Ai, a formatura! Que momento único, né? Seja uma viagem, a festa ou a colação de grau. Com certeza, é uma das conquistas mais desejadas do nosso check list dos sonhos! A formatura registra grandes transições que passamos e, por isso, é tão desejada por muitos. E, você sabia que a cobrança recorrente também está presente neste momento especial?

O primeiro disclaimer aqui é que toda vez que citarmos cobrança para formaturas, estamos falando de cobranças recorrentes para formaturas!

Cobrança formaturas e agências

E, já que estamos neste clima de formaturas, a segurança financeira em todo processo contratual é muito importante para as agências de formaturas e também para os formandos. Por isso, pensando em segurança e facilidade, eu vou escrever para você sobre a cobrança recorrente para agência de formaturas e como isso pode ajudar os dois lados. Em um negócio, o ideal é que ambos os lados saiam satisfeitos, certo? 

Se você vende por planos ou pacotes, ou seja, se o seu serviço é cobrado por mês, semestre ou ano, isso significa que o seu negócio é recorrente. A recorrência é uma grande parceira neste tipo de negócio porque facilita o recebimento desses valores para as agências. 

Na maioria das vezes, as agências de formaturas cobram por mensalidade. Por isso, vou fazer as explicações a partir desse cenário, tá bom? Vamos nos mínimos detalhes! 

O que é cobrança recorrente 

A cobrança recorrente, nada mais é, do que o pagamento automático. Você escolhe uma data para o pagamento juntamente com o cliente e, de forma automatizada, essa transação é feita mês a mês para a conta da sua agência. Ao invés de ter que parcelar o valor total do que foi contratado, onde muitas vezes o cliente não tem o limite do cartão de crédito disponível naquele momento, com a cobrança recorrente é preciso ter apenas o valor da primeira mensalidade. E, como dito anteriormente, as demais parcelas são pagas de forma automatizada. Não corre o risco o cliente esquecer de pagar (o que é muito comum mesmo!), e você tem previsão do recebimento. 

Como a cobrança recorrente é feita?

Essa é uma dúvida comum! Vou escrever passo a passo de como funciona a cobrança dentro de uma plataforma:

  1. O software captura os dados dos cartões e armazena as informações;
  2. As informações são repassadas para as adquirentes (as “maquininhas” de pagamento);
  3. Os adquirentes cobram dos bancos emissores;
  4. É dado o retorno se o pagamento foi aprovado;
  5. Com a venda aprovada, as adquirentes fazem o repasse dos valores para a sua empresa;
  6. Prontinho! A cobrança foi feita e no próximo mês será realizada de novo de forma automática.

Ah, vale lembrar que tudo é feito de forma simples e segura! 

Quais as vantagens para a agência de formaturas 

Com esse método de pagamento, você terá maior taxa de adesão de clientes, pois o seu argumento de venda facilita, e muito, o pagante da formatura (seja o próprio formando, algum parente ou amigo). Você recebe na data que desejar por ser algo automatizado, sem ter problemas do cliente esquecer de pagar, minimiza a taxa de inadimplência e o aumento de retenção devido à renovação automática. O bom é que a sua empresa tem maior previsibilidade do faturamento e fluxo de caixa para melhor organização.

Quais os benefícios para o cliente 

Com este modelo, os clientes também ficam satisfeitos! Não toma o limite do cartão de crédito, acumula milhas, bônus e pontos para trocar por outros benefícios, tem maior controle financeiro por ser um valor já pré-estabelecido com a sua agência e muito mais. Viu? Todos os lados ficam felizes! 

Bônus 

Se você não tiver uma agência de formaturas, mas vende a partir de planos, assinaturas e mensalidades, saiba se a sua empresa pode vender com este modelo de negócio

Além disso, fique por dentro de alguns modelos de negócio que podem aproveitar a recorrência

Assine a nossa newsletter e não perca nada sobre cobrança recorrente e fique por dentro das principais novidades do mercado de diversos setores.banner_newsletter_blog_2

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies