Implementar SaaS em um negócio pode ser uma tarefa desafiadora, mas vale muito a pena se considerarmos a popularização desse formato.
Não faltam exemplos de SaaS para mostrar o quanto esse modelo de negócios tem ajudado empresas a melhorarem seus resultados.
Enquanto a cada dia surgem negócios promissores inovando na oferta das ferramentas mais diversas no formato de assinatura, outros negócios já consolidados vêm aderindo ao modelo.
Se você quer garantir que seu negócio não vai ficar para trás neste assunto, leia o texto até o final para conferir as vantagens, desafios e como fazer para implementar o SaaS.
Por que implementar o modelo SaaS no seu negócio?
Criar um SaaS ou adaptar um negócio de desenvolvimento de softwares a este modelo pode ser altamente vantajoso.
Mesmo empresas que já têm um modelo de negócios consolidado no formato convencional não devem abrir mão de criar uma linha focada em SaaS.
Afinal, é possível manter seu público sem deixar de agregar novos usuários, já que esse modelo é cada vez mais usado hoje em dia.
Veja abaixo algumas das principais vantagens de ingressar no Mercado SaaS.
Praticidade
A implantação do SaaS é muito mais rápida em relação a produtos convencionais, que geralmente exigem a realização de um procedimento para cada terminal que utilizaria o sistema.
Por conta dessa praticidade, o usuário tem a chance de conhecer o funcionamento da ferramenta antes de adquirir.
Dependendo do formato, o cliente é educado em relação ao uso do produto ainda em meio ao funil de vendas, seja durante o free trial ou enquanto experimenta a versão básica de um SaaS do modelo freemium.
Receita recorrente
O SaaS garante ao desenvolvedor uma receita recorrente.
Ou seja, o usuário paga um valor periódico – geralmente mensal – pela assinatura do serviço.
Esse modelo tem sido cada vez mais usado por negócios de diversos segmentos, graças ao avanço dos sistemas de cobrança.
Um exemplo é o uso do cartão de crédito na recorrência, que permite a cobrança mensal automatizada após uma única ação e lança cada pagamento como uma transação única, sem comprometer o limite do titular.
Economia para o cliente
Para empreendedores que estão começando seus negócios, o alto custo de adquirir uma licença de software convencional pode prejudicar ou até comprometer o início das operações.
Por outro lado, a partir do modelo de recorrência do SaaS, fica bem mais fácil encaixar o pagamento da mensalidade pelo uso do sistema no orçamento de uma empresa iniciante.
Além disso, existem vários modelos de precificação, como o preço por uso, que permite ao cliente otimizar seus custos com a plataforma, pagando apenas pelo que realmente está aproveitando.
Acompanhamento de resultados
O acompanhamento do desempenho da empresa também fica mais fácil a partir da implantação do modelo recorrente com o SaaS.
A partir do próprio sistema de cobranças, você pode conferir as métricas que ajudam a avaliar o desempenho.
Desta forma, a empresa tem à disposição dados que podem embasar as melhores decisões para o crescimento do negócio.
Combate à inadimplência
As plataformas de pagamentos utilizadas pelas principais empresas SaaS oferecem ferramentas poderosas de combate à inadimplência.
Algumas das principais são a régua de cobrança, que permite programar envios automáticos de lembretes e notificações para o pagamento de contas, e as retentativas de pagamento, que repetem cobranças no cartão de crédito quando alguma falha acontece.
Por onde começar a implantação de um negócio SaaS?
O primeiro aspecto a se levar em conta na hora de implantar um negócio SaaS é entender bem o segmento, as necessidades e as demandas do seu primeiro cliente.
Por isso, ainda durante a implantação do SaaS, é muito importante conhecer todas as atividades que fazem parte do dia a dia de quem vai vir a usar o sistema.
Afinal, você pode ter em mente a ideia da sua ferramenta, mas ainda precisa saber como deverá funcionar a monetização desse negócio.
Ou seja, entender de que formas ela vai render dinheiro ao seu negócio.
Para isso, procure reunir informações suficientes responder a essas perguntas:
- Do que o seu cliente precisa?
- Qual é o problema que o cliente tem?
- Como ele faz para solucionar este problema?
- O quanto ele gasta com essa solução?
As formas como o cliente resolve essa dor variam entre usar um sistema concorrente, ou dedicar um colaborador ou até uma equipe inteira ao problema a ser resolvido.
Assim, você saberá do que precisa para apresentar uma solução mais econômica.
Depois da coleta das informações, é hora de criar um sistema personalizado para aquele cliente.
Esses passos podem causar algum estranhamento a desenvolvedores acostumados ao formato antigo.
Porém, em um negócio SaaS, o ideal é moldar o sistema conforme as necessidades dos usuários.
Ou seja, a ferramenta criada a partir das necessidades de um cliente deve ser aprimorada para atender a um segundo usuário – e assim por diante.
Essa característica faz com que os sistemas SaaS costumam passar por muitas alterações no início das operações.
Como o SaaS costuma ter uma curva de aprendizado longa, é importante que o sistema esteja bem consolidado antes de começar a escalar o negócio.
Desafios de implementar um SaaS em grandes empresas
Em geral, implantar SaaS em grandes empresas com processos bem definidos é altamente desafiador.
Veja a partir de agora os cuidados que uma empresa deve tomar nessa situação.
Adaptação à cultura da empresa
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que qualquer mudança em cultura organizacional exige adaptação, principalmente quando se lida com um alto número de trabalhadores.
E uma grande empresa já tem uma cultura bem estabelecida, portanto, é preciso auxiliar os funcionários na adaptação a novos processos.
É importante contar com uma equipe especializada, que pode ser terceirizada ou contratada para essa finalidade.
No caso da terceirização, o treinamento dos colaboradores para o uso das novas ferramentas é uma etapa crítica e precisa ser desempenhada com bastante atenção.
Além de orientar, os responsáveis pela implementação do novo sistema precisam realizar todas as configurações necessárias para o funcionamento do novo sistema, se antecipando a eventuais falhas e imprevistos.
Segurança de dados
Grandes empresas lidam com processos complexos de segurança de dados e estar em conformidade com regulamentações como:
- LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que regulamenta a coleta, o armazenamento e o compartilhamento de dados pessoais por empresas
- GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados, na tradução para o português), a regulamentação de dados da União Europeia que também impacta em países de outros continentes
- HIPAA (Lei de Portabilidade e Responsabilidade do Seguro de Saúde, em português), que rege o compartilhamento de informações relacionadas à saúde nos Estados Unidos.
Todos os novos processos precisam estar em dia com essas regras.
Sistemas de cobrança
É importante destacar que, para implantar o sistema SaaS, também é preciso adotar novos sistemas de cobrança.
Nessa hora, muitas empresas podem cair no erro de tentar desenvolver plataformas próprias.
Assim, mobilizam equipes de setores financeiro e de TI, que acabam afastados do core business do negócio para construírem um sistema novo.
Esse processo é trabalhoso e arriscado, pois os desenvolvedores não têm experiência com meios de pagamento.
Ainda que dê certo, a plataforma não terá os recursos mais modernos dos meios de pagamento atuais.
Portanto, para adotar o SaaS como modelo de negócios, é preciso ter apoio especializado.
Veja no próximo tópico como a Vindi pode fazer isso pela sua empresa.
Como a Vindi ajuda a estruturar projetos SaaS para clientes?
A Vindi é um ecossistema completo de pagamentos que ajuda várias empresas SaaS a implementarem a cobrança recorrente.
Nossas soluções são automatizadas e permitem uma cobrança tranquila para a empresa e o cliente, com os melhores recursos de combate à inadimplência.
Além disso, nosso sistema fornece um dashboard completo com as principais métricas para a análise do desempenho.
Ao implementar o SaaS, seu negócio pode contar com o nosso time de Professional Services durante a implantação.
Desta forma, além da implementação e configuração da plataforma de pagamentos, nossos especialistas fornecem toda a consultoria necessária para que sua empresa consiga aproveitar ao máximo os nossos recursos.
Queremos colaborar com o crescimento dos nossos clientes.
Por isso, o Professional Services da Vindi oferece três serviços:
- Assessment: nosso time realiza uma imersão no seu negócio para elaborar um diagnóstico personalizado e propor soluções para melhorar os resultados da empresa
- Implementação: envolve toda a parte de instalação do sistema e o treinamento para o melhor uso, reduzindo o tempo de aprendizado
- Projeto Integrador: auxilia na integração da Vindi com outros sistemas.
Com esses recursos, a implementação do modelo de recorrência se torna um processo rápido e fácil.
MeuDNA: eficiência na instalação e consultoria
Um exemplo da eficiência desse processo foi a criação do MeuDNA, um serviço de teste genético por assinatura, em que o cliente realiza uma coleta de material genético e recebe a cada semana novos resultados do exame.
O projeto foi implementado em 2019 pela Mendelics, o maior laboratório especializado em Análise Genômica do Brasil, com apoio da Vindi.
Segundo o CEO e cofundador da empresa, David Schlesinger, os serviços de instalação da API e consultoria técnica da Vindi aceleraram em 12 meses o time to market – ou seja, o período entre a concepção e o lançamento do produto.
“Poder focar no seu produto e ter uma plataforma como a Vindi, que faz todo esse backoffice financeiro de recorrência, é ótimo”, afirmou o executivo.
Confira o case de sucesso completo da Mendelics e como a Vindi ajudou a reduzir o time to market do MeuDNA em 12 meses!