Marketplace é uma das ferramentas para vendas online mais acessíveis para empreendedores que estão começando. Porém, entrar nesse sistema também pode ser uma boa ideia para quem já vende em outras plataformas e quer melhorar seus resultados.

Este tipo de plataforma funciona como se fosse um shopping center virtual, já que o usuário pode acessar várias lojas dentro do mesmo site ou aplicativo. Por isso, o lojista tem suas ofertas vistas por mais gente, o que aumenta as chances de atingir o público-alvo e obter conversões.

Por outro lado, é preciso enfrentar a concorrência dos outros anunciantes, que estão muito próximos: às vezes, na mesma página! Mas não se assuste: se você quer saber mais sobre este modelo de negócios, leia este artigo até o fim (ou navegue pelos tópicos que mais te interessar).

Neste guia completo, vamos explicar tudo o que você precisa saber, além de apresentar algumas das principais plataformas do Brasil e do mundo e mostrar as vantagens e desvantagens do formato. Além, é claro, de dar as melhores dicas para você ter sucesso ao empreender com sua loja virtual.

Siga a leitura para conhecer a fundo um dos modelos de negócio mais populares da internet!

O que é um marketplace?

Marketplace é um espaço virtual onde vários lojistas podem expor e vender seus produtos dentro de uma mesma plataformaTodas as lojas virtuais ficam dentro do mesmo site, sendo inclusive possível colocar produtos de diferentes vendedores em um único carrinho e fechar a compra.

Assim, o vendedor conta com a comodidade de usar uma plataforma já pronta, sem precisar se preocupar com a estrutura do site, além de receber visitas de vários consumidores que acessam a página sem necessariamente conhecer seu negócio.

Por outro lado, quem compra, tem a experiência de um “shopping virtual”, com uma grande variedade de produtos e segmentos.

Exemplos de marketplace

Você certamente já acessou algum marketplace, mesmo que não conheça bem o seu significado.

Veja alguns exemplos:

  • Mercado Livre
  • Amazon
  • B2W (Americanas, Submarino…)
  • Shopee
  • OLX
  • Aliexpress
  • enjoei

Como funciona o marketplace?

O funcionamento de um marketplace envolve três partes:

  • A plataforma, que disponibiliza sua plataforma para os lojistas e toda a tecnologia envolvida nas vendas
  • O lojista, que usa essa plataforma para criar uma loja virtual e anunciar seus produtos ou serviços
  • O consumidor, que acessa livremente a plataforma e navega por várias lojas virtuais.

Quando escolhe um item para comprar, o consumidor pode continuar fazendo outras compras por outras lojas, para depois pagar por tudo de uma vez.

Nós mostramos acima alguns exemplos do modelo mais clássico, mas atualmente há também marketplaces de nichoNeles, o cliente pode encontrar produtos para pets, artesanato ou até algum serviço.

Por isso, além de criar uma loja, outra alternativa viável é criar seu próprio marketplace, oferecendo a plataforma e lucrando sem precisar gerenciar estoques ou realizar algum tipo de serviço.

Diferença entre e-commerce e marketplace

Apesar de ser considerado um tipo de comércio virtual, o marketplace tem uma diferença importante em relação ao e-commerce: o formato do negócio.

Um e-commerce é gerenciado por determinada empresa, que fica responsável por montar o estoque, criar sua política de preços, contratar transportadoras, fazer publicidade e tudo mais. 

Para ter bons resultados, essa empresa necessita contratar plataformas para gerenciar seu negócio ou bons programadores para criar e publicar seu site com todas as funcionalidades necessárias. Além disso, precisa de uma boa plataforma de pagamentosAinda que este e-commerce venda produtos de diferentes fabricantes, não existe uma concorrência interna, já que apenas uma empresa gerencia tudo.

Já no caso do marketplace, uma empresa – ou mesmo um microempreendedor – integra um sistema que comporta vários outros negócios semelhantes. Portanto, ele enfrenta concorrência dentro de seu marketplace, mas, por outro lado, conta com toda a estrutura necessária para vender.

Leia o artigo completo:
Qual a diferença entre marketplace e e-commerce?

Panorama de marketplace no Brasil

De maneira geral, as vendas pela internet têm crescido muito no país desde 2020, especialmente por conta do cenário pandêmico.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e da Neotrust apontou um aumento de 68% no faturamento das lojas virtuais em 2020, na comparação com 2019Dentro desse cenário, a participação dos marketplaces no faturamento total cresceu de 35% para 51%, segundo a mesma pesquisa: é um crescimento dentro do crescimento.

Esse cenário de alta nas vendas pela internet deve seguir até 2026, quando deve superar a marca de R$ 500 bilhões, conforme projeta o especialista em varejo e consumo do BTG Pactual, Luiz Guanais, em artigo na Revista Exame.  A tendência é que os marketplaces acompanhem esse crescimento.

Principais marketplaces no Brasil

Veja abaixo algumas das maiores plataformas de comércio virtual atuando no país:

  • B2W: responsável pelos sites Americanas, Submarino e Shoptime, permite integração entre eles e não cobra um investimento inicial, atuando com modelo de comissões
  • Via: responsável pelas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra, o grupo também oferece integração entre seus marketplaces, totalizando mais de 280 mil visitas por mês e 15 milhões de usuários ativos
  • Magazine Luiza: a rede de lojas físicas tem investido forte na digitalização, e em 2021 movimentou, só em vendas online, R$ 40 bilhões. Tem como diferencial um sistema de frete em todo o país exclusivo para seus lojistas
  • Shopee: embora não seja de origem nacional, o marketplace asiático se tornou referência em vendas online no país em dois anos, além de ser líder em satisfação do cliente conforme o NPS.
  • Netshoes: o maior e-commerce de produtos esportivos da América Latina já vendeu mais de 10 milhões de pares de tênis e 1 milhão de camisetas de times, e desde 2019 pertence à Magalu
  • OLX: a empresa de origem holandesa é referência nacional em termos de C2C (consumidor para consumidor)

Como você viu, listamos duas empresas de origem estrangeira (Shopee e OLX) por terem atuação destacada no comércio brasileiro.

Principais marketplaces no mundo

As maiores plataformas têm versões voltadas para o público brasileiro.

Confira algumas:

  • AliExpress: considerado o maior marketplace do mundo, pertence ao milionário grupo chinês Alibaba e conta com mais de 150 milhões de compradores ativos
  • Amazon: outro dos mais tradicionais marketplaces do mundo, tem como grande diferencial os prazos de entrega e acumulou em 2021 uma receita líquida de US$ 469,8 bilhões, segundo o site Statista
  • Ebay: pioneira no setor, a plataforma perdeu espaço nos últimos anos, mas segue sendo uma das principais, com mais de 800 milhões de visitas em seu site por mês
  • Mercado Livre: de origem argentina, opera em 18 países, sendo o maior site de vendas da América Latina e um dos principais do Brasil, com mais de 15 mil vendedores. Permite que os lojistas recebam por várias formas de pagamento, bandeiras e bancos
  • Walmart: a gigante do varejo físico possui um marketplace com mais de 120 milhões de usuários por mês.

Vale destacar que o brasileiro B2W poderia estar nessa lista, pois é um dos maiores do mundo, mas já foi citado entre os principais do país.

Quem pode vender no marketplace?

Por ter poucas exigências burocráticas, o marketplace é uma boa alternativa para microempreendedores. Mas nada impede negócios de maior porte, que inclusive já vendem pela internet, de anunciar seus produtos em marketplace também.

E como há uma diversidade muito grande de nichos dentro das principais plataformas, esse formato é válido para negócios de vários segmentos. Confira o episódio especial do podcast Dentro do Ringue que produzimos sobre o assunto: 

Tipos de negócio que se beneficiam no marketplace

Se você atua com varejo, certamente pode anunciar seus produtos em pelo menos um dos exemplos que mostramos acima. No Mercado Livre, por exemplo, é possível comprar desde um simples brinquedo infantil até um automóvel.

Isso sem contar com os marketplaces de nicho, que podem ser especializados em artesanato, agropecuária, itens para o lar, produtos para pets, livros novos e usados, etc. Além disso, prestadores de serviço também podem divulgar seus negócios em plataformas especializadas.

Principais tipos de marketplace

Quando falamos em marketplace, provavelmente vem à sua cabeça uma plataforma do tipo B2C (Business to Consumer): ou seja, empresas que fazem vendas diretamente para o consumidor final, ainda que para isso usem plataformas de outras empresas. Esse é o modelo mais comum, em que as vendas muitas vezes acontecem de forma isolada, sem uma regularidade.

Já no modelo B2B (Business to Business), as vendas são feitas de uma empresa para outra. Geralmente, são pessoas jurídicas que procuram fornecedores de matérias-primas ou serviços necessários para seus modelos de negócios.

Outro formato comum é o C2C (Consumer to Consumer), em que uma pessoa física vende um item para outra. Esse modelo adotado por plataformas como OLX, enjoei e Facebook Marketplace costuma envolver vendas de produtos usados.

Marketplace de serviços: o que é e exemplos

Essas plataformas são usadas por profissionais que trabalham de forma autônoma para oferecer serviços.

Os nichos desses marketplaces variam bastante: alguns podem ser feitos de forma totalmente online, como uma consulta com um psicólogo ou mesmo um médico. Nesses casos, a própria plataforma pode fornecer a estrutura necessária, o que aumenta a segurança tanto do cliente quanto do profissional.

Mas também há plataformas de serviços presenciais, que servem como um espaço para a negociação e marcação de horárioVeja alguns exemplos:

  • Getninjas: envolve serviços variados, como tarefas domésticas e aulas particulares
  • Bicos: tem foco em serviços para casa
  • Encontre um Nerd: marketplace para profissionais de TI e informática
  • Zenklub: plataforma de psicologia a distância
  • Morsch: plataforma de telemedicina.

Marketplace B2B: o que é e exemplos

Os marketplaces B2B existem para facilitar a busca de uma empresa por fornecedores ou matérias-primas

Ao intermediar as negociações entre duas empresas, essas plataformas ajudam os fornecedores a reduzirem custos de captação de novos clientes, garantindo uma decisão de compra mais rápida. Para compradores, fica mais fácil encontrar os fornecedores mais adequados ao seu modelo de negócios e negociar conforme o volume de pedidos.

Conheça alguns exemplos de marketplaces B2B:

  • Alibaba Suppliers: criada pela gigante chinesa para atender fornecedores que buscam vendas no atacado
  • Amazon Business: plataforma da Amazon voltada para negócios
  • Americanas Empresas: braço da B2W para essa finalidade
  • oHub: comercialização de vários tipos de serviços
  • B2Brazil: conecta empresas estrangeiras com brasileiras.

Leia o artigo completo: 
Marketplace B2B: o que é, principais tipos e como se destacar em um

Qual marketplace mais vende?

Considerado o maior marketplace do mundo, o AliExpress conta com mais de 150 milhões de compradores, de acordo com dados do Grupo AlibabaPorém, esse dado é referente a vários países, e as performances de venda variam muito conforme o nicho.

Por exemplo, se você vende determinado tipo de roupas, em vez de procurar o campeão geral de vendas, pode valer a pena encontrar uma plataforma destinada ao seu tipo de vestuário.

Por isso, vamos mostrar agora alguns nichos e boas alternativas de marketplaces para investir:

  • Vestuário: dependendo do estilo de roupas, pode ser uma boa alternativa apostar em um marketplace de nicho como Dafiti, especializado em moda feminina, ou Kanui e Netshoes, com estilos mais específicos
  • Eletrônicos e informática: Kabum, Fast Shop e Americanas são boas alternativas
  • Produtos para pets: a Woof é indicada para pequenos empreendedores, como pet shops de bairro, enquanto Petlove, Cobasi e Petz, para negócios maiores
  • Decoração: o elo7 é uma alternativa para anunciar itens de artesanato, enquanto plataformas como Deezign e Projefácil são dedicadas à venda de móveis.

Em seguida, vamos mostrar o que você tem a ganhar anunciando em um marketplace.

Vantagens de vender em um marketplace

Apostar em marketplaces garante para o seu negócio benefícios como:

  • Facilidade: as plataformas fornecem tudo o que é necessário para começar a vender
  • Publicidade: os marketplaces recebem milhares de visitantes, que podem conferir suas ofertas sem a necessidade de investimento em publicidade
  • Tecnologia: grande parte desses espaços de venda conta com sistemas antifraudes e plataformas para garantir uma cobrança eficiente
  • Marketing: os próprios marketplaces criam iniciativas para atrair mais consumidores, como datas promocionais e cupons de desconto
  • SEO: as plataformas já têm uma otimização que pode ajudar seus produtos a serem encontrados por mecanismos de busca
  • Credibilidade: vinculando seu negócio a um marketplace, você aproveita a confiança dos consumidores naquela empresa.

Porém, esse formato também pode causar algumas dificuldades, como vamos mostrar a seguir.

Desvantagens de vender em um marketplace

Se você cogita investir em marketplaces, não deixe de levar em consideração esses pontos de atenção:

  • Concorrência: ao lado das suas ofertas, haverá muitos anúncios de concorrentes, que podem ter preços ou valores de frete mais competitivos
  • Dependência: se você usar apenas um canal de vendas, pode sofrer com imprevistos como queda do sistema ou aumento das taxas
  • Altas taxas: algumas podem ser pesadas, enquanto outros marketplaces podem cobrar mensalidades
  • Identidade da marca: boa parte dos consumidores pode nem lembrar do nome da sua loja ao comprar de você dentro de um marketplace.

Agora você pode pesar os prós e contras desse setor e tomar sua decisão.

Leia mais no artigo:
Vale a pena vender no marketplace? 

Como é a tributação para marketplaces?

Os principais impostos que devem ser pagos por quem usa marketplaces variam conforme o que é vendido. Se você pensa em vender produtos, terá de arcar com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), em que as alíquotas variam conforme o estado, ficando em torno de 17%.

O ICMS se aplica a qualquer mercadoria, inclusive produtos digitais como e-books e conteúdos em vídeo, desde que sejam transferidos para o comprador.

Já se você comercializa a prestação de serviços ou mesmo a assinatura de produtos digitais, deve arcar com o Imposto sobre Serviços (ISS)O tributo é municipal e costuma variar entre 2% e 5%.

Leia o artigo completo sobre o assunto:
Tributação em marketplace: como funciona e qual a solução para otimizar?

Como vender em marketplace?

Para fazer um cadastro e começar a vender em um marketplace, é preciso cumprir algumas exigências. As primeiras etapas são:

  • CNPJ: se você não tem o cadastro de pessoa jurídica, basta acessar o Portal do Microempreendedor e fazer o procedimento online para se tornar MEI
  • CNAE: seu CNPJ precisa estar cadastrado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) conforme sua área de atuação
  • Emissão de notas fiscais: essa etapa deve ser feita de acordo com as regras do seu estado e município.

No cadastro, basta informar seus dados e o segmento que sua empresa vai comercializar e aguardar a aprovação. Além disso, é preciso enviar uma série de documentos para aprovação, que variam conforme a plataforma.

Alguns dos documentos que geralmente são solicitados são:

  • Inscrição estadual e situação cadastral da empresa na Receita Federal (comprovantes)
  • Certidão negativa de débitos tributários e previdenciários
  • Consulta pública ao Cadastro do Estado
  • Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT)
  • Declaração do regime de tributação.

Dependendo do marketplace, também pode ser preciso possuir uma conta corrente empresarial e um capital social de pelo menos R$ 1 mil cadastrado no CNPJ. Depois, basta aguardar a aprovação para enviar os dados dos seus produtos e começar as operações de venda.

O processo acontece assim:

  • O marketplace divulga seus produtos
  • O cliente faz a compra via o site do marketplace
  • Você recebe os dados dos pedidos aprovados.

O marketplace faz o repasse das transações de venda do mês, descontando o seu percentual (geralmente negociado no momento da aprovação).

Para fazer o repasse das vendas para cada “parceiro”, o marketplace usa o split de pagamento. (veremos mais sobre este assunto a seguir).

Ou seja, isso serve para oferecer maior comodidade para o cliente que quiser comprar produtos de diferentes lojas dentro do marketplace e facilitar os pagamentos para os fornecedores desses produtos.

Leia o artigo completo: 
Como vender em um marketplace e lucrar mais?

Como anunciar em marketplace?

Para fazer bons anúncios em um marketplace, é importante seguir algumas etapas.

  • Procure as melhores alternativas: pesquise sobre os prós e contras das principais plataformas disponíveis e avalie o que melhor se adequa às suas necessidades. Dependendo do seu nicho, descubra se há algum marketplace específico que possa ser mais vantajoso
  • Pesquise: analise os anúncios de seus concorrentes e procure outras referências
  • Detalhe bem: informe ao máximo consumidores sobre suas ofertas, com descrições detalhadas, incluindo preço e frete, e fotografias de qualidade.

Depois de fazer bons anúncios, é hora de se destacar com as práticas que vamos mostrar abaixo.

Como se destacar em um marketplace?

Agora que você já sabe fazer seus anúncios, confira algumas boas práticas para não ficar para trás no marketplace:

  • Cuide da sua reputação: cada venda que você faz é avaliada pelo cliente, e uma boa média pode alavancar mais negócios. Mas se a reputação for ruim, é difícil voltar a vender
  • Capriche na experiência do cliente: atendimento ágil, bons preços, entrega dentro do prazo e embalada com capricho são essenciais para isso
  • Pós-venda: você pode contatar o cliente por e-mail ou algum outro canal que ele tenha disponibilizado para perguntar se a entrega ocorreu dentro do prazo e se estava tudo certo com o produto.

Se você achar isso tudo muito trabalhoso, não se preocupe, pois existem soluções que podem ser bem úteis para ajudar seu negócio.

Leia o conteúdo completo sobre o assunto
Aprenda 7 dicas de ouro de como se destacar em um marketplace

Quais as principais ferramentas para marketplace?

Há vários tipos de ferramentas criadas para facilitar a gestão de seu negócio. Veja algumas delas abaixo:

  • Plataforma de vendas online: embora tenham foco maior no e-commerce, alguns sistemas permitem a criação de lojas em marketplaces, como a Bagy
  • Integradora de marketplaces: sistemas como Ideris, Dooca Commerce e Tray Corp podem integrar vários marketplaces
  • Gestão de fretes: plataformas como o Melhor Envio ajudam na cotação por diferentes transportadores e no rastreio das entregas
  • Ferramenta de e-mail marketing: sistemas como o da Locaweb podem ajudar a comunicação com seus clientes e leads
  • Gerenciador de redes sociais: são ferramentas para gerenciar as redes sociais do seu negócio, como a Etus
  • Software de atendimento: centralizam suas conversas com clientes por vários canais de comunicação, como a Octadesk.

Agora que você já conhece alguns tipos de plataformas úteis para gerir seu negócio, vamos mostrar por que integrar seus marketplaces pode ser decisivo para ter sucesso.

Qual a importância da integração de marketplace?

Mais do que simplesmente facilitar o preenchimento dos dados em suas lojas virtuais, a integração entre marketplaces pode evitar problemas gravesAfinal, erros como duplicação de dados ou lacunas deixadas em alguma das plataformas são falhas que podem interferir na gestão e na logística do seu negócio.

Isso se torna mais importante na medida em que seu negócio for crescendo e você precisar lidar com um volume cada vez maior de vendas. Nessas horas, é muito importante ter o controle de todas as informações geradas.

Além de evitar erros, a integração entre marketplaces agiliza a gestão do seu negócio, garantindo que os dados sejam inseridos apenas uma vez, e evita erros no estoque.

O que é split de pagamentos e o que tem a ver com marketplaces?

O split de pagamentos é um recurso que divide os valores da compra no marketplace de uma forma customizada, no ato da autorização do pagamento, entre as partes envolvidas na transação.

Isso quer dizer que, se um cliente faz uma compra com produtos de duas ou mais lojas diferentes, o pagamento será único: para o marketplace. E parte de cada “fornecedor/loja” dos respectivos produtos pelo cliente será feita via split de pagamentos: uma parte destinada ao marketplace (que é o percentual negociado antes do início das operações) e cada loja receberá o valor referente aos seus produtos.

É muito prático e facilita a vida de todos os envolvidos: cliente, lojas e marketplace.

Além disso, o split oferece algumas vantagens para o lojista.

  • Aumento da taxa de conversão: muitos consumidores podem desistir da compra se precisarem fechar um pedido para cada produto no seu carrinho
  • Transparência: uma boa ferramenta é capaz de disponibilizar na página do checkout todos os produtos comprados, deixando o consumidor a par do que está pagando
  • Lançamentos automáticos: dá mais segurança ao lojista, pois lançar cada pedido de forma manual poderia abrir espaço para erros
  • Controle de pedidos: com a ferramenta, é possível acompanhar facilmente todas as vendas.

É por isso que o split de pagamentos é o processo mais indicado para ser usado nos marketplaces ou negócios de vendas compartilhadas.

Leia mais: 
Guia completo sobre split de pagamentos
Conheça a ferramenta de split de pagamentos da Vindi

Fraudes em marketplaces: de quem é a responsabilidade?

Tanto vendedores quanto as próprias plataformas têm suas responsabilidades para garantir a segurança da compra dos seus clientes.

Administradores dos marketplaces são habilitados para gerenciar esses sistemas de vendas pelo CNAE de intermediação de negócios. Antes do início das operações, eles devem disponibilizar termos de uso e políticas de privacidade adequados ao modelo de negócio.

Também é responsabilidade das plataformas atualizar constantemente seus sistemas de segurança e se informar para evitar novos golpesJá o vendedor deve garantir as entregas dentro dos prazos e de acordo com as descrições dos produtos ou serviços anunciados e com a emissão de notas fiscais.

Veja abaixo alguns indícios de fraude:

  • Usuários com endereço de e-mail com domínio gratuito e username estranho
  • Uma mesma pessoa faz várias compras seguidas
  • Compras de vários itens de uma vez
  • Usuários que optam pelo frete expresso mesmo se a entrega for gratuita na modalidade comum.

Mas, no caso de compra com cartões de crédito clonados (uma das principais origens de fraudes no e-commerce brasileiro), quem arca com o chargeback é a plataforma de marketplace.

Principais métricas para marketplaces

Para acompanhar os resultados do seu marketplace e tomar as melhores decisões, é preciso estar por dentro do seu desempenhoPara fazer esse acompanhamento, é preciso conferir várias métricas, como as seguintes.

  • Proporção de Fornecedor para Consumidor: aponta quantos clientes um fornecedor consegue atender
  • Proporção de Compra Recorrente: mostra quantas vezes um cliente voltou a comprar com você
  • Ticket médio: valor médio gasto pelos seus consumidores por compra
  • Monthly Active Users (MAU): número de usuários que entraram na sua loja virtual em um mês
  • Taxa de Conversão: aponta o percentual de pessoas que se tornaram clientes entre os visitantes da sua loja virtual
  • Taxa de Rejeição: proporção de usuários que entrou na sua loja virtual e logo saiu, sem realizar nenhuma ação
  • Taxa de Abandono: a proporção de pessoas que desistem da compra após colocar os produtos no carrinho
  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): divisão da despesa com captação de clientes e o número de novos consumidores conquistados em determinado período.
  • Gross Merchandise Volume (GMV): o valor total transacionado na sua plataforma, sem considerar as despesas
  • Return Over Investment (ROI): o retorno dado pelo seu negócio em relação ao investimento.

Leia o artigo completo
Métricas para marketplace: conheça os 12 maiores índices de sucesso

Agora que você já sabe todo o conceito sobre o que é um marketplace, você pode verificar se este modelo de venda é interessante para o seu negócio. 

Agora, se você precisa da melhor solução em pagamentos para marketplaces, conte com a Vindi! Basta entrar em contato conosco que nosso time de especialistas está a postos para te ajudar a alavancar seu negócio.

Solução de Pagamentos para Marketplace

 

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