Uma boa fotografia de produtos pode ser decisiva para o sucesso do seu e-commerce, já que a consulta via imagens é a única alternativa que o consumidor tem para conferir o item que pretende comprar. E, no cenário atual, com a alta concorrência entre plataformas e marketplaces, um detalhe possa significar a diferença entre você e seus concorrentes.

Você pode fazer boas imagens dos seus produtos com equipamentos profissionais, mas também com os aparelhos que você já tem em casa, inclusive um bom (e nem tão velho assim) smartphone. 

Neste artigo, vamos dar várias dicas para isso. Mas, antes, entenda o que é a fotografia de produtos e o quanto ela pode ser valiosa para o seu negócio.

Fotografia de produtos: o que é e para que serve?

A fotografia de produtos para um comércio virtual é feita com técnicas para realçar o visual do item e chamar a atenção do consumidorSeja com equipamentos de alto nível ou dispositivos mais simples, é indispensável seguir uma padronização, afinal todas as imagens fazem parte do seu comércio virtual e precisam transmitir uma ideia de profissionalismo.

Há fotógrafos especializados nisso, que podem ser a melhor alternativa para empresas de médio e grande porte. Mas, como falamos há pouco, você também pode fazer boas imagens.

Como as fotos ajudam a vender produtos

A fotografia do produto em um e-commerce equivale à vitrine de uma loja física. Por isso, não poupe esforços nesta etapa: o próprio público já espera que um comércio virtual apresente bem seus itens, como apontam algumas pesquisas.

A qualidade das fotos é o item mais levado em consideração em uma compra. De acordo com uma pesquisa promovida pela Etsy, um e-commerce dos Estados Unidos, 90% dos entrevistados apontou a imagem como o tópico mais decisivo para uma conversão,  superando o preço do produto, os custos com frete e depoimentos de outros consumidores.

Além disso, dados da ferramenta de marketing Justuno também apontam que 93% dos clientes consideram a aparência visual de um produto um item decisivo em uma decisão de compra. As fotos pesam tanto em uma compra que uma pesquisa da plataforma Weebly destacou que 22% das devoluções de produtos acontecem porque o item era muito diferente da foto no site.

Resumo da ópera: além de chamativas, suas fotos precisam ser fiéis.

Veja agora o que é necessário para isso.

O que você precisa para a fotografia de produtos?

Uma câmera profissional com tripé e equipamentos para iluminação são importantes para garantir as melhores fotos para sua plataforma, mas hoje em dia não são mais itens tão necessáriosUm smartphone que tenha câmera com pelo menos 12 MP de resolução e boas opções de configuração já é um bom começo, principalmente para novos negócios.

Nesses casos, você pode usar um pequeno tripé flexível para celular, que costuma ser vendido aos montes em bancas populares e marketplaces. Basta, então, fixar o telefone em um tripé profissional usando um suporte específico (mas que não é obrigatório).

Para a iluminação, o refletor para flash pode ser usado com uma câmera profissional. Se você usa seu celular, uma superfície branca de cartolina ou isopor pode servir como rebatedor e você também pode optar por outros equipamentos ou mesmo improvisar algo.

Se você não entendeu muito bem tudo isso, calma! Vamos dar muitos detalhes sobre o uso dos equipamentos no próximo tópico.

Como fazer boas fotos de produtos?

Seja com equipamentos amadores ou profissionais, vamos mostrar agora como você pode conseguir boas imagens para promover seus produtos.

Acompanhe!

Mantenha a câmera no tripé

O tripé é um item indispensável para suas fotos, seja um pequeno e flexível ou um profissional. Evite tirar fotos dos seus produtos segurando-os com as mãos, pois, além de fazer a imagem sair tremida, fica difícil padronizar suas imagens. Ah, e tampouco apoie sua câmera em alguma superfície improvisada, pois ela pode deslizar e você não perceber.

Se você tiver uma câmera profissional, configure a abertura de uma forma que ajude a aproveitar a maior boa profundidade de campo – aumentando assim a área de foco nítido.

pessoa faz foto de produto em estúdio

Para fazer boas fotos de produto, a não ser que você tenha firmeza nas mãos, o melhor é recorrer a um tripé (Foto: Pexels)

Escolha a iluminação

Você pode usar luz natural ou artificial, dependendo das características do produto e da sensação que você espera que a imagem desperte no consumidor.

A luz natural é mais difusa, ou seja, se espalha mais pelo ambiente. E a janela pode ser uma boa alternativa, se estiver bem posicionada em dias ensolarados. Mas, nesses casos, use um rebatedor e evite a luz solar direta, pois ela deixa sombras.

Também há situações em que você pode fotografar na rua:

  • Fotos de pessoas carregando ou usando o item à venda
  • Produtos próprios para uso ambientes externos
  • Intenção de enfatizar o ambiente.

Já a luz artificial é mais focada, sendo a melhor alternativa para destacar alguma característica do seu produtoPara isso, você pode usar refletores ou mesmo improvisar uma luminária ou até um abajur.

Evite sombras

Qualquer tipo de luz projeta sombras nas fotos, de forma que você vai precisar de uma iluminação no lado oposto para dar um visual mais harmonioso às imagens.

Em uma câmera profissional, é possível usar um refletor para flashEste equipamento é acoplado ao espaço onde fica o flash da câmera para redirecionar a luz que você estiver usando. Mas você também pode usar uma dessas alternativas, posicionadas de frente para a luz principal:

  • Luz de preenchimento: luminária que serve como contraponto à luz principal
  • Rebatedor: qualquer placa branca, podendo inclusive ser de isopor ou cartolina.

Experimente posicionar esses equipamentos em diferentes pontos e veja em qual deles a foto sai melhor.

Capriche no fundo

O fundo da imagem também precisa ser planejado de acordo com o resultado que você espera da foto.

As fotos podem ter dois estilos:

  • Fundo branco: para realçar bem o objeto, use uma superfície toda branca com a técnica do “fundo infinito” – ou seja, dobre um papel em curva para formar uma grande parede, eliminando a dobra do canto
  • Modo retrato: já para integrar o item ao ambiente, é preciso desfocar o fundo para que seu produto seja o assunto principal da foto – câmeras profissionais e smartphones mais novos contam com esta funcionalidade.

Cuidados de edição e tratamento de fotos

Depois de registradas, as fotos que serão usadas precisam receber um tratamento. Isso pode ser a diferença entre uma aparência de desleixo ou de profissionalismo.

Se você tiver conhecimentos em design, ótimo! Melhor ainda com o Photoshop instalado. Mas, se não tiver, o Photoshop Lightroom é uma alternativa da Adobe não tão completa, mas que tem todos os recursos que você vai precisar.

O Pixlr é uma solução parecida, com funcionalidades gratuitas. E, se você precisar de sistemas mais intuitivos, use ferramentas online como Canva e PicMonkey.

Mas se você preferir contar com ajuda profissional, pode contratar freelancers por um valor justo em plataformas como:

Atenção ao publicar as fotografias de produtos

É importante ressaltar que o tratamento de uma foto vai muito além de simplesmente tornar ela mais bonitaO arquivo precisa estar no formato ideal conforme a sua plataforma.

Alguns sites e marketplaces têm uma funcionalidade de ampliação da foto, então nesses casos é preciso publicar em uma resolução maior.

Na maioria das situações, porém, o ideal é publicar uma foto com a resolução exata do contêiner (o espaço destinado à imagem na plataforma).

Se você anuncia diretamente em um site pelo WordPress, esta é uma preocupação a menos, já que ele redimensiona a imagem.

Além do tamanho, é preciso reconfigurar o peso da imagem. Ou seja: o quanto ela vai ocupar de memória – e consequentemente, vai demorar para ser baixada pelo dispositivo do cliente. Para isso, é possível usar o Microsoft Picture ou Mac Preview, softwares nativos do Windows e iMac, respectivamente.

Tente encontrar o peso certo para que a imagem não fique granulada, mas tenha um download rápido por qualquer tipo de conexão.

Ao escolher o formato, prefira o JPG, que permite esse ajuste. Outra alternativa é a extensão GIF, que aceita animações, mas é limitada a 256 cores.

Bônus: o que não fazer na fotografia de produtos para e-commerce

Com as dicas que demos, você poderá criar e publicar imagens de qualidade dos seus produtos. Então para finalizar, conte agora com algumas situações que devem ser evitadas na hora de registrar seus itens:

  • Não misture luzes: nunca use luz natural e artificial para iluminar a mesma foto (a menos que uma delas seja de preenchimento)
  • Não economize fotos: faça várias opções por produto, e depois veja qual ficou melhor
  • Evite zoom digital: essa funcionalidade compromete a qualidade da foto
  • Evite flash: mesmo se usar um refletor, o flash é desaconselhável – principalmente em smartphones
  • Evite distrações: tome cuidado para que não saia nada na foto além do produto e, se for o caso, o ambiente de fundo.

Agora que você já sabe do que precisa para fotografar seus produtos, temos uma dica para melhorar seu processo de cobrança: conheça a Vindi, plataforma completa de pagamentos digitais e presenciais.

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