Conforto, comodidade e experiências de consumo totalmente inovadora: esses são alguns benefícios que fazem dos clubes de assinatura um modelo de negócio que veio para ficar!

Atualmente, estima-se que o mercado de Clubes de Assinatura movimente até 1 bilhão de reais ao ano no BrasilDa mesma forma, nos Estados Unidos, esse número fica entre US$ 10 bilhões ao ano!

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), existem mais de 800 empresas ativas nesse ramo no país. Isso significa que a quantidade de clubes aumentou quase o dobro desde 2014, quando havia cerca de 300 grupos.

Aqui no blog da Vindi, nós já falamos sobre os maiores serviços de assinatura do mundo, e agora é a vez de falarmos sobre os maiores clubes de assinatura do mercado!

Mas, antes disso, vamos entender um pouco melhor como funcionam esses clubes?

O que são e como funcionam os clubes de assinatura?

Clubes de assinatura são plataformas digitais com foco em experiência e fidelização de clientes, diferente das vendas pontuais do varejo.

Além disso, outra característica básica dos clubes de assinatura é o pagamento recorrente, junto com acordos entre empresas e lojistas mais claros e objetivos.

Dessa forma, o assinante paga um valor mensal, de acordo com o plano escolhido e os produtos são entregues periodicamente no conforto da sua residência.

Esses serviços, oferecidos de forma recorrente, vão desde diferentes tipos de café, cervejas artesanais, cortes especiais de carne até produtos de beleza, livros ou mesmo materiais para escritório.

Nós já vimos muitos clubes de sucesso surgindo aqui dentro da Vindi, e fizemos um apanhado dos 20 maiores, que estão se destacando no mercado!

Quais as maiores vantagens dos clubes de assinatura?

Um clube de assinatura é muito vantajoso para todas as partes do negócio, desde os lojistas, fornecedores e clientes.

Além disso, a fidelização de um cliente é fundamental para manter o relacionamento dele com aquela empresa, o que garante mais saúde financeira a longo prazo.

Entre os maiores benefícios, podemos destacar:

Vantagens para consumidores

O conforto e a comodidade de receber os produtos preferidos sem sair de casa é cada vez mais recorrente quando o assunto é comportamento do consumidor.

Da mesma forma, experiências encantadoras norteiam o core de quem oferece assinatura de produtos, e os consumidores querem ter esse tipo de exclusividade.

Imagine que você, por exemplo, é um homem e precisa comprar lâminas de barbear com frequência. Se você pudesse ter um produto de qualidade direto na sua casa, sem precisar ir ao mercado, por uma relação custo-benefício excelente e entregas programadas, você assinaria este clube?

É esse o papel que os maiores clubes de assinatura no Brasil e no mundo têm cumprido!

Vantagens para empresas

Além dos vários benefícios para quem assina um serviço de assinaturas, as empresas também têm inúmeras vantagens.

A primeira dela já foi muito falada aqui: a oportunidade de fidelizar clientes e transformar-los em verdadeiros fãs da marca.

Dessa forma, se você vender um produto que é de consumo recorrente, conseguir gerar valor para seus clientes e se relacionar com eles, as chances de renovação da assinatura são enormes!

Além disso, também podemos falar de previsibilidade de receita, controle de estoque, otimização da equipe financeira, taxas baixas de inadimplência (quando associado ao pagamento com cartão de crédito) e outros indicadores financeiros fundamentais para o seu negócio.

Como montar um clube de assinatura?

Se você chegou até aqui e está gostando do que leu, provavelmente já tem em mente como um clube de assinaturas pode ser vantajoso para sua empresa.

No entanto, alguns pontos precisam ser destacados para que você crie um modelo que seja realmente escalável e sustentável a longo prazo:

1. Tenha certeza que seu produto ou serviço é recorrente

Fazer uma pesquisa de mercado é o primeiro passo e não pode ser deixado de lado para quem está se perguntando como montar um clube de assinaturas.

Aqui na Vindi, nós acreditamos que um clube de assinaturas precisa ser escalável, e que os produtos e serviços oferecidos precisam ter aderência com o público-alvo. Alguns deles não deram certo, e um dos motivos principais foi, sem dúvidas, a escalabilidade.

Portanto, se você sabe que seu clube é realmente recorrente e tem uma proposta de valor clara para seus futuros clientes, já tem um bom caminho andado!

2. Defina os planos que serão oferecidos neste clube de assinaturas

Depois de entender se existe mercado potencial para seu clube, se seus produtos e serviços são recorrentes e se você consegue escalar seu negócio, é hora de pensar nos planos e no valor agregado de cada um deles.

Como você vende é tão importante quanto o que você vende. Guarde bem essa informação quando criar um clube de assinaturas! Dessa forma, ofereça opções de tempo de assinatura, benefícios, diversificação e o mais importante: experiências encantadoras.

Se você quiser saber quais os próximos passos e o que é mais importante na hora de de montar o seu clube, nós preparamos um e-book completo com dados de mercado e tudo o que você precisa saber. Clique no banner abaixo e faça o download gratuito agora mesmo!

e-book como montar clubes de assinatura

Quais são os maiores clubes de assinatura do mundo?

1. Dollar Shave Club

O Dollar Shave Club foi criado para fazer concorrência direta com a marca Gillette, líder de mercado há mais de 100 anos. Dessa forma, seu principal objetivo é fornecer lâminas de boa qualidade a um preço inferior aos dos concorrentes.

O clube funciona da seguinte maneira: o assinante escolhe seu kit de lâminas e cremes para barbear (além loções pós barba).

Depois, o usuário só precisa escolher a data ideal de entrega dos produtos em sua residência. Além disso, os clientes também têm 100% de garantia de devolução de seu dinheiro caso fique insatisfeito com os produtos.

2. Hello Fresh

Entre as melhores assinaturas do mundo, está a clube Hello Fresh, que aplica o conceito “Dinner at Your Door” e é um dos principais fornecedores de alimentos frescos (livre de conservantes) na América do Norte.

Dessa forma, os assinantes recebem caixas com alimentos para preparar um jantar completo — dividido entre os planos clássico, vegetariano e família. A grande vantagem é que você não perde tempo fazendo compras.

Além disso, o desperdício é quase zero, uma vez que os alimentos são enviados de acordo com o número de pessoas que você indicar.

3. Warber Parker

O clube de assinatura Warber Parker disponibiliza cinco modelos de armação de óculos, enviadas à sua casa gratuitamente.

Dessa forma, os assinantes podem experimentar com calma os modelos escolhidos e devolvê-los pelo correio com informações, como exame médico, sobre o modelo preferido.

Além disso, a Warber Parker envia seu modelo escolhido em uma embalagem única, com agradecimentos pela compra. Isso garante aos consumidores uma boa experiência, além da exclusividade no produto que tanto falamos aqui.

4. Try the World

A Try the World é outro dos maiores clubes de assinatura que oferecem um serviço recorrente, fundado por alunos da Universidade de Columbia.

O objetivo é conhecer diferentes culturas por meio dos alimentos. Dessa forma, todos os meses os assinantes desse clube recebem uma caixa com diversos produtos de diferentes países.

Além disso, a Try the World seleciona pequenos produtores locais de diferentes países, para fornecer aos seus consumidores a melhor experiências , junto com os alimentos, é enviado um guia cultural do país escolhido, receitas e curiosidades sobre o método de produção.

Sendo assim, a cada mês o assinante receberá uma caixa com uma experiência completa de algum lugar do mundo.

5. Graze

O clube Graze possui um serviço chamadosnacks by mail, no qual você seleciona entre quatro ou oito lanches, todos com garantia de não serem organismos geneticamente modificados (com xarope de milho, gorduras trans ou sabores e cores artificiais).

Além disso, os produtos são selecionados e aprovados por nutricionistas especializados, sendo ideal para quem gosta de alimentos mais simples e não tem tempo de preparar um jantar todos os dias.

Da mesma forma, há uma grande variedade nos produtos oferecidos, como barras de cereal fitness, chocolates, nozes, entre outros.

Quais são os maiores clubes de assinatura do Brasil?

Clubes de assinatura de livros

TAG – Experiências Literárias

O TAG, um dos maiores clubes de assinatura do Brasil, é voltado para colecionadores de livros. Os assinantes recebem todos os meses um kit literário completo.

Além disso, ele conta com um livro indicado por um curador especializado no assunto, e entrega em uma caixa colecionável, que contém uma revista sobre a obra selecionada, um marca páginas e mais um presente surpresa.

Turista Literário

O Turista Literário tem uma proposta incrível, que conversa com aquela famosa frase de “ler um livro é viajar sair do lugar”.

Dessa forma, este clube de assinatura traz uma experiência de viajante literário aos seus assinantes oferecendo uma “mala”.

Clubes de assinatura de roupas

Vistame

O clube de moda Vistame é um dos maiores queridinhos do Brasil, que entregou a oportunidade para mulheres escolherem suas roupas sem sair de casa!

Além disso, este clube também conta com uma consultoria e uma curadoria de roupas personalizadas para cada cliente que assina. No nosso podcast Dentro do Ringue, nós entrevistamos a CEO da Vistame, Carina Fernandes.

Você pode ouvir agora mesmo clicando aqui.

Clubes de assinatura infantis

Leiturinha

O clube Leiturinha proporciona diversos vídeos e livros digitais voltados ao público infantil (até 10 anos). Hoje, é considerado um dos melhores e maiores clubes de assinatura de livros infantis de todo o Brasil. Para isso, mais de 8 mil famílias fazem parte.

Além de conteúdos gratuitos, os assinantes recebem mensalmente um ou dois livros que abordam diversos temas; sempre de forma leve e de fácil assimilação para as crianças.

Cegonha Box

Até mamães e bebês têm um clube de assinatura pra chamar de seu! Com a Cegonha Box, todos os meses são entregues produtos personalizados e exclusivos pensando na primeira infância.

Além disso, nós fizemos uma resenha muito divertida quando nossa gerente de RH, Fernanda Ramos, recebeu uma das caixas da Cegonha Box. Dê um play e assista agora!

Clubes de assinatura de comida

Clube orgânico

A busca por produtos orgânicos cresce todos os anos no Brasil e, pensando nisso, o Clube Orgânico oferece a facilidade de encontrar e receber na sua casa produtos 100% orgânicos, naturais, frescos e locais.

Dessa forma, a ideia é proporcionar uma alimentação saudável, com um preço justo e que entregue o serviço característico dos serviços de assinatura: facilidade e comodidade.

Natuebox

Os produtos enviados pela Natuebox são selecionados por nutricionistas e incluem tanto Snacks quanto produtos mais completos. Além disso, o box recebido é um mix surpresa e contém, pelo menos, oito produtos.

Dessa forma, o grande diferencial é que, além dos produtos, a empresa ainda envia um e-book com informações e dicas sobre os itens recebidos, junto com receitas fáceis para fazer.

Bemfit Box

A Bemfit entrega produtos fitness e possuem somente uma espécie de Box. Contudo, os produtos selecionados podem ser sem glúten, sem lactose ou orgânicos.

Além disso, a entrega também é feita com produtos surpresa, e são sempre variados para que o assinante experimente novas marcas e produtos.

Clubes de assinatura de cosméticos

Glambox

O Glambox é um dos maiores clubes de assinatura do Brasil voltado para quem ama cosméticos e artigos para cuidados com a beleza.

Dessa forma, os assinantes recebem todos os meses uma edição nova, com produtos como esmaltes, shampoos, condicionadores, máscaras de reconstrução, batom líquido e muito mais.

Além disso, no site do clube você pode indicar suas preferências e perfil, que incluem tipo de cabelo e pele, para que não receba produtos aleatórios. Da mesma forma, o Glambox produz conteúdos exclusivos sobre bem-estar, cuidados com o corpo e dicas de maquiagem.

Clubes de assinatura de cerveja

CluBeer

O CluBeer tem uma equipe especializada que oferece as melhores opções de cervejas gourmet.

Dessa forma, eles montam kits e disponibilizam vários tipos de planos, com o objetivo de atender os mais variados estilos.

Além disso, os assinantes do clube recebem mês a mês os rótulos contando com a curadoria dos maiores especialistas sobre o assunto, e hoje é o clube líder em assinantes no Brasil.

Clube do Malte

O Clube do Malte é uma empresa que comercializa cervejas especiais. O primeiro negócio surgiu na cidade de Curitiba, e consta de um bar, um restaurante e um empório.

Dessa forma, a partir do aparecimento do primeiro estabelecimento, a empresa continuou crescendo e hoje vende centenas de rótulos de cerveja para o Brasil e o mundo. O comércio virtual surgiu no ano de 2011 e, em 2012, o Clube do Malte iniciou as operações da sua própria linha de cervejas.

Nós temos um artigo aqui no nosso blog falando sobre todos os clubes de cerveja brasileiros, e você pode ler clicando aqui.

Clubes de assinatura de vinho

Sociedade da Mesa

O Sociedade da Mesa foi o primeiro clube de assinaturas do Brasil, e faz parte de um grupo internacional de clube de vinhos.

Além disso, ele oferece cursos, eventos, viagens, packs de vinhos e uma revista mensal para os seus associados. Os planos possuem de quatro a seis vinhos, e é o associado que escolhe quantas caixas deseja receber no conforto do seu lar.

Em 2019, a Sociedade da Mesa também inaugurou o e-commerce da marca, possibilitando a venda pontual de vinhos e acessórios para os amantes da bebida.

Clube Wine

A Wine oferece vinhos especialmente selecionados por WineHunters experientes, e é um dos clubes mais famosos do Brasil.

Dessa forma, os associados além de receberem uma WineBox todos os meses, ganham 15% de desconto e frete gratuito em todas as compras feitas no site.

Além disso, o clube oferece seis seleções para assinatura: Essenciais, Surpreendentes, Notáveis, Singulares, Refrescantes e Espumantes.

Se você quiser conhecer mais sobre os clubes de vinho brasileiros, clique aqui e confira nosso post completo!

Outros clubes de assinatura

Além da lista que citamos aqui, também temos outros clubes de assinatura curiosos e que também se destacam no mercado:

Adeus Rotina

Os planos do Adeus Rotina são pensados para entregar produtos eróticos para pessoas, sejam elas casadas ou solteiras.

Dessa forma, os clientes recebem, todos os meses, fantasias, brinquedos e produtos de acordo com um questionário, que é respondido previamente.

Além disso, os valores dos planos também oferecem descontos e produtos agregados, o que torna o Adeus Rotina, um diferencial.

Site do Ovo

Ovos na recorrência, dentro de um clube de assinaturas? É isso mesmo! O Site do Ovo surgiu para vender um dos produtos mais consumidos do nosso país, e continua crescendo todos os anos!

Dessa forma, os clientes podem escolher em entregas semanais, quinzenais e mensais, de acordo com a preferência. O frete é gratuito e o cancelamento pode ser feito a qualquer momento.

Clube da Giu

As flores são o core da Giuliana Flores, e eles são, atualmente, um dos maiores clubes de assinatura do segmento.

Com planos a partir de R$ 59,90, é possível escolher a quantidade de hastes e a periodicidade das entregas das flores, que chegam no conforto da sua casa com todo o profissionalismo da maior loja online de flores do Brasil.

YVY Brasil

Já pensou como seria receber produtos de limpeza com design incrível e premiado, valor acessível, composição sustentável e ecológica na sua casa? Esse é o modelo de negócio da YVY!

Além disso, eles montaram o clube pensando em melhorar a experiência de consumo desses produtos que, dentro dos supermercados, despertam muita confusão e incerteza nos clientes.

Se você gostou deste conteúdo sobre clubes de assinatura e precisa de um parceiro que automatize e cuide da gestão de pagamentos e de cobrança do seu negócio, clique no banner abaixo e fale agora com um dos nossos especialistas! Nós já fazemos parte da história de mais de 6.000 negócios, e estamos prontos para te ajudar a vender mais e sempre!

banner-para-contato-comercial-na-Vindi