No Brasil, cerca de 90% das empresas SaaS escolhem como modelo de negócios a recorrência, segundo dados do Open Views – SaaS Benchmark 2019.

Afinal, é uma forma mais prática e inteligente de cobrar os clientes que estão em busca do acesso a um serviço e de atrair novos investidores para o negócio.

Por isso, vamos contar um pouco mais como a recorrência SaaS revolucionou as assinaturas.

Neste artigo, você irá entender:

O que é recorrência?

Antes de tudo, vamos relembrar de forma rápida o que esse conceito significa.

Recorrência é um modelo de negócios onde o cliente realiza o pagamento contínuo para ter acesso a um produto ou serviço por um determinado período de tempo.

Temos exemplos fáceis disso no próprio dia a dia: Netflix, Spotify, Amazon Prime, entre tantos outros.

Mas por que a recorrência é tão atrativa para o mundo SaaS?

Porque deixaram de lado as antigas caixas de software, que eram vendidas a preços altíssimos nas prateleiras.

As empresas que oferecem algum tipo de serviço na nuvem precisavam de um novo modelo de cobrança. Afinal, o avanço da tecnologia transformou a relação das pessoas com a posse e o acesso.

Por isso, a cobrança recorrente tornou-se tão atrativa para este segmento. Possibilitando a oferta de diversos planos e preços de acordo com a necessidade dos clientes de cada produto.

Além de facilitar a cobrança, a recorrência traz inúmeros benefícios para as empresas SaaS, afinal:

  • Permite que se tenha uma previsibilidade maior da receita. Por oferecer a assinatura de planos, é possível analisar a quantia a ser recebida nos próximos meses e até fazer um planejamento para aumentar o número de usuários.
  • A cobrança recorrente também ajuda na fidelização dos clientes, pois cria um vínculo entre sua marca e o assinante. Além, da automatização da cobrança auxiliar na diminuição das taxas de inadimplência.
  • Mas, um dos principais benefícios na escolha da recorrência por um SaaS é atração de novos fundos de investimentos. Afinal, os investidores preferem as empresas que oferecem maior visibilidade do crescimento do negócio. O que uma empresa SaaS que cobra de forma recorrente pode mostrar através de diversas métricas e planos de negócio bem estruturados.

Como implementar a recorrência em seu SaaS?

Se você quer implementar a recorrência em seu SaaS, separamos algumas dicas para te ajudar.

Crie uma estruturação de planos e precificação

É preciso estruturar os planos que você irá dispor para compra: mensal, semestral, anual ou com alguma outra periodicidade. Além disso, é preciso ter uma precificação para cada tipo de plano. Por exemplo: se você tem uma plataforma que oferece um tipo de serviço, é preciso definir qual funcionalidade cada plano terá e como isso será cobrado.

Tenha uma plataforma de cobrança

Ter uma plataforma que ajuda na automatização das cobranças facilita demais a operação. Diminui os riscos de erro, dá uma maior visibilidade do fluxo de caixa e ainda permite que você ofereça diversas formas de pagamento para o seu cliente.

A Vindi é uma plataforma completa para cobrar seus clientes e gerenciar os recebíveis da sua empresa. Converse com um de nossos consultores para saber como podemos ajudar o seu SaaS a escalar ainda mais.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies