Os indicadores de cobrança são muito importantes para entender a saúde financeira do seu negócio.

Assim como as métricas relacionadas a faturamento, aquisição e retenção, os KPI’s de cobrança te ajudam a analisar as taxas de inadimplência e a eficiência das suas operações financeiras.

Portanto, se você queria saber mais sobre esses indicadores, chegou ao post certo!

O que são indicadores de cobrança

Como já dissemos aqui, os indicadores de cobrança são peças-chave para entender como anda a saúde financeira da sua empresa.

Além disso, analisá-los junto com os indicadores de faturamento, aquisição e retenção são indispensáveis para quem quer ter uma visão global do negócio.

Dessa forma, é através da leitura desses dados que você conseguirá tomar decisões mais assertivas, seguras e que serão executadas com inteligência comercial.

Aqui, no blog da Vindi, nós já falamos sobre o que são os KPI’s e como eles são importantes para a sua empresa de forma geral. Se você quiser saber mais sobre o assunto, basta clicar aqui.

Conheça os 8 principais indicadores de cobrança

Esses são os indicadores mais importantes e que precisam ser considerados no seu planejamento estratégico:

1. Taxa de conversão

A taxa de conversão é um dos indicadores de cobrança mais importantes, já que avalia o desempenho das campanhas em andamento por completo.

Além disso, é essa taxa a responsável por cruzar informações que considerem o cenário macro das atividades.

Imagine, por exemplo, que seu time comercial faz, em média, 300 ligações mensais para vender o melhor produto da sua empresa. A taxa de conversão é o valor de todas as ligações feitas dividida pelo número de ligações que resultaram em vendas efetivamente.

2. Valores recuperados

O valor recuperado é um indicador que está totalmente atrelado com a inadimplência da sua empresa. No entanto, é necessário atrelar esse valor a outros indicadores, e nunca levá-lo como verdade absoluta.

Neste indicador, podem ser considerados acordos feitos entre clientes e sua empresa, descontos oferecidos, valores atribuídos a programas de recompensas e etc. Inclusive, o número de valores recuperados é importante para calcular o ROI (retorno sobre investimento).

3. Talk Time

A duração da chamada, ou Talk Time, mensura o tempo de conversão durante um atendimento. Dessa forma, quanto mais um colaborador da sua empresa demora para vender, maior é esse tempo.

Com esses dados, é possível mapear onde estão as maiores objeções, treinar seu time e oferecer mais oportunidades de gerar valor durante uma venda.

Além disso, quando estamos falando de cobrança, essa taxa também é importante para que você entenda quanto tempo leva para que um cliente inadimplente consiga resolver sua situação. Quanto menor a duração da chamada, mais efetiva é a sua cobrança.

4. Contato com a pessoa certa (CPC)

Independentemente da modalidade de cobrança adotada pela sua empresa, falar com a pessoa certa é indispensável para garantir a solução do problema que motivou o contato.

Dessa forma, o CPC cresce quando o operador/colaborador consegue falar com o cliente que precisa ser cobrado.

Além disso, ter um número de CPC baixo pode indicar que aquela estratégia não está sendo efetiva. Se seu operador não consegue chegar até o cliente inadimplente, aquela fatura em aberto provavelmente não será paga. E, seu negócio pode ser impactado negativamente por isso.

5. Agent Workload

Esse é um dos indicadores de cobrança atrelados com a produtividade da sua equipe, já que mensura a quantidade de contatos feitos no mailing da empresa a cada hora de trabalho.

Mas, é preciso ficar atento com o agent workload! Tempo e volume não são garantia de retorno de crédito e diminuição das taxas de inadimplência. É fundamental que esse indicador seja analisado com os valores recuperados, por exemplo.

6. Best time to call

O melhor momento para fazer uma ligação desperta debates em várias empresas. Até porque, esse indicador de cobrança varia de acordo com cada segmento.

Além disso, é preciso até mesmo fazer uma pesquisa de público e comportamento de consumo para encontrar os melhores momentos para fazer ligações de cobrança.

Portanto, considere esses cenários e também a forma de contato utilizada. Essa cobrança será por e-mail? Por telefone, SMS, WhatsApp?

7. Consumo de mailing

O mailing é a lista de todos os contatos que precisam receber esses contatos de cobrança.

Quanto maior o número de clientes nessa lista, maior será o seu volume de mailing. Da mesma forma, quanto mais organizada estiver a lista, menor será o tempo de contato.

Além disso, esse indicador permite a avaliação entre volume e eficiência dessa lista. Até porque, de nada adianta uma lista organizada se os resultados não forem satisfatórios.

8. Satisfação dos clientes

Por último, precisamos falar do índice de satisfação dos seus clientes. Essa métrica é muito importante para entender se as cobranças realizadas foram contornadas, se seus clientes foram bem atendidos e até mesmo indicar a razão do churn.

Além disso, é um excelente balizador para que você entenda como está a qualidade do atendimento oferecido dentro da sua empresa e como implementar estratégias que melhorem o processo de cobrança.

Nós temos, aqui no blog da Vindi, dois textos sobre o assunto: um explicando o que é NPS e outro sobre como melhorar esse indicador na sua empresa. Não deixe de ler também!

Como a automação pode melhorar seus indicadores de cobrança

Os indicadores de cobrança são indispensáveis para a sua empresa. Entretanto, existe um recurso que pode trazer inúmeras vantagens para esse processo: a automação.

Aqui na Vindi, nós acreditamos que as cobranças manuais tomam tempo e faturamento do seu negócio. Além disso, cobrar clientes é uma tarefa que quase todo empreendedor não se sente muito confortável em fazer.

Pensando nisso, nós oferecemos a melhor plataforma do mercado para que você consiga cobrar seus clientes de forma automática e totalmente segura.

Dentro da plataforma da Vindi, você tem visibilidade de quantas faturas estão em aberto, quantos clientes precisam ser cobrados e funcionalidades específicas que te ajudam a ter mais saúde financeira.

Você pode cobrar por SMS, e-mail e, se realmente quiser ligar para seus clientes, pode acessar facilmente as informações de cadastro e o histórico dele.

Dessa forma, você otimiza o tempo da sua equipe financeira, tem a possibilidade de investir talentos em outros departamentos e muito mais visibilidade da sua receita.

Se você gostou deste conteúdo sobre indicadores de cobrança e quer saber mais sobre como nossa plataforma pode te ajudar a deixar esse processo muito mais efetivo, clique no banner abaixo e fale com um dos nossos especialistas. Nós estamos prontos para te ajudar a vender mais e sempre!

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