Entender quais são as principais métricas para marketplace e como elas podem ajudar seu negócio a crescer é fundamental para quem está pensando em retenção e escalabilidade.

Além disso, é necessário ter mais visibilidade de como está sua saúde financeira e decifrar os números mais importantes no seu site e nas vendas que estão sendo realizadas.

Portanto, neste post, você verá os 12 maiores índices que precisam ser constantemente analisados na sua empresa!

Leia também: Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

1. Bounce rate

O Bounce Rate representa o número de visitantes que entraram na sua página e que saíram logo em seguida, sem nenhuma interação com ela.

Dessa forma, o ideal é que essa porcentagem seja a menor possível, mas os maiores marketplaces, como a Amazon e o Ebay, possuem um Bounce Rate entre 20% e 25%.

2. Tempo gasto no site

O Google Analytics também fornece a informação de quanto tempo um visitante ficou na sua página. E, esse, é o “tempo gasto”.

Isso pode ser positivo ou negativo: seu cliente pode ficar muito tempo porque não consegue encontrar o produto desejado. Entretanto, ele também pode ter achado muitas opções que são do interesse dele e comprar mais.

Portanto, é necessário que você analise esse número de tempo gasto no site juntamente com o próximo indicador que falaremos: o ticket médio.

3. Ticket médio

O ticket médio é obtido pelo valor total das vendas dividido pelo número de vendas feito naquele período analisado. Esse é um dos indicadores para e-commerce mais importantes, que também serve para marketplaces e modelos de venda recorrentes.

Se você tem uma boa taxa de tempo gasto no site seguido do aumento progressivo do ticket médio, é um sinal positivo. Por isso, tenha sempre em mente que as métricas para marketplace precisam ser analisadas em conjunto, como é o caso desses dois que estamos usando de exemplo.

4. Desempenho por categoria

Provavelmente, existem categorias dentro de um marketplace que geram mais faturamento e mais vendas do que outros.

Por isso, saber o desempenho em cada canal de venda é fundamental para que você otimize o portfólio de produtos, oferecendo itens alinhados ao perfil de consumidor que acessa o seu site.

Além disso, é com essa taxa de desempenho que você pode pensar em mudanças estruturais no desenvolvimento e distribuição dos produtos, pensando sempre na experiência do cliente.

5. Itens mais vendidos

Saber quais são os produtos mais vendidos no seu site não é importante só para que você saiba quando precisa repor seu estoque.

Essa informação também é muito valiosa para traçar estratégias, atrelar esse produto a outros que você quer que vendam mais e, até mesmo, conhecer as personas que consomem seus produtos.

Portanto, preste atenção nas categorias mais vendidas, nos produtos e nas opções que são favoritadas com frequência para ter mais insights das decisões a serem tomadas.

6. GMV

O GMV é o valor bruto da mercadoria, e representa o valor total de venda de produtos/serviços no seu e-commerce no período analisado.

Contudo, o GMV é uma boa métrica para que você entenda qual o tamanho da sua plataforma, mas não a saúde dela.

Por isso, para chegar ao seu lucro total, você multiplica seu GMV pelo seu take rate, que é a porcentagem do quanto você ganha em cada transação.

7. CLV

O Ciclo de Vida do Cliente é a receita que você espera ganhar com aquele cliente, e é fundamental que esse número seja atrelado ao CAC. O CAC é uma métrica que te mostra quanto você precisou desembolsar para conseguir aquele cliente, e nós falamos mais sobre o assunto aqui.

Se o seu CAC estiver maior que o  CLV, significa que você gastou mais para trazer esse cliente do que o valor que ele vai te dar de receita. Sendo assim, você aumentou o número de clientes, mas perdeu dinheiro.

8. Desempenho por região

Essa é uma das métricas para marketplace mais importantes quando o assunto é expansão dos negócios. Portanto, se você utiliza o serviço dos Correios e faz entregas por todo o Brasil, é fundamental que analise com frequência quais as regiões em que os clientes são mais ativos.

Além disso, a performance por região também pode te ajudar a traçar estratégias para alcançar outras cidades e estados, e entender as diferenças de perfil de consumo entre eles.

9. Tempo médio de envio de pedidos

Ao abrir um e-commerce ou um marketplace, é necessário pensar em todo o trabalho de logística para entregar os produtos que foram comprados.

Dessa forma, o tempo médio de envio de pedidos é fundamental para entender como está a eficiência dessa fase final da venda online.

Para calcular a performance da logística, basta calcular quanto tempo leva entre o recebimento do pedido e a postagem nos Correios ou a entrega via transportadora. Assim, você poderá identificar possíveis pontos de melhoria na operação da loja.

10. Reclamações no SAC

O pós-venda e atendimento ao consumidor são tão importantes quanto a venda propriamente dita. E o SAC diz muito sobre isso.

Dessa forma, se você tem um número alto de reclamações depois que um venda é concluída, é necessário entender quais as maiores dores do cliente. É o tempo de entrega? A qualidade dos produtos oferecidos pelos fornecedores? A falta de alguém para tirar dúvidas online?

11. NPS

Além das reclamações no SAC, a satisfação do cliente também pode ser medida através do NPS (Net Promoter Score), que é uma das metodologias mais populares para te ajudar a decifrar seu consumidor.

Dessa forma, o NPS te dá uma probabilidade de quanto seu cliente está satisfeito e recomendaria seu site para um amigo ou familiar. Em uma escala de 0 a 10, você consegue saber se está indo para o caminho certo através da identificação dos promotores, neutros e detratores.

12. Proporção de compras recorrentes

A última das nossas métricas para marketplace tem ligação com a Economia da Recorrência, e diz respeito a quantas vezes aquele produto é comprado em um período de tempo.

Essa informação é fundamental para que você tenha insights sobre a possibilidade da criação clube de assinaturas que possa surgir, de uma mudança e posicionamento da sua marca. Além disso, você também pode pensar em um braço criado dentro do próprio marketplace, mas com vendas recorrentes.

Portanto, se você tem um produto que é vendido com frequência, periodicidade e pelos mesmos clientes, é hora de prestar atenção e voltar sua estratégia para fidelizar as vendas de uma vez por todas!

Se você gostou desse conteúdo sobre métricas para marketplace, clique no banner abaixo e se inscreva na nossa newsletter do Blog da Vindi. Todos os dias, nós temos conteúdos incríveis sendo publicados para te ajudar a vender mais e sempre!Assine a Newsletter da Vindi

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies