o certificado PCI Compliance.
Ele atesta que o negócio passou por uma auditoria internacional para garantir a segurança dos pagamentos.
O intermediador de pagamentos da Vindi conta com o nível máximo do PCI, além de ter sistema antifraude incluído para oferecer proteção extra às suas transações
Por isso, se você for criar um site de vendas, dê o próximo passo. Conheça nossas formas de pagamento!