A notificação de cobrança é um dos principais recursos que uma empresa tem para evitar a temida inadimplência.

Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), o número de famílias brasileiras endividadas hoje é recorde: 74% delas estão inadimplentes em algum tipo de serviço.

Trata-se de um problema para a economia do país como um todo, e principalmente para empresas que trabalham com a venda de serviços por mensalidades ou assinaturas.

Por outro lado, é possível minimizar a inadimplência, desde que sejam utilizadas as estratégias adequadas e as ferramentas certas.

O objetivo nesse caso não é apenas recuperar valores em aberto, mas também manter o consumidor inadimplente ativo.

Para isso, a notificação é uma maneira de se antecipar, agindo antes que a dívida esteja consolidada.

Veja na sequência como fazer isso e de que forma a plataforma Vindi pode ajudar o seu negócio a evitar a inadimplência com o envio de notificações personalizadas.

O que é notificação de cobrança?

Notificar uma pessoa sobre a proximidade do vencimento de um boleto de pagamento é uma maneira de atuar preventivamente para que o pagamento seja feito no prazo.

A notificação de cobrança é um lembrete pelo qual a empresa alerta um cliente sobre um débito perto de vencer.

Ela também pode ser enviada quando esse débito já teve seu prazo expirado, servindo como a própria abertura de um processo de negociação, neste caso.

Desta forma, a abordagem e o teor das mensagens precisam ser pensadas com cuidado, para que a cobrança seja amigável e firme ao mesmo tempo.

Essa é também uma maneira de dizer ao cliente que a empresa quer entender por que ele deixou de pagar, oferecendo meios para se regularizar, conforme suas limitações.

Neste vídeo, você pode ver como ativar as notificações de cobrança com a plataforma Vindi.

Como a notificação de cobrança personalizada diminui a inadimplência?

A verdade é que, em boa parte dos casos, a inadimplência não é causada por má fé.

Os motivos podem variar entre despesas inesperadas, gastos extras acima do orçamento familiar ou mesmo por simples esquecimento.

Em todos esses casos, a notificação de cobrança pode ajudar o cliente a lembrar de pagar na data certa, evitando que outras despesas o impeçam de priorizar o pagamento.

E numa situação em que a dívida já está em aberto, a notificação é o primeiro contato pelo qual a empresa expressa o conhecimento desse débito.

Como mencionamos, a mensagem deve ser amistosa e transparecer empatia da empresa em relação ao cliente.

O cliente precisa ler a notificação e entender que a empresa está disposta a negociar o débito dentro das melhores condições para ambas as partes.

Quais métodos usar para enviar notificações de cobrança?

Cobrar um cliente é, acima de tudo, uma oportunidade de se aproximar dele.

Para isso, é fundamental manter uma postura compreensiva e assertiva ao mesmo tempo.

Dessa forma, a cobrança passa a ser vista não como uma forma de oprimi-lo, mas de dizer que a empresa se interessa pelo que ele está passando e que está disposta a ajudar.

Para que esse contato seja bem-sucedido, é fundamental escolher o método certo de envio de notificações.

Conheça os mais utilizados deles a seguir:

E-mail

Engana-se quem pensa que as pessoas hoje em dia acessam somente as redes sociais e abandonaram outras formas de comunicação digital.

Nesse quesito, o e-mail ainda é imbatível, com cerca de 4 bilhões de usuários ativos em todo o mundo.

Essa é uma poderosa ferramenta de comunicação e, na plataforma Vindi, você conta com notificações via e-mail com disparo e follow up 100% automatizados.

SMS

O Short Message Service, mais conhecido como SMS, é outro meio que pode parecer obsoleto, mas se trata de um método eficaz de enviar cobranças.

A vantagem está no fato de a imensa maioria das pessoas serem usuárias de celulares.

Uma pesquisa da Strategy Analytics estima que metade da população mundial tem smartphones.

Telefone/Carta

As notificações por ligação telefônica ou correspondência ainda podem ser utilizadas, se necessário.

São um último recurso, indicado somente quando os meios digitais não se mostram suficientes ou se a pessoa inadimplente não retorna as mensagens.

É também um meio que pode ser utilizado quando o cliente não dispõe de meios eletrônicos de comunicação, temporária ou permanentemente.

Exemplos de mensagens para notificações via SMS

Nós pensamos em tudo para facilitar as suas rotinas, inclusive nas mensagens que você pode enviar via SMS.

Confira abaixo alguns exemplos para você enviar ou usar como referência para redigir suas próprias mensagens personalizadas pela plataforma Vindi.

TipoProgramação recomendadaConteúdo
Inadimplência10 dias depois do vencimento da cobrança pendenteCliente {{merchant.name}}, efetue agora o pagamento de {{charge.amount}} vencido desde {{charge.due_at}}. Acesse {{bill.url}}
AgradecimentoExatamente no dia do pagamento da cobrançaObrigado pelo pagamento de {{charge.amount}} [{{merchant.name}}]
Cobrança rejeitada Exatamente no dia da cobrança rejeitada{{customer.first_name}}, não foi possível autorizar seu pagamento. Acesse {{bill.url}} e regularize sua assinatura [{{merchant.name}}]
Boas-vindasExatamente no dia do pagamento da primeira cobrança da assinatura{{customer.first_name}}, seja bem-vindo à {{merchant.name}}! Sua assinatura já está ativa.

Como criar notificações na plataforma da Vindi?

A plataforma de pagamentos online da Vindi é ideal para negócios com receita recorrente.

Com ela, você faz toda a gestão de clientes, a automação das cobranças, e tem independência na escolha dos meios de pagamento para que a sua base de assinantes e a sua receita possam crescer de forma contínua.

Confira a seguir como criar notificações, cadastrar clientes e muito mais com essa incrível plataforma de gestão para negócios que trabalham com a recorrência de pagamentos.

E se quiser, já veja aqui no nosso dashboard como funciona na prática a criação de notificações.

Crie uma assinatura

Primeiro, é preciso cadastrar seu produto.

Faça isso na “página de produtos”, localizada em “configurações”.

Em seguida, clique em “novo produto”.

No campo “nome”, insira o nome do seu produto.

Essa nomenclatura será vista pelos seus clientes na hora da fatura também.

Já o campo “descrição” é uma orientação interna que representa aquele produto.

Dica: com a Vindi, você consegue vender por minuto, unidade, produto ou serviço, que podem ser precificados com 5 configurações diferentes.

São as seguintes:

  • Preço fixo
  • Preço fixo com quantidade
  • Faixa variável por volume
  • Faixa fixa por volume
  • Faixa acumulada por volume.

Gerencie clientes

Na página de clientes, é possível fazer a análise da saúde financeira da base de clientes.

Para começar a análise, vamos acessar as configurações e depois o menu de clientes.

Veja alguns exemplos:

  • Ativos: clientes que têm uma assinatura ativa
  • Inativo: clientes que cancelaram suas assinaturas
  • Inadimplentes: clientes que não pagaram suas assinaturas/produtos.

Note que, ao clicar em um cliente qualquer, aparecerão algumas informações relativas ao status da assinatura, como tempo em vigor e pagamentos em aberto.

Analise relatórios

A Vindi tem mais de 10 relatórios disponíveis na plataforma, incluindo recuperação de inadimplência, faturamento por produto e cobranças em geral.

Para começar uma análise, acesse “relatórios” no menu lateral.

Para exemplificar, vamos ver como analisar um relatório na área “cobranças”.

Em “total cobrado”, podemos ver todas as cobranças (pagas e a vencer) em todo período selecionado no filtro. 

Em “pago”, temos total de cobranças pagas, e em “vencer”, o total de cobranças que estão próximas do vencimento, enquanto em “vencido” estão as que já expiraram.

Na tabela, você tem um detalhamento melhor de todas as cobranças, listadas por cada cliente cadastrado.

Automatize cobranças

A Vindi tem soluções completas para cobranças, com envio de notificações via SMS e e-mail.

As nossas funcionalidades já ajudaram a recuperar mais de R$ 145 milhões em inadimplência para os nossos clientes, graças a recursos como:

  • Notificação após uma transação rejeitada
  • Emissão de cobrança pendente
  • Notificação antes da cobrança (antecipar)
  • Pagamento da primeira cobrança da assinatura
  • Vencimento da cobrança pendente.

Para começar, vá até “configurações” e depois clique no menu “notificações”.

Em seguida, crie uma nova notificação de cobrança em “nova notificação”.

Em “nome”, escreva algo fácil para organizar as suas notificações internamente.

Exemplo: “Notificação de cobrança pendente (2 dias antes)”.

Já no campo “data de envio”, você pode criar uma notificação para alertar o cliente que o pagamento precisa ser feito exatamente no mesmo dia da cobrança.

Exemplo: “Exatamente no dia do(a) pagamento da cobrança”.

No “método de envio”, selecione entre e-mail e SMS.

Nos casos de envios via e-mail, note que o campo assunto é muito importante.

É por meio dele que o cliente toma conhecimento do que trata a mensagem, decidindo a partir dele se irá abrir ou não o e-mail.

Por isso, seja claro e objetivo.

Em “conteúdo”, você05 pode configurar a mensagem desta notificação com o HTML e todas as variáveis.

Peça a sua demonstração

Saber como funciona é importante, mas ainda melhor é ter uma demonstração ao vivo e em cores – e totalmente de graça, claro.

Para ver de perto e entender melhor como funcionam as soluções da Vindi para cobranças e gestão de receitas recorrentes, é muito fácil.

Basta acessar a nossa página de pedido de demonstração gratuita, informar seu nome, e-mail e segmento da sua empresa.

Pronto!

Você já pode conferir na hora como a Vindi agrega soluções que fazem a diferença.

Peça aqui sua demonstração e lucre mais no ramo das receitas recorrentes!

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