Innovation Pay é o maior evento de meios de pagamento, fintechs e serviços financeiros da América Latina. Foi realizado pela primeira vez em 2016, em São Paulo, com o objetivo de combinar conteúdo de qualidade, experiência e muito networking com lideranças e grandes profissionais dos setores.

Desde então, o Innovation Pay já teve cinco edições presenciais (a última delas em novembro de 2022, organizado pela Vindi, após um hiato de três anos em decorrência da pandemia de covid-19, quando houve também uma edição online em 2021). Ao longo dos anos, milhares de pessoas já assistiram ao evento e centenas de empresas já apoiaram o encontro, expondo suas marcas e ajudando a tornar o ecossistema de meios de pagamento e fintechs ainda mais unido.

A próxima edição do evento está marcada para o dia 17 de outubro de 2023, uma terça-feira, em São Paulo. Os ingressos do Innovation Pay 2023 estão à venda na plataforma da Sympla. Para reservar o seu lugar, acesse aqui.

Neste artigo, você encontrará um resumo de cada uma das cinco edições presenciais do Innovation Pay, a relação de palestras e painéis que aconteceram em cada encontro e poderá acessar as gravações dos conteúdos que foram autorizados por quem os ministrou. Tudo gratuitamente.

Continue a leitura ou navegue pelos tópicos a seguir!

Qual é a origem do Innovation Pay?

O Innovation Pay nasceu em 2016, num encontro realizado em uma sala de conferências de um antigo e tradicional hotel de São Paulo – e que nem existe mais. “Nós íamos para fora do Brasil para consumir o que os caras produziam lá, e acho que agora podemos inverter um pouco. Temos aqui em nosso país uma oportunidade muito grande no setor de pagamentos e acho que precisamos começar a mostrar a nossa cara”, destacou Rodrigo Dantas, fundador e CEO da Vindi e um dos idealizadores do Innovation Pay, ao final da edição inaugural de seis anos atrás.

De lá para cá o evento se expandiu, cresceu, ganhou fôlego e renome, inspirou outros eventos, “revelou” grandes empresas e profissionais. Para se ter uma ideia, em 2016, o evento contou com uma disputa de pitch entre novas startups e que premiou a mais votada pelo público com um cheque de R$ 5 mil. A escolhida foi a idwall, que hoje em dia é uma das principais empresas de prevenção à fraude do continente.

A partir de 2022, o Innovation Pay passou a ser realizado exclusivamente pela Vindi – e com seus executivos sendo responsáveis pela curadoria de conteúdo no palco.

O Innovation Pay é idealizado para quem é do setor e para quem quer conversar com os principais agentes do mercado, criando a principal e mais completa plataforma de conteúdo sobre fintechs no país.
(Rodrigo Dantas, CEO da Vindi)

Quando e onde será o próximo Innovation Pay?

Será em 17 de outubro, no Hotel Unique, em São Paulo – mesmo local onde foi realizada a edição 2022. Esta será a sexta edição presencial do Innovation Pay.

O projeto do evento foi lançado oficialmente em março. Este conteúdo será atualizado assim que os primeiros participantes do evento forem anunciados. A pré-venda de ingressos está disponível com lote promocional neste link.

Innovation Pay 2023

Será a sexta edição presencial do evento. O Hotel Unique, que está localizado no Jardim Paulistano em São Paulo(SP), receberá o Innovation Pay no dia dia 17 de outubro, terça-feira.

Innovation Pay 2022

A edição foi realizada no Hotel Unique, em São Paulo, no dia 16 de novembro, e recebeu mais de 1.000 pessoas para um encontro que teve mais de 13 horas de conteúdo – com palestras e painéis ocorrendo simultaneamente à gravação de episódios especiais do videocast Dentro do Ringue. A principal palestra do Innovation Pay 2022 foi um bate-bola entre o economista e Linkedin Top Voicer Ricardo Amorim com o chefe de estrutura do Banco Central, Carlos Eduardo Brandt, considerado o “pai” do Pix.

Curiosamente, a plataforma de pagamento instantâneo comemorava em 16 de novembro de 2022 seu segundo aniversário de lançamento. Foi a oportunidade perfeita para celebrar os avanços proporcionados pelo Pix, a inclusão econômica de milhões de brasileiros e discutir os próximos passos da ferramenta.

Entre palestras, painéis e convidados do Dentro do Ringue, foram mais de 40 convidados a compartilharem suas experiências para o público.

Leia também:
Innovation Pay 2022: de Open Finance a Customer Experience, conheça os destaques do evento

Todas as fotos do Innovation Pay 2022 estão disponíveis neste link.

Palestras e podcasts do Innovation Pay 2022

Palestra: Pix, cashback, PDV e wallet: tá tudo diferente
Rodrigo Dantas (Vindi)

Painel: SaaS e fintechs
Dennis Herszkowicz (Totvs) e Fernando Cirne (Locaweb Company)
Mediação: Gustavo Brigatto (Startups)

Palestra: Como extrair valor do Open Finance com uso de integração de pagamentos e análise de dados
Luiz Ohara (Semantix)

Painel: Banking e Conta Digital, powered by CAF
Eduardo Prota (N26), Mario Augusto Sá (NG.Cash) e Rodrigo Tognini (Conta Simples)
Mediação: Darryl Green (CAF)

Palestra: SVA para o varejo: uma nova fonte de receita para credenciadoras
Mayra Borges (Getnet)

Palestra: Inovação e Open Banking
Ana Paula Nunes Cerchiari (Itaú)

Painel: Novo varejo – Customer Experience também passa por meio de pagamento
Alexndre Bratt (Evino/GrandCru) e Joaquim Garcia (Pague Menos)
Mediação: Carolina Livolis (Tray)

Painel: Transformando fãs em clientes
Carlos Amodeo (Grêmio), Leandro Figueiredo (Atlético-MG), Rafael Soares (Santos) e Thairo Arruda (Botafogo)
Mediação: Reginaldo Diniz (End to End Sports Intelligence)

Case: Flash
Rafael Maia (Flash)

Palestra: Innovation as a Service
Henrique Casagrande (Dock)

Painel: Liderança e inovação
Paula Bellizia (EBANX), Paula Cardoso (Rede) e Patrícia Muratori Calfat (YouTube)
Mediação: Maria Silvia Vieira (Vindi)

Palestra: Autenticação contínua na jornada do consumidor
Caio Rocha (Serasa Experian)

Keynote: Pix, a maior evolução do mercado em 20 anos
Ricardo Amorim (Economista e Linkedin Top Voicer) e Carlos Eduardo Brandt (Banco Central)

Episódios especiais em vídeo do Dentro do Ringue

Confira e assista a todos os episódios gravados em vídeo durante a edição 2022 do Innovation Pay

BNPL: Buy Now, Pay Later é o futuro do crediário?

Participação: André Faria (CEO e co-fundador da Lara)
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)

Transformação Digital em Compliance: Benefícios da tecnologia na gestão de riscos em pagamentos

Participação: Alessandra Gaspari (presidente do Ibegesp), Eric Greghy (diretor de produtos compliance & legal na Neoway) e Leonardo Rebitte (sócio-fundador da CAF).
Apresentação: Camilla Caresi (diretora de risco e compliance na Pay4Fun)

Inovação: Como conectar startups e o mercado para transformar a indústria payments

Participação: Pedro Prates, superintendente à frente de projetos do Itaú Unibanco
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)

Tendências globais e o que está por vir em pagamentos

Participação: Leandro Mattos (vice-presidente de novas plataformas de pagamentos da Mastercard Brasil) e Vinícius Bufoni (CTO da Vindi)
Apresentação: Camilla Caresi (diretora de risco e compliance na Pay4Fun) e Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)

Resiliência e segurança cibernética em meios de pagamento

Participação: Eduardo Guastella (gerente de continuidade de negócios na Cielo), Sidney Passeri (superintendente executivo na Cielo), Gustavo Benutto (CISO no Andbank Brasil) e Tarcísio Barbosa (CIO/CTO no Andbank Brasil)
Apresentação: Fernando Correa (CEO da Security First)

Pode isso, Arnaldo? Os streamings esportivos vão dominar o mundo?

Participação: António Forjaz (head de engagement, sports and transactional da Amazon Prime Video)
Apresentação: Maria Silvia Vieira (estrategista de conteúdo da Vindi)

Innovation Pay 2019

Foi realizado em 23 de outubro de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo. Também reuniu mais de mil congressistas, em um evento que teve como ponto central a inovação, não se limitando a pagamentos (mas, claro, sem esquecer seu cerne).

O destaque ficou por conta de um painel sobre uma plataforma que ainda era desconhecida e levaria mais de um ano para entrar em vigor. E tinha um nome deveras simples: Pix.

Carlos Netto, o TK (Matera) mediou o papo com Carlos Eduardo Brandt e Breno Lobo (Banco Central) e Marcelo Martins (Swipe). O conteúdo está disponível a seguir!

A edição de 2019 contou com ainda com outros nomes de destaque do setor, como Eduardo Prota (N26), Thomas Barth (Movile), Gustavo Souza (Google), Bianca Neves (Amazon), Juliano Bezerra (Emailage), Lincoln Ando (idwall) e outros nomes de peso do setor.

Rodrigo Dantas, CEO da Vindi, foi o responsável pela palestra que fechou o evento. A palestra na íntegra pode ser conferida a seguir.

Todas as fotos do Innovation Pay 2019 estão disponíveis neste álbum do Facebook.

Innovation Pay 2018

Primeiro dos Innovation Pay a superar a marca de 1.000 congressistas, a edição de 2018 teve lugar na Audio Club, em São Paulo, no dia 25 de setembro daquele ano.

O evento também se destacou com a palestra internacional de James Coupel (Worldpay). Outro ponto alto da edição foi o debate sobre cybersegurança e prevenção à fraude com três empresas que se destacavam à época no setor: Emailage (posteriormente adquirida pela LexisNexis), Konduto (hoje braço da Boavista) e idwall.

Todas as fotos do Innovation Pay 2018 estão disponíveis neste link

Palestras do Innovation Pay 2018

Palestra: Keynote
Margot Alyse Greenman (Captalys)

Palestra: Bitcoin Pay
Fernando Ulrich (Xdex)

Cybersegurança em pauta
Participantes: Luciana Lello (Emailage), Tom Canabarro (Konduto) e Gabriel Massote (idwall)
Mediação: Bruno Diniz (ABStartups e Spiralem)

Painel Adquirentes
Participantes: Márcia Mello (Global Payments), Marcos Cavagnoli (Adiq) e Vinicius Carrasco (Stone)
Mediação José Prado (Conexão Fintech)

Painel: Fintechs
Participantes: Piero Contezini (Asaas), Luís Silva (Cloudwalk) e Carlos Eduardo Pavan (Concil)
Ingrid Barth (ABFintechs)

Painel: Regulamentação
Elaine De La Roque (CVM), Fernando Furlan (Associação Brasileira de Criptomoedas e Blockchain)
Vanessa Fialdini (Fialdini Advogados)

Palestra: Inteligência nos dados para empresas de pagamento
James Coupel (Worldpay)

Palestra: a febre das maquininhas
Rodrigo Dantas (Vindi)

Confira a playlist do evento, com todas as palestras que estão disponíveis para consumo gratuito!

Innovation Pay 2017: O futuro do dinheiro e o novo banco

O Innovation Pay deu tão certo que levou menos de um ano para acontecer de novo, após sua primeira edição. E o evento também cresceu: mais de 650 pessoas se reuniram no Teatro das Artes, no Shopping Eldorado em São Paulo, em 31 de agosto.

O encontro não só reuniu players que já eram grandes e só cresceram desde então, como Adyen e Clearsale, como também deu destaque para duas fintechs que ainda estavam longe de explodirem no mercado e se tornarem referência: TransferWise (hoje Wise) e EBANX.

Confira todas as fotos do Innovation Pay 2017

Palestras do Innovation Pay 2017

Palestra: Acolher o inevitável é viver
Pedro Chiamulera (Clearsale)

Palestra: Pagamentos baseados em dados
Jean Mies (Adyen)

Case: TransferWise
Cássio Greco

Painel: Regulamentação de pagamentos com CIP
Participantes: Cássio Damasceno (CIP) e Leandro Vilain (Febraban
Mediação: Vanessa Fialdini (Fialdini Advogados)

Painel: Fintechs
Participantes: Délber Lage (SalarysFits), Patrick Negri (Iugu) e Thais de Gobbi (Machado Meyer)
Mediação: Bruno Diniz (ABStartups)

EBANX: Uma brasileira no mundo
Alphonse Voigt (EBANX)

Assista às palestras do Innovation Pay 2017 na playlist a seguir:

Innovation Pay 2016: A revolução das fintechs

A edição inaugural do Innovation Pay aconteceu de maneira discreta em comparação à pompa dos encontros mais recentes. Foi em uma sala de eventos do antigo (e hoje desativado) Hotel Maksoud Plaza, na região da Av. Paulista, em uma das regiões mais icônicas de São Paulo.

O debute do maior evento de pagamentos da América Latina (que à época talvez fosse o maior por ser o único do setor) ocorreu em 2 de dezembro e trouxe temas que, posteriormente, se tornaram tendência no dia a dia do mercado e da população: pagamentos por telefone celular, inteligência artificial dedicada à prevenção à fraude e  economia da recorrência.

Innovation Pay: Lincoln Ando palestra em 2016

Lincoln Ando, na disputa de pitch comercial do Innovation Pay 2016. A vitória rendeu um cheque de R$ 5 mil…

Neste link você encontra todas as fotos do Innovation Pay 2016

Palestras do Innovation Pay 2016

Palestra: Mobile Payments
Marcelo Mattar (Samsung Pay)

Palestra: Inteligência artificial e prevenção à fraude
Tom Canabarro (Konduto)

Case: Clearsale
Gilmar Hansen

Case: Acesso
Sérgio Kulikovsky

Painel: Inovação e regulamentação
Participantes: Vanessa Fialdini (Fialdini Advogados) e Fábio Lacerda (Banco Central)

Painel: Novos entrantes
Participantes: Augusto Lins (Stone), José Renato Hopf (4all) e Alan Chusid (Banco Neon)
Mediação: Rodrigo Dantas (Vindi)

Palestra: Economia do Acesso
Rodrigo Dantas (Vindi)

Case: Machado Mayer
Thaís de Gobbi

Os melhores momentos e as palestras liberadas da primeira de todas as edições do Innovation Pay estão na playlist a seguir:

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies