Como um ERP Online otimiza a gestão de uma empresa

Uma boa gestão empresarial é o principal elemento para que uma corporação obtenha sucesso em todos os campos de atuação. Para que esses princípios sejam colocados em prática, é necessário que a empresa desenvolva bons métodos, com sistemas bem organizados e eficientes. Com ERP Online, o suporte e as ferramentas necessárias para todos os setores serão garantidos.

O ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, traduzida para o português “Sistema de Gestão Empresarial” e trata-se de uma ferramenta de software online que se utiliza de métodos tecnológicos para otimizar a gestão de uma empresa. Esse software é capaz de controlar e organizar todas as informações contidas em uma empresa, controlando as atividades financeiras e consequentemente reduzindo os custos empresariais.

A ferramenta funciona através de um processo de sistematização, coordenando as atividades operacionais por um sistema online.

Entre suas atribuições está a gerência dos estoques, falta de produtos, organização da logística, fluxo de caixas, faturamentos diários, mensais e anuais, emissão de notas fiscais, entre outros. Ou seja, é um software que automatiza todo o trabalho manual com menores margens de erro e integra todos os departamentos.

Como o ERP funciona e quais os seus benefícios para a empresa

Listamos 7 tópicos para detalhar como o sistema de gestão online ERP pode fornecer inúmeras vantagens para vários setores da empresa, otimizando sua gestão, reduzindo tempo e gastos.

  • Organização e agilidade

Com a centralização de todas as informações em um só sistema, é possível garantir um serviço mais organizado e ágil para a gestão da empresa, juntamente com os funcionários.

Eles não irão perder tempo de trabalho procurando informações soltas, em notas e papéis de controle, demandando um período de tempo muito mais demorado para a realização das atividades propostas.

Portanto a produtividade é ampliada com um método de organização de informações automatizado, no qual os procedimentos fluirão de maneira mais rápida com práticas potencializadas.

  • Dados centralizados

Como dito anteriormente, os dados de todos os departamentos da empresa estarão centralizados em um só software, com muita segurança e acessível de qualquer lugar via Internet. Por essa razão, uma das maiores vantagens do ERP online é possuir as informações de diversos setores em um único local.

Com o sistema online ERP o empreendimento poderá substituir as planilhas de papel e notas impressas por dados que serão armazenados em nuvem, ou seja, os dados estarão online, reduzindo espaços físicos e evitando confusão de papéis e desordem de informações.

  • Desnível de informações

Dentro de uma corporação empresarial o que mais ocorre a todo o momento entre as equipes de trabalho são os desníveis de informações.

Os funcionários da empresa não dispõem das mesmas informações uns dos outros, ou seja, pode haver conflito de informações já que fica muito difícil se organizar sem todas as informações dos produtos e da venda.

A ferramenta ERP online armazena todos os dados que são atualizados em tempo real, graças ao armazenamento em nuvem. Assim, podem ser feitas alterações pelo setor de funcionários e direção da empresa, dessa maneira os vendedores não irão mais praticar seus ofícios com falta de informações, já que o software irá proporcionar dados confiáveis de forma homogênea e organizada.

>> Principais softwares de gestão do mercado brasileiro

Esse elemento ainda favorece a empresa e a gestão pelo fato de que toda a alteração que será feita, mesmo que passada e revisada por muitos setores, podem estar incongruentes ou falsas.

Logo, os gestores ao analisarem os dados afinco poderão ver que todas as alterações não passam despercebidas pelo sistema online ERP, um problema que poderá ser resolvido de maneira correta, com muito mais velocidade pelos diretores responsáveis.

  • Controle tributário e controle de custos

Uma ferramenta de gestão torna o sistema muito mais controlado em todos os quesitos, inclusive a entrega das obrigações tributárias que são impostas pelo governo através de impostos e prestação de serviços.

Com maior fiscalização dos tributos é possível extinguir o os riscos de multas e penalidades que possam ocorrer por meio de informações não completas ou desvios não captados, com inconsistências dos dados.

Além do controle tributário há o controle de custos, o qual a empresa poderá realizar o acompanhamento constante de suas despesas e metas que foram previstas para serem alcançadas. Mapeando os cursos financeiros fielmente com detalhes, sendo possível observar onde possuem déficits e corrigi-los.

  • Crescimento rentável

Já é verificado que as empresas e comércios que se utilizam do ERP online, crescem cerca de 40% a 50% mais rápido e com mais eficiência. Além do crescimento da otimização dos níveis de estoques e entregas. Já que é fato, que em grandes estoques podem ocorrer divergências de informações, sobre a disponibilidade de produtos e mercadorias, perecimento e muito mais.

O sistema é capaz de reduzir o tempo de fechamento das entregas garantindo total controle sobre os seus devidos cronogramas, por essa razão os clientes não irão se deparar com atrasos e imprevistos quando receberem seus produtos.

É viável a integração do ERP com um sistema de Correios, PAC e Sedex, com essa parceria, a facilidade, o controle e agilidade será garantido na hora do gerenciamento das encomendas e entregas através das postagens e códigos fornecidos pelas empresas, que atualizam as informações em tempo real para quem faz uso desse serviço.

Por esse motivo, é possível padronizar as trocas de informações entre produção e a plataforma online de gestão, evitando muitos erros, fracassos e insucessos na hora da entrega e checagem. Reduzindo reclamações via SACs, já que os clientes recebem códigos de rastreios para acompanhar o recebimento dos materiais. Sendo comprovada por pesquisas, a melhoria na qualidade de entrega com o sistema online de gestão.

  • O sistema ERP é acessível financeiramente

O ERP proporciona muitas melhorias nas gestões empresarias sem cobrar altas taxas de serviço. Ele não custa caro, não tem taxas de instalação e é acessado em qualquer lugar que possua internet, inclusive em versões mobiles como smartphones e tablets.

Esse sistema oferece ferramentas de recebimento de pedidos, módulo financeiro de cobranças, relatórios e planilhas empresariais, verificação dos pagamentos, controle de estoque, caixa e muito mais. Simplificando a administração e o manejo dos negócios.

  • Coleta de dados

Para uma tomada de decisão em determinados setores é necessário o recolhimento de todos os dados para que o assunto seja analisado e resolvido, com o sistema online não será preciso mais uma grande demanda de tempo para reunir as informações, já que a coleta de dados será mais sucinta, detalhada a dispor de quem quiser acessá-la.

Conclusão

Apesar de possuir inúmeros funcionalidades para otimizar quase que em 90% dos negócios empresariais, um sistema de gestão online não é utilizado sozinho, enquanto uma única solução. É necessário o treinamento dos profissionais, além de ouvir suas demandas e capacitações. Os clientes e a empresa como um todo precisa se integrar de maneira totalitária para que todos os métodos sejam funcionais, já que o mecanismo mais poderoso do ERP online é a integração empresarial.

Portanto, com todos esses elementos integrados, é hora de planejar o investimento e escolher o melhor sistema ERP online para sua empresa, que automatize seus processos de gestão, integrando todos os sistemas administrativos da empresa em uma só plataforma. Aproveite todas as ferramentas em um só software, interligadas, facilitando os procedimentos empresariais, além de acompanhar todas as movimentações e avanços do seu negócio.

O Dinngol é um sistema ERP online completo, ideal para pequenas e médias empresas. Possui uma composição de sistema simples e integrado de gestão; inclui vários módulos de gerenciamento e controle empresarial e financeiro, além de oferecer um suporte personalizados aos seus usuários.