No Brasil, cerca de 90% das empresas SaaS escolhem como modelo de negócios a recorrência, segundo dados do Open Views – SaaS Benchmark 2019. Afinal, é uma forma mais prática e inteligente de cobrar os clientes que estão em busca do acesso a um serviço e de atrair novos investidores para o negócio.

Por isso, vamos contar um pouco mais como a recorrência SaaS revolucionou as assinaturas. Neste artigo, você irá entender:

O que é recorrência?

Antes de tudo, vamos relembrar de forma rápida o que esse conceito significa.

Recorrência é um modelo de negócios onde o cliente realiza o pagamento contínuo para ter acesso a um produto ou serviço por um determinado período de tempo.

Temos exemplos fáceis disso no próprio dia a dia: Netflix, Spotify, Amazon Prime, entre tantos outros.

Mas, por que a recorrência é tão atrativa para o mundo SaaS?

Porque deixaram de lado as antigas caixas de software, que eram vendidas a preços altíssimos nas prateleiras.

As empresas que oferecem algum tipo de serviço na nuvem precisavam de um novo modelo de cobrança. Afinal, o avanço da tecnologia transformou a relação das pessoas com a posse e o acesso.

Por isso, a cobrança recorrente tornou-se tão atrativa para este segmento. Possibilitando a oferta de diversos planos e preços de acordo com a necessidade dos clientes de cada produto.

Além de facilitar a cobrança, a recorrência traz inúmeros benefícios para as empresas SaaS, afinal:

  • Permite que se tenha uma previsibilidade maior da receita. Por oferecer a assinatura de planos, é possível analisar a quantia a ser recebida nos próximos meses e até fazer um planejamento para aumentar o número de usuários.
  • A cobrança recorrente também ajuda na fidelização dos clientes, pois cria um vínculo entre sua marca e o assinante. Além, da automatização da cobrança auxiliar na diminuição das taxas de inadimplência.
  • Mas, um dos principais benefícios na escolha da recorrência por um SaaS é atração de novos fundos de investimentos. Afinal, os investidores preferem as empresas que oferecem maior visibilidade do crescimento do negócio. O que uma empresa SaaS que cobra de forma recorrente pode mostrar através de diversas métricas e planos de negócio bem estruturados.

Como implementar a recorrência em seu SaaS?

Se você quer implementar a recorrência em seu SaaS, separamos algumas dicas para te ajudar.

Crie uma estruturação de planos e precificação

É preciso estruturar os planos que você irá dispor para compra: mensal, semestral, anual ou com alguma outra periodicidade. Além disso, é preciso ter uma precificação para cada tipo de plano. Por exemplo: se você tem uma plataforma que oferece um tipo de serviço, é preciso definir qual funcionalidade cada plano terá e como isso será cobrado.

Tenha uma plataforma de cobrança

Ter uma plataforma que ajuda na automatização das cobranças facilita demais a operação. Diminui os riscos de erro, dá uma maior visibilidade do fluxo de caixa e ainda permite que você ofereça diversas formas de pagamento para o seu cliente.

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