Adquirentes, Subadquirentes e Gateways

Esse é um post para explicar as principais diferenças entre os Adquirentes, SubAdquirentes e Gateways no Brasil. A demanda por tirar dúvidas sobre cada uma das características básicas entre as três categorias é grande aqui na VINDI. Por isso decidimos ajudar a tirar as principais dúvidas sobre Adquirentes, SubAdquirentes e Gateways de forma simples. Logo abaixo preparamos um infográfico com os fluxos ilustrados sobre cada um dos 3, para facilitar o entendimento. Boa Leitura!

Adquirentes, Subadquirentes e Gateways – quais as diferenças?

infografico-gateway

ADQUIRENTES

O que são as adquirentes?

As Adquirentes fazem a liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e cartão de débito. As Adquirentes exercem uma influência muito grande no mercado de meios de pagamentos no Brasil. As adquirentes REDE, CIELO, ELAVON, GETNET, FirstData, Global Payments entre outras, são responsáveis pela comunicação com as bandeiras (Visa, Mastercard, Amex, Diners) e bancos emissores (Itau, Bradesco, Citibank, Santander e etc). Sendo assim a adquirente é na prática o agente operador (operadora de cartões de crédito) nesse sistema de pagamentos. Para ilustrar melhor esse sistema, basta pensar na maquineta de cartão que vemos nos estabelecimentos comerciais como lojas de shopping, padarias, restaurantes, postos de gasolina e etc.

As adquirentes Rede, Cielo, GetNet, Elavon, Stone, Global Payments e FirstData são responsáveis pela comunicação com as bandeiras (Visa, Mastercard, American Express, Diners) e bancos emissores (Itau, Bradesco, Citibank, Santander e etc) e entregar na conta corrente informada no prazo de até 31 dias, os valores das vendas efetuadas.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

CLIENTE ==> LOJAS ==> ADQUIRENTES ==> BANCOS EMISSORES/BANDEIRAS 

As lojas podem usar os adquirentes diretamente ou através de um gateway. Nessa modalidade, a cobrança pelo serviço é feita por porcentagem na venda. E os créditos da venda são enviados diretamente na conta do lojista.

Principais Adquirentes no Brasil: Rede (ex-Redecard), Cielo, Elavon, GetNet, Stone, First Data e etc.

GATEWAYS DE PAGAMENTO

O que é um gateway de Pagamento?

O Gateway é responsável pela solução que processa o pagamento online. Em outras palavras, o gateway faz o pagamento no momento do checkout das lojas. A transação do pagamento e de informações é a principal responsabilidade do gateway. O gateway por meio de formato de software, processa essas informações através de cartão de crédito, boleto, débito em conta corrente e também com subaquirentes. Para ilustrar, podemos comparar um gateway como uma ponte que liga dois lugares distantes um do outro. Na prática do ecommerce ou qualquer serviço o gateway é um agente de alta performance para projetos grandes.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

CLIENTE ==> LOJA ==> GATEWAYS ==> ADQUIRENTES ==> BANCO EMISSORES/BANDEIRAS

Importante saber que um gateway não funciona sem se comunicar com um Adquirente (REDE, CIELO, ELAVON, GETNET e etc). A grande vantagem na utilização de um gateway é a integração “transparente” nas lojas virtuais, cobranças recorrentes entre outras funções, possibilitando a homologação em qualquer infra-estrutura web. A venda no caso dos gateways é direcionada diretamente na conta corrente do lojista. Outra diferença desse tipo de meio é a cobrança pelo serviço. Diferente dos adquirentes e subadquirentes que cobram por porcentagem, os gateways cobram por número de transações.

Segue um exemplo de como funciona o fluxo do Gateway de Pagamento.

infografico gateway de pagamento

Exemplos de Gateways: VINDI, CobreBem, UolPagamentos.

SUBADQUIRENTES

O que é subadquirente?

O Subadquirente é o intermediador de pagamentos. Ele está no meio entre Adquirentes, Clientes e Lojistas. Muito utilizado por pequenos comerciantes, já que não exigem grande complexidade de integração nas lojas, os subadquirentes custam menos na implantação e custam mais nas cobranças. Em média, o serviço cobrado pelos subaquirentes giram em torno de 5% a 7% sobre as vendas no Brasil. Para ilustrar melhor o papel do subadquirente é semelhante a um “barco cargueiro”, que leva de um lado para o outro a transação financeira, antifraude e o repasse dos valores. Muito comum nos pequenos projetos. Custam invariavelmente mais para os empreendedores já que o modelo de cobrança além da porcentagem possuem também a tarifa por transação.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

CLIENTE ==> LOJA ==> SUBADQUIRENTES ==> ADQUIRENTES ==> BANCO EMISSORES/BANDEIRAS

Os serviços oferecidos pelo subadquirentes incluem a transação e antifraude. A grande diferença entre gateways é administração das vendas, onde o dinheiro tem como destino, os próprios subadquirentes, que repassa ao lojista o valor líquido, descontada a taxa de administração. Por isso é comum serem chamados no mercado de “intermediadores” ou “facilitadores”.

Exemplos de SubAquirentes: Square, PagSeguro, Paypal.

A grande mensagem da VINDI é que cada negócio depende de fatores específicos para se decidir sobre qual modalidade usar nos exemplos acima. Para uma agilidade maior: SubAdquirentes, para maior profissionalismo: Gateways e Adquirentes. São diversos os fatores que podem influenciar na escolha do meio. O importante é saber qual a real necessidade e propósito do lojista e projeto.

Com a abertura de mercado de meios de pagamento no Brasil, com o aval do Banco Central inclusive, as empresas de pagamento: gateways, subadquirentes e operadoras de cartão (adquirentes) estão ligadas no 220v. Novas regulamentações e a nova norma do BC para empresas se adequarem está pressionando os empreendedores cada vez mais para as corretas práticas de fornecer tecnologia e segurança. Segurança é inclusive um dos pontos centrais em meios de pagamento no Brasil. Poucas empresas possuem a certificação PCI Compliance, que normatiza as regras de segurança no País.

melhor api de pagamento

Boa Sorte!

Gostou do post? Compartilhe!

A Equipe de redação Vindi é formado pela área de sucesso do cliente, marketing, financeira e vendas. Todo mundo contribui para que você fique informado sobre tudo em assinaturas, pagamento on-line e Saas.

Site Footer