Saber como se destacar em um marketplace é necessário para superar toda a concorrência que você enfrenta dentro da sua plataforma. E claro que promover os produtos é o principal, só que o sucesso nesta área passa também por estratégias que garantam a satisfação do cliente.

Por isso, vamos mostrar neste artigo algumas dicas que vão ajudar seu negócio a se sobressair e deixar os concorrentes para trás. Acompanhe para saber como se destacar em um marketplace.

Como se destacar em um marketplace?

As estratégias para saber como se destacar em um marketplace passam pela apresentação do produto, mas é preciso ir além buscando formas de atrair e satisfazer o cliente – até mesmo depois que a venda já foi feita.

Para isso, acompanhe as dicas abaixo.

1. Escolha e categorize bem seus produtos

O primeiro passo é definir seu mix de produtos. Foque em um nicho e procure conhecer bem seu público-alvo com pesquisas de mercado para escolher os melhores produtos conforme suas preferências.

Dependendo do perfil do seu público, pode valer mais a pena apostar em itens mais baratos ou mais caros e luxuosos. Além disso, procure saber as novidades na sua área  

Outra iniciativa importante é listar as categorias, para que o cliente que faça uma busca na plataforma de marketplace encontre os itens que você está vendendo. Assim, você consegue mais visualizações e aumenta sua chance de conversão.

Para isso, classifique os itens conforme as características e necessidades dos seus públicos. E um detalhe importante: se o produto se enquadra em mais de uma categoria, escolha a principal e acrescente tags relacionadas às demais.

2. Descrição de produtos

A descrição dos seus itens precisa mostrar suas vantagens e tirar dúvidas. Essa importância é ainda maior se você anuncia dentro de um marketplace, onde a concorrência é alta.

Dentro de um oceano de produtos à venda, como é uma plataforma de marketplace, você precisará usar técnicas de SEO para que os clientes encontrem seus itens. Isso significa usar palavras-chaves, ou seja, termos que geralmente são digitados por pessoas que procuram determinados produtos.

Alguns marketplaces disponibilizam uma lista dos termos mais pesquisados (veja aqui os do Mercado Livre e do Shopee, por exemplo).

Além disso, procure detalhar ao máximo cada item, explicando dados como material, dimensões, vantagens e contraindicações. Enfim, esclareça qualquer dúvida que o consumidor possa ter.

Para saber mais sobre SEO, não deixe de ouvir o nosso episódio especial sobre o tema no podcast Dentro do Ringue!

3. Fotos para produtos

A fotografia é a forma como você exibe seu produto ao cliente. Muito além de uma simples apresentação, uma boa imagem tem potencial para despertar ainda mais vontade de ter o item e dar segurança de que é aquilo que ele procura.

Se você tiver uma câmera profissional é melhor, mas um bom celular pode dar conta do recado. O importante é que você faça imagens em alta resolução (especialmente se a plataforma de marketplace tiver a funcionalidade de ampliar a imagem).

Mostre o item em vários ângulos, evitando sombras e com uma iluminação adequada. E fazer vídeos curtos também pode ajudar a dar mais detalhes e tornar seus itens mais atraentes.

4. Promoções

Boas promoções são importantes para alavancar suas vendas, especialmente se você precisa melhorar seus resultados ou quer aproveitar uma época de boas vendas. Isso sem falar que elas podem ajudar você a se livrar de algum item encalhado no estoque.

Na hora de dar algum desconto, deixe claro que a vantagem dura por tempo limitado, ou enquanto durar o estoque. Isso aciona o gatilho mental da escassez e da urgência, aumentando suas chances de conversão.

5. Explore datas promocionais

O calendário do comércio tem datas promocionais em praticamente todas as épocas do ano, como Dia dos Namorados e Black Friday. Por isso, é importante não passar em branco em nenhuma delas.

Faça promoções e, se puder, invista em marketing e publicidade para divulgar bem e aproveitar o potencial de vendas em épocas assim.

Falando em promoções, não deixe de conferir a nossa plataforma de conteúdo preparada para te ajudar a tirar nota 10 na Black Friday!

6. Estratégia pós-venda

Jamais pense que, para concluir a venda, é só fazer o envio. Pelo contrário: garantir uma boa experiência pode ajudar a fidelizar clientes e fazer a diferença no futuro. Se você conquistar de vez um consumidor, voltará a vender para ele até mesmo por fora do marketplace.

Sem precisar arcar com a comissão da sua plataforma, você pode baratear o preço do seu produto ou manter o valor e aumentar seu lucro. Ou melhor ainda: ficar no meio termo, em uma relação de ganha-ganha.

Iniciativas bem simples podem ser efetivas para isso, como:

  • Enviar uma mensagem de agradecimento
  • Evitar atrasos e caprichar na embalagem
  • Informar sobre as etapas da entrega.
  • Deixar um brinde na embalagem
  • Produzir um conteúdo com dicas para usar o produto.

Com tudo isso feito, é o momento de fechar com chave de ouro: envie um cupom de desconto para novas compras.

7. Cumpra as exigências da plataforma

Parece óbvio, mas cumprir à risca todas as exigências da plataforma também ajuda você a se destacar. As plataformas costumam penalizar lojistas que deixam de seguir algumas exigências, então preste bastante atenção às regras do site onde você anuncia seus produtos.

Faça anotações para resumir os itens do regulamento e evitar o risco de perder vendas por algum deslize ou esquecimento.

Vale a pena anunciar em um marketplace?

Muitos comerciantes acreditam que vale a pena vender no marketplace por causa da facilidade na divulgação dos seus produtos. Afinal, as plataformas recebem milhares de visitas a cada dia de pessoas que pretendem comprar os produtos, e assim é possível vender bem mesmo sem investir em publicidade e marketing (ainda mais segundo as dicas acima).

Além disso, as principais plataformas fornecem métricas que ajudam os empreendedores a definirem suas estratégias para melhorar os resultados.

Por outro lado, outros preferem investir em seus próprios e-commerces e evitar a concorrência acirrada dentro das plataformas e não arcam com as comissões.

Seja qual for a sua escolha, contar com uma plataforma de pagamentos é essencial. Se você tiver interesse, entre em contato com um especialista da Vindi para saber mais!

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