A margem de contribuição precisa estar nas suas análises financeiras para garantir um negócio sustentável e lucrativo.

Esse indicador é muito utilizado para precificar, reduzir custos e planejar estratégias de vendas com base no potencial de cada produto ou serviço ofertado.

E o melhor é que o cálculo dessa métrica é muito simples: pode ser aplicado aos resultados gerais de vendas ou a itens específicos do seu catálogo (ou a clientes).

Então, continue lendo para aprender como calcular e otimizar sua margem de contribuição em busca da maior lucratividade possível.

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição indica com quanto de receita a empresa fica após a dedução de despesas variáveis.

Margem de contribuição é um indicador que mostra quanto sobra de receita para a empresa após a dedução das despesas variáveis (principalmente custos sobre a produção e impostos).

Esse valor equivale ao ganho bruto sobre as vendas, que é usado para pagar as despesas fixas da empresa, como aluguel do ponto de venda, folha de pagamento, serviços por assinatura, contas de consumo, etc.

No caso, o termo “contribuição” diz respeito a quanto as vendas de um determinado produto ou serviço contribuem para cobrir os custos fixos do negócio, tornando a empresa financeiramente saudável e sustentável.

Desta forma, a margem de contribuição entra na lista de indicadores que ajudam a analisar e otimizar a gestão financeira da empresa, da mesma forma que a margem de lucro ou o ROI.

Essas métricas são conhecidas como KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-chave de desempenho) e servem como parâmetro para a tomada de decisão nos negócios.

Qual a importância de KPIs financeiros para sua empresa?

Para que serve a margem de contribuição?

A margem de contribuição tem várias funções na análise do desempenho financeiro e no planejamento de uma empresa.

Confira as principais:

Dimensionar a lucratividade

O propósito de toda empresa é gerar lucro, e a margem de contribuição é um dos indicadores que ajudam a avaliar o potencial de lucratividade do negócio.

Isso porque, ao calcular o ganho bruto com as vendas, o empreendedor consegue verificar se as vendas estão contribuindo o suficiente para custear despesas essenciais ao funcionamento do negócio.

Afinal, toda empresa precisa pagar o aluguel dos espaços físicos utilizados, remunerar seus funcionários, pagar contas de internet, luz e água, entre outras obrigações financeiras que precisam ser cobertas pelo faturamento.

Dessa forma, uma margem de contribuição positiva indica que a empresa é lucrativa, pois suas atividades no mercado custeiam suas operações.

Determinar o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio (break even point) é um patamar que a empresa atinge em que as despesas se igualam às receitas.

Ou seja: o faturamento do negócio se torna exatamente igual aos custos, após um período em que as despesas superam o ganho com as vendas, que é natural nos primeiros meses (ou até anos) do empreendimento.

Quando chega a esse ponto, a empresa ainda não está lucrando, mas já consegue custear todas as suas despesas com as suas atividades. Por isso, é a partir do ponto de equilíbrio que o negócio começa a crescer e se tornar lucrativo.

No caso, a fórmula utilizada para calcular o ponto de equilíbrio é:

  • Ponto de equilíbrio = Despesas fixas / margem de contribuição.

Logo, a margem de contribuição é um indicador fundamental para calcular o break even e entender se a empresa já está pagando os próprios custos.  

Precificar produtos e serviços

A margem de contribuição também é usada como base para calcular o preço de venda ideal de produtos e serviços.

Nesse caso, ela é usada como meta para descobrir o valor de venda mínimo necessário para custear as despesas fixas da empresa.

Essa estratégia dá mais flexibilidade ao empreendedor, pois permite que a margem de contribuição seja calculada de forma individual para cada produto ou serviço.

Assim, você decide quais itens devem contribuir mais com as despesas fixas, de acordo com a sua estratégia de vendas e precificação.

Para isso, é necessário ter uma previsão de vendas, pois o volume de saída de cada produto define seu potencial de contribuição.

Planejar estratégias de venda

Por fim, a margem de contribuição também é um indicador valioso para direcionar as estratégias de venda do seu negócio.

Ao calcular esse indicador para cada produto ou serviço vendido, você consegue identificar quais itens contribuem mais e quais contribuem menos para cobrir as despesas fixas.

Essa informação é muito útil, por exemplo, para criar campanhas de descontos progressivos.

Além disso, descontos e promoções focados em produtos com maior margem de contribuição são muito importantes para aumentar as vendas desses itens e ampliar a lucratividade do negócio.

No caso dos produtos que contribuem menos, vale pensar em liquidações ou até mesmo descontinuar alguns itens com menor relevância no catálogo.

Como calcular a margem de contribuição?

Para calcular a margem de contribuição é preciso considerar o preço de venda e subtrair os custos variáveis e as despesas variáveis.

A margem de contribuição da empresa é calculada por meio da seguinte fórmula:

  • Margem de contribuição = preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis).

Vamos entender o que significa cada um desses elementos:

    • Preço de venda: é o preço de venda final do produto ou serviço
  • Custos variáveis: são os custos de produção, ou seja, todos os gastos diretamente relacionados à fabricação, compra ou revenda de um produto ou serviço, tais como matérias-primas, insumos, fretes, etc.
  • Despesas variáveis: são, basicamente, os impostos e comissões, que são os gastos diretamente relacionados à venda dos produtos e serviços da empresa.

Essa fórmula pode ser usada tanto para calcular a margem de contribuição geral da empresa e de seus produtos quanto para calcular a contribuição individual de cada item vendido.

Exemplo de margem de contribuição

Vamos a um exemplo de cálculo de margem de contribuição de um negócio recorrente, para ilustrar a aplicação do indicador.

Imagine que você quer saber qual é a contribuição de um plano intermediário da sua empresa SaaS.

 No levantamento, você identificou os seguintes valores:

    • Preço de venda do plano: R$ 170 na assinatura mensal
  • Custos variáveis: total de R$ 60 entre hospedagem, manutenção, atualizações, etc.
  • Despesas variáveis: 20% em impostos (R$ 40).

Nesse caso, basta aplicar a fórmula:

  • Margem de contribuição = preço de venda – (custos variáveis + despesas variáveis)
  • Margem de contribuição = R$ 170 – (R$ 60 + R$ 40)
  • Margem de contribuição = R$ 70.

Isso significa que, do preço de venda total de R$ 170, o plano contribui com R$ 70 para os gastos fixos da empresa.

Ou seja, em uma projeção de venda de 50 planos em um mês, a contribuição mensal deste produto será de R$ 3,5 mil.

Para entender o impacto dessa margem de contribuição, você deve considerar o valor total das despesas fixas do negócio. 

Por exemplo, se essa empresa tivesse um total de gastos fixos de R$ 10 mil, esse plano, sozinho, já conseguiria custear 35% dos gastos fixos.

Então, é só comparar esse percentual de contribuição com outros planos para verificar o desempenho do produto e fazer ajustes no seu catálogo e na sua precificação.

Por que calcular a margem de contribuição por cliente?

Além da margem de contribuição geral, você também pode calcular esse indicador por cliente.

Basta adaptar a fórmula da seguinte maneira:

  • Margem de contribuição do cliente = receita do cliente – (custos variáveis + despesas variáveis).

Assim, você vai considerar o valor que o cliente paga mensalmente menos os custos e despesas variáveis envolvidos na venda do produto ou prestação de serviço para esse consumidor.

No caso, os gastos variáveis considerados são os mesmos do exemplo anterior.

E a margem de contribuição por produto ou serviço?

É fundamental calcular a margem de contribuição por produto ou serviço vendido, pois, dessa forma, você consegue entender quais itens são mais ou menos relevantes para o financiamento das atividades do negócio.

No cálculo geral da margem de contribuição, não há visibilidade sobre quais itens formaram o valor total de receita no período e como a margem de contribuição está distribuída entre eles.

Qual o impacto da margem de contribuição precificação de um negócio recorrente?

Como vimos no exemplo de cálculo de um negócio SaaS, a margem de contribuição é fundamental para otimizar as estratégias de precificação de negócios recorrentes.

Se você vende três planos diferentes, por exemplo, convém fazer o cálculo para cada um deles e analisar o quanto cada um contribui com suas despesas fixas.

Muitas vezes, ao fazer esse cálculo, o empreendedor descobre um produto com contribuição muito relevante devido aos gastos variáveis menores ou mesmo ao maior volume de vendas.

Da mesma forma, o cálculo da margem de contribuição revela aqueles planos que estão com um valor de venda abaixo do necessário para auxiliar no custeio dos gastos fixos.

A partir dessas descobertas, fica mais fácil tomar decisões sobre produtos, formar preços de venda compatíveis com os custos do negócio e planejar campanhas de marketing e vendas focadas nas necessidades financeiras do negócio.

Como melhorar a margem de contribuição?

Algumas formas de melhorar a margem de contribuição são reduzir custos e despesas variáveis, além de revisitar a precificação.

Agora que você aprendeu o que é margem de contribuição e como calcular, veja algumas dicas para melhorar esse indicador no seu negócio.

1. Repense a precificação

O primeiro passo para melhorar a margem de contribuição é olhar para a precificação atual do negócio e verificar se é possível fazer ajustes.

Lembrando que a formação do preço de venda deve considerar três principais fatores:

  • Os custos fixos e variáveis do negócio
  • O padrão do mercado, tendo como base a análise da concorrência
  • O poder de compra do consumidor e o valor agregado da oferta, que determinam quanto os cliente estão dispostos a pagar pelo seu produto ou serviço.

Equilibrando esses três aspectos, você pode analisar se é viável um reajuste de preços para aumentar a margem de contribuição dos itens que estão abaixo do desempenho esperado.

2. Reduza custos variáveis

Existem várias medidas que você pode tomar para reduzir custos variáveis, tais como:

  • Renegociar com fornecedores para tentar um desconto em matérias-primas, insumos e serviços
  • Identificar e cortar gastos supérfluos no processo produtivo do negócio
  • Otimizar processos na prestação de serviços (ex.: utilizar um novo protocolo na manutenção de softwares, terceirizar funções não essenciais)
  • Investir em tecnologia para agilizar a produção e prestação de serviços.

3. Reduza despesas variáveis

No caso das despesas variáveis, você pode implementar as seguintes ações para reduzir os valores gastos:

  • Otimizar a gestão fiscal da empresa, seja contratando um novo serviço de contabilidade ou buscando uma mudança de regime tributário, por exemplo
  • Fazer o planejamento tributário do negócio em busca de oportunidades de redução, adiamento ou supressão de impostos, taxas e contribuições
  • Ajustar as comissões de acordo com a meta de despesas variáveis do negócio ( se necessário, buscar outras formas de incentivo aos profissionais de vendas).

4. Reduza as despesas fixas

Outro caminho para aumentar a margem de contribuição é reduzir as despesas fixas do negócio.

Veja algumas alternativas:

  • Terceirizar todas as atividades que não estão relacionadas ao core business da empresa
  • Renegociar dívidas do negócio
  • Renegociar o aluguel de espaços físicos como escritórios e galpões
  • Utilizar contas digitais e soluções que reduzem e eliminam tarifas bancárias
  • Economizar nas contas de consumo, como água, luz, internet e telefone
  • Otimizar os custos do negócio no setor de compras, buscando os melhores preços para suprimentos e materiais
  • Contratar profissionais freelancers e temporários para demandas pontuais.

5. Foque nos produtos que contribuem mais

Por fim, para aumentar sua margem de contribuição, é interessante focar na venda e promoção de produtos e serviços que contribuem mais, conforme o diagnóstico realizado.

Quanto maior for o percentual de contribuição dos itens, mais vale a pena incrementar a saída deles na sua empresa.

Do mesmo modo, é importante saber quando desistir de produtos e serviços que contribuem pouco, pois mesmo um item que vende bem pode ser pouco lucrativo para o negócio.

Impacto dos custos variáveis na margem de contribuição

Geralmente, os custos variáveis representam o maior impacto na margem de contribuição das empresas.

Isso porque eles são indispensáveis à fabricação ou revenda de produtos e à prestação de serviços.

Se você tem um clube de assinatura de beleza, por exemplo, terá que pagar cada fornecedor pelos produtos que compõem seus kits, gastar com embalagens e materiais gráficos que acompanham a entrega, pagar o transporte dos itens até o seu centro logístico, etc.

Em outro exemplo, se você tem uma clínica de estética, vai gastar com os produtos utilizados a cada procedimento, manutenção e renovação dos equipamentos, esterilização, entre outros processos essenciais à prestação do serviço.

Logo, esses custos merecem um olhar atento do gestor para identificar oportunidades de economia, pois qualquer redução nos valores representa o aumento da margem de contribuição.

Margem de contribuição e tomada de decisão

Depois de conhecer a fundo a margem de contribuição, você já pode se apropriar desse indicador financeiro para tomar decisões mais inteligentes no seu negócio.

A ideia é utilizar esse cálculo para oferecer produtos e serviços com grande potencial lucrativo.

Para isso, você deve garantir preços coerentes que, ao mesmo tempo, sejam capazes de cobrir os custos do negócio e ainda gerar lucro.

Por isso, quando estiver fazendo o planejamento financeiro, de vendas ou marketing, considere sempre a margem de contribuição ao lado de outros indicadores essenciais, como margem de lucro, ponto de equilíbrio, rentabilidade, lucro líquido, nível de endividamento, entre outros.

Assim, você terá uma visão ampla e estratégica da saúde financeira do seu negócio recorrente e poderá agir de forma certeira para aumentar a lucratividade e crescer.

Aproveite e conheça as soluções que a Vindi oferece para agilizar seus pagamentos e facilitar sua gestão financeira!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies