No processo de uma transação financeira, diversos serviços estão envolvidos. Entre eles está a operadora (ou adquirente). Essas empresas têm um papel essencial em compras com cartão, pois são as responsáveis por se comunicarem com as bandeiras e também com o banco.

Com o crescimento da concorrência entre as adquirentes, ficou mais fácil encontrar empresas que oferecem boas taxas. Porém, mesmo assim, trabalhar apenas com uma operadora pode deixar sua empresa engessada.

Isso porque é difícil encontrar uma adquirente no mercado que atenda todas as suas necessidades, como: aceitar todas as bandeiras de cartões, inclusive internacionais, parcelamento sem juros ou sem despesas extras para o comerciante. E ainda com as melhores taxas cobradas por transação.

Por isso, se você quer aumentar suas conversões e reduzir os custos de vendas, a melhor maneira é cobrar com mais de uma operadora. Quer entender melhor? Então, continue lendo!

Qual o papel das adquirentes?   

Antes de tudo, a função de uma operadora precisa estar muito clara para você. Por isso, mesmo que a gente já tenha escrito diversos artigos sobre o assunto aqui no blog, vale a pena citar, mais uma vez, quais são as principais atividades de uma adquirente.

Venda por cartão

Para vender por cartão (de crédito ou débito), seja no mundo físico ou virtual, é necessário os serviços das adquirentes. Pois são elas as responsáveis por se comunicarem com as bandeiras (como Visa e Mastercard) e também com os bancos.

É essa comunicação (que acontece em segundos) que define se a compra deve ser aceita ou rejeitada.

Pagamento

Em uma compra com cartão, a operadora também é a responsável por repassar o valor da venda para o comerciante – a exceção acontece no ambiente virtual, quando se utiliza um terceiro serviço.

Principais adquirentes no Brasil

Muitas das empresas que atuam como operadora são controladas por bancos. Além disso, hoje é possível escolher entre opções nacionais e também internacionais.

Sendo que entre as principais adquirentes, podemos citar:

  • Cielo (controlada pelo banco Bradesco e Banco do Brasil)
  • Rede (controlada pelo Itaú)
  • Getnet (controlada pelo Santander)
  • Stone
  • Global Payments
  • Adyen  

Por que eu devo contar com mais de uma operadora?

A resposta é simples: para que você tenha liberdade de vender com as melhores taxas e atingir o maior número de consumidores. Em outras palavras: mais conversões.

Isso porque quando você utiliza apenas uma adquirente, você fica preso às taxas praticadas pela empresa. Por exemplo: digamos que a operadora X oferece a melhor taxa em compras à vista, porém em parceladas a operadora Y é mais vantajosa.

Se você não tem a flexibilidade de troca, precisará decidir se prefere pagar menos em vendas à vista ou seguir pelas parceladas. Mas, quando você cobra com mais de uma operadora, essa preocupação é eliminada. Já que você pode escolher qual prefere usar em cada situação.

Além das tarifas, outra vantagem de cobrar com mais de uma operadora é a certeza de sempre poder processar uma transação. Pois, se uma adquirente estiver fora do ar, passando por alguma lentidão ou mesmo outro imprevisto, é fácil direcionar suas vendas para outra empresa.

Como cobrar com mais de uma operadora?

Você já entendeu que ter a liberdade de mais de uma operadora é essencial para aumentar suas conversões, certo?

Então, agora sua dúvida é: como eu faço isso. Para operar com mais de uma operadora, você precisa contar com o serviço de um gateway de pagamento. Essa ferramenta vai ser o meio de comunicação entre você e as operadoras.

O gateway de pagamento passará a ser responsável por todos os processos envolvidos em uma transação, desde a aprovação de uma venda até mesmo a segurança do processo de pagamento.

Entre as principais vantagens desse serviço, ainda podemos destacar a possibilidade de integração com um antifraude da sua escolha; taxas mais atrativas em um alto volume de transações, além da liberdade de trabalhar com mais de uma adquirente.  

Se você quiser ler mais sobre como funciona essa ferramenta, não deixe de conferir nosso artigo “Gateway de pagamento: Tudo o que você precisa saber”.

E agora?

Como você percebeu durante esse texto, usar mais de uma operadora acaba sendo uma vantagem competitiva.

Já que se você consegue trabalhar com melhores taxas e tem a certeza de ter seus serviços funcionando mesmo quando há indisponibilidade de uma adquirente. Com isso, é possível repassar mais benefícios aos seus clientes.

Se você quer conhecer mais um gateway de pagamento, entre em contato com a gente. Nós construímos um dos gateways mais completos do mercado e podemos ajudá-lo a também conquistar a liberdade da multi adquirência!