O segmento de SaaS é um dos mais promissores do mercado, quando se tem um bom produto e uma ótima administração financeira, há grandes chances de sucesso.

Por isso, listamos as melhores práticas e ferramentas essenciais para ter um billing bem estruturado na sua empresa.

Porque um billing estruturado é essencial para empresas SaaS

Ter um sistema de cobrança inteligente é de extrema importância para o faturamento de um SaaS. Ao contrário disso, é bem provável que a empresa esteja perdendo dinheiro e possibilidades de mercado.

Porém, tentar fazer essa estruturação dentro de casa pode ser um grande risco, afinal, sua equipe precisa estar focada no core business. Inclusive, se você quiser saber mais sobre o porquê internalizar o billing pode ser um grande erro, leia este artigo.

Abaixo, você confere as melhores práticas para levar para dentro da sua empresa. Confira:

Melhores práticas de billing para SaaS

Listamos algumas boas práticas que auxiliam no dia a dia de um SaaS, trazendo melhores resultados e maior possibilidade de escalada do negócio. Confira abaixo.

Cobrança orientada a dados

Um erro comum das empresas SaaS, é realizar as cobranças baseadas apenas no faturamento do cliente e não pelo seu uso dentro da plataforma.

Quando uma cobrança é orientada a dados, ou seja, quando é feito um mapeamento de uso dos serviços, por exemplo: se o cliente opta por fazer um cross sell, é possível cobrar de forma personalizada para cada pacote escolhido. Portanto, esse tipo de cobrança impacta diretamente no faturamento final.

Ajustes dinâmicos nos planos

Justamente por oferecer possibilidade de cross sell e upsell, praticamente, nenhum cliente tem uma fatura igual. Ou seja, as cobranças são dinâmicas e referentes ao uso de cada um.

Por isso, uma boa prática de billing é ter esses ajustes automáticos, afinal, sem essa automatização na hora da cobrança, é inviável escalar o seu negócio.

Vou te dar um exemplo prático. Uma empresa de telefonia tem milhares de clientes, ao final do mês, cada um realizou um uso diferente do serviço, alguns fizeram interurbano, outros ligações internacionais. Por isso, o valor cobrado de cada um será diferente.

Ter esses ajustes dinâmicos é altamente necessário para um bom funcionamento do financeiro da empresa.

Gerenciamento de transações

Outra boa prática de billing para SaaS é o gerenciamento das transações.

Em um modelo de negócio que utiliza a cobrança recorrente como forma de recebimento, é essencial gerenciar o que foi pago, quais transações falharam, como realizar a retentativa dessas cobranças e muito mais.

Caso contrário, há grandes riscos da sua empresa estar deixando dinheiro na mesa ou até mesmo cancelando clientes por uma falha na sua própria operação.

Segurança no processamento do pagamento

Outro ponto importante, é garantir a segurança do pagamento. Da mesma forma, seu cliente precisa estar seguro em conceder, por exemplo, os dados do cartão de crédito para sua empresa.

Para isso, é preciso contar com uma plataforma para processar os pagamentos dentro dos padrões do PCI Compliance.

Além das boas práticas, existem ferramentas que auxiliam na hora de fazer um billing de qualidade para seu SaaS. Confira algumas delas logo abaixo.

Ferramentas de billing para SaaS

Plataforma de gerenciamento de assinaturas

Contratar uma plataforma para gerenciar todo o billing do seu SaaS é muito importante para colocar as boas práticas citadas acima em ação.

Ao contratar uma ferramenta dessa, você precisa certificar-se que seu time conseguirá:

  • Ter segurança em todas as etapas do processo de pagamento;
  • Obter relatórios para fazer análises das transações;
  • Ter uma visão dos clientes inadimplentes;
  • Metrificar o churn;
  • Além, é claro, de automatizar todas as cobranças.

Portanto, ao garantir esses pontos, é possível traçar uma estratégia mais assertiva para o seu negócio, pois a visão sobre o que impacta mais no faturamento torna-se mais clara.

Gateway

Ter um gateway de pagamento é essencial para realização de cobranças de forma online. Ele será responsável pela transação de dados com segurança entre operadoras e lojistas.

Através dessa ferramenta é possível:

  • Automatizar cobranças e retentativas;
  • Aumento na taxa de conversão;
  • Integrar com diversas adquirentes;

Entre muitas outras vantagens.

Então, quais ferramentas e boas práticas você tem utilizado para otimizar o billing do seu SaaS?

Se o seu momento é de encontrar uma plataforma para realizar as cobranças de forma automática e inteligente na sua empresa, conheça a solução da Vindi. Dessa forma, uma plataforma completa para gerenciar os recebíveis do seu negócio.

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