A ideia de revender produtos pode render um bom dinheiro, seja para quem pretende se dedicar inteiramente a um negócio ou apenas complementar sua renda.

Porém, sem um conhecimento mínimo nessa área, o empreendedor pode enfrentar dificuldades para encontrar o melhor produto e superar a concorrência.

Isso sem falar nos problemas que podem aparecer com a logística e a cobrança, dois setores estratégicos para a viabilidade do negócio.

A boa notícia é que existem várias soluções que podem ajudar a superar qualquer eventualidade nessa e em outras áreas do empreendimento.

Estando bem preparado, qualquer iniciante pode ter bons ganhos.

Se você gosta da ideia, continue lendo.

A partir de agora, vamos falar sobre as vantagens de revender produtos, além de apresentar uma lista de sugestões sobre o que oferecer a seus clientes.

Quer transformar a revenda de produtos em uma fonte de renda sólida? Com o conhecimento e soluções certas, é possível superar a concorrência e garantir bons resultados.

O que significa revender produtos?

Revender produtos significa comprar um volume grande de itens para depois comercializar cada um deles de forma separada, a um preço mais alto, para obter lucro.

Essa atividade pode ser presencial ou por meio do comércio eletrônico, ou seja, um site de vendas.

Nesse modelo de negócio, quem empreende também se depara com diferentes tipos de fornecedor, o que depende do nicho de produto escolhido para a revenda.

São exemplos:

  • Fabricantes: empresas que vendem diretamente para revendedores
  • Distribuidores: negócios que fazem a intermediação da venda para os atacados
  • Atacado presencial: depósitos onde é possível encontrar produtos para revenda
  • Atacado virtual: sites que fazem vendas de vários itens pela internet e entregam no endereço do comerciante
  • Marketplaces B2B: plataformas onde diferentes fabricantes e distribuidores fazem seus anúncios para que os empreendedores comprem pela internet.

Como costumam vender em larga escala, essas empresas cobram valores mais baixos em relação aos encontrados no comércio em geral.

Por isso, o empreendedor pode calcular uma margem de lucro sobre cada um deles, ou seja, o percentual que corresponde aos ganhos da empresa, sem considerar o investimento feito.

Esse formato pode ter algumas vantagens, como apresentaremos a seguir.

Quais as vantagens de revender produtos?

Revender produtos é uma das melhores formas de se ganhar dinheiro, principalmente pela internet.

Veja agora os benefícios de se apostar nesse formato.

Amplas possibilidades

A variedade de produtos que podem ser revendidos é bem grande, por isso, o empreendedor tem liberdade de escolher aquele item que faz mais sentido para o seu negócio.

Ainda neste conteúdo, vamos apresentar uma lista com várias sugestões de produtos para revender.

Praticidade

O empreendedor que escolhe revender produtos não precisa se preocupar com a produção dos itens, o que torna esse modelo de negócios um dos mais práticos.

Assim, é possível manter o foco nas estratégias de divulgação e vendas.

Liberdade para precificação

Cada comerciante pode definir os preços que achar adequado para seus produtos, podendo inclusive criar promoções para itens encalhados nos estoques.

Esses valores podem ser ajustados conforme as possibilidades de aumentar a margem de lucro, como ao negociar com fornecedores.

Vários formatos disponíveis

As vendas online reservam muitas possibilidades.

Alguns empreendedores preferem criar sua própria loja virtual, enquanto outros optam pela praticidade de anunciar em um marketplace ou vender direto pelas redes sociais.

São canais de venda diferentes, mas todos podem ser utilizados conforme aquilo que deseja vender.

Facilidade para aumentar as vendas

Quando a empresa já conseguiu seus primeiros clientes e está fazendo boas vendas, é mais fácil expandir as atividades para atender a uma demanda maior.

Para isso, basta ampliar o volume de compra de itens, seja encontrando novos fornecedores ou diversificando o mix — ou seja, vendendo produtos diferentes.

Como revender produtos?

Agora que já sabemos por que é vantajoso revender produtos, que tal começar a montar o seu plano de ação?

Se você está pensando em apostar nessa ideia, precisa conhecer todas as etapas para gerenciar o negócio.

Acompanhe!

Crie sua empresa

Como acontece em qualquer tipo de atividade, para revender produtos é preciso criar e estruturar sua empresa.

Para isso, o primeiro passo é abrir um CNPJ — ou seja, registrar oficialmente a pessoa jurídica.

A etapa seguinte é a escolha de um modelo de tributação.

Quem está começando pode ser um microempreendedor individual (MEI), pagando menos impostos e de forma simplificada.

Para aderir, é preciso seguir as instruções que estão no Portal do Empreendedor do governo federal.

Porém, se seu faturamento superar o limite de R$ 81 mil por ano, você terá de se enquadrar em outro regime, com normas mais rígidas e uma tributação mais alta, como Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Escolha seus produtos

Essa etapa precisa ser feita com cuidado, pois é uma decisão que vai impactar em toda a sua atividade.

Em primeiro lugar, o bom vendedor precisa conhecer bem o seu produto, para ter argumentos que convençam os clientes da compra.

Porém, a margem de lucro também é importante.

Por isso, procure optar por produtos que possam ser comprados a um preço baixo e tenha demanda pela revenda por um valor maior.

Escolha o formato de sua loja

Como já mencionamos, uma das vantagens de revender produtos é a possibilidade de vender de várias maneiras diferentes.

Veja agora os formatos que você pode adotar:

  • Lojas físicas: é o formato mais caro, pois exige o aluguel ou a compra de um espaço e a remuneração de funcionários, além de um processo de formalização mais complicado
  • Site próprio: você pode criar sua própria loja virtual usando uma plataforma de e-commerce, além de precisar também de um domínio e da hospedagem da página
  • Marketplace: uma alternativa mais prática é anunciar em um desses sites, que cobram um percentual de suas vendas e, em alguns casos, também uma mensalidade
  • Redes sociais: também é viável anunciar e vender produtos diretamente por essas plataformas, a partir da criação de postagens orgânicas e conteúdos pagos, realizando a cobrança direto com o cliente
  • Feiras e eventos: mesmo se apostar em qualquer um dos formatos acima, você também pode aproveitar alguns espaços relacionados ao seu segmento para melhorar suas vendas.

Encontre um bom fornecedor

O fornecedor é uma peça essencial para o funcionamento do seu negócio.

Por isso, é importante encontrar uma alternativa que garanta produtos de qualidade para sua empresa.

Quando você faz uma venda, é a reputação do negócio que está em jogo.

Se o produto for bom, o cliente ficará satisfeito e continuará fazendo compras com você.

Mas se a qualidade for baixa, os danos são irreparáveis: além de abandonar sua loja, o comprador ainda vai fazer propaganda negativa.

Porém, não basta pensar apenas na qualidade sem levar em conta a sua margem de lucro.

Por isso, é preciso encontrar fornecedores que garantam um bom custo-benefício.

Organize seu estoque

Se você pretende revender produtos, terá de trabalhar com um estoque para armazenar os seus itens.

A organização é sua arma para evitar problemas como envio de um produto errado ou a falta, ou o excesso de algum item.

Por isso, realize um controle de inventário, anotando todos os itens que entram e saem e em que setor cada um está armazenado.

Precifique seus produtos

A precificação deve ser determinada para que você encontre sua margem de lucro sem deixar de ser competitivo em comparação com a concorrência.

Existem algumas estratégias que podem ajudar, como:

  • Markup: é a definição do preço por meio de um indicador aplicado sobre o custo dos produtos
  • Margem de contribuição: é o cálculo de um percentual a partir do desconto das despesas variáveis
  • Análise da concorrência: é a definição de preços mais baixos em comparação com outros negócios do mesmo segmento
  • Lucro desejado: é a precificação de acordo com o quanto a empresa deseja lucrar.

Divulgue seus produtos

Diversas estratégias podem ser adotadas para a divulgação dos produtos para a venda.

O ideal é encontrar a melhor forma de acordo com as características do seu público-alvo.

Veja algumas opções:

  • Investir em plataformas de publicidade paga como o Google Ads
  • Criar conteúdo para blogs ou redes sociais sobre os produtos
  • Firmar parcerias com influenciadores digitais
  • Configurar envios de e-mail com sistemas de automação de marketing.

Como muitas dessas estratégias podem depender do tipo de produto que você for vender, confira na sequência algumas sugestões.

12 ideias de produtos para revender

Se você ainda está se decidindo sobre quais produtos vai revender, confira agora uma lista com 12 categorias.

1. Roupas

Roupas em geral, sejam masculinas ou femininas, podem ter uma margem de lucro interessante quando há bons fornecedores.

Você pode comprar as peças direto de fábrica pela internet ou de indústrias têxteis.

2. Calçados

Vários tipos de calçados podem ser revendidos com boa margem de lucro, como tênis, sapatos, sapatênis, botas, chinelos e sandálias.

Essa categoria tem uma grande variação sazonal, pois as fabricantes costumam lançar coleções para diferentes estações.

Então, aproveite para fazer promoções de lançamento.

3. Bijuterias e semijoias

Entre os acessórios de moda, essa categoria se destaca por terem preços acessíveis e um público bem diversificado.

As bijuterias são mais baratas e simples, feitas com material de qualidade inferior.

Já as semijoias são mais valiosas, podendo ser revestidas em prata ou ouro.

4. Cosméticos e perfumaria

Sabonetes e xampus especiais, além de cremes e loções para cuidados com o cabelo e a pele, entre outros itens, podem ter boa saída.

Existe uma boa variedade nessa área, e você pode aproveitar para revender produtos exclusivos ou difíceis de encontrar.

5. Produtos de maquiagem

Se você gosta de maquiagem, essa é uma maneira interessante de vender: faça tutoriais em vídeo sobre maquiagem com os itens que você revende.

Assim, você poderá atrair clientes e aproveitar para colocar seus produtos em evidência.

6. Acessórios eletrônicos

Para quem está começando na revenda de eletrônicos, o melhor a se fazer é apostar em acessórios de menor valor, como carregadores de celular, fones de ouvido e caixinhas de som com bluetooth.

Embora possam render mais lucros por venda, itens caros como celulares e notebooks têm uma concorrência muito acirrada.

7. Smartwatches

Esses itens eletrônicos merecem destaque pela boa margem de lucro que podem render ao seu negócio.

Dependendo da marca, você pode importar relógios de pulso eletrônicos a um preço bem baixo, possibilitando a venda por um valor competitivo e lucrativo.

8. Artigos esportivos

Itens como camisas e abrigos de times costumam ter um alto ticket médio — ou seja, o consumidor paga bem pela compra devido ao alto valor.

Outra alternativa é apostar em acessórios para a prática de esportes, como meias esportivas, garrafinhas térmicas, capacetes e óculos de sol.

9. Itens de decoração

A internet pode ser uma boa oportunidade para despertar nos consumidores o desejo de comprar algo para deixar seu lar mais bonito e agradável.

Aposte em itens criativos e diferentes, como canecas, quadros e miniaturas com temas de personagens de filmes, animações e séries.

Itens de times de futebol também podem ter boa saída.

10. Pet shop

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais animais de estimação, com quase 160 milhões de pets, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Por isso, apostar nesse segmento pode ser uma ideia lucrativa.

Além de rações e roupinhas, ofereça também itens criativos como caminhas e cabaninhas temáticas, bebedouros automáticos e mochilas transparentes para transportar gatos.

11. Artigos para bebês

A demanda por produtos para cuidados de bebês também é alta, e muitas pessoas recorrem à internet para encontrar os menores preços.

Fraldas descartáveis, mamadeiras e chupetas são indispensáveis, mas sua loja também pode ter produtos com maior valor, como cadeirinhas de alimentação e para acoplar no carro.

12. Enxovais

Muita gente procura por itens de cama, mesa e banho para comprar para suas próprias casas ou presentear alguém.

Toalhas, lençóis e protetores de cama podem ter bastante saída, enquanto edredons e cobertores elétricos têm maior valor e podem aumentar o ticket médio.

Como ter sucesso com a revenda de produtos?

Ter sucesso ao revender produtos significa se sobressair diante da concorrência com bons preços e uma divulgação eficiente.

Por isso, é importante tentar superar a concorrência — ou pelo menos igualar, caso seus produtos tenham uma boa vantagem competitiva.

Porém, fique de olho na margem de lucro, para evitar que suas vendas acabem dando prejuízo.

Se o concorrente consegue cobrar menos do que você pelo mesmo produto, pode ser que ele tenha fornecedores melhores ou uma logística mais eficiente.

Além disso, a divulgação também é muito importante.

Se você tiver um site próprio, mantenha a página otimizada para SEO (Search Optimization Engine, otimização para motores de busca, em português).

Essa técnica faz com que seus sites fiquem bem posicionados em pesquisas no Google ou em outros buscadores semelhantes.

Também é importante caprichar nas descrições, com títulos que resumam as principais funcionalidades e utilizações dos produtos.

No campo do texto, inclua todas as informações necessárias, como marca, modelo, tamanho e as especificações técnicas, se houver.

Também é interessante usar ferramentas de remarketing para conquistar consumidores que já interessaram por seus itens antes, mas acabaram não comprando em um primeiro momento.

A logística é outra área essencial, portanto, siga lendo para acompanhar dicas específicas sobre isso.

6 dicas para otimizar a logística na revenda de produtos

A atividade de revender produtos envolve alguns processos, desde a compra junto ao fornecedor, passando pelo armazenamento até o envio ao cliente.

Pode parecer complicado, mas seguindo os procedimentos certos, você tem todas as condições para tirar de letra esse desafio.

Confira seis dicas de logística para o seu negócio:

  1. Crie um fluxo logístico: determine como será o processo de receber as mercadorias dos fornecedores e entregar aos transportadores
  2. Use o SKU: esse código é uma sequência de caracteres que identificam diversas características dos produtos, como marca, tamanho e cor, auxiliando na organização de estoque
  3. Armazene conforme a demanda: deixe os itens com maior saída nos pontos de mais acessíveis para agilizar a retirada
  4. Procure as melhores transportadoras: pesquise bem as empresas de entrega para fazer a cotação do frete e economizar no preço
  5. Use plataformas de frete: são sistemas que ajudam nessa escolha, fazendo a intermediação entre lojistas e transportadores
  6. Monitore os envios: após encaminhar os produtos para a transportadora, fique acompanhando o trajeto para se antecipar a eventuais problemas na entrega.

Além da logística, o sistema usado nas cobranças também é importante para sua empresa, como vamos mostrar no último tópico deste texto.

Meios de pagamento na revenda de produtos online

Os meios de pagamento usados na hora da cobrança são essenciais para revender produtos, pois o consumidor espera poder concluir suas compras de uma maneira prática e sem nenhuma fricção.

Por isso, é preciso usar um sistema seguro e que aceite diferentes formas de pagamento.

Afinal, existem aqueles consumidores que gostam de usar o Pix, enquanto outros preferem parcelar suas compras no cartão de crédito ou emitir boletos bancários para pagar em um banco ou lotérica.

Sem essa diversificação, muitas vendas podem ser perdidas, caso os consumidores não tenham como pagar da maneira como gostariam.

Para contemplar todas essas possibilidades, é preciso contar com uma plataforma de pagamento que garanta uma cobrança fluída integrada ao seu sistema.

A Vindi é sua melhor opção, pois nosso checkout (a tela em que o consumidor confirma a compra e faz o pagamento) pode ser integrado a diferentes plataformas de e-commerce com facilidade.

E quem vende por redes sociais pode usar o nosso link de pagamento para personalizar a cobrança ou manter uma página de pagamento fixa para cada item.

Com nosso sistema, você pode fazer suas cobranças de várias maneiras diferentes sem medo de fraudes, pois temos um antifraude incluído.

Agora que sabe tudo sobre revender produtos, que tal dar o próximo passo?

Diversifique as formas de pagamentos do seu negócio usando o nosso sistema!

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