Como reduzir o churn usando táticas de atendimento ao cliente

Uma das principais coisas que avaliamos quando frequentamos um lugar ou ligamos para tratarmos de um assunto é o atendimento. Qualquer atendimento, seja ele para tirar dúvida, fazer uma reclamação ou até mesmo um atendimento na padaria, restaurante, loja de roupa.

Todo atendimento deve ser de qualidade. Ser bem atendido mostra para o seu cliente o quanto você, de fato, se importa com ele e com a forma com a qual você oferece seus serviços ou produtos.

As empresas que trabalham com recorrência saem com uma vantagem na parte de atendimento que é sempre melhorar o produto/serviço ou outros aspectos a partir do que os clientes da base indicam estar sendo bom ou ruim. Porém, o próprio atendimento está relacionado à retenção.

>> 4 Dicas de retenção para quem vende no modelo recorrente 

Com um bom atendimento, sua equipe resolve problemas, tira dúvidas, ajuda o cliente e isso (acredite!) contribui muito para que ele opte continuar sendo seu assinante/aluno/consumidor. E, consequentemente, isso evita o churn – cancelamento dele.

Mas, como fazer um Atendimento de Qualidade ?

Não existe segredo, você só precisa usar táticas simples para entregar o melhor atendimento. Alguns conceitos devem ser adotados e colocados em prática dentro das empresas. Lembrando que devemos atender nosso cliente como gostaríamos de ser atendidos.

  • Atender o cliente com empatia
  • Sorriso na voz (falar com tom de alegre e voz leve de preferência sorrindo)
  • Escutar o cliente com paciência e entender o que ele precisa
  • Manter postura adequada (ficando calmo e mantendo o tom de voz)
  • Buscar solução do problema com educação
  • Ser claro e objetivo na resposta
  • Dar uma posição mesmo que você ainda não tenha uma solução
  • Utilizar uma linguagem formal

Saiba responder suas respostas sempre com  justificativa de melhorias ou novas ideias. Outra dicaé: jamais deixe seu cliente esperando uma resposta. Ele precisa sentir que sua empresa está preocupada e disposta a ajudá -lo.

Sua empresa ganha muito quando atende bem seu cliente

Atualmente o atendimento nas empresas, também conhecido como suporte técnico, tornou-se diferencial competitivo entre as empresas. Atender com qualidade e excelência tornou o principal objetivo das empresas porque, como eu disse, ajuda a retê-lo por mais tempo.

A empresa que se preocupa e investe em atendimento se destaca por essa qualidade, mantendo assim seus clientes satisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos.

>> 4 Dicas de retenção para quem vende no modelo recorrente 

É essencial em todo tipo de negócio a preocupação com o atendimento, pois o atendimento não está só ligado ao comercial e vendas. E uma vez que se tenha contato direto com o cliente ou fornecedor deve-se realizar um atendimento de qualidade, pois a falta dele deixa margens para churn.

Graduanda em Gestão da Tecnologia da Informação, atua na equipe de suporte da Vindi que entende a essência do que é atendimento ao cliente.

Você vai gostar também

Como planejar (e manter) um clube de assinatura Como montar um clube de assinatura? Essa é uma pergunta que todo empreendedor que quer apostar no mercado de assinaturas faz. É claro que não exist...
Facebook libera vendas por assinatura Ainda ontem, literalmente, eu escrevi sobre a concorrente da Uber que planeja o futuro da empresa mirando a venda por assinatura e que, não só ela, mi...
Como o atendimento ao cliente pode ser uma ‘arma’ ... Estamos em profundas mudanças no modelo de vendas e adequação das empresas ao modelo de assinaturas e serviços recorrentes.  Uma grande diferença, com...
5 modelos de negócio ideais para faturar na recorr... Algumas empresas estão nascendo baseadas na recorrência. O que significa ter a possibilidade de se planejar melhor financeiramente, tendo uma previsão...