Software jurídico é um recurso valioso não somente para advogados, mas para qualquer profissional do Direito. Isso inclui empresas privadas de diversas áreas, que contam com departamentos jurídicos, e até mesmo dentro do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Hoje em dia é bem difícil gerenciar um escritório de advocacia, o que torna esse tipo de plataforma indispensável para este setor. O alto fluxo de informações torna necessárias medidas para aumentar a produtividade, como o uso de robôs para funções repetitivas e o acompanhamento de relatórios de desempenho.

Para saber mais, leia este artigo até o final. Aqui, vamos explicar o que é software jurídico, apresentar as vantagens e ver como escolher o mais adequado para suas necessidades.

O que é software jurídico?

Um SaaS é um tipo de programa de computador criado para auxiliar em diversas tarefas relacionadas ao Direito. Entre essas atividades estão o monitoramento de processos, a gestão de produtividade da equipe, o preenchimento automático de trechos de contratos e a gestão de assinaturas eletrônicas.

O objetivo destas ferramentas é evitar que profissionais da área jurídica percam muito tempo com atividades repetitivas. Para isso, o software jurídico realiza algumas atividades que podem ser feitas por um robô, deixando que o profissional se preocupe apenas com as tarefas que exigem sua formação e experiência na área.

Muitos desses softwares usam tecnologias de computação em nuvem, inteligência artificial e machine learning (aprendizado de máquina). 

Vale destacar que a gestão jurídica informatizada não é útil apenas para escritórios de advocacia, mas também para departamentos jurídicos de organizações públicas e privadas. Até mesmo tribunais e Ministérios Públicos podem fazer uso de um software jurídico.

Nos escritórios, esse tipo de ferramenta é indispensável, seja para profissionais autônomos ou grandes empresas da área.

Qual a diferença entre software jurídico e ERP jurídico?

Em português, a sigla ERP significa algo como “sistema de gestão empresarial”. Seu objetivo é gerenciar as atividades financeiras de uma empresa para reduzir os gastos a partir de um controle de receitas e despesas.

Portanto, é uma plataforma que pode ser usada por organizações de diversas áreas – inclusive escritórios de advocacia. Porém, como possuem recursos de controle de estoque e organização de logística, são mais efetivas em um negócio voltado a vendas.

Já o software jurídico é dedicado apenas a atividades relacionadas a trâmites judiciais, que envolvam contratos, processos ou mesmo o pagamento de honorários.

Quais os benefícios de um software jurídico?

O uso de um software jurídico traz diversas vantagens para quem atua na área.

Veja algumas das principais:

  • Acompanhamento de processos: possibilita visualizar todas as informações do processo sem a necessidade de acessar sites de tribunais e emite notificações sobre prazos e novas movimentações
  • Controle de honorários: calcula automaticamente o valor a ser cobrado
  • Gestão de contratos: acompanha todo o ciclo de vida do documento, enviando lembretes sobre datas de vencimento de prazos
  • Armazenamento em nuvem: permite a visualização de todos os documentos cadastrados no app em qualquer dispositivo a qualquer momento
  • Gestão de assinaturas: auxilia na criação e no gerenciamento de assinaturas eletrônicas, que têm validade jurídica e são cada vez mais usadas em contratos
  • Análises preditivas: ferramentas com aprendizado de máquina podem analisar o padrão de julgamento de determinados magistrados para ajudar o profissional e definir a tese jurídica mais adequada a cada processo
  • Gerenciamento de agenda: alguns softwares contam com ferramentas como o Google Agenda integradas, que permitem o compartilhamento de compromissos com colegas e clientes para ajudar na sua organização.

Como escolher um software jurídico?

A escolha de um software jurídico deve ser feita a partir da análise dos maiores gargalos da organização onde você trabalha. Por exemplo, se um dos problemas é a perda de tempo com monitoramento de processos, vale buscar um aplicativo que automatiza essa parte.

Softwares de gestão jurídica como Astrea e ADVBOX podem automatizar o monitoramento e a gestão automatizada de vários processos. Assim, cada andamento processual e prazo perto de expirar gera uma notificação.

Além de ganhar tempo, os profissionais que usam ferramentas como essas não correm risco de ter um caso comprometido por uma falha humana – o que pode acontecer se há acúmulo de tarefas.

Algumas ferramentas são destinadas a escritórios de maior porte, que contam com vários colaboradores. Um exemplo é o ProJuris, que oferece um Módulo de Tarefas que ajuda a identificar os profissionais mais atarefados, auxiliando na redistribuição de tarefas para otimizar a produção.

Mas, se a prioridade da organização for contar com recursos mais avançados, pode ser interessante adquirir um software jurídico com a tecnologia de aprendizado de máquina. Nesse sentido, o EasyJur realiza uma análise preditiva dos casos com base em decisões anteriores do magistrado responsável pelo caso e oferece relatórios para análise de desempenho dos profissionais dos escritórios.

É importante destacar que os exemplos que demos acima também trazem outros recursos. Por isso, para escolher o melhor software jurídico para sua organização, é preciso fazer uma pesquisa completa.

Muitas dessas ferramentas contam com períodos de teste gratuitos, que podem ser essenciais para sua tomada de decisão. Há muitas opções no mercado, e certamente uma delas vai se adequar às suas necessidades.

Como a Vindi pode ajudar escritórios de advocacia?

Oferecer facilidades na hora da cobrança é essencial para empresas de qualquer segmento, incluindo escritórios de advocacia. Atualmente, as formas de pagamento são cada vez mais modernas e variadas: muitas pessoas preferem pagar com cartão de crédito ou débito e Pix. Há quem prefira o tradicional boleto, mas também já vemos vários usuários das carteiras digitais.

Uma cobrança tranquila e que agrade a todos os perfis de clientes ajuda a evitar dores de cabeça, além de demonstrar o profissionalismo do seu escritório. Para isso, é preciso ter uma plataforma de pagamentos avançada.

Muitos escritórios têm clientes que fazem pagamentos recorrentes, e uma ferramenta completa permite a gestão das assinaturas, o acompanhamento de dados e recursos de combate à inadimplência.

A Vindi conta com todas essas facilidades. Portanto, se você pensa em profissionalizar suas cobranças, fale com um de nossos especialistas para saber mais!

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar.
Aceitar consulte Mais informação Aceitar Leia mais

Política de privacidade e cookies