Será que vale a pena contratar uma empresa de cobrança? Antes de falar sobre os principais benefícios, vamos entender um pouco o panorama do mercado.

Segundo depoimento do diretor de Fiscalização do Banco Central, a redução da inadimplência ajudou na rentabilidade de instituições financeiras no segundo semestre de 2017. Essa queda, principalmente em pequenas e médias empresas, provocou baixa da provisão de bancos.

Em março de 2018, porém, foi registrado um aumento de 0,3 ponto porcentual na inadimplência. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostrou que o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso também cresceu de 24,9%, em fevereiro, para 25,2% no último mês.

Esses altos e baixos da economia fazem com que algumas empresas enfrentem problemas como o aumento da inadimplência. E isso pode gerar problemas financeiros graves, principalmente na hora de realizar a cobrança (que pode ser uma tarefa desconfortável). Quando essa atividade não é feita da forma correta, pode acabar dificultando o processo de negociação.

Uma solução para esse problema é contar com uma empresa de cobrança. Assim, você terá controle sobre o fluxo de caixa da sua empresa e pode reduzir a taxa de cliente inadimplentes!

Empresa de cobrança: automação de processos

Um dos maiores benefícios ao contratar uma empresa de cobrança, é a automatização dos processos de recebimento, recolhimento e gestão de pagamentos.

Mas, antes de tomar qualquer decisão, é importante que você entenda o momento pelo qual sua empresa está passando. Para isso, fique de olho nos seguintes aspectos:

1. Processos manuais

Emitir notas fiscais de serviços pode ser um processo desgastante e que tomará boa parte do tempo de seus colaboradores.

Com uma empresa de cobrança que tenha integração com uma ferramenta de emissão de notas fiscais esse processo será automatizado. Dessa forma, você terá muito mais tempo para investir em outras atividades, como identificar e corrigir possíveis falhas humanas ou identificar clientes pagantes e os não pagantes que precisarão ser cobrados.

2. Conheça as novas tecnologias do mercado

A cobrança recorrente é uma forma de automatizar o processo de pagamento e reduzir taxas de inadimplência. Além disso, esse método ajuda tanto sua empresa, que terá a garantia de recebimento de pagamentos parcelados, quanto o próprio cliente, que não precisará se preocupar em realizar o débito todos os meses.

E o melhor de tudo, a cobrança recorrente no cartão de crédito não toma o limite do cliente, apenas o valor da parcela. Dessa forma, contar com uma empresa de cobrança que facilita essa tarefa economiza o seu tempo e do seu cliente, além de melhorar a experiência de compra dele com a sua marca.

4. Aposte em ferramentas versáteis

Muitas empresas utilizam diferentes ferramentas de cobrança para gerar boletos, recorrência ou vendas pontuais. Ao usar diferentes ferramentas, você precisará pagar taxas, ou mensalidades, para cada uma, além de ter que criar planilhas para organizar as atividades realizadas.

Embora sejam processos automatizados, a gestão de diferentes plataformas pode tornar as tarefas confusas e desgastantes. Por isso, o ideal é buscar por uma empresa de cobrança que reúna tudo o que você precisa em um único lugar.

5. Gateway de pagamento

Quando o assunto for compras online, uma ferramenta antifraude é ideal. Mas em casos de transações, um gateway é tudo o que você precisa. Ele é responsável por todo o processo, desde o momento da compra e aprovação dos dados, até a confirmação final.

Em outras palavras, um gateway simplifica esse processo entre sua empresa e as operadoras de cartão.

Além disso, você terá uma série de benefícios como:

  • Conexão mais completa entre partes envolvidas na transação;
  • Reduz tempo e despesas na operação de pagamento;
  • Taxas relativamente menores em relação a subadquirentes.

Conclusão

Contratar uma empresa de cobrança permite que você deixe de perder tempo com processos manuais para receber de seus clientes e tenha mais tempo para focar no seu principal objetivo: vender.

A Vindi é uma das plataformas de pagamentos online mais completa e robusta do país. Veja as diversas formas para receber pagamentos com nossa solução:

  • Você pode emitir boletos bancários, enviar faturas por email ou em PDF pelos principais bancos;
  • Sua empresa pode vender através de qualquer bandeira ou adquirente;
  • Solução de débito em conta para negócios recorrentes;
  • Gateway integrado às principais redes de pagamentos do país;
  • API amigável e de fácil integração, que permite a construção de qualquer tipo de negócio online.

Automatizar processos

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